Região cafeeira das Matas de Minas
Café Especial,  Fazendas

Jornada do Café: você conhece a região das Matas de Minas?

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você está na Jornada do Café. Próxima parada: Matas de Minas.

Se você se esqueceu das últimas paradas ou é novo por aqui, não se esqueça de dar uma passadinha para conhecer as regiões cafeeiras da Mantiqueira de Minas e do Campo das Vertentes

Nosso objetivo é mostrar para você as origens e os processos que envolvem cada pacotinho de café especial que chega até a sua mesa.

Quer saber mais sobre a tradição e sobre os avanços que acompanham a produção de cafés especiais por todo o Brasil? Continue acompanhando esta série de posts, que traz detalhes sobre as regiões responsáveis pela produção dos cafés mais deliciosos do país. 

Está na hora de começar!

Seja bem-vindo a uma região extraordinária e pioneira em produzir cafés de qualidade artesanal. 

Nossa parada de hoje representa um dos cenários mais emblemáticos na produção de cafés especiais: a região de Matas de Minas, cuja fama tem crescido exponencialmente nos últimos anos.  

Localizado na porção Leste de Minas Gerais, em zona de Mata Atlântica, o pólo cafeeiro é um dos mais antigos do Estado, composto por nada menos que 63 municípios. 

Desde a ocupação do interior no Brasil Colônia, muitos imigrantes chegaram ali e fizeram da cafeicultura um negócio de vida. 

O terroir

Em toda a região são encontradas lavouras consideradas especiais, devido tanto ao sistema de cultivo artesanal quanto a um tipo de terroir muito específico – composto por microclimas, com variações de temperatura e de tempo de exposição solar em uma mesma propriedade – fato que garante à cafeicultura local um caráter singular. 

Justamente pela altitude local (com média entre 600 e 1.100 metros), clima ameno e topografia montanhosa e irregular, as lavouras de altitude foram criadas com diferenciais: o manejo artesanal e sustentável, com origem na agricultura familiar desenvolvida em pequenas propriedades.

A produção 

Por lá, sítios e fazendas – 80% com a média de 20 mil hectares – respondem pelo pioneirismo na produção de cafés artesanais, desenvolvidos a partir de técnicas de manejo manual. 

Uma cadeia que vem ganhando cada vez mais atenção e visibilidade nos últimos anos, graças à valorização dos cafés premium.

Hoje, o caráter artesanal permanece no manejo dos cerca de 275 mil hectares que recebem cultivares de origem arábica. No entanto, frente ao desenvolvimento do mercado de cafés especiais no país, o negócio antigo que movimenta a economia de muitas cidades tem sido atualizado à luz da consolidação do consumo gourmet.

A produção é reconhecida, ainda, pela sustentabilidade em processos manuais de manejo que promovem a integração natural entre o homem e a mata, um fator cultural marcante na região. 

Os cafés das Matas de Minas

Com cafés que superam os 85 pontos em avaliações de qualidade, varietais catuaí, catucaí, bourbon e até catimor (variedade rara), a região tem se destacado em concursos e nos mercados nacional e internacional. Entre apreciadores, os cafés produzidos nas lavouras da Matas de Minas vêm se tornando mais e mais famosos pela diversidade de sabores.

Na xícara, o apreciador confere características sensoriais únicas. Em comum, os cafés da região apresentam paladar adocicado, com profusão de sabores cítrico, caramelado e achocolatado. Seu corpo é marcante, a acidez se mostra delicada e equilibrada e seus aromas são intensos, com notas florais e cítricas. A finalização, agradável e prolongada, fecha a degustação com chave de ouro.

Valorizados ainda na produção de microlotes que evidenciam a seleção criteriosa de grãos e o desenvolvimento de torras especiais, os cafés da Matas de Minas estão prontos para conquistar os paladares mais exigentes.    

Trabalho e reconhecimento: o Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas

A organização de produtores, torrefadores e demais envolvidos na cadeia produtiva do café resultou na criação do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas. 

Trata-se de uma organização voltada ao desenvolvimento dos cafeicultores dos 63 municípios que compõem a área demarcada da região. Tem como ideal o reconhecimento de qualidade e procedência da produção local; isso já ocorre com expoentes da cafeicultura mineira como as regiões do Cerrado e da Mantiqueira.

Iniciativas de desenvolvimento de boas práticas na cadeia produtiva, visando o mercado de cafés especiais, começaram a ser aplicadas. As cidades de Manhuaçu e Manhumirim foram pioneiras nessas alterações. 

Nos últimos 10 anos, produtores se organizaram para fundar as primeiras cooperativas e associações. Este movimento tem se espalhado pelos municípios e gerado reconhecimento aos varietais da região Matas de Minas. Vai além das montanhas das Gerais!

Conheça melhor o café das Matas de Minas

Agora que você conhece direitinho a região das Matas de Minas, que tal contar o que mais te chamou atenção? Sem dúvidas, dá para sentir daqui toda a dedicação dos produtores de cafés da região! Sou só eu que estou com água na boca?

E o que você acha de ter um café das Matas de Minas, especial e de alta qualidade, com a marca da sua empresa? É mais do que apenas um produto, um café especial carrega toda a importância e o cuidado que o acompanham desde o plantio até o saquinho.

Que tal conversar com nossos consultores e adquirir um café com a sua cara? Aproveite para saber mais sobre como esse produto pode ser um poderoso meio de atingir seus clientes. Afinal, nada como tornar sua marca algo presente no dia-a-dia do seu público, né?

Continue aprofundando seus conhecimentos sobre café nessa jornada cafeinada pelo Brasil. Logo logo falaremos sobre mais algumas aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *