Relacionamento com o cliente
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Relacionamento com o cliente: como o café pode ser parte disso?

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É sempre necessário mostrar o valor daqueles que nos apoiam ao longo de todo o ano. Para isso, é essencial construir uma relação de parceria e confiança com os clientes, que são parte indispensável de qualquer negócio de sucesso.

Mas… o que é relacionamento com o cliente? Por que ele é tão importante? Com este artigo, vamos explicar um pouco sobre isso e ainda dar dicas de como montar uma boa estratégia de relacionamento. E, como não poderia deixar de ser, falaremos sobre como o café pode ser um importante instrumento para você e para sua empresa!
Vamos lá?

O que é Relacionamento com o Cliente?

Para começar, vamos responder a esta pergunta. Quando falamos sobre relacionamento com o cliente, estamos falando, antes de qualquer coisa, sobre duas ou mais pessoas ou instituições. Trata-se de uma relação de respeito e confiança construída a partir do esforço ativo da empresa para fidelizar seus clientes, que se identificam com a marca.

Para conquistar este tipo de relacionamento, é importante garantir que o cliente veja não apenas quem o atendeu, mas toda a empresa, como alguém que o conhece, se importa com seus problemas e se dispõe resolvê-los com as melhores soluções possíveis. Deve ser um atendimento atencioso e personalizado, que leva em consideração todos os detalhes específicos daquela demanda.

Esta atitude não deve partir apenas das equipes de vendas e de atendimento; é essencial que o cliente esteja em primeiro lugar para toda a empresa, compondo seus valores e representando seus objetivos.

O resultado das atitudes voltadas para o cliente é a construção de um relacionamento saudável e recíproco; sua empresa passa a representar um parceiro em potencial para auxiliar no crescimento e desenvolvimento de seus clientes, o que aumenta a fidelização e até mesmo o número de vendas.

Por que ele é importante?

Construir um bom relacionamento com o cliente permite que a empresa esteja sempre um passo à frente, capaz de identificar problemas e propor soluções rápidas e certeiras, o que demonstra grande competência. 

Além disso, agir em prol das necessidades dos clientes impacta diretamente na reputação da empresa, que conquista feedbacks positivos e ganha mais visibilidade, podendo assim atingir novos possíveis clientes.

Num momento de consumo focado na experiência, é de suma importância garantir ao cliente o melhor serviço, dando a ele interesse em retornar à sua empresa no futuro.

Como construir uma boa estratégia de relacionamento?

Existem algumas atitudes indispensáveis para conquistar um relacionamento de sucesso com os clientes da sua empresa. A seguir, vamos falar sobre algumas delas:

1 – Ganhe a confiança do cliente

Falamos muito sobre confiança neste artigo, e não é para menos; afinal, ela é a base de qualquer relacionamento. Trata-se de um sentimento adquirido e reforçado no dia a dia, tal qual respeito e afinidade. 

Uma maneira de conquistar confiança é demonstrar a importância de cada detalhe, tratando o cliente e sua demanda com profissionalismo e atenção. 

2 – Resolva os problemas rapidamente

Quando seu cliente apresenta uma demanda, é importante que você e toda a sua equipe se dediquem àquele serviço como se fosse o único, buscando soluções para lidar com a questão da melhor maneira possível. 

O mesmo vale para a resolução de um problema causado por um erro da sua empresa; um atendimento ágil e cuidadoso pode diminuir e até extinguir um sentimento de desagrado por parte do cliente. 

3 – Mantenha contato

Até o melhor dos relacionamentos acaba se as partes envolvidas pararem de se comunicar. Sendo assim, é essencial que você se mantenha em diálogo permanente com seu cliente. 

Para isso, podem ser utilizados e-mails, mensagens pelo Whatsapp Business, ligações e reuniões, sejam elas por vídeo-chamada ou presenciais; cabe a você identificar qual meio é ideal para utilizar com o seu cliente de forma a manter uma comunicação adequada e natural – ou seja, sem excessos ou exagero para tentar fazer uma nova venda. 

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4 – Escute atentamente aos feedbacks

Positivos ou negativos, os feedbacks são o principal indicador da qualidade do serviço da sua empresa. Por causa disso, é indispensável dar bastante atenção ao que o cliente tem a dizer. Enquanto, por um lado, você descobre o que deve melhorar e em que está fazendo um bom trabalho, pelo outro, o cliente se sente valorizado e ouvido. 

Isso influencia diretamente na impressão que ele tem sobre a sua empresa; é um ponto positivo na experiência do cliente, que pode optar por voltar a fazer negócios com vocês por isso. 

Mas atenção: não adianta se desculpar por um erro cometido e cometê-lo novamente em outra ocasião. Utilize os feedbacks para melhorar efetivamente o serviço prestado.

5 – Mostre que ele é importante

Do encantamento ao pós-venda, é indispensável que você demonstre a importância do seu cliente. Este é um trabalho constante; deve ser realizado tanto com aquele cliente de meses atrás quando com o que está fechando com você agora.

Pequenas atitudes de fidelização podem conquistar ainda mais o cliente, que tende então a indicar sua empresa para outras pessoas com uma garantia de bom trabalho e atendimento exemplar. 

Tais atitudes são essenciais para conquistar de vez a confiança e a lealdade do seu público. Podem vir como promoções, descontos ou presentes úteis, que tornem a sua empresa presente no dia-a-dia do cliente, por exemplo.

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E… onde o café entra nisso?

Durante todo o artigo, você deve ter se perguntado: mas o que o café tem a ver com meus clientes? 

A resposta é mais simples do que parece!

Não é de hoje que o café esteve presente nos mais variados momentos. Seja no café da manhã ou em reuniões importantes, a bebida faz parte de diferentes partes da tomada de decisão. 

No fim das contas, o café é um companheiro frequente e silencioso do seu cliente e da sua empresa. Essencial no dia-a-dia do mundo dos negócios, ele representa mais do que um combustível; representa momentos.

Pensando nisso, o café pode ser uma excelente maneira de colocar o nome da sua empresa na mente daquele que contratou o seu serviço e de todos que consumirem a bebida junto com ele! 

Vale ou não a pena pensar no café com a sua marca como um presente corporativo em potencial? Saiba mais sobre esta alternativa, surpreenda seus clientes e conte para nós o que achou!

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