Torrefação Doméstica
Café Especial,  Iniciante

A ascensão da torrefação doméstica: você pode torrar seu café em casa

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Os consumidores da atualidade demonstram um interesse cada vez maior pelo resultado final do seu café. E mais: buscam entender de que forma os processos pelos quais os grãos passam afetam a qualidade da bebida.

E entre tais processos, a torrefação vem ganhando destaque à medida que alguns apreciadores do café estão se interessando pelo processo de torra dos grãos, ao invés de comprá-los já preparados para o consumo.

Então hoje, falaremos, nesse artigo, sobre a nova prática: torrar café em casa.

Torrefação Doméstica

A torrefação doméstica é realizada sem fins lucrativos por entusiastas do café. Além de proporcionar uma sensação de satisfação pessoal, contribui para uma apreciação mais profunda dos cafés especiais, já que com a repetição do processo, o apreciador tem uma maior compreensão sobre como os níveis de torra e as diferentes variedades respondem à torrefação.

É importante salientar que a torrefação doméstica se difere da microtorrefação, já que a última envolve a compra de pequenos lotes de grãos verdes diretamente de importadores ou comerciantes.

O hábito de torrar café em casa

A prática de torrar café em casa começou em 1400, na África e no Oriente Médio, não muito tempo depois da descoberta do café. Naquele tempo, os grãos eram colocados em uma assadeira perfurada sobre uma fonte de calor e agitados com uma colher para garantir uma torrefação homogênea, o que demandava muito tempo e atenção dos responsáveis pela torra.

Como esperado, essa prática apresentava resultados inconsistentes, e então foi substituída pela torrefação cilíndrica no século XVII. Nesse modelo, os grãos eram inseridos em um cilindro, colocados sobre uma fonte de calor e agitados para obter uma torra homogênea.

Com a chegada do século XIX, e a industrialização, os torrefadores comerciais assumiram o controle.

Por que torrar café em casa

O primeiro ponto a se destacar é o fato de que hoje é muito mais fácil adquirir equipamentos de torrefação doméstica acessíveis. Além disso, existem várias marcas no mercado de sistemas de torrefação doméstica que oferecem aos clientes um amplo conhecimento sobre o assunto e recursos online para consulta. E, nesse contexto, há uma gama de informações sobre torrefação disponíveis online para os interessados.

Por que não torrar café em casa

A falta de conhecimento sobre o processo de torrefação pode resultar em consequências nada agradáveis. Uma delas é que a torra feita sem treinamento pode fazer com que os grãos verdes não desenvolvam seu potencial de sabor ou se queimem. Outra consequência é uma falha no processo de desgaseificar o café o suficiente, o que evita que o pó do café seja totalmente extraído na distribuição.

Tendo tais pontos em mente, é importante salientar o processo de torrefação doméstica é possível, desde que o apreciador tenha tempo para estudar e entender o processo, e também equipamento para alcançar os resultados desejados.

Conclusão

A torrefação doméstica tem ganhado destaque e pode se tornar uma maneira prática para apreciadores da bebida obterem mais conhecimento sobre o café. Nesse sentido, o desenvolvimento de torrefadores acessíveis e de fácil manuseio é fundamental para que a torrefação em casa se torne cada vez mais presente na vida dos coffeelovers. E o resultado disso será a apreciação mais profunda do café. Quer coisa melhor?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *