floresta de cafeína
Curiosidades

Como o resíduo do café pode ajudar o meio-ambiente

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Já imaginou se, além de todos os benefícios que o café proporciona para a nossa saúde, ele também ajudasse na saúde do meio ambiente? Pois bem, é disso que falaremos nesse artigo. Voltando à comparação com o funcionamento do nosso corpo, pode-se dizer que, “assim como nós, as florestas se movem mais rápido com um pouco de café em seu sistema”.

Isso porque pesquisadores descobriram o poder que resíduos do processo de fabricação do café tem sobre florestas destruídas. Mais especificamente, o poder desses resíduos de reviverem florestas destruídas. Incrível, não?

O experimento com a polpa do café

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade do Havaí, em um terreno em que a terra havia sido explorada durante anos, para o cultivo de café ou para a criação de gado.

Para o experimento, um pedaço de grama foi coberto com os resíduos da fabricação do café, deixando o restante intocado. Após dois anos, a parte que recebeu o estímulo do café apresentou uma melhora vertiginosa, apresentando copas de árvores jovens em 80% da sua superfície, contra apenas 20% na parcela que não foi tratada. Além disso, os resíduos do café foram responsáveis por árvores quatro vezes mais altas e por amostras de solo ricas em nutrientes e sem gramíneas invasoras.

O uso do resíduo da fabricação do café na recuperação de florestas destruídas

O uso dos resíduos provenientes da fabricação do café se transformou em uma maneira sustentável de descarte dos resíduos, além de devolver a vida às florestas destruídas no curto intervalo de tempo de dois anos. Trazendo a floresta tropical como comparação, são demandados centenas de anos para que a mesma volte a crescer em caso de destruição.

Cabe ressaltar, entretanto, que serão necessárias mais pesquisas para que se possa ter uma previsão assertiva em relação aos impactos que a polpa do café pode gerar no longo prazo, bem como entender se há a possibilidade de causar uma poluição imprevista.

O que é o resíduo da fabricação do café

Você deve estar se perguntando: mas do que se trata esse resíduo do processo de fabricação do café? Pois bem, para obter os grãos do café, é necessário que os produtores removam a casca, a polpa e outros pedaços da fruta que origina o café, a chamada “cereja de café”. Nesse processo, aproximadamente metade do peso de uma safra de café se transformará em resíduo, o qual poderá dar viva às florestas destruídas e outros ambientes naturais.

Outra pergunta que você deve estar se fazendo é: como ocorre esse processo em que o café é responsável pela vida das florestas? A ideia por traz disso tudo se baseia em fazer com que todas as raízes e rizomas de gramíneas se decomponham a partir da introdução de uma pilha espessa de polpa de café. Nesse processo de decomposição, os restos das gramíneas se misturam com os nutrientes do café, criando um solo fértil, o qual atrai insetos e pássaros responsáveis por semear esse solo. Depois disso, começa o renascimento.

Ponderações sobre o uso de resíduos do café

É necessário ponderar algumas desvantagens que a solução pode trazer. A primeira delas é o mau cheiro proveniente da polpa, a qual também atrai muitas moscas e outros insetos que são pragas para os humanos. Além disso, existe a possibilidade de contaminação de bacias hidrográficas, tendo em vista a presença de nitrogênio e fósforo na polpa do café, os quais causam, por exemplo, o crescimento excessivo de algas, impactando negativamente riachos e lagos. Outro ponto a se considerar é a possível presença de vestígios de pesticidas na polpa, utilizados na produção, os quais também contribuem para a contaminação das bacias hidrográficas.

Conclusão

Os resíduos provenientes da fabricação do café se mostram muito eficazes para devolver a vida às florestas largamente destruídas. Os impactos disso no longo prazo ainda estão sendo estudados e analisados com cautela. Caso essa solução se materialize, será mais um benefício do nosso amado café, que contribuirá não só para a nossa saúde, mas também para a saúde ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *