Coffee Break
Barista,  Relacionamento com o Cliente,  Trabalho

Coffee Break: entenda o que é e sua importância para o seu evento!

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você já foi a algum evento que ofereceu coffee break durante as pausas? Se a resposta for sim, então você sabe a importância que este momento tem para os participantes de eventos das mais diversas naturezas.

Neste post, nós vamos falar um pouco sobre o que é o coffee break e qual é a sua importância, assim como ensinar como montar o coffee break perfeito para o seu evento. Vem com a gente!

O que é o Coffee Break?

Expressão em inglês que significa “pausa para o café”, o coffee break entra nos eventos brasileiros como um intervalo estratégico em reuniões, seminários, congressos e outros eventos corporativos

O coffee break normalmente é composto por uma mesa com um cardápio de lanches bem diverso e bebidas como sucos, refrigerantes e, é claro, cafés. Trata-se, portanto, de uma pausa para refeição, embora seja apenas um pequeno lanche e não uma refeição completa. 

Por se tratar de uma pausa na programação de um evento, normalmente não dura mais do que 30 minutos (embora esse tempo possa chegar a até uma hora, dependendo do evento e da quantidade de participantes). Por conta desse tempo reduzido, um coffee break não costuma incluir no cardápio alimentos que exijam o uso de garfo e faca. 

De onde surgiu o termo Coffee Break?

Embora essa expressão seja bastante utilizada e conhecida, principalmente nos meios corporativo e acadêmico, é um pouco difícil mensurar sua origem. Existem dados históricos que apontam pontos distintos:

O primeiro remete à revolução industrial, quando os funcionários eram submetidos a longos turnos de trabalho. Após forte reivindicação dos trabalhadores, foram instituídos dois períodos de pausa de 15 minutos: um de manhã e o outro à tarde. 

Um dos funcionários, então, se colocou à disposição para preparar café para os colegas nesses períodos, que pagavam a ele uma pequena quantia por uma xícara quente de energia.

O segundo vem do século XIX na cidade de Stoughton, em Wisconsin (EUA). A cidade foi habitada por imigrantes noruegueses; os homens foram trabalhar numa fábrica de trens, enquanto as mulheres ficavam em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos. Entretanto, durante a safra de tabaco, não havia mão de obra o bastante para realizar a colheita. 

Por conta disso, o produtor Osmund Gunderson pediu ajuda às esposas norueguesas, que aceitaram com uma condição: queriam intervalos na parte da manhã e da tarde para que pudessem cuidar de seus afazeres em casa. Esse momento também era para tomar uma xícara quente de café!

Hoje em dia, a cidade realiza anualmente um evento chamado Festival Stoughton Coffee Break, em que profissionais do café, vendedores e fornecedores se reúnem para apresentar seus produtos.

Independente do momento em que os “coffee breaks” começaram a acontecer, foi uma campanha publicitária de 1952. Uma marca de cafés popularizou o slogan “Give yourself a Coffee Break — and Get What Coffee Gives to You” – Dê a si mesmo um coffee break e tenha o que o café te oferece, em tradução livre – e, a partir disso, tornou-se comum o uso da expressão por empresários e comerciantes para se referirem a momentos de pausa e descanso.

Por quê o Coffee Break é tão importante?

Na metade do século XX, o conceituado pesquisador do sono Nathaniel Kleitman descobriu os chamados ritmos ultradianos, que representam os ciclos de 90 a 120 minutos pelos quais o ser humano tende a se mover. Esses ciclos estão relacionados aos estágios do sono durante a noite e aos diferentes níveis de energia e atenção durante o dia.

Isso significa que, depois desse período variável, o cérebro humano não consegue se concentrar da mesma forma. Por isso, é essencial realizar uma pausa para que cada participante possa aliviar o estresse e descansar a mente para voltar com todo o gás para a reunião, palestra ou o que quer que venha em seguida na programação do evento.

A cafeína também ajuda nesse momento. Afinal, o estimulante natural dá uma dose de energia, afasta o sono e ajuda a manter a concentração.

Além disso, uma das coisas mais importantes de um coffee break é a possibilidade de networking! Várias pessoas juntas em um evento com o mesmo objetivo têm muito a ganhar aprendendo e interagindo umas com as outras, e o momento do coffee break é perfeito para quebrar o gelo.

[obi_random_banners align=”center”]

Como planejar um bom Coffee Break?

Para começar, responda a pergunta: Quanto tempo dura o seu evento? Como já explicamos acima, o cérebro não se concentra da mesma forma depois de 120 minutos de exercício. Isso significa que, se o seu evento durar muitas horas, vale a pena pensar em mais de uma pausa para o café! Encaixe os coffee breaks em horários que não atrapalhem o desenrolar de uma palestra e que, ao mesmo tempo, não deixem os participantes desconcentrados e sem atenção.

Dito isso, pense também em quantas pessoas participarão do seu evento. É essencial garantir que não falte nada para seus convidados durante o coffee break; uma dica é calcular uma quantidade por pessoa (uma boa ideia é buscar uma empresa especializada para fazer esse cálculo) e, então, contratar 10% a mais de lanches, bebidas, copos, pratos e descartáveis. Preste atenção também à quantidade de mesas postas: pelo menos uma a cada 50 pessoas – isso evita aglomerações e garante uma melhor distribuição do que é oferecido!

Por fim, foque no cardápio. É importante escolher o cardápio mais adequado para atender todos os participantes do seu evento. Isso envolve variedade (no mínimo 3 opções doces e 3 opções salgadas) e preocupação com alimentação especial para intolerantes à lactose, alérgicos a glúten, vegetarianos e veganos. Confira essa lista com itens comuns em coffee breaks:

  • Pequenos sanduíches
  • Pães de queijo
  • Croissants
  • Salgados em geral
  • Bolos
  • Tortas
  • Biscoitos
  • Doces
  • Frutas
  • Refrigerantes
  • Sucos (preferencialmente naturais)
  • Chás
  • Água
  • Água saborizada
  • Café

Qual é o melhor café para o meu Coffee Break?

Agora que você já sabe a importância dessa pausa do seu evento e como montar seu coffee break, o que acha de pensar um pouco mais sobre a qualidade do café que você oferece? 

Preparar cafés especiais no seu evento pode ser uma forma de demonstrar para todos os seus convidados ou participantes do evento o quando você se importa com eles e com seu bem estar. Embora peça um investimento um pouco maior, o retorno de cada um dos envolvidos pode render bons frutos à sua empresa!

Ah, e que tal oferecer o SEU café? Tornar um café personalizado parte do kit do evento é uma ótima maneira de garantir que sua relação com os participantes vá além do seu evento. A u.Coffee oferece o melhor serviço de personalização de cafés do mercado, sem burocracia ou pedido mínimo. Converse com nossos consultores e saiba como podemos te ajudar a tornar sua marca frequente na vida dos seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *