Café Gelado: 5 receitas
Barista,  Café Especial

Café Gelado: 5 receitas para refrescar seus dias quentes

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Este é especial para quem é viciado em café e sofre para beber uma xícara ardente nos dias mais quentes. O café gelado entra em cena como o seu melhor amigo para os dias de calor: rápido, prático e delicioso!

Também conhecida como Iced Coffee, a bebida conquistou adeptos no mundo inteiro e hoje é indispensável para o verão. Por isso, hoje vamos contar um pouco sobre a bebida gelada e, ainda, ensinar algumas receitas para que você possa se refrescar com essa deliciosa dose de energia líquida.

Vamos lá? 

O que exatamente é o Café Gelado?

O café gelado é caracterizado, principalmente, pelo resfriamento da bebida quente. Esse resfriamento pode ocorrer de formas variadas, cada uma delas dando diferentes sabores e sensações à bebida. 

Alguns exemplos de resfriamento são: natural (quando o café é preparado e servido, sendo consumido apenas quando chega à temperatura ambiente); por banho maria com água gelada; na geladeira; ou, é claro, com coisas geladas como gelo ou sorvete. 

Assim como existem variadas formas de resfriamento, há também incontáveis receitas para o preparo do café gelado. Uma das mais simples é feita a partir da adição de gelo de café – ou seja, café congelado em cubos – a uma dose de café já em temperatura ambiente. 

Outras formas de preparo sugerem o uso de gelo normal ou, ainda, que a extração comum (com água quente) seja feita sobre cubos de gelo.

O uso de sorvetes, frutas cítricas como limão e laranja e caldas doces como caramelo, mel e chocolate também é bastante comum. Essência de baunilha e chocolate em pó, junto a outros ingredientes como chantilly, leite, canela e hortelã, também podem ser acrescentados para tornar a degustação ainda mais interessante.

Qual é a origem do Café Gelado?

Acredita-se que o consumo de café gelado seja bastante antigo; no passado, soldados europeus carregavam e consumiam um preparo de café concentrado para as batalhas sem que pudessem esquentar a bebida. Acabaram, então, por se acostumar com o consumo da bebida fria, levando o hábito adquirido de volta para casa após as guerras. Com isso, tomar café gelado acabou se popularizando pela Europa. 

Hoje em dia, a bebida é consumida no mundo todo, fazendo sucesso especialmente nos Estados Unidos e no Japão. Neste último, inclusive, o mercado de Iced Coffee supera o de refrigerantes; o Georgia Vintage, café gelado da Coca-Cola produzido com café arábica brasileiro, dá mais lucro para a empresa do que o famoso refrigerante de mesmo nome!

Essa “novidade”, que de nova não tem nada, vem conquistando também os amantes de café aqui do Brasil. Afinal, convenhamos: o clima combina muito bem!

Café Gelado x Cold Brew

Diferentemente do Café Gelado, o Cold Brew passa por um longo processo (entre 12h e 24h) de infusão e é extraído a frio. O processo de fermentação causado pelo tempo de contato com a água faz com que alguns compostos do café sejam dissolvidos, resultando em uma bebida mais suave, menos ácida e muito, mas muito refrescante! 

Se quiser conhecer um pouco mais, confira nosso artigo sobre o Cold Brew; lá, nós explicamos tudo sobre a ciência por trás essa bebida e, ainda, damos algumas receitas de como você pode prepará-la em casa! 

Receitas para preparar um Café Gelado em casa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o café gelado, que tal aprender algumas receitas para se deliciar nos dias de calor? Nós separamos 5 bem fáceis de fazer em casa! 

[obi_random_banners align=”center”]

Café Gelado Básico

Ingredientes:

– 1 xícara de café coado

– cubos de gelo (normal ou de café)

– açúcar a gosto

Modo de preparo: Para preparar um café gelado básico, o processo é bastante simples: basta pegar uma xícara de café preparada normalmente e, depois que ela estiver em temperatura ambiente, acrescentar o gelo. Se preferir, é possível resfriar o café com um banho maria de água gelada. 

Café Gelado com Chocolate

Ingredientes:

– ½ xícara de café coado

– ½ xícara de leite gelado

– 1 colher (sopa) de açúcar

– 1 colher (sopa) de chocolate em pó

– 2 colheres (sopa) de chocolate derretido (ao leite ou meio amargo)

– Chantilly para decorar

Modo de preparo: Em forminhas de gelo, congele por 4h o café preparado. Quando estiverem bem congelados, bata os cubos de gelo com o leite, o açúcar, o chocolate em pó e, com bastante cuidado, o chocolate derretido. Bata até que a bebida fique bem cremosa e sirva em uma taça. Decore com chantilly.

Café Gelado com suco de laranja

Ingredientes:

– ½ xícara de suco de laranja preparado na hora

– cubos de gelo de café sem açúcar

– açúcar a gosto

Modo de preparo: Bata parte dos cubos de gelo no liquidificador e, em seguida, acrescente o suco de laranja e o açúcar, caso ache necessário. Bata novamente e, num copo com o restante do gelo, sirva a bebida. Consuma imediatamente.

Milkshake de café

Ingredientes:

– 1 xícara de leite

– 1 xícara de café espresso ou coado

– 3 a 4 bolas de sorvete de creme

– Calda de chocolate ou caramelo a gosto

– Chantilly a gosto

Modo de preparo: Num liquidificador, adicione o café, o leite, o sorvete e um pouco de calda. Em seguida, em uma taça ou copo alto, coloque a calda dos lados e no fundo e sirva a bebida. Se quiser, acrescente o chantilly por cima! 

Café Gelado Vegano

Ingredientes:

– 500ml de leite vegetal gelado

– 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

– 2 colheres de café solúvel

– açúcar (tradicional ou mascavo) a gosto

– 1 colher (chá) de essência de sua preferência

– 50g de chocolate em barra 75% cacau (sem leite)

Modo de preparo: Bata o leite, o café solúvel, o chocolate em pó, a essência e o açúcar. Bata por cerca de 2 minutos, acrescente o chocolate em barra e bata mais um pouco. Sirva em seguida.

Prepare seu Café Gelado com o melhor do café especial!

Qual das receitas foi a sua preferida? Vale a pena provar todas elas!

Além disso, que tal conhecer outros tipos de bebida? Aqui no blog, nós já ensinamos a como você pode fazer em casa bebidas fantásticas e bastante conhecidas, como cappuccino, mocaccino e café macchiato. Aprenda todas elas e impressione na hora de servir o cafezinho!

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *