Marketing Sensorial
Café Especial,  Relacionamento com o Cliente,  Varejo

Conheça o Marketing Sensorial e o que ele pode fazer pelo seu negócio

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O que você faz para despertar o interesse e o desejo do seu cliente?

Não é segredo para ninguém que, hoje, apenas a propaganda tradicional não é o bastante para convencer um consumidor a decidir pelo seu produto. Atualmente, a melhor forma de conquistar novos clientes é investir na experiência deles, garantindo deles o interesse em ter contato com a sua marca outra vez. 

Uma das maneiras de oferecer uma boa experiência do cliente é investir no marketing sensorial! No post de hoje, você vai entender mais sobre esta estratégia e sobre como utilizá-la para alavancar suas vendas e trazer visibilidade para o seu negócio. Vamos?

O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é uma estratégia que se utiliza dos sentidos humanos para atingir o consumidor e da criação de um vínculo afetivo entre ele e a empresa, criado a partir da construção de uma experiência diferenciada de consumo.

O método consiste na combinação dos sentidos – visão, audição, tato, olfato e paladar – para influenciar na decisão de compra e, assim, reforçar uma imagem positiva da empresa. 

É, de certa forma, uma maneira de apelar para o subconsciente do cliente a partir de estímulos positivos.

Como aplicar esse método?

Para utilizar uma estratégia de marketing sensorial, é indispensável conhecer bem seu público-alvo e seu produto. Afinal, como saber qual é a forma ideal de atingir os sentidos dos seus clientes se você não entende como o seu público pensa? E, além disso, por que aplicar uma estratégia que não se adequa aos preceitos de sua empresa?

Existem diferentes formas de se utilizar do marketing sensorial para atingir seus clientes. Não é necessário utilizar todos os sentidos no desenvolvimento da sua estratégia; o importante é garantir que o(s) sentido(s) escolhido(s) causem o efeito desejado a partir de estímulos. 

Vamos pensar em cada um deles?

Visão

Talvez o mais “fácil” de atingir, o sentido da visão deve ser sempre bem explorado, começando pela própria identidade visual da empresa. É extremamente importante montar não apenas uma logomarca, mas todo um kit de comunicação visual para que seus clientes possam reconhecer seu negócio só de ver as cores que você usa. 

Em qualquer loja, é importante manter uma organização de móveis que inspire conforto, porque isso faz com que o cliente fique à vontade e permaneça por mais tempo na loja, o que pode influenciar na decisão de compra. A vitrine e a decoração também são importantes para estimular o interesse na compra.

Além disso, as gôndolas de produtos devem ser ordenadas de acordo com o que se objetiva vender a partir de um planograma, que é um planejamento realizado para otimizar a organização das prateleiras; a facilidade do consumidor de encontrar o que deseja (inclusive aquilo que não planejava comprar inicialmente) aumenta o impacto visual dos produtos e, consequentemente, o volume de vendas. 

Audição

Embora seja menos palpável do que a visão, a audição pode ser uma grande aliada da sua loja nas estratégias de marketing sensorial – estamos falando sobre uma ferramenta poderosa da associação subjetiva.

Focada no bem estar no cliente e na construção de uma experiência de compra superior, a estratégia que estimula a partir da audição normalmente envolve música! Alguns exemplos são playlists de música ambiente para lojas (para criar uma sensação de bem estar e conforto) ou o desenvolvimento de uma lista específica para alcançar o público alvo, como músicas atuais para um público jovem.

Um som de “fundo” adequado pode ser um fator determinante para uma melhor experiência do seu cliente, que inconscientemente pode associar as músicas que o agradam à sua loja ou marca.

Tato

Apesar desse sentido parecer fácil de trabalhar (afinal, estamos falando do toque! O que poderia ser mais simples que isso?), não se engane! Este pode ser o sentido mais complexo para trabalhar uma boa estratégia de marketing sensorial.

O tato, na verdade, acaba sendo utilizado até mesmo de forma inconsciente; na hora de planejar um espaço em que os clientes se sentem, é essencial optar por móveis que tragam conforto. 

O mesmo vale para provadores, por exemplo, que devem ser projetados para que o consumidor se sinta em segurança e em boas condições – escolha um piso que não fique muito gelado para não causar choque térmico, evite espaços muito pequenos que podem causar claustrofobia e disponibilize ganchos e um banquinho para facilitar as trocas de peças e para apoiar bolsas e roupas.

Além disso, sentir a textura dos produtos pode influenciar positiva ou negativamente na decisão de compra. Com o toque, você é capaz de avaliar a qualidade de um material, sua maciez ou seu nível de fragilidade.

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Olfato

O olfato, tal como a audição, pode ser considerado uma arma para a construção de uma memória afetiva relacionada à sua marca. Não surpreende: não é novidade pra ninguém que os cheiros podem trazer lembranças positivas e instigar a vontade de consumir do seu cliente.

Quando o assunto é marketing sensorial, não é difícil aplicar estratégias relacionados ao olfato; basta ter em mente a importância de utilizar aromas que estejam em harmonia com aquilo que o seu estabelecimento oferece (como o cheiro de pão quentinho numa padaria ou de comida caseira, em restaurantes).

Não são apenas os negócios de alimentos que podem se valorizar se apoiando no olfato. Uma livraria, por exemplo, tem sempre o conhecido cheiro das páginas dos livros, cujos apreciadores são fiéis. Enquanto isso, concessionárias podem “oferecer” o delicioso cheirinho de carro novo! Não podemos esquecer das perfumarias, que costumam entregar amostras ou pequenos papéis borrifados com o aroma de perfumes novos.

O próprio cheiro de limpeza, embora não possa ser considerado uma estratégia de marketing sensorial, torna o ambiente ainda mais agradável para os clientes, induzindo-os a ficar por mais tempo no estabelecimento. 

Paladar

Por fim, o paladar! Responsável por nos permitir sentir o gosto dos alimentos, o paladar é o último sentido da lista e também representa um aliado para as estratégias de marketing sensorial. 

Existem diferentes métodos para se explorar este sentido, sendo a sua empresa alimentícia ou não. Degustações de novos produtos sendo oferecidas em supermercados são uma ótima forma de divulgação e já conquistam os clientes, podendo convencê-los a comprar. 

Outra forma de utilizar o paladar na sua empresa é oferecer pequenos lanches, balas ou café para seus clientes enquanto eles aguardam ou durante o atendimento, causando uma impressão positiva e tornando, assim, a experiência do consumidor menos cansativa e mais satisfatória.

Café personalizado: como utilizá-lo para atingir todos os sentidos?

Agora que você já sabe como cada um dos cinco sentidos pode ser utilizado no marketing sensorial, eu te pergunto: o que você acharia de estimular todos eles com um único produto? O café personalizado da u.Coffee pode ser a peça chave para a sua estratégia de marketing sensorial! Quer saber como?

Começando pela visão, o café oferecido pela u.Coffee carrega um rótulo personalizado com a marca da sua empresa, desenvolvido especialmente por nossos designers a partir das suas escolhas (cor da embalagem, estilo, etc). Oferecemos cafés especiais moídos ou em grãos, sendo os últimos capazes de instigar a audição desde a embalagem até o momento da moagem. No tato, seu cliente pode tocar a embalagem e apertar, para… sentir a fragrância deliciosa escapar pela válvula e alcançar também seu olfato. Por fim, no paladar, nem preciso dizer, não é? Um café fantástico e de qualidade superior certamente vai fazer com que seu cliente pense na sua marca com carinho – é ou não um ótimo método para construir um bom relacionamento com o cliente?

Já pensou em ter em seu comércio um café com a sua marca ou mesmo presentear seus clientes com um brinde personalizado fora do padrão? Conheça as propostas para empresas da u.Coffee e inove!

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