Corpo do Café
Barista,  Café Especial,  Intermediário

Saiba o que é o corpo do café e como identificar um café encorpado

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Quais são as qualidades que caracterizam um bom café?

É claro que a escolha da bebida ideal depende do gosto pessoal de cada apreciador.

No entanto, seis características específicas são avaliadas nas provas de xícara e testes profissionais (ou cupping): aroma, sabor, acidez, doçura, corpo e retrogosto (ou acabamento). Mas você sabe o que define o corpo de um café?

Característica física e sensorial, o corpo é o conjunto de sensações táteis que o café provoca na boca quando o líquido entra em contato com as papilas gustativas. Na língua, a bebida será percebida em diferentes níveis de potência, consistência, mais ou menos “peso”.

Parece complicado? 

Aqui, explicamos tim-tim por tim-tim o significado do corpo de um café. Explicamos o porquê de o café encorpado ser o mais valorizado do mercado e de que forma o consumidor de cafés premium pode identificar a característica que interfere diretamente na qualidade e no perfil da degustação.

Preparado para conhecer uma das etapas mais decisivas em provas de avaliação de um café? Vamos lá!

Como o corpo de um café é desenvolvido?

O corpo de um café diz respeito aos sólidos dissolvidos na fermentação e que resultam na forma como o café será percebido na boca, como já abordamos no início do artigo. Ou seja, as sensações que o líquido provoca no contato com o paladar.

Tal definição está diretamente relacionada a alguns fatores:

  • o varietal 100% arábica escolhido para a degustação;
  • a localização geográfica e o terroir da região de plantio;
  • a altitude da lavoura;
  • os processos envolvidos na cadeia produtiva (colheita, seleção dos grãos, tipo de secagem);
  • a torra dos grãos (uma das etapas que mais influenciam no corpo do café);
  • e, por fim, o método de preparo escolhido para a bebida.

Aqui, vale registrar a primeira dica: de acordo com especialistas, quanto mais alta é a área de cultivo de um café 100% arábica, mais “cheio” ou rico será o corpo de um café!

Isso acontece porque o corpo de um café é resultado da maior ou menor presença de compostos químicos que compõem os grãos. E, como sabemos, as lavouras de altitude são as que produzem grãos de melhor qualidade, com sabor e características sensoriais marcantes.

Na xícara, parte dos óleos, ácidos, proteínas e demais elementos que compõem os grãos e foram dissolvidos na fermentação são preservadas, e definem um café mais encorpado.

    

A análise sensorial do corpo de um café

Em relação à descrição no paladar, o corpo de um café pode ser leve (também chamado de fino), médio ou pesado.

Mas quais elementos definem o tipo de corpo? A seguir, listamos os principais:

Viscosidade

Diz respeito à consistência da bebida, que vai desde a qualidade aquosa até a extremamente densa e encorpada, amanteigada, conhecida como xarope.

O corpo é uma medida da viscosidade (espessura) do café, que contribui para uma sensação de riqueza da experiência tátil de degustação. Também é importante saber que são os cafés mais encorpados os que retêm mais sabor ao serem diluídos.

Um café de corpo rico, pesado ou inteiro é o que apresenta textura marcante, um atributo valorizado nas provas de degustação e que diz respeito à presença de gordura, proteína e fibras na bebida.

Aquosidade

Também diz respeito à consistência da bebida. Na experiência de degustação, é um café mais leve, com pouco resíduo, peso ou textura.

É importante notar que cafés cultivados em baixas altitudes e em solos pobres geralmente resultam em um café de corpo magro.

Porém, há quem prefira diluir um café encorpado com água justamente para deixar o corpo da bebida mais leve.

Equilíbrio

Um café de corpo médio é o resultado de um meio termo entre as consistências de aquosidade e viscosidade: com menos sólidos dissolvidos na xícara que o café encorpado e mais que o café magro (ou de corpo leve).

[obi_random_banners align=”center”]

Como avaliar o corpo de um café

De acordo com a análise sensorial, o corpo de um café pode ser considerado:

Claro ou leve

Na degustação, a sensação é próxima a da água já que a bebida não conta com presença de muitos sólidos dissolvidos e nem de viscosidade pronunciada. Também é chamado de café magro.

Médio

É o corpo que fica entre o leve e o pesado, já que a presença de compostos naturais do café pode ser reforçada com um método de preparo mais demorado e sem filtro de papel ou suavizada em métodos de fermentação mais rápidos ou com o uso de filtros para reter parte dos sólidos, como a Aeropress ou a Chemex. Na degustação, é equilibrado.

Pesado ou cheio

Resulta em uma experiência de degustação mais potente, pois conta com a presença marcante de sólidos dissolvidos como óleos e demais componentes naturais dos grãos. Na língua, o café encorpado tem peso pronunciado, viscosidade e sensação amanteigada.

   

Preparação de um café encorpado

Agora que já abordamos as características que descrevem o corpo de um café,  é importante saber que a produção de um café encorpado também depende do método de preparo escolhido.

Aqui, um passo importante é saber que métodos que não utilizam filtros são os mais utilizados para um café de corpo mais cheio. Isso porque, como vimos, o corpo diz respeito à presença de sólidos e micro partículas dissolvidas na água, e os filtros tendem a reter parte desses sólidos.

Assim, métodos como o espresso, Moka, French Press ou os que utilizam filtros de aço são os mais indicados para preparar um café encorpado. Já os métodos de infusão que usam filtros de papel ou extraem o café rapidamente resultam em cafés de corpo mais leve.

Por que a avaliação de corpo está relacionada à qualidade do café?

Como vimos ao longo do post, o corpo de um café é uma das características usadas em avaliações de qualidade de um caféA preferência por um café mais ou menos encorpado vai do gosto de cada um.

No entanto, numa degustação, o tipo de varietal, de torra e o método de preparo escolhido são fatores-chave para a avaliação de um café. Isso por que apenas varietais 100% arábica resultam em um café de qualidade superior, em que o consumidor terá a certeza de que o produto foi cuidadosamente produzido, desde o plantio até chegar à xícara.

Para saber mais sobre os cafés premium disponíveis no mercado, leia nosso artigo sobre como escolher um café especial

Aproveite para fazer testes de avaliação do corpo de um café entre amigos e conte sua experiência para nós! 

Até a próxima.

2 Comentários

  • Flávio Araújo

    Sou um pequeno produtor de café na cidade de Viçosa MG e achei muito interessante a matéria sobre café encorpado, pois vendo meu café torrado também, porém me surpreendi com um lote do meu café que sempre foi muito encorpado e surpreendentemente ficou muito leve. Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *