Sazonalidade
Café Especial,  Private Label,  Varejo

Sazonalidade e café: como eles interferem no seu negócio

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Se você trabalha com vendas, existem alguns cuidados a serem tomados. Afinal, não são poucos os fatores que influenciam positiva ou negativamente no crescimento e no lucro do seu negócio.

A sazonalidade é um deles. Por isso, preparamos um post especial para explicar o que ela é e como esse fator é importante no momento da sua estratégia de vendas.

Além disso, também vamos falar sobre um produto que pode ser o trunfo para que suas vendas não sejam prejudicadas pela sazonalidade. Vamos lá?

Primeiramente… o que é sazonalidade?

Já falamos muito dessa palavra nos últimos parágrafos, mas ainda não explicamos ao que ela se refere. Basicamente, sazonalidade é um termo utilizado nos negócios para se referir às flutuações periódicas das demandas do mercado e do público quanto a serviços e produtos. 

Muitos fatores interferem diretamente na sazonalidade, o que pode influenciar suas vendas positiva ou negativamente; condições climáticas, datas comemorativas, eventos periódicos (como a Copa do Mundo) e até mesmo crises naturais são exemplos do que pode gerar essas oscilações no mercado.

Como a sazonalidade se manifesta?

Existem diferentes tipos de sazonalidade, em especial quando falamos sobre a natureza de um negócio comercial. Nesse caso, considera-se o volume de vendas ou contratações em determinados períodos:

Diária: se refere a um grande fluxo de vendas em momentos específicos do dia, como restaurantes nos horários de refeições.

Semanal: tal sazonalidade é vista quando determinados dias da semana têm mais movimento, como é o caso de boates no final de semana, por exemplo.

Mensal: Seguindo um padrão comum no comércio, o início do mês representa aumento de vendas, já que nesse período a maioria das pessoas recebe seu salário.

Anual: é a sazonalidade que aumenta a procura por serviços ou produtos específicos e influencia em picos de vendas em meses específicos, como as festas de final do ano para empresas que fornecem presentes corporativos.

Entretanto, esta sazonalidade não é a única que interfere nos negócios. Nos varejos alimentícios, por exemplo, compreender a sazonalidade dos alimentos é crucial para não tomar prejuízos. Mas apenas compreender não é o bastante: é necessário ter uma boa estratégia para ser capaz de usar a sazonalidade a seu favor – falaremos sobre isso agora!

Como lidar com a sazonalidade?

A resposta é simples: planejamento. Tendo o calendário anual em mãos, é possível se programar para ter o produto certo na data certa. Fazer uma projeção de vendas pode salvar a sua empresa de surpresas desagradáveis e ainda fazer com que você lucre! 

Registre sempre os lucros e vendas de sua empresa e mantenha esses dados atualizados, considerando as tendências do mercado! É essencial prever as oscilações de consumo e de vendas, descobrindo exatamente quando ocorrerá a sazonalidade de seu produto para, assim, ser capaz de providenciar recursos e estrutura necessários para atender ao aumento de demanda e evitar a perda de lucros importantes. 

Além disso, será possível traçar estratégias para lidar com períodos de “baixa temporada”, evitando prejuízos. No ano seguinte, você será capaz de fazer uma previsão mais próxima do real para ser capaz de utilizar a sazonalidade a seu favor.

O que fazer para a sazonalidade não prejudicar o seu negócio?

Como já falamos, o planejamento é um ponto determinante para lidar com sazonalidades negativas; afinal, sabendo que em determinado período suas vendas serão baixas ou algum produto não estará disponível, é possível calcular a melhor forma de agir. 

Fique atento para precificar seus produtos e serviços de acordo com o período. Assim, você será capaz de criar promoções que atraiam seu público sem que as vendas acabem se tornando um prejuízo para a empresa.

Tais promoções, associadas a uma boa estratégia de marketing, são uma arma contra a sazonalidade negativa, já que podem garantir a visibilidade da sua empresa em períodos de baixa procura. 

Outra possibilidade (que também deve ser acompanhada de perto pelo marketing) é o desenvolvimento de produtos e serviços complementares para continuar atendendo aos clientes de uma forma diferente!

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E… Como usar a sazonalidade ao seu favor?

P L A N E J A M E N T O! Quando você conhece bem o ramo de sua empresa e é capaz de prever as sazonalidades e o comportamento do consumidor, você consegue também planejar os produtos e serviços que terão um bom desempenho e se preparar para oferecê-los.

Se sobressair em momentos de sazonalidade positiva envolve previsão de demanda e parcerias com fornecedores. A primeira permite que você saiba quanto precisará de mão de obra e matéria prima para atender ao aumento de demanda; a segunda entra com a garantia da reposição de estoque! Para evitar que seu cliente se decepcione e busque pelo seu concorrente, é essencial garantir que não faltem produtos.

Uma dica: invista numa equipe de atendimento qualificada, ágil e atenciosa; isso pode ser seu diferencial para conquistar a satisfação e a fidelidade dos seus clientes. E não adianta jogar a culpa no fornecedor! Se planeje bem para evitar deixar seus clientes na mão.

O café especial como trunfo contra a sazonalidade

Tudo bem, mas como o café entra nisso tudo?

Primeiramente, o café é um produto de consumo cultural; seja no frio ou no calor, grande parte da população brasileira não começa o dia sem uma boa xícara de café. Isso significa que a sazonalidade climática não afeta negativamente o café, pelo contrário! Quanto mais frio, mais café e bebidas à base de café são consumidas, o que significa um aumento interessante nas vendas.

Como a maior parte dos produtos alimentícios, o café não escapa da sazonalidade. Então, como ele seria um trunfo? 

Funciona assim: o ciclo de produção do café dura praticamente o ano todo, com a colheita ocorrendo de abril a setembro com uma intensidade maior nos meses de julho e agosto. Isso permite que os fornecedores entreguem sacas de café verde para a torrefação durante um longo período e que, por sua vez, o café torrado em grãos ou moído chegue aos varejistas e ao cliente final o ano todo. Assim, é possível ter sempre um café delicioso nas prateleiras!

Apesar disso, quando falamos de café especial, é importante ter em mente que cada safra pode apresentar diferentes características entre si e que, quando a produção acaba, dificilmente aquele mesmo café será encontrado no mercado. Mas outra safra já estará no lugar!

Além disso, existem também os microlotes, lotes super especiais de cafés cuja produção é muito pequena e cada pacote é exclusivo.

É a partir desses dois casos que o café pode se tornar um produto sazonal, que conquista os clientes pela qualidade superior, pela exclusividade e pelo estoque reduzido.

E que tal oferecer um café com a sua marca?

Agora você já sabe que o café pode ter a exclusividade de um produto sazonal e a certeza de um produto constante nas prateleiras. No varejo, em especial de padarias, supermercados e mercearias, o café é um produto que não pode faltar – público garantido!

Pensando na certeza de vendas constantes, o que você acharia de ter no seu negócio um café com a sua marca? Com o serviço de private label da u.Coffee, você pode oferecer aos seus clientes um café de qualidade com a cara da sua empresa. Comece a fazer parte do dia a dia de quem consome seus produtos!

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