Frappé: conheça a bebida e aprenda receitas para fazer em casa
Café Especial,  Cafeteria

Frappé: conheça a bebida e aprenda receitas para fazer em casa

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você já ouviu falar no frappé?

Inventada no calor da Grécia, a bebida gelada faz sucesso nos dias quentes do mundo todo. Mas, embora seja um tipo de café gelado, o frappé é diferente do Iced Coffee, outra bebida que ensinamos aqui!

Hoje, falaremos um pouco de como o frappé surgiu e das diferenças entre ele e o famoso Frappuccino, da Starbucks. Finalmente, passaremos algumas receitas para você reproduzir e se refrescar em casa.

Vamos lá?

O que é Frappé?

Frappé (ou frapê) é uma bebida feita com café solúvel e cubos de gelo e espumada com shaker ou mixer. 

É bastante popular na Grécia, seu país de origem, e no Chipre. Países como Ucrânia, Macedônia, Romênia, Turquia, Bulgária, Indonésia e Tailândia também se destacam como grandes consumidores da bebida. Também não é difícil encontrar cafeterias que oferecem essa delícia aqui no Brasil!

Sua receita original é simples e bastante popular nos dias de verão. Mesmo assim, não são incomuns as cafeterias que inovam com seus próprios tipos de frappé; esta é uma bebida que foi reinventada incontáveis vezes no mundo todo. 

Qual é a origem dele?

Apesar do nome francês (“batido” e, no contexto, “gelado”), o frappé tem suas origens na Grécia.

Rumores apontam receita surgiu no meio do século XX, ano de 1957, em Tessalônica. O responsável pela criação foi um representante da Nestlé que, na falta de água quente, optou pelo contrário.: numa coqueteleira, misturou café solúvel, água e cubos de gelo.

O resultado foi uma bebida gelada deliciosa e com espuma cremosa que conquistou adeptos por todo o país. 

É difícil encontrar cafeterias gregas sem sua própria versão do frappé, que também ganhou novas características em outros lugares. Enquanto alguns países dispensam o café em bebidas do mesmo nome, na Irlanda o preparo usa sorvetes ou essências e café moído na hora. 

Frappé X Frappuccino

Agora que sabemos o que é frappé, vamos falar um pouco sobre seu parente de nome parecido: o frappuccino. Como vemos no nome, sim, Frappuccino tem relação com o cappuccino, uma das mais famosas bebidas à base de café

Na verdade, Frappuccino é uma bebida registrada pela Starbucks. Isso significa que apenas as lojas da rede podem oferecer a bebida, tanto no nome quanto na receita! Ela consiste, basicamente, na mistura do frappé com o cappuccino com chantilly por cima.

O resultado é uma bebida doce e refrescante, que é oferecida em diferentes sabores: chocolate, caramelo, doce de leite… uma delícia!

Não vá confundir os dois, hein?

Receitas de Frappé caseiro

Já que agora você sabe mais sobre a história do frappé, que tal aprender algumas receitas super fáceis para fazer em casa? Nós separamos algumas:

Frappé tradicional

Ingredientes:

– ½ xícara de leite

– 200 ml de água filtrada

– 1 colher cheia de chá de café solúvel ou 1 dose de café filtrado frio

– 1 colher rasa de açúcar

– Gelo a gosto

Modo de preparo: Em um copo alto, misture o café, o açúcar e um pouco de água (cerca de 1 cm). Com a ajuda de um mixer, bata tudo até formar uma espuma cremosa. Caso você não tenha um mixer, use uma coqueteleira ou uma garrafa de metal e chacoalhe por 30 segundos. Preencha o restante do espaço com o restante dos ingredientes e consuma antes do gelo derreter.

[obi_random_banners align=”center”]

Frappé de leite condensado

Ingredientes:

– 1 colher de sopa de café solúvel

– ½ lata de leite condensado

– ¼ xícara de água

– ½ lata de leite condensado

– 2 bolas de sorvete de creme

– Cubos de gelo (meia forma)

– Chantilly

Modo de preparo: Em um liquidificador, misture o leite condensado com a água, o café e o gelo. Coloque o sorvete em um copo alto e sirva a mistura sobre ele. Com o chantilly, decore e consuma imediatamente.

Frappé de baunilha com Nutella

Ingredientes:

– 2 bolas de sorvete de baunilha

– 3 colheres de sopa de Nutella

– ½ xícara de café forte filtrado

– Cobertura de chocolate a gosto

Modo de preparo: Misture o sorvete, a Nutella e o café num liquidificador até a massa ficar homogênea. Coloque a calda nas laterais de um copo alto, caprichando no fundo. Por fim, vire a mistura no copo. Consumo imediato.

BÔNUS: Receita de Frappuccino caseiro

Ingredientes: 

– 250 ml de café sem açúcar

– 250ml de leite de vaca ou de amêndoas

– 1 colher de sopa de chocolate em pó*

– 1 colher de sopa de açúcar

– 2 colheres de sopa de cobertura de chocolate**

– 200g de chantilly

* Caso vá utilizar achocolatado em pó, diminua o açúcar.

** Para fazer a cobertura, separe uma barra de chocolate ao leite de 90g e ⅔ de xícara de manteiga sem sal. Derreta por 1 minuto no microondas e misture até ficar homogêneo.

Modo de preparo: Congele o café em forminhas de gelo. Quando o café estiver bem congelado, bata ele no liquidificador com leite, açúcar e chocolate em pó. Quando a bebida estiver bem misturada, adicione a cobertura e pulse o liquidificador três vezes. Sirva a bebida em um copo alto, complete com chantilly e decore com chocolate em pó. Experimente tomar de canudinho!

Use café especial para deixar seu Frappé ainda melhor!

E aí, de qual receita você gostou mais? Deu água na boca! E não há nada como uma bebida gostosa preparada com café especial.

O que você acha de aproveitar e conhecer novos preparos da sua bebida favorita? Além do café gelado, nós já ensinamos como fazer em casa bebidas como cappuccino, mocaccino e café macchiato. Impressione a todos com essas receitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *