Café Especial

4 formas de preparar um café gourmet

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

O café gourmet é aquele que atinge um elevado padrão de qualidade. Este padrão corresponde não somente ao seu cultivo, seleção de grãos e conservação, mas também ao modo de preparo.

Existem diferentes formas de preparar um café gourmet e, sendo uma bebida especial, é essencial o zelo com seu preparo.

Sabendo que a mágica acontece no preparo de um bom café, buscamos formas de preparar café gourmet que te proporcionarão momentos de prazer e satisfação.

Encha seu coração de alegria e coloque a água para esquentar enquanto lê este artigo feito especialmente para você.

O preparo do café gourmet é diferente?

Como você costuma preparar o café? Coloca água no fogo e deixa ferver? Despeja o pó no coador de papel ou pano e “derrama” a água sobre o pó? Bom, se esse é o seu “modus operanti” no preparo do café, algo precisa mudar, uma vez que o café gourmet exige mais cuidados.

Porque devo preparar meu café gourmet de forma diferente?

Preparar café gourmet não é nada complicado, pelo contrário. Sabe aquela ideia de que as coisas mais simples da vida são as melhores e dão mais prazer e alegria? Então, preparar um café especial é exatamente assim.

Se trata de um momento de totalmente “relax”, seja numa pausa durante o trabalho e estudo, num encontro em casa com os amigos ou com seu amor.

Preparar o café gourmet devidamente resultará numa bebida de aroma, sabor e qualidade superior, que torna qualquer momento especial.

Modos diferentes de preparo do seu café gourmet

As formas de preparar um café especial mudam de acordo com os equipamentos, tempo de preparo e materiais utilizados em cada técnica.

Coador

O método mais comum de preparo do café. Para cada litro de café, costuma-se colocar cerca de 5 e 6 colheres de sopa cheia, mas isso pode variar de acordo com gosto pessoal de cada um.

Para a melhor degustação, invista na moagem média dos grãos, com infusão de aproximadamente 4 minutos. Ao coar, coloque apenas um pouquinho de água para que o pó fique umedecido e depois insira o restante, sempre com movimentos circulares.

Espresso

Esta forma de preparo implica na acentuação da acidez do café. Prefira uma moagem fina para este tipo de preparo, procurando manter a infusão em cerca de 35 segundos, para não extrair o amargor muito intenso da bebida. Para seu preparo, utilize uma máquina de café espresso.

Prensa Francesa

Aqui temos um café gourmet equilibrado em todos os seus aspectos, revelando-se um café semelhante ao coado, porém, com uma textura mais abrangente.

O sabor é mais marcante que o do café feito no coador, uma vez que o processo de filtragem da prensa francesa é mais grosso em comparação ao coador. Para tanto, tenha atenção quanto a moagem, que também deve ser mais grosso.

Procure deixar este café em processo de infusão por cerca de 4 minutos antes de filtrá-lo para absolver dele, o máximo em aroma e sabor.

Cafeteira Italiana

Este modo de preparo do café gourmet tem pontos de extrema similaridade com o café espresso. Procure não lançar mão de uma moagem muito fina, pois há casos em que o filtro acaba entupido.

Coloque o pó no porta-filtro da cafeteira italiana, sem que ele seja pressionado. Deixe em fogo baixo e espere o café fluir na parte superior da cafeteira. Procure controlar o fogo, deixando no médio.

E você, como costuma preparar o seu café gourmet? Quais métodos já utilizou? Conte para nós e acompanhe as postagens do nosso blog, cheio de novidades e informações para os amantes de café.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *