Mantiqueira de Minas
Café Especial,  Fazendas

Jornada de Café: conheça a região da Mantiqueira de Minas

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Seja bem vindo! Você acaba de embarcar por uma jornada pelo mundo dos cafés especiais.

Para começar, você sabe de onde vem o seu café? 

Cada pacotinho que chega à sua mesa carrega uma história que vem de muitos anos no passado, mostrando todos os avanços e todas as tradições que envolvem a produção de um café especial.

Este é o primeiro de uma série de posts que contarão detalhes sobre as regiões cafeeiras do Brasil, de onde saem os mais deliciosos cafés especiais do país. E, para iniciar com o pé direito, conheça agora a Mantiqueira de Minas!

A região

Prepare-se para uma viagem de tirar o fôlego: paisagem de serras, cenários deslumbrantes, temperaturas amenas. E nada menos que 25 municípios produtores de cafés especiais.

Em uma das áreas de maior altitude do Estado de Minas Gerais – com picos que ultrapassam os 2,6 mil metros – visitamos produtores de cafés de qualidade superior e descobrimos por que os varietais 100% arábica produzidos ali costumam liderar o ranking em concursos da Associação Brasileira dos Cafés Especiais (BSCA). Em edição recente, das 150 amostras selecionadas para a prova, 32 foram cultivadas na Mantiqueira.

Sim, estamos no Sul do Estado, em uma região que celebra a autenticidade da produção de lavouras, de origem secular. E quem não gosta de uma experiência de xícara repleta de história, não é?

Lá atrás, ainda no Brasil Colônia, as primeiras famílias de produtores criaram raízes ali. Não por acaso, a lavoura sobreviveu ao tempo e, hoje, há mais de 9 mil pequenos produtores na Serra da Mantiqueira, onde as plantações de café cobrem 70 mil hectares de terra, com altitude média de 1,5 mil metros.

Ao longo do tempo – e a partir da valorização dos cafés de qualidade superior no mundo todo – o produto das antigas fazendas de café passou a ganhar a atenção de gerações mais jovens. Atualmente, a região é um pólo de café especial.

Vale registrar que a Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que tem porções no Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, é um badalado destino turístico. Com natureza exuberante, centenas de cachoeiras e cidades aprazíveis como Aiuruoca e Monte Verde – conhecida como Suíça mineira, a região atrai turistas de todo o país e se tornou referência em esportes de aventura, belezas naturais e boa mesa. A cidade de Alagoa, por exemplo, é conhecida como terra do queijo parmesão. 

Varietais

Ali, gerações de produtores perceberam que os grãos Bourbon, Acaiá, Catuaí, Icatu, Mundo Novo ou Catucaí demandavam manejo especial devido ao clima específico da região. Logo, plantaram os cafeeiros nas encostas – numa estratégia de proteção contra efeitos das geadas e desenvolvimento de fungos. Também introduziram processos especiais de colheita (manual) e de secagem dos grãos.

O resultado apareceu nas safras, com grãos de sabor especial e potencial para surpreender o paladar de apreciadores cada vez mais exigentes.

Devido às elevadas altitudes da Mantiqueira, o inverno é rigoroso, com frequente ocorrência de névoa no começo da manhã e até geadas. No entanto, termômetros que registram 0°C ou menos interferem de forma positiva no cultivo do café, com impacto no tempo e na qualidade de maturação do fruto.

Graças à temperatura média de 18 graus durante o ano e demais características do terroir da região, como solo e regime de chuvas, o café produzido na Mantiqueira tem sido reconhecido pela qualidade, justificando a fama e os holofotes em concursos e no mercado.

Características do café da Mantiqueira de Minas

Os cafés da Mantiqueira de Minas são produzidos com esmero e apresenta sabores marcantes. Possuem notas cítricas, florais e frutadas, corpo cremoso e denso, acidez cítrica intensa, doçura evidente e finalização longa.

Selo de Origem e Qualidade

Em 2011, a Serra da Mantiqueira foi reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP). A partir daí, o selo de Origem e Qualidade – Mantiqueira de Minas – IP reconhece o que já era valorizado: um produto exclusivo e inerente ao território e aos produtores da região.

O reconhecimento caracteriza os cafés da região como raros e surpreendentes. Um produto especial graças à combinação de um terroir único e do saber local, que busca continuamente a excelência. O crescimento sustentável também é tido como uma das bases para o desenvolvimento das lavouras da região – a maioria comandada por pequenos produtores.

Alteração para Denominação de Origem

Buscada desde 2016, a alteração de registro de Indicação de Procedência para  Denominação de Origem foi concedida à região pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em junho de 2020.

Agora, assim como o Cerrado Mineiro, a Mantiqueira de Minas também possui o selo de Denominação de Origem. Isso significa que a região foi capaz de comprovar a qualidade e as características do café produzido ali. Este selo deve agregar valor à região, já que atesta o cuidado e a dedicação dos produtores e dos sindicados no café da Mantiqueira de Minas.

O que faz do café desse terroir algo único?

Além de todas as fantásticas características naturais com as quais a Mantiqueira foi abençoada, os produtores se dedicam desde 1996 para conquistar qualidade cada vez maior para seus cafés. 

Isso faz com que ganhem cada vez mais espaço no mercado cafeeiro, surpreendendo torrefadores e conquistando orgulhosamente reconhecimento nacional e internacional, atingindo um número ainda maior de entusiastas do café pelo mundo todo.

Hoje, além de presentes no Brasil todo, o delicioso e exclusivo café da Mantiqueira de Minas também pode ser encontrado em cafeterias e mercados de países como Estados Unidos, Coréia, Japão, Austrália e vários da Europa.

Agora que você conhece a dedicação e o cuidado com os quais o café da Mantiqueira de Minas é produzido, já imaginou presentear seus clientes e colaboradores com um café de qualidade superior como você nunca viu? 

Um brinde personalizado com a sua marca que vai além do padrão e, com toda a sua história e procedência, é capaz de demonstrar toda a importância que essas pessoas têm para você! Converse com nossos consultores e entenda melhor como fazer do café uma poderosa arma na sua estratégia de sucesso do cliente.

O que você achou de saber um pouco mais sobre a região da Mantiqueira de Minas? Se gostou, continue acompanhando nosso blog! Em breve, você poderá se aprofundar um pouco mais nessa jornada pelas regiões cafeeiras do Brasil. Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *