Guia de Brindes de Final de Ano: saiba como encantar seus clientes
Café Especial,  Relacionamento com o Cliente

Guia para Brindes de Final de Ano: saiba como encantar seus clientes

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Quando as festividades de final de ano se aproximam, normalmente, trazem com elas a decisão sobre o que dar de presente para seus clientes, funcionários e colaboradores. Seja para conquistar, motivar ou fidelizar, oferecer brindes corporativos tem sido uma importante ferramenta para as empresas. 

Afinal, presentear as pessoas que dão apoio ao seu negócio é a melhor maneira de mostrar toda a importância que elas têm. Um gesto como este, muito mais do que apenas uma estratégia de marketing de relacionamento, é parte da construção de sua marca na mente de seus clientes. 

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Presentes corporativos podem reforçar o vínculo e aumentar a satisfação de seus clientes, melhorar o relacionamento com funcionários e fortalecer sua marca, divulgando-a e reforçando seus posicionamentos.

Porém, muitas empresas pecam no momento de escolha desse tipo de brinde. Ao optar por presentes clichês como canetas, agendas e calendários do ano vindouro ou canecas, elas fazem com que sua marca perca o destaque entre tantas outras que tiveram as mesmas ideias. Seu brinde perde a utilidade e, assim, sua empresa deixa de ser vista.

Por isso, preparamos este material! Aqui, vamos falar um pouco sobre a importância de preparar uma boa estratégia de brindes e sobre a melhor forma de atingir seu cliente.

O que são brindes de final de ano?

Para começar a falar sobre brindes, nada mais certo do que explicar exatamente o que é um brinde, não é mesmo?

Podemos dizer que “brindes”, nesse sentido, são itens utilizados por empresas na intenção de presentear seus clientes, funcionários e colaboradores, conquistando assim sua simpatia e fidelidade. Normalmente são formados por um ou mais produtos personalizados com a marca da sua empresa ou com a mensagem que ela gostaria de passar.

Esse produto (ou kit de produtos) é escolhido cuidadosamente a partir de uma estratégia de marketing, que deve ser estruturada a partir da resposta de perguntas como:

  • Qual é o seu mercado?
  • Qual é o produto da sua empresa?
  • Como é o seu público?
  • Qual é o objetivo da sua ação?

Com estas respostas em mente, é possível realizar uma ação marcante e capaz de estreitar a relação da sua empresa com seus clientes. Os resultados, quando positivos, são capazes de aumentar a visibilidade da marca e conquistar a atenção de novos possíveis clientes.

É importantíssimo se ter em mente que, embora um brinde possa ser (mas não necessariamente seja) um item de baixo valor aquisitivo, ele deve sempre possuir boa qualidade e, o mais importante: ser útil para o cliente!

Afinal, brindes são sobre valor e associação: ofereça ao seu cliente tudo o que você acredita (e quer que ele saiba) que ele vale para a sua empresa e ele o retribuirá.

Tipos de brindes 

O poder de um brinde está em quanto ele pode fazer com que sua empresa seja vista. É simples: dê um brinde qualquer e seja esquecido. Dê um brinde adequado e se coloque diariamente na vida dos seus clientes.

Como falamos, é indispensável planejar bem sua estratégia. Qual é a imagem que sua empresa quer passar para quem vai receber seu brinde?

Para fazer a melhor escolha, é importante conhecer bem os tipos de brindes e quais são suas características. Vale dizer que um mesmo brinde pode carregar mais de uma característica predominante! Vamos falar um pouco sobre esse assunto? 

Brindes simples

São brindes básicos e de baixo valor de produção. Adesivos, bottons, marcadores de página, chaveiros, bolinhas anti stress e até canetas simples podem ser entendidos como brindes simples. Em geral, este tipo de brinde acompanha outros brindes mais elaborados, mas itens assim podem também ser distribuídos para chamar a atenção para seu estande em feiras e eventos, por exemplo.

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Papelaria

Muito comuns e muito úteis, os brindes de papelaria conquistam a atenção e, muitas vezes, o apreço dos clientes. São exemplos: blocos de notas, post-its, agendas, cadernos, calendários, lápis e canetas de diversos tipos. Costumam ser distribuídos ou produzidos em forma de kits (caderno e caneta, por exemplo). São uma boa forma de ser visto, representam brindes que muitas pessoas querem e, mais importante: usam.

Ecológicos

Este tipo de brinde abre diversas possibilidades: cadernos de papel reciclado e capa de cortiça, canetas de papelão, sacolas e mochilas ecológicas, copos e garrafas de fibra de bambu…além de oferecer itens úteis para seus clientes, você ainda demonstra preocupação com o meio ambiente e com causas ambientais.

Tecnologia

Cada vez mais, brindes voltados para o universo tecnológico conquistam seu espaço junto às empresas que oferecem brindes. Afinal, são itens interessantes, úteis e que chamam a atenção de um público bem amplo. Podem ser pendrives, carregadores portáteis, multiplicadores de portas usb, fones de ouvido, ring lights, pop sockets (objetos colantes para aplicar atrás do celular, facilitam o manuseio do aparelho), caderno fichário com power bank, entre outros.

Cuidado com o cliente

Muito utilizados em eventos em geral, os brindes de cuidado com o cliente se baseiam em oferecer uma experiência melhor e mais confortável para os clientes. Dentro deste tipo de brinde, podem ser produzidos conjuntos de máscaras e álcool em gel, kits de primeiros socorros (com band-aid e remédios para dor de cabeça e para dores no corpo, por exemplo), kits de “sobrevivência” em eventos (uma sacochila com uma fruta e uma barra de cereal, uma garrafa de água mineral, um copo ou caneca e um sachê de café solúvel) e até mesmo chinelos!

Itens variados

Tudo depende da sua estratégia! Muitos itens podem ser adequados para a sua marca, desde que sejam muito bem bolados. Sejam canecas, copos personalizados, coolers, bolsas térmicas, garrafas, toalhas, mochilas, camisas ou até bichinhos de pelúcia, todo tipo de brinde pode ser aproveitado, desde que sua ação tenha um objetivo bem definido.

Brindes sofisticados

Quando o assunto é brinde de final de ano, a história fica diferente! Um presente corporativo é uma excelente maneira de marcar as festas e as impressões dos seus clientes. Normalmente, brindes mais sofisticados passam por kits de queijos, vinhos, cervejas artesanais e cafés especiais, de qualidade muito superior aos cafés de supermercado. Esse tipo de presente demonstra de imediato, em cada detalhe, o valor que sua empresa dá aos seus clientes. 

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Qual é a importância de presentear clientes e colaboradores com brindes?

Já sabemos que brindes personalizados e presentes corporativos são um poderoso aliado da sua empresa. Mas por que, exatamente? Separamos 3 pontos que mostram porque presentear é tão importante para a sua empresa e para o seu cliente.

#1 Fortalecimento da marca: Enquanto propagandas habituais conquistam poucos momentos de atenção – que podem ou não fixar sua mensagem, promover sua marca através de brindes é capaz de construir uma interação mais próxima entre sua empresa e seus clientes e potenciais consumidores. Quando os presenteados utilizam seu brinde (que, é claro, deve ser útil e de valor) e levam sua marca para seu dia-a-dia, eles passam a conhecer cada vez mais sua empresa e o serviço que você oferece. Isso aumenta as chances de recompra!

#2 Fidelização de clientes: Brindes personalizados são capazes de (e têm como objetivo) criar um laço afetivo com o consumidor. Afinal, eles demonstram preocupação e a importância daquele cliente para a sua marca, fazendo com que ele se sinta especial e fique mais satisfeito com a empresa. Isso é muito positivo para a marca! 

#3 Reforço de posicionamentos da marca: Oferecer brindes a clientes e colaboradores pode ser uma boa maneira de garantir a disseminação de posicionamentos e mensagens da sua empresa. Isso não deixa de ser mais uma forma de divulgação, afinal, sua marca é mais vista (e bem vista) por outros possíveis clientes!

Por que ir além do básico e apostar no diferente?

Você já sabe da importância por trás de presentear seus clientes, convidados e funcionários. Entretanto, há um problema: muitas empresas dão sempre a mesma coisa. Uma caneta, uma agenda, uma caneca…além de serem brindes clichês, a grande quantidade de brindes iguais faz com que perdem sua utilidade e, assim, sua marca deixa de ser vista. 

Por isso, além de lembrar da regra principal da compra de brindes (escolha itens úteis e de boa qualidade), lembre-se também que um produto interessante chama muito mais atenção para a sua marca do que mais do mesmo. 

Assim, um presente diferente do habitual conquista um maior interesse dos seus clientes e passa uma imagem muito mais positiva da sua marca.

Vale lembrar: por trás de todo brinde tem uma boa estratégia. Planeje bem, avalie suas propostas e selecione o melhor presente para cada um dos contemplados pela sua lista. 

A escolha de brindes criativos requer uma profunda análise de público e, principalmente, da identidade da marca, que deve combinar com o produto que será distribuído. Por isso, entender a missão da empresa é fundamental, bem como os gostos e interesses de seus clientes e do time de funcionários, se for o caso.

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O café como brindes personalizados: por que presentear com café?

O café é uma paixão nacional, e boa parte das pessoas não começa o dia sem ele.

Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), 95% da população aprecia um café quentinho. O cheiro do café desperta em nossa mente boas lembranças e a vontade de recomeçar um novo dia e aproveitar dessa memória afetiva para associá-la com a sua marca é uma escolha certeira!

Mas que tal ir (muito) além do café tradicional? A busca por outras variedades do grão deu-se pelo alto grau de exigência dos consumidores e pela crescente popularização dos cafés gourmet e especiais. Ainda segundo a ABIC, no Brasil, o consumo anual de cafés premium gira em torno de 70 mil toneladas, com crescimento de 15% ao ano, frente aos 3,5% do café tradicional.

O café especial personalizado como presente é com certeza uma maneira memorável de fazer parte do dia-a-dia dos seus principais colaboradores. Isso porque, sendo um produto delicioso e de qualidade, com certeza será consumido durante cafés da manhã e lanches da tarde, garantindo visibilidade para sua marca durante momentos da vida pessoal de seus clientes.

Além disso, sua empresa vai ter a certeza de surpreender cada um dos presenteados. Mais do que inovador, um pacote personalizado de café especial como brinde é uma alternativa inédita no mercado!

A chance de agradar e encantar seus clientes com um bom café é altíssima. Trata-se de um brinde criativo para clientes dos mais variados tipos, mas com uma abordagem premium. É uma lembrança sofisticada e saborosa para  reforçar a presença da sua marca, aumentar a satisfação dos clientes e inseri-la no cotidiano deles.

O valor de um café especial

Normalmente, os cafés especiais são produzidos com cafés arábica, conhecidos por serem mais finos e requintados. São plantados a altitudes superiores a 800 m, consideradas ideias para a produção de cafés de qualidade superior. Seu aroma é intenso e os sabores são bastante variados, bem como níveis de corpo e acidez. 

Para atingir a qualidade inerente aos cafés especiais, os grãos produzidos passam por cuidados minuciosos na lavoura, colheitas seletivas e processos muito cuidadosos até chegar ao ensacamento. Isso resulta num café com notas complexas e maior valor de mercado. 

Sua produção é comum em todo o estado de Minas Gerais, podendo ser encontrado também no norte do estado de São Paulo, no Paraná, na Bahia e, com menor destaque, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Por isso, o café especial é uma excelente alternativa para demonstrar o valor do seu cliente para a sua empresa: cada pacotinho carrega uma história de trabalho cuidadoso e atencioso, e é isso que você leva até ele.

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Diferentes possibilidades do café como brinde personalizado

Gostou da ideia de presentear com cafés especiais, mas achou muito simples? Você não poderia estar mais enganado! Existem diversas possibilidades para tornar o presente de sua empresa ainda mais marcante. Com criatividade e uma boa estratégia, é fácil pensar em diferentes propostas envolvendo um delicioso café especial.

Conheça algumas delas:

Café especial personalizado

Um ou mais pacotes de café personalizado pode ser uma ótima ideia para presentear seu cliente. O rótulo, criado cuidadosamente por designers especializados no assunto, pode carregar sua marca, ilustrações ou mensagens na frente e a história do café no verso. É possível pedir também uma cartinha personalizada para seus clientes. A entrega pode, ainda, ser feita com caixinhas preenchidas com seda e palha e montadas com esmero.

Café e xícara personalizados

Existe dupla que combine mais? Em um kit como este, você oferece o utensílio necessário para consumir o presente principal. Assim, você atinge todos os pontos essenciais para um brinde: útil, de qualidade e capaz de criar um vínculo. Com um café de qualidade e uma ou duas xícaras (afinal, nada como poder compartilhar o cafezinho, né?) personalizadas com a sua marca, você conseguirá alcançar seu cliente por todos os lados.

Café, xícara e mini-coador

Agora sim! Se um café com uma xícara não é o bastante, complete seu kit com um mini-coador de café! Os mini-coadores são levemente rústicos e atingem a memória afetiva das pessoas: quem nunca tomou um delicioso cafezinho tirado na hora no coador de pano? Esse kit demonstra todo o carinho que sua empresa tem pelos seus clientes.

Café e copo personalizado

Você conhece os famosos copos de café com tampa de cafeteria? Enviar um copo personalizado com seu café também é uma excelente ideia para aumentar a utilidade e a percepção positiva do seu kit. Enquanto seu café faz parte das manhãs do seu cliente, o copo pode acompanhá-lo durante o dia de trabalho, por exemplo.  

Diferentes cafés de 70g

Se para você for difícil escolher um único café especial, que tal também dar aos seus clientes mais de uma opção? Você pode criar diferentes rótulos para cada pacotinho, cada um deles com uma mensagem de carinho… Imagine a surpresa e a gratidão de seus clientes ao receber um kit cuidadoso como esse! Acompanhando esses deliciosos cafés, podem ser acrescentados outros itens como os já citados aqui para compor esta caixinha mais que especial.

Café personalizado com quitutes mineiros

Sendo o café uma bebida muito tradicional nas mesas mineiras, combiná-lo com queijos ou doce de leite pode marcar de uma forma deliciosa o paladar e as impressões que seus clientes têm da sua marca. Embora este não seja um kit fácil de enviar, pode ser uma excelente saída para ir além do padrão e conquistar cada um dos seus presenteados.

Café personalizado com métodos de preparo

Sem dúvidas, este é o kit de maior valor agregado desta lista. É um presente perfeito para clientes que já conhecem ou já são apaixonados por cafés especiais. Uma prensa francesa, uma cafeteira italiana ou uma Hario v60 vão com certeza brilhar os olhos de quem abrir a caixinha enviada pela sua empresa. Melhor ainda se estiverem acompanhados de um mini guia personalizado que ensine o passo a passo para utilizar este e outros métodos de preparo de cafés especiais. Trata-se de um brinde sofisticado e atencioso.

Como ter cafés personalizados como brindes de final de ano

Se você já se decidiu e sabe que o café especial é a melhor alternativa para a estratégia da sua empresa, você deve estar se perguntando: onde eu consigo um presente como este?

A resposta esteve aqui o tempo todo: a uCoffee é um e-commerce de cafés especiais especializado na personalização de cafés para presentes corporativos e private label.

Nossos especialistas vão guiá-lo com propostas que se encaixam perfeitamente às estratégias da sua empresa e ajudá-lo a chegar ao brinde ideal para sua base de clientes. 

Conheça as melhores alternativas para seu brinde de fim de ano com os cafés especiais da u.Coffee e ofereça um café com a cara da sua empresa!

Conclusão

Esperamos que, com este guia, você tenha compreendido mais sobre brindes personalizados e sobre a importância deles para a imagem de sua empresa. 

A uCoffee deseja a todos um excelente final de ano e os melhores presentes para os seus clientes!

Este material está disponível em formato e-book. Faça o download do nosso Guia de Brindes de Final de Ano aqui!

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