private label
Private Label,  Varejo

Private Label: conheça o mercado de produtos de marca própria

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você já foi ao supermercado e se deparou com produtos de todos os tipos com a marca do lugar?

Esse é o mercado de Marca Própria, que vem conquistando cada vez mais o interesse e a atenção do setor varejista. 

No post de hoje, nós vamos contar um pouquinho da história do Private Label, responder qual é a sua importância e, ainda, explicar porquê o mercado têm se interessado em oferecer, cada vez mais, esse tipo de produto. Vem com a gente!

O que é Private Label?

O mercado de Marca Própria (Private Label) nada mais é do que um formato de terceirização de mão de obra e de produção industriais para venda com a marca do varejo contratante. 

Prática que existe no mundo, pelo menos, desde metade do século passado e, no Brasil, desde os anos 70, a cultura de marca própria teve início com os produtos “genéricos”. Durante a 1ª Geração, eles se caracterizavam por não possuir marca, apenas o descritivo básico do conteúdo (arroz, feijão…). Nessa época, a falta de uma embalagem personalizada causava receio no público consumidor, contribuindo para uma visão negativa do produto em si.

As gerações que se seguiram trouxeram cada vez mais mudanças e melhorias ao conceito de marca própria, que foi se popularizando e perdeu o estigma de produto de baixa qualidade. 

A 4ª Geração, que teve início em 2004 e segue até hoje, tem como foco agregar valor e novos conceitos ao produto. Hoje, o produto de marca própria se diferencia pela soma de qualidade e preço acessível.

A diferença entre os produtos de marca comum e os produtos private label é que, enquanto os primeiros são distribuídos para venda em diferentes estabelecimentos, os produtos private label são de distribuição exclusiva da empresa contratante, sendo vendidos apenas pelo varejo detentor da marca.

 

O que ter em mente quanto ao mercado de marcas próprias:

Para começar a vender produtos da sua empresa, a força da marca é muito importante. Afinal, seu papel é representar o conceito da empresa e, ao mesmo tempo, promover determinado produto, diferenciando-o dos concorrentes. 

Vale dizer que nem todo varejo opta por produtos com a mesma marca da loja. O produto de marca própria pode carregar outra marca em seus rótulos, desde que esta possua sua própria identidade visual e que os produtos sejam fornecidos sob encomenda, atendendo às especificações do contratante.

O perfil do consumidor sofreu inúmeras mudanças. Hoje, como influenciadoras na decisão de compra, a qualidade e a proposta de valor têm um peso maior do que o preço. Por isso, é essencial que sua empresa seja capaz de oferecer aquilo que o seu cliente busca: custo-benefício. 

[obi_random_banners align=”center”]

Vantagens do Private Label

Vários pontos devem ser trazidos ao foco quando pensamos no que faz com que o mercado de marca própria tenha sucesso. 

Fortalecimento da Marca (Branding)

Conhecer seu público e criar com ele um relacionamento de qualidade é de grande importância para garantir que a sua empresa passe uma boa imagem para o consumidor. É indispensável que a empresa seja atenciosa em todos os detalhes de seu produto, desde a aplicação da identidade visual até a organização dos produtos na prateleira. Fica claro que a marca é importantíssima para que o consumidor reconheça sua empresa pela credibilidade e pela qualidade dos produtos, não apenas pelo preço inferior.

Custo

Para o varejo, uma das vantagens é a diminuição ou isenção de gastos com publicidade e ponto de venda, afinal, apenas a sua loja vende tais produtos, que já serão imediatamente associados à empresa. 

As marcas tradicionais, por sua vez, precisam investir em divulgação para garantir que o consumidor conheça sua marca e, quem sabe, dê preferência para ela no momento da compra. Além disso, também é necessário negociar com a loja para tentar conquistar a maior visibilidade possível para o seu produto. 

Interesse

Outro fator de sucesso é o aumento de interesse do consumidor nesse tipo de produto. Os lares brasileiros abriram as portas para produtos private label, reconhecendo a vantagem do preço baixo e valorizando a qualidade. Além disso, os clientes se fidelizaram, o que gera mais lucro para as empresas. Não é à toa que, como um todo, o mercado de Marca Própria faturou mais de R$ 4,3 bilhões de reais no ano de 2018.

Parceria Indústria e Varejo

A indústria não produz menos por conta do mercado de marca própria. Pelo contrário! Para fabricar seus produtos, o varejista contrata a mesma indústria que fornece os produtos concorrentes, todos eles sendo alocados nas gôndolas da mesma forma.

Nessa lógica, ganham todos: o varejista, que vende produtos exclusivos e de qualidade, e a indústria, que recebe pela venda de uma produção que já realiza e ainda evita o surgimento de novos concorrentes vindos do varejo.

Private Label para pequenos varejistas

O mercado de marca própria é bastante amplo, alcançando os mais diversos setores do varejo. Entretanto, trata-se de uma estratégia cara, acessível apenas para grandes varejistas…certo?

Errado! 

A u.Coffee, acreditando na busca por produtos de alto valor agregado e com um preço justo, traz ao pequeno comerciante a oportunidade de oferecer um produto consumido diariamente por seus clientes com a cara de sua empresa: o café!

Faça uma simulação e converse com nossos consultores para saber mais sobre o café com a sua marca!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *