Mocaccino/Café Mocha
Barista,  Café Especial,  Iniciante

Café Mocha: conheça a bebida e aprenda como fazer em casa

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Todo coffee lover adora experimentar bebidas à base de café, verdade ou mentira? Afinal, uma xícara simples já é uma delícia, mas uma bebida mais elaborada é sempre bem-vinda!

Pensando nisso, hoje resolvemos falar um pouco sobre o café Mocha, também conhecido por Mocaccino! No final deste texto, você saberá mais sobre o que é essa bebida, sobre como não confundir Mocha, Moca e Moka e, ainda, sobre como preparar em casa com x receitas diferentes!

Vamos lá?

O que é o café Mocha?

Sabe aquela bebida servida “em camadas” numa xícara elegante de vidro que vemos às vezes? Assim são os mocaccinos, facilmente encontrados em todo tipo de cafeteria. 

Trata-se de uma bebida que mistura café espresso, leite, chantilly e chocolate ao leite ou meio amargo – este último podendo ser acrescentado em pó ou em calda e, em algumas receitas, ser substituído por caramelo.

É comum que algumas cafeterias tomem a liberdade de acrescentar essa bebida ao cardápio com um nome criativo e temático, mas a receita se mantém. 

Qual é a história do mocaccino?

Embora não se saiba precisar onde ou quando exatamente surgiu o café mocha, é inegável que seu nome está diretamente ligado à história do café. Afinal, a bebida é homônima da cidade de Mocha, localizada no Iêmen na costa do Mar Vermelho.

No século XV, a cidade portuária conquistou grande fama como exportadora de cafés. A especialidade do lugar eram grãos do tipo moca, conhecidos pela forte concentração de notas achocolatadas.

O mocaccino, café misturado ao chocolate, veio para homenagear os cafés moca, sendo uma bebida que remete ao sabor achocolatado naturalmente presente naqueles grãos.

[obi_random_banners align=”center”]

Qual é a diferença entre Mocha, Moca e Moka?

Embora todas essas palavras sejam lidas da mesma maneira, cada uma delas se refere a uma coisa diferente – todas elas dentro do amplo universo dos cafés. Veja abaixo:

Mocha

Como falamos, a Mocha é uma bebida à base de café produzida com café espresso, leite vaporizado, chocolate e chantilly. Também é chamada de mocaccino, embora possa levar outros nomes em cafeterias diferentes.

Moca

Também falamos um pouquinho sobre os grãos de sabor achocolatado exportados pela cidade de Mocha. “Moca” é o nome dado a grãos que não se separam, ficando arredondados. Assim, o açúcar fica bastante concentrado. Grãos moca são uma espécie de falha genética, sendo raros (apenas 3% da produção de um cafeeiro). Por isso, um café de mocas é mais caro.

Moka

Quando você vir alguém falando sobre Moka, pode saber: não é nem bebida, nem grão. É um método de preparo! Esse nome é dado para a cafeteira italiana, aquela que parece um jarrinho de metal e que vai direto ao fogo. 

Faça seu mocaccino em casa

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o café Mocha, o que acha de conhecer a receita para fazer essa deliciosa bebida em casa?

Café Mocha

  • 50 ml de calda de chocolate.
  • 50 ml de café espresso, em cápsula ou solúvel.
  • 50 ml de leite vaporizado.
  • Chantilly.
  • Açúcar a gosto.

Modo de Fazer:

  • Coloque a calda no fundo da caneca ou copo. Caso não goste de caldas prontas, você pode prepará-la misturando 1 colher de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de açúcar e uma colher de café quente até formar uma calda grossa. Se não atingir a textura apropriada, adicione um pouco mais de café. 
  • Para preparar o leite vaporizado, basta agitar ½ xícara de leite gelado (quanto mais gelado melhor!) em um pote de vidro com tampa até formar espuma e, em seguida, remover a tampa e esquentar o leite no microondas por aproximadamente 30 segundos. 
  • Acrescente os 50 ml de café espresso já adoçado ao seu gosto. Você pode utilizar também café solúvel. Não se esqueça: quando melhor o café, mais gostosa a sua bebida ficará! 😉
  • Vire a parte líquida do leite na caneca e, com uma colher, acrescente a espuma no topo. 
  • Finalize com chantilly e, se desejar, polvilhe chocolate em pó, canela ou raspas de chocolate.

P.S.: A receita serve 1 pessoa. Para preparar para mais pessoas, basta multiplicar as quantidades!

E aí, ficou com vontade de preparar seu mocaccino em casa? Lembre-se de garantir o melhor do café especial para fazer sua bebida fica ainda mais gostosa. Aproveite para conhecer também nosso post sobre cappuccino caseiro e conheça cada vez mais sobre o café e as deliciosas bebidas que podemos fazer a partir dele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *