Hario v60
Barista,  Café Especial,  Iniciante

Hario V60: saiba o que é e o passo a passo para fazer seu café

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Se você gosta de um bom café coado, vale a dica de conhecer o Hario V60; o porta-filtro, de design especial, possui características que interferem na extração e, consequentemente, na qualidade do café. O resultado é uma bebida limpa (sem resíduos de xícara) e saborosa, que ressalta notas sensoriais e aromáticas do grão.

Neste post, vamos explicar por que essas características transformam o método Hario V60 em um dos preferidos de quem gosta de um café filtrado superior. E o melhor é que você pode fazer em casa sem gastar tempo: o preparo leva apenas 4 minutos!

Sobre a Hario v60

Criado pela empresa nipônica Hario em 2005, o porta-filtros lembra o tradicional Melitta. Graças ao design, o que diferencia o V60 são três elementos estruturais:

  • As linhas espirais ou veios internos, que respondem pelo espaço entre o filtro de papel e o porta filtro;
  • O formato cônico do filtro, que direciona a água para o centro;
  • Um único buraco grande no meio do porta-filtro.

Ranhuras v60Essas ranhuras (veios) do suporte Hario fazem com que o líquido escorra de maneira uniforme em direção ao copo. Este elemento também garante a distância do líquido ao papel do filtro, o que diminui o tempo de contato do pó com a água e dá espaço para a circulação de ar. Ali, ocorre a “expansão do café” e a liberação de aromas e notas da torra.

Já o orifício de saída circular do porta-filtro impede que a água fique parada no fundo, garantindo a passagem constante do café coado. Juntos, estes elementos promovem uma extração especialmente idealizada para destacar as características dos cafés de qualidade superior. E quem ganha em sabor é o paladar.

Ele pode ser encontrado em opções de diferentes tamanhos (desde a menor, para o preparo de uma xícara, até a grande, para três xícaras ou mais). E também em materiais diferentes: plástico, porcelana, cobre e o tradicional, em vidro.

Seja qual for o escolhido, basta acompanhar o passo a passo abaixo para preparar um café filtrado especial com o Hario v60.

Como fazer café na Hario v60

Ah, antes de começar, vale a dica: o tempo de extração deve levar de 3 a 4 minutos, o suficiente para usar o Hario V60 com a precisão proposta pelos japoneses.  

  1. Escolha um café de qualidade superior;
  2. A proporção da medida é de aproximadamente 1 parte de café para 15 de água, ou 1:15. Isso quer dizer que você vai usar 20g de café para cada 300ml de água.
  3. A gramatura da moagem deve ser média para fina (na gramatura do açúcar cristal); ideal é usar grãos frescos, moídos pouco antes de iniciar o bebida;
  4. Escalde o filtro de papel -basta passar água por toda a extensão antes de acrescentar o café. Não se esqueça de descartar a água depois;
  5. Coloque o café moído no filtro e acrescente 60ml de água, molhando por igual todo o pó. Este método conhecido por desgaseificação ou blooming, que serve para soltar todas as notas do grão em contato com a água quente. Espere de 35 a 45 segundos.
  6. Delicadamente, acrescente o restante da água em movimentos circulares, em intervalos de mais ou menos 10 segundos.Espere a água baixar antes de acrescentar mais.
  7. Sirva em seguida!

 

Hario V60: dicas importantes

Por que devo usar apenas cafés especiais no Hario V60? Ora, para aproveitar 100% da qualidade oferecida pelo método, criado justamente para ressaltar características do grão como acidez e doçura. Usar um café inferior em uma Hario V60 é o mesmo que matar mosca com tiro de canhão. Pior: o método vai evidenciar a péssima qualidade do café, destacando características como amargor e excesso de torra (processo industrial muito comum em marcas comerciais para mascarar defeitos e impurezas do café).

O filtro de papel próprio também é importante, uma vez que o desenho especial, cônico, é responsável por formar um ângulo de 60° que concentra a saída do café num ponto só. Daí o nome do método: Hario V60.

v60 e Buono

Nunca jogue toda a água sobre o pó de uma vez só. Na Hario V60, a delicadeza no processo de verter a água evita a super extração da bebida, que pode deixar o café com amargor indesejável. Por isso a dica de dispor a água sobre o pó devagar e de maneira uniforme é tão importante; tanto que a Hario criou uma chaleira especial para facilitar o processo, a Buono, cujo design permite maior controle na saída de água.

O controle do tempo é uma variável importante neste método. Se a extração for rápida demais, é provável que o café esteja com a moagem muito grossa; e se demorar muito, a moagem pode estar muito fina. No próximo uso do Hario V60, procure usar um timer para precisar o tempo de preparo e teste o resultado. Se não ficar bom, repita os processos respeitando o passo a passo e as dicas desse post. Fique à vontade para contar sua experiência!

Conclusão: vale a pena investir?

Se você é fã do café coado, o investimento em equipamentos para a Hario V60 pode ser uma ótima ideia.

Além de o método sofisticado representar um upgrade na extração do café filtrado, potencializa a degustação ao valorizar características do grão de qualidade superior. Ou seja, é uma das muitas formas de inovar no consumo da bebida.

Quem não gosta de provar um café de origem 100% arábica, cultivado sob cuidados especiais e selecionado criteriosamente? O método também pode ser o gran finale para o almoço de domingo ou mesmo a surpresa dos convidados num chá da tarde!

Para conhecer mais sobre os cafés especiais e como explorar o universo dos grãos de origem certificada, acompanhe nosso blog! É sempre um prazer contar as últimas novidades do mundo coffee lover para você.

Até a próxima xícara!

8 Comentários

  • Luís Augusto Scudeller

    Ótima matéria, para quem está iniciando no mundo dos cafés especiais, como eu.
    Se não for pedir muito, poderia enviar-me também material sobre prensa francesa, cafeteira italiana e métodos de moagem, manual ou elétrico, vantagens e desvantagens.
    Desde já agradeço!
    Um bom dia!

    • Paulo Pacheco

      Bom dia Luís,
      Obrigado pelo comentário. É sempre um prazer receber leitores que gostam da nossa bebida predileta! No nosso blog.ucoffee.com.br tem vários artigos sobre métodos de preparo e cafeteiras. Está super fácil de achar e em cada post você encontra links para temas associados. Lançamos um artigo por semana (pelo menos!) veja lá. abs.

  • Edemilson

    Parabéns a matéria bem explicativa, apenas uma dúvida: Após por o pó no filtro e acrescentar os 60ml de água o café que foi filtrado eu desprezo ou deixo na chaleira para adicionar com o restante do café?

    • Paulo Pacheco

      Pode tomar normalmente! inclusive vale a experiência de notar a diferença do primeiro terço da extração, comparando com a metade seguinte e depois com a parte final. Você sentirá a diferença de doçura, fruta e acidez.

  • Camila Rodrigues

    Oi, estamos em fase de testes por aqui, testando alguns métodos. Notei que o café passado na Hario fica bem frio comparado com os demais. É assim mesmo ou estamos fazendo algo errado? Obrigada desde ja, excelente artigo.

    • Leticia Portugal

      Olá, Camila, tudo bem?

      Vocês estão escaldando o filtro e os equipamentos (jarro e xícara)? O choque térmico entre o café quente e as superfícies frias podem acelerar o este resfriamento. Vamos tentar descobrir juntas!

      Um abraço, Letícia Portugal.

        • Isabela Santos

          Olá!

          A proporção se refere ao café moído. Lembrando que a moagem deve ser média para fina e o ideal é usar grãos frescos, moídos pouco antes de iniciar o bebida.

          Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *