Máscara de café no rosto
Café Especial,  Curiosidades

Máscara de café no rosto: Benefícios, cuidados e receitas

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Muita gente já sabe que o café é um alimento bastante versátil. Além da nossa bebida favorita, ele também vira ingrediente de inúmeras receitas, indo desde sobremesas deliciosas até pratos principais que enchem os olhos.

Mas o que nem todo mundo sabe é que o café não serve só para isso. Hoje em dia, os óleos de café verde e de borra de café estão presente em diversos produtos de beleza. E isso não é tudo: ele também é um grande aliado das “misturinhas” de beleza feitas há anos! 

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre as máscaras de café para rosto e sobre seus benefícios. Além disso, falaremos um pouco sobre os cuidados essenciais e passaremos algumas receitas para você reproduzir em casa! Vamos lá?

Para começar… por que o café?

Se você já leu nosso artigo sobre café e saúde, você sabe que o café possui componentes como polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis.

Tais componentes atuam como hidratante e protetor para a pele, evitando que a pele sofra muito com a exposição solar; alguns estudos, inclusive, apontam que o café potencializa essa proteção, aumentando em 20 o FPS de cremes. 

Eles também estimulam a biogênese da elastina e do colágeno, o que torna a pele mais elástica e resistente (não é a toa que fazem parte da fórmula de produtos anti-celulite!). 

O café também apresenta propriedades impressionantes: é anti-inflamatório e antioxidante. A primeira atua sobre a circulação, evitando o acúmulo de toxinas e auxiliando no combate à acne. A segunda protege a pele do efeito dos radicais livres, combatendo as olheiras, clareando a pele e suavizando manchas.

A cafeína também tem um papel a cumprir: possui propriedades clareadoras e firmadoras, evitando o envelhecimento da pele. 

Como funciona a máscara de café no rosto?

Rotinas de skincare estão cada vez mais comuns, consequência de uma cultura de autocuidado que está em construção. Entretanto, visitar um dermatologista ou comprar produtos voltados para esse fim pode não ser tão simples. Por causa disso, fazer máscaras em casa pode ajudar bastante!

E a máscara de café no rosto, em especial, é feita com algo que normalmente vai direto para o lixo: a borra.

Isso mesmo: como falamos acima, o óleo de borra de café está presente em vários produtos de beleza; sejam eles para o rosto, para o corpo ou para o cabelo.

Em geral, as máscaras de café são feitas aproveitando parte da borra do café passado na hora (ainda úmida). A ela, são misturados diferentes “ingredientes”, a depender dos seus objetivos; o resultado é uma máscara levemente esfoliante. Em geral, são ótimas contra acne e manchas na pele, além de reduzir as olheiras!

Cuidados com a máscara de café no rosto

Esfoliação

Como falamos acima, a máscara de café tem propriedades esfoliantes. Esfoliar a pele é importantíssimo para remover células mortas e limpar os poros, mas essa atividade deve ser feita com cuidado.

Primeiramente, é importante utilizar somente a borra do café, que já foi “amaciada” pela passagem da água. O café moído apresenta partículas irregulares e maiores do que o adequado, sendo assim abrasivo para o rosto. Por conta disso, existem dermatologistas que desestimulam o uso do café para esfoliação.

Por isso, todo cuidado é pouco. Para utilizar sua máscara para esfoliação, lembre-se: JAMAIS esfregue a pele com vigor! Você pode irritar e ferir sua pele, causando inclusive inflamações. O ideal é fazer movimentos leves e circulares, que já são o suficiente para remover impurezas.

Frequência

Outro cuidado a ser observado é com a frequência: não esfolie sua pele mais do que duas vezes por semana. Esfoliação em excesso remove a matriz lipídica do rosto, deixando a pele ressecada.

Esse tipo de esfoliação não é recomendada para peles mais sensíveis. Finalmente, não deixe de consultar um profissional quando for possível! Ele será capaz de identificar adequadamente as necessidades da sua pele e indicará o melhor caminho a seguir.

Ah é, e não se esqueça: depois da esfoliação, passe hidratante e protetor solar no rosto (mesmo se for ficar em casa!).

5 receitas de máscara de café

Agora, você já aprendeu sobre os benefícios da máscara de café no rosto e sobre os cuidados que deve tomar. Então, confira algumas receitinhas para testar em casa:

  • Máscara para redução de acne

2 colheres de sopa de borra de café

1 clara em neve

1 ou 2 gotas de óleo de amêndoas ou óleo essencial de café

Misture tudo até obter uma pasta arenosa. No rosto limpo, aplique a mistura antes do banho, tomando cuidado com a área dos olhos. Faça movimentos leves e circulares no rosto e, com cuidado, aplique o restante da máscara sob os olhos. Deixe a máscara agir por 10 a 15 minutos e retire toda a substância com água morna. Seque o rosto com cuidado e aplique seu hidratante facial de costume.

  • Máscara para esfoliação

½ xícara de borra de café (aproximadamente 200 g)

3 colheres de sopa generosas de mel

Misture os dois ingredientes até obter uma mistura homogênea. Com o rosto lavado com sabonete neutro, aplique a mistura com movimentos circulares. É possível realizar esse processo com um pincel de maquiagem. Espere por 10 minutos enquanto a máscara faz efeito e remova a mistura com água em temperatura ambiente.

  • Máscara para aliviar inflamações na pele

2 colheres de sopa de leite

2 colheres de sopa de borra de café

Misture os dois ingredientes, corrigindo as quantidades para garantir que a mistura não fique nem muito seca, nem muito líquida. Com a ajuda de uma colher ou de um pincel, aplique a mistura pastosa em todo o rosto, que deve estar devidamente lavado. A máscara deve ser aplicada inclusive na região das olheiras, para clarear a área abaixo dos olhos. Após 20 minutos, lave o rosto com água em temperatura ambiente e hidrate.

  • Máscara para redução de olheiras

1 a 2 pitadas de pimenta do reino

1 colher de sopa de borra de café

2 a 3 colheres de chá de óleo de coco

As quantidades propostas são sugestões, você é livre para misturar à gosto! Misture todos os ingredientes até formar uma mistura pastosa. Aplique na região das olheiras e, com cuidado, massageie suavemente a área com os dedos. A máscara terá efeito entre 5 e 10 minutos e, quando a máscara já estiver ressecada, retire-a por inteiro com água. Em seguida, aplique seu hidratante normalmente. O ideal é aplicar essa máscara antes de dormir.

  • Máscara refrescante

Água morna

1 gema

3 colheres de borra de café

Com um algodão, passe a água morna no seu rosto para dilatar os poros. Misture o café com a gema formando uma mistura arenosa e, com cuidado, aplique tudo no rosto fazendo movimentos circulares. Deixe agir por 20 minutos e lave o rosto com água morna. O resultado é uma pele fresca e hidratada, jovem e suave.

Café e Beleza: duas coisas que andam juntas

O que você achou dessas dicas? Aproveite para nos contar: qual dessas parece ser melhor para você? 

Não deixe de experimentar essas receitas com cafés especiais no lugar dos tradicionais. Assim como nos benefícios do café para a saúde, quando o assunto é beleza, o café especial tem o poder de maximizar os efeitos na pele! Testa aí e conta pra gente.

Ah, e não esqueça: consulte um dermatologista! Ele saberá qual processo é o ideal para a sua pele.

Confira em breve outro material sobre como o café é nosso aliado no autocuidado. Até a próxima!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *