Campo das Vertentes
Café Especial,  Fazendas

Jornada do Café: saiba mais sobre o Café do Campo das Vertentes

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Atenção! Esta é a segunda parada da nossa Jornada Cafeinada: a Região das Vertentes.

Já conhecemos um pouco sobre a Mantiqueira de Minas, região cafeeira bastante tradicional. Agora, continuamos a jornada para mostrar a você a história que cada pacotinho de café que chega à sua mesa carrega. 

Quer saber mais sobre a tradição e sobre os avanços que acompanham a produção de cafés especiais por todo o Brasil? Continue acompanhando esta série de posts, que traz detalhes sobre as regiões responsáveis pela produção dos cafés mais deliciosos do país. 

Vamos começar? Com vocês: Café do Campo das Vertentes!

Hoje, nossa visita é no Campo das Vertentes. Localizada entre a Zona da Mata e o Sul de Minas Gerais, a região engloba nada menos que 17 municípios interessados na Indicação Geográfica (IG) do café local (certificado de origem). 

Há muito, a região é famosa por fatos históricos –  entre os quais o mais emblemático é a Inconfidência Mineira, movimento político e cultural em nome de conceitos como liberdade, igualdade e fraternidade, inspirado na Europa Iluminista.

Não por acaso, cidades do circuito reúnem museus e igrejas que muito dizem sobre o período dos inconfidentes e outros como Colonial, Barroco, as expedições de tropeiros. Também há fartura de atrativos para os que gostam do turismo de aventura, com a presença de serras, cachoeiras e trilhas em meio à natureza. Cenários de tirar o fôlego. 

A culinária regional tem capítulo especialíssimo no Campo das Vertentes. Lá, no início dos anos 2000, o pequeno município de Tiradentes inaugurou a cultura de valorização da gastronomia de raiz em festival que congrega anualmente milhares de visitantes do Brasil e do mundo em suas ruas calçadas de pedra, restaurantes e pousadas.

Entre os pratos produzidos por chefs convidados e residentes, ingredientes como queijo, goiabada, ora-pró-nobis, galinha d’angola e muitos outros são revitalizados à luz da alta culinária, em receitas repletas de sabor e significado. Um deleite para os sentidos!

O café na região

O café também faz a fama do circuito. Isso porque, graças ao terroir de altitude elevada – com média superior aos 1000 metros – a região das Vertentes é muito propícia para o cultivo de grãos arábica.

O conjunto formado ainda pelo clima ameno (com temperaturas que descem a graus negativos durante o inverno), a presença de serração no alvorecer e a biota preservada levam a cafeicultura a figurar como uma das estrelas da produção agrícola das Vertentes.    

Ao norte da região de vales e serras, o município de Santo Antônio do Amparo é o maior produtor de cafés especiais do circuito. Nas lavouras, varietais bourbon, catuaí, catucaí, icatu (amarelo e vermelho) e topázio, entre outros, de características únicas, recebem a atenção de pequenos e médios produtores cada vez mais engajados no seleto mercado de grãos de qualidade superior.

Os municípios que integram o circuito de produtores de café do Campos das Vertentes são: Bom Sucesso, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Nazareno, Oliveira, Perdões, Ritápolis, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Francisco de Paula, São João del-Rei e São Tiago. 

Juntos, os produtores somam aproximadamente 25 mil hectares de área de produção, responsáveis em 2018 por uma colheita de cerca de 750 mil sacas de café.

 

Reconhecimento

Em 2019, a região do Campo das Vertentes foi oficialmente reconhecida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) como uma das regiões mineiras responsáveis pelo cultivo de café. Esse título deixa a região um passo mais próxima de conquistar alto reconhecimento e valor agregado para seu produto.

O principal benefício da declaração feita através da Portaria nº 1.920, de 15 de maio de 2019, é que agora os cafeicultores da região podem entrar com um pedido de Indicação Geográfica (IG), selo concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a regiões cujos produtos e serviços são bem reconhecidos pelo mercado, seja por características específicas ou pela qualidade superior.

No Brasil, a IG pode assumir dois formatos: Denominação de Origem (relacionado ao nome do local, que passa a designar produtos e serviços de grande reconhecimento de mercado – como o champagne, que só é produzido na região homônima da França) e Indicação de Procedência (referente ao local que se tornou conhecido pela prestação de serviços ou produção de itens específicos).

A Associação de Cafeicultores do Campo das Vertentes (ACAVE) pleiteia, por meio de projeto já iniciado, a Indicação Geográfica do café local. A IG é de grande importância para a preservação da história e dos processos artesanais de colheita e preparo de cafés da região do Campo das Vertentes. Uma vez que o título seja concedido, as safras da região serão reconhecidas pelo terroir específico e, assim, ainda mais valorizadas no mundo cafeeiro.

O que você achou de saber um pouco mais sobre a forma como é feita a produção de cafés no Campo das Vertentes? Tanto carinho e dedicação no cultivo de cafés sem dúvidas deixam qualquer um com vontade de conhecer e experimentar. 

Agora, o que você pensa da ideia de ter um café com a sua marca como o das Vertentes, especial e de alta qualidade? Mais do que apenas um produto, um café especial carrega toda a importância e o cuidado que o acompanham desde o plantio até o saquinho.

Que tal conversar com nossos consultores e construir uma simulação do café com a cara da sua empresa? Aproveite para saber mais sobre como esse produto pode ser um poderoso meio de atingir seus clientes, tornando sua marca algo presente no dia-a-dia do seu público.

Continue aprofundando seus conhecimentos sobre café nessa jornada cafeinada pelo Brasil. Logo logo falaremos sobre mais algumas aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *