Gestão de Cafeterias
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Gestão de Cafeterias: princípios e dicas para um bom trabalho

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Um negócio de sucesso precisa de mais do que apenas paixão para funcionar. Vários cuidados devem ser tomados para que a empresa seja capaz de alcançar o objetivo que todas têm em comum: gerar vendas e obter lucros. 

Um desses cuidados, talvez o mais importante, é conhecer e saber realizar uma gestão de negócios eficiente. 

Quando falamos do segmento de cafeterias, a administração é um ponto crucial para um bom desenvolvimento da empresa. Afinal, gerir uma cafeteria requer alguns cuidados específicos.

E, para te ajudar na gestão da sua cafeteria, reunimos algumas dicas para otimizar o seu trabalho e o seu negócio. Vamos lá?

Princípios para uma boa gestão

Pensar na gestão de um negócio é, primeiro, buscar compreender, ao máximo, todas as particularidades inerentes a ele. Se sua empresa é uma cafeteria, não será interessante tratar de assuntos como fornecedores, funcionários e produtos como se estivesse lidando com um supermercado, por exemplo. Cada negócio tem suas especificidades.

Mesmo assim, algumas noções gerais de administração podem ser de grande ajuda na gestão do seu negócio.

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1) Escolha um bom lugar

Caso você ainda pretenda abrir seu empreendimento, tente buscar por um local estratégico, onde você conheça o perfil do público que visitará sua loja. Assim, você será capaz de se preparar para oferecer aquilo que seus clientes esperam. 

2) Invista em equipamentos profissionais e em produtos de qualidade

Para conquistar seus clientes e fazer com que eles retornem no futuro, é indispensável que sua cafeteria seja capaz de oferecer produtos apresentáveis e de qualidade. Os equipamentos devem ser capazes de trazer à tona o melhor dos cafés (que devem ser, é claro, de alta qualidade). 

O cardápio também deve ser bem pensado, já que os acompanhamentos têm grande importância na construção de uma identidade para a cafeteria.

Alguns materiais de importância para cafeterias são máquinas de espresso, moedores, balança, lava-louças, liquidificador industrial e chocolateira, entre outros itens alimentícios. 

3) Planeje bem seu orçamento

Ter um orçamento bem planejado pode evitar prejuízos e outras dificuldades relacionadas à gestão de recursos e ao fluxo de caixa. É essencial classificar suas despesas e estar atento ao capital de giro.

4) Faça ações de marketing

Nada melhor para fazer da sua cafeteria conhecida do que construir uma boa estratégia de marketing. A partir dela, você será capaz de mostrar aos possíveis clientes as razões para escolher sua loja no lugar da dos concorrentes.

5) Compreenda seus clientes

Como gestor de uma cafeteria, é essencial que você entenda qual é o impacto da sua loja para seus clientes. Uma cafeteria, ao mesmo tempo em que apresenta grande rotatividade de clientes durante o dia, deve dar também uma grande importância à satisfação de seu consumidor, oferecendo uma experiência inesquecível. Equilibrar as duas coisas é essencial para o sucesso.

6) Ofereça um atendimento exemplar

Seu cliente deve estar sempre em primeiro lugar, e sua equipe deve estar preparada para garantir que todos eles tenham uma boa experiência no estabelecimento. Por isso, garanta que seus colaboradores tenham um treinamento adequado. Assim, eles serão capazes de se comunicar da melhor forma possível e de garantir que seus clientes se sintam ouvidos.

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Como otimizar sua gestão de cafeteria

Com os pontos acima já em mente, outros pontos podem, e devem, ser pensados para melhorar ainda mais a gestão da sua empresa.

Em primeiro lugar, tenha seus colaboradores muito bem preparados. Isso vai além do atendimento! Você precisa que seus funcionários sejam capacitados para atuar de acordo com a função que desempenham na sua cafeteria. 

Embora seja comum que uma cafeteria não tenha muitos funcionários, podemos imaginar ao menos um garçom, alguém no caixa, alguém preparando bebidas e, muito provavelmente, mais de uma pessoa na cozinha para cuidar de outros preparos (como de lanches, doces e sucos).

O segundo ponto é investir em parcerias saudáveis e de confiança com os seus fornecedores. Esse é um cuidado importante a se tomar, já que, com isso, você garante material de qualidade no prazo necessário, além de um bom custo-benefício. Uma forma de fazer isso é adquirindo produtos com a sua marca!

O controle de estoque se faz muito importante aqui: você precisa saber o que tem para prever quando e quanto precisará comprar, evitando assim o acúmulo de estoque e possíveis perdas.

Em terceiro lugar, pesquise, conheça sua concorrência e seja capaz de oferecer o melhor custo-benefício pelos seus produtos. O cálculo de vendas deve ser bastante cuidadoso para garantir que você consiga gerar lucros. 

Abaixar muito os preços na sua loja não é uma boa alternativa e deixá-los muito acima do preço dos demais pode (e provavelmente vai) espantar clientes. Mantenha seu preço na média e conquiste seus clientes pela qualidade dos produtos e do atendimento.

Por último, analise sempre todos os seus dados: custos, produtos mais vendidos, horários mais movimentados… Assim, você será capaz de propor mudanças necessárias sem causar algum prejuízo e sem perder a confiança de seus clientes mais fiéis.

 

Com essas dicas, você será capaz de tornar sua cafeteria ainda melhor!

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