Como otimizar as vendas da sua Cafeteria: 5 dicas
Café Especial,  Cafeteria

Como melhorar as vendas da sua Cafeteria: 5 dicas

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você é dono de uma cafeteria e quer otimizar suas vendas? Este artigo foi produzido especialmente para você.

Estudando nossos parceiros e o mercado de cafeterias, a equipe u.Coffee separou 5 dicas de ouro te ajudar a melhorar suas vendas e impulsionar seus lucros. 

Preparado para saber mais? Vem com a gente!

#1 Customer Experience 

Sem dúvidas, nenhuma dica seria melhor do que essa para ocupar o primeiro lugar da nossa lista.

Customer Experience significa “experiência do cliente”. Essa estratégia busca melhorar as impressões de um cliente em relação à sua empresa durante o processo de interação. Em resumo, ela é responsável pelo impacto que sua marca gera e pela forma como ela será lembrada. 

Em uma cafeteria, desenvolver boas práticas para melhorar a experiência dos clientes é indispensável. E vale dizer: faça seu cliente se sentir prioridade! Essa pode ser a melhor forma de mostrar porque ele deve escolher você.

Algumas boas ideias para colocar em prática são:

  • Conheça seu cliente. Só assim você será capaz de entregar com excelência o que ele busca, e não apenas o que você quer oferecer; 
  • Mostre que se importa. Desenvolver um laço afetivo é extremamente útil para a construção da fidelidade do cliente; 
  • Supere sempre as expectativas. Surpreender seu cliente com produtos de excelência e um atendimento impecável é uma ótima forma de criar uma boa experiência. 
  • Capacite sua equipe. Instituir uma cultura de excelência de atendimento e instruir sua equipe adequadamente são diferenciais para a sua cafeteria.

Para entender um pouco mais sobre o Customer Experience e sobre como ele pode te ajudar a melhorar as vendas da sua cafeteria, confira nosso artigo sobre o assunto!

[obi_random_banners align=”center”]

#2 Marketing Sensorial

Outra estratégia muito interessante para aplicar em cafeterias é a de marketing sensorial. Ela utiliza os sentidos para atingir o consumidor, criando vínculos afetivos a partir de uma experiência de consumo diferenciada.

Para uma cafeteria, não é difícil alcançar todos os sentidos de formas variadas. Quer ver como? 

  1. Olfato: cafés especiais moídos e preparados na hora espalham aromas deliciosos pelo ambiente; esses aromas, além de resgatarem memórias afetivas, incentivam o consumo. Para não falar no cheirinho de quitutes recém saídos do forno!
  2. Paladar: este sentido entra complementando o olfato; uma boa experiência de degustação pode conquistar definitivamente seu cliente! Sem contar que, se seu café é bom, seu cliente pode até querer levar um pacotinho pra casa. É ou não é uma coisa boa?
  3. Visão: da sua marca à decoração da sua loja, tudo é importante. Uma boa identidade visual causa impacto e fica gravada no cliente, enquanto uma decoração arrojada desperta interesse e curiosidade. Lembre-se adequar ambos à imagem que sua cafeteria gostaria de passar; os elementos devem se complementar.
  4. Tato: sua cafeteria é confortável? Parece bobo, mas o conforto também causa uma boa impressão no cliente. Todo mundo já foi em algum lugar em que as cadeiras eram desconfortáveis e não quis mais voltar; não deixe que a sua cafeteria seja esse lugar.
  5. Audição: não há nada como uma agradável música de fundo enquanto você aprecia um lanche e um bom café. Construa para sua cafeteria uma playlist adequada para o seu público!

O marketing sensorial é uma arma poderosa. Use-a a seu favor!

#3 Retenção de clientes

Muito alinhada às dicas anteriores, a retenção de clientes visa a construir uma relação de confiança mútua através do vínculo empresa-consumidor. Esta estratégia se baseia em iniciativas e ações para manter os clientes interessados na sua empresa, evitando que eles deixem de buscar os seus serviços.

É muito importante trabalhar sempre a retenção. Afinal, é mais barato manter clientes do que conquistar novos! Entenda mais sobre a importância dessa estratégia para melhorar as vendas da sua cafeteria no nosso artigo sobre retenção de clientes.

Numa cafeteria, criar promoções ou cartões de fidelidade para seus clientes podem ser boas maneiras de reter seu público.

[obi_random_banners align=”center”]

#4 Check Stand

Depois da entrada da loja, o caixa é um lugar com presença garantida do cliente. Por isso, lá é o lugar perfeito para que seu cliente aumente o ticket médio – ou seja, o valor que pretende gastar com você.

Estima-se que 40% dos consumidores interagem com produtos dispostos no caixa. Com certeza você já reparou no tipo de produto que costuma compor as gôndolas de checkout na saída de supermercados, farmácias e outros: chocolates, balas, cigarros… 

Em geral, são produtos de baixo valor agregado e de giro médio/alto, altamente passíveis de compra por impulso.

Porém, se você já garantiu uma boa experiência para seu cliente e o marketing sensorial fez seu papel, experimente colocar um pacotinho de café com a marca da cafeteria

Além de ter um valor agregado maior que os produtos típicos no checkstand, você leva sua marca e todo o afeto sensorial para a casa do cliente.

#5 Venda Online

Com exceção das grandes redes e das incorporadas por food services, cafeterias são negócios muito locais, certo? 

Errado!

A venda online é uma excelente maneira de tornar a sua marca acessível para o seu público. Em especial aquele que não consegue chegar até você normalmente!

Além de se fazer presente na casa dos seus clientes atuais, buscando fidelização, é importante expandir a marca para outras regiões. E por que não para todo o Brasil? 

A melhor forma de iniciar esse processo é vendendo um café com a sua marca pela internet, preferencialmente com um parceiro que cuide de toda a parte operacional e burocrática. Assim, você se dedica exclusivamente à experiência do seu cliente. 

Afinal, você não abriu uma cafeteria pra ficar postando caixinha no Correio, não é?

E essas foram as cinco dicas que preparados para você. E aí, o que você achou delas? Aproveite para nos contar: qual dessas é a melhor ideia para melhorar as vendas da sua cafeteria? 

E, caso tenha gostado da ideia de oferecer um café especial com a marca da sua empresa ou de vender cafés online, converse com nossos consultores! A u.Coffee tem as melhores propostas para você e para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *