Cardápio de cafeteria: saiba como montar o seu
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Cardápio de Cafeteria: saiba a melhor forma de montar o seu

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Para abrir uma cafeteria, existem diversos desafios. Entre eles, um dos mais importantes é o desenvolvimento adequado do cardápio. Embora possa parecer simples, este processo deve ser realizado com muito cuidado, considerando uma série de fatores.

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Sabendo da importância de um bom cardápio, preparamos esse artigo! Aqui, vamos te ensinar direitinho como montar um cardápio de cafeteria. Mostraremos o que não pode faltar no seu estabelecimento e como obter lucro com os itens certos! 

Vamos lá?

Antes de montar o cardápio de cafeteria ideal

Para fazer um bom trabalho no desenvolvimento do cardápio da sua cafeteria, é indispensável levar alguns fatores em conta. Afinal, você não pode simplesmente oferecer algo genérico e esperar pelo sucesso. São necessários pesquisa, estudo e muito cuidado!

Por isso, antes de começar a criar seu cardápio de sucesso, trabalhe alguns pontos:

Conheça seu público

Este com certeza é um ponto chave – mas você já deve saber disso! Seu público-alvo dita muito mais do que o cardápio. Dita também a aparência do local, a comunicação e até os preços da cafeteria. 

Existe uma imensa variedade de receitas que uma cafeteria pode servir, mas nem todas são adequadas para o seu público. Por isso, é indispensável que seja feito um estudo muito cuidadoso para definir bem seus clientes.

Avaliar os arredores do local onde sua cafeteria está localizada também é uma boa ideia, afinal, conhecendo o que há por perto, você é capaz de compreender as características das pessoas que passarão em sua loja. Confira alguns exemplos de público aos quais você pode estar exposto:

  • Um público jovem e antenado, que gosta de experimentar novas propostas, e busca receitas que vão além do tradicional (mas sem deixar de lado o comum!);
  • Um público sofisticado, que está aberto a itens de maior valor agregado e buscam opções mais requintadas; 
  • Executivos, que apreciam bons cafés, refeições práticas e de qualidade e drinques.

Vale dizer que não necessariamente só um desses públicos estará próximo à sua cafeteria. Cabe a você avaliar bem qual deles é predominante e qual cardápio é o mais adequado à sua proposta de valor! Não é um problema, por exemplo, atender mais de um público com opções do cardápio para horários específicos, como brunchs de 11h às 14h e drinques a partir das 18h.

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Conheça seus concorrentes

Mais um ponto de grande importância para se considerar na hora de criar seu cardápio é: o que seu concorrente está fazendo? Conhecer a concorrência, saber o que ela vende, por quanto e como ela se comunica com seu público te ajuda a saber o que fazer…e, mais importante, o que não fazer.

É claro, você não deve JAMAIS copiar o cardápio de outra cafeteria. Sua loja deve ser única e conquistar seus clientes por causa isso. Mesmo assim, você pode estudar o que seu concorrente oferece. Assim, você entenderá o que funciona para o seu público e aquilo que não é adequado para sua proposta. 

Aproveite também para construir o seu diferencial! Já que você sabe o que a sua concorrência oferece, você pode se destacar com itens e produtos que ela não ofereça. De toda forma, vale muito a pena fazer esse estudo antes de montar seu cardápio de cafeteria.

Só ofereça produtos que vendem

Embora queiramos sempre oferecer uma grande variedade de produtos de qualidade para os clientes, é preciso ter cuidado. Quanto mais produtos, mais material precisa ser comprado, e, consequentemente, maior será o gasto. Caso esses produtos acabem não fazendo sucesso, quanto maior for o gasto, maior será o prejuízo. 

Por isso, tente apostar em produtos mais simples ou que não envolvam materiais exclusivamente para sua produção. Assim, você evita a perda de matéria prima e de dinheiro. 

Isso significa que seu cardápio precisa ser simples e sem itens diferentes? Claro que não! Mas vale a pena testar produtos inovadores e variados aos poucos, para entender a aceitação do público. 

Uma saída para sempre ter algo variado no cardápio é criar uma seção de produtos sazonais. Com isso, você pode oferecer opções diferentes a cada época do ano e conhecer os itens que fazem mais sucesso entre os clientes. Assim você poderá adicioná-los sem erro ao cardápio principal! 

Para montar o seu cardápio de cafeteria, lembre-se:

Atente-se aos equipamentos e utensílios necessários

Sua cozinha já deve ser capaz de produzir todos os itens do seu cardápio, e isso exige uma série de equipamentos e utensílios essenciais. Um item diferente e mal planejado pode exigir a compra de novos utensílios (ou seja, mais investimento!). Por isso, tome o cuidado de ter os equipamentos corretos para tornar a produção possível. 

Ter o equipamento adequado otimiza o tempo de produção de sua equipe, além de interferir positivamente na consistência de entrega desses produtos. Isso é ótimo para a cafeteria e para a satisfação do seu cliente!

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Seu cardápio deve ser equilibrado e inclusivo

Quando estiver desenvolvendo seu cardápio, tome cuidado para não colocar muito esforço em apenas uma seção de produtos e ignorar os demais. A não ser que seu estabelecimento seja especializado, a diversidade de produtos é muito bem vinda! Ela permite que você atenda a diferentes gostos e públicos, criando um cardápio mais equilibrado.

Além disso, oferecer opções para pessoas com algum tipo de restrição alimentar é muito importante. Assim, você coloca a sua cafeteria como um lugar em capaz de atender todos os seus clientes com a mesma qualidade e dedicação.

Se possível (e tendo sempre o seu público alvo em mente), invista em produtos veganos e vegetarianos. Atente-se também para produtos sem lactose, diet ou descafeinados. Nunca deixe de dar uma descrição dos seus produtos, para evitar acidentes com pessoas alérgicas!

Seu cardápio de cafeteria deve ser enxuto

Itens em excesso dificultam a decisão de compra. Fato! 

Por isso, tenha muito cuidado com a quantidade de produtos no seu cardápio. Já falamos lá em cima sobre o risco de prejuízo, mas a verdade é que a experiência do cliente também pode ficar prejudicada. 

Então, analise bem cada um dos itens propostos e vá eliminando tudo o que for excessivo, elaborado ou caro demais (para a produção). Um cardápio de cafeteria de qualidade não precisa de produtos em excesso, mas sim de produtos de qualidade, bem produzidos e equilibrados entre si.

O que não pode faltar no seu cardápio de cafeteria?

Finalmente, vamos passar para os itens essenciais para a sua cafeteria! É claro, estas sugestões não consideram nenhum público em especial. Por isso, não se prenda a esta “lista” – tenha seu público-alvo sempre em mente e aproveite o que for útil para você. Vamos lá?

Cafés e bebidas à base de café

Nenhum outro produto poderia vir primeiro! O café deve ser sempre o produto mais importante da sua cafeteria – afinal, o próprio nome já diz! O primeiro passo é escolher um ou mais cafés de qualidade elevada. De preferência, obtenha a versão em grãos, cujo frescor se preserva. Além disso, moer o café na hora traz o cheiro de café fresquinho para a experiência do cliente.

Em segundo lugar, escolha quais métodos de preparo você vai oferecer. Os mais comuns são o espresso e o coado tradicional, mas ter diferentes opções de preparo dá um ar mais profissional à sua cafeteria. A French Press, a Hario V60 e a Aeropress podem ser aquisições interessantes!

Por fim, separe também as bebidas à base de café que você quer colocar no seu cardápio. O clássico cappuccino, um café mocha, o macchiato. Conheça as diferentes possibilidades e veja qual delas é a mais adequada para a sua cafeteria e para sua equipe. Ah, e não deixe as bebidas geladas de fora (como café gelado ou frappé) – eu garanto que elas serão um sucesso nos dias mais quentes!

Para não ter erro, que tal investir na capacitação de um barista para a sua equipe? Garanto que este é um diferencial que vale a pena!

Outras bebidas

Apesar do que se espera, nem todos os frequentadores de cafeterias consomem cafés. Mesmo quem consome, inclusive, às vezes prefere tomar uma coisa diferente para acompanhar seu pedido.

Por isso, é claro, você não pode deixar de oferecer outros tipos de bebidas. Água mineral e água com gás são essenciais. A água com gás, inclusive, acompanha xícaras de café especial para limpar as papilas gustativas do consumidor. Refrigerantes, sucos, chás gelados e outras bebidas em lata também são interessantes.

Sucos naturais e águas saborizadas são ótimas opções para os clientes que não gostam de bebidas industrializadas, então não podem faltar. Chocolate quente é uma bebida aconchegante que se destaca e chama a atenção. E, para fechar, diferentes opções de chá podem agradar bastante sua freguesia!

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Opções doces

Doces costumam ser a melhor escolha para acompanhar um bom café. Afinal, são ótimas opções para harmonizar com a bebida, e ficam deliciosos juntos! Existem várias opções doces para compor um bom cardápio de cafeteria.

Para começar, é comum que uma boa cafeteria tenha bolos simples, bolos de pote e tortas em geral em seu cardápio. Brownies e cookies também costumam fazer parte da seção de doces. Além disso, é possível encontrar doces como brigadeiro e beijinho de coco, cones trufados e bombons.

Sobremesas mais sofisticadas como o petit gateau, o tiramisu e o affogato são muito bem vistas em um cardápio de cafeteria. Também valem sobremesas mais simples, como mousses e pudins.

A criação de receitas próprias é muito comum nas cafeterias, vale a pena investir tempo e criar algo único!

Opções salgadas

Hmm…lanchinhos são parte indispensável de um cardápio de cafeteria. Mas não se engane! As opções salgadas são muito amplas e trazem inúmeras possibilidades.

Vamos começar com salgados? Pães de queijo, coxinhas, empadas, pastéis assados…há uma grande quantidade de opções deliciosas para colocar às vistas dos clientes em uma estufa. 

É possível apostar em mistos, queijos quentes e sanduíches diversos para agradar seus clientes. Tortas salgadas e pães de queijo recheados também são exemplos de opções salgadas para compor o seu cardápio.

Aperitivos e lanchinhos como bruschettas ou brioches, por exemplo, são indicados para fornecer opções mais sofisticadas. Tapiocas e crepes são outras apostas que podem ser interessantes, dependendo do seu público! Além de deliciosas, vão além do comum e podem conquistar por serem diferentes. 

Outras alternativas para seu cardápio de cafeteria

Agora que já falamos do básico, que tal pensar fora da caixinha e oferecer algo a mais? 

Para começar, o que você acha da ideia de oferecer almoços refinados sob reserva? Pratos como risotos ou nhoques acompanhados de um bom vinho dão um certo tom de bistrô. Isso aumenta pontos para um público requintado, além de demonstrar exclusividade pelas reservas. 

Drinques alcoólicos e não alcoólicos também representam uma boa ideia para movimentar a cafeteria após o horário normal. Somados a tira-gostos elaborados, estes drinques podem ser o convite ideal para happy hours e encontros!

Tente identificar ideias que fazem sentido para o seu público, faça testes e invista em propostas inovadoras. Lembre-se: conquiste seus clientes pelo seu diferencial!

Como fidelizar seus clientes a partir do cardápio de cafeteria

Você já sabe como montar o seu cardápio de cafeteria. Que tal aprender também a usar este cardápio como forma de conquistar, fidelizar e reter seus clientes? Afinal, clientes fiéis não apenas frequentam, mas divulgam e fazem propagandas do seu negócio. 

Por isso, é muito importante desenvolver ações que promovam a valorização desses clientes e a conquista de novos. Além disso, você pode unir o útil ao agradável e utilizar essas ações para fazer testes. Aqui estão algumas dicas de ações para realizar:

  • Promoções – Existem inúmeros tipos de promoções interessantes para se explorar em uma cafeteria. Combos entre diferentes produtos, brindes, descontos…isso chama a atenção dos clientes e pode incentivar movimento o na loja!
  • Eventos sazonais – Cafés coloniais e brunchs com taxas fixas para participação promovem um ambiente agradável e prático para os clientes. Além disso, permitem que a cafeteria ofereça produtos novos e variados para testar a aceitação do público.
  • Degustações – Pequenas degustações permitem que os clientes tenham um gostinho dos produtos, sejam eles novos ou já consagrados. O público aprecia a chance de degustar um produto antes da decisão de compra e a cafeteria tem um retorno sobre determinados produtos antes de investir mais a fundo em sua matéria prima.
  • Cartões de fidelidade – Este método, mesmo que já antigo, ainda tem um papel interessante na fidelização de clientes. Com eles, você é capaz de demonstrar o quanto valoriza seu cliente e o fato de que ele escolhe a SUA cafeteria, e não as outras. Para aproveitar bem essa estratégia, crie uma régua adequada de brindes e premiações. Assim, seu cliente se sentirá realmente agraciado quando conquistar o número de visitas necessárias para cada prêmio! Um exemplo: a cada 3 visitas, o cliente ganha um café espresso; a cada 6, ganha um doce ou cone trufado; em 9, ganha uma bebida mais elaborada, como um café mocha…e assim por diante!

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Que tal oferecer um café com a sua marca?

Se você chegou até aqui, tenho certeza de que está preparado para produzir um excelente cardápio de cafeteria! É ou não é? 

Agora, você está preparado para colocá-lo em prática e conquistar seus clientes. Mas, se me permite mais uma dica: um café de qualidade com a sua marca pode chamar ainda mais a atenção dos seus clientes! Que tal conhecer as melhores propostas de private label sem pedido mínimo, direto dos nossos consultores? 

E, caso você esteja abrindo uma cafeteria, aproveite para conferir nossos outros materiais criados especialmente para você! Já falamos sobre controle de estoque, gestão de cafeterias, como melhorar suas vendas e equipamentos profissionais

Até a próxima!

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