Q-Grader: saiba mais sobre o profissional que avalia cafés especiais
Barista,  Café Especial

Q-Grader: saiba mais sobre o profissional que avalia cafés especiais

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Se você trabalha com cafés especiais ou se interessa por eles, provavelmente já ouviu falar sobre “Q-Grader”. Este profissional, responsável pela qualificação de cafés do Brasil e do mundo todo, é fundamental para atestar a qualidade de cafés especiais. 

Mas… como funciona essa profissão? O que é necessário para se tornar um Q-Grader? Por que exatamente essa função é importante? 

[obi_random_banners align=”center”]

Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa função indispensável para lidar com cafés de qualidade

O que é um Q-Grader?

Q-Grader (Avaliador Q/de qualidade) é um profissional credenciado e certificado pelo Coffee Quality Institute (CQI). Este profissional é capacitado para analisar o café arábica fazendo uso do paladar e do olfato em uma degustação minuciosa.

O programa de Q-Grader foi lançado em 2004 pelo CQI, com base nos critérios de avaliação da Specialty Coffee Association (SCA). Ele foi desenvolvido para capacitar profissionais a partir de treinamentos de classificação, identificação de torra, análise sensorial e triangulação de cafés, etc.

A qualificação Q-Grader busca garantir que a qualidade de diferentes cafés seja avaliada pelos mesmos critérios e parâmetros, independente do avaliador. 

Existem duas possíveis certificações Q-Grader: a Q Arabica Grader e a Q Robusta Grader. Falaremos mais sobre isso em breve!

O que faz este profissional?

O papel do Q-Grader é avaliar a qualidade de cafés variados e, assim, garantir que estes produtos possuam a excelência prometida. Este profissional, que é especialista em identificar o valor dos grãos da sua colheita, pode atuar dentro ou fora de fazendas.

O Q-Grader é treinado para identificar grãos pela vista ou pelo sabor, além de reconhecer nuances e notas sensoriais específicas. Ele também identifica defeitos e o que deve ser feito para suprimi-los ou evitá-los. Dessa maneira, o café avaliado por um Q-Grader certificado passa por um rígido controle e tem sua qualidade atestada. 

Profissionais credenciados têm o papel fundamental de identificar e avaliar cafés de acordo com suas características, reconhecendo sua qualidade. Além disso, ter uma avaliação Q-Grader para o seu café atesta a qualidade dele em qualquer lugar do mundo, afinal, as provas da certificação e os critérios avaliados são os mesmos!

[obi_random_banners align=”center”]

Por que se tornar um Q-Grader? 

Embora no Brasil se produza cafés há muitos anos, faz pouco tempo que os produtores brasileiros passaram a valorizar e a destacar seus cafés de maior qualidade.

O mercado brasileiro de cafés especiais está se expandindo cada vez mais, e é aí que surge a necessidade de profissionais capacitados. A profissão Q-Grader ainda não é tão comum, embora a demanda por avaliações profissionais de cafés especiais esteja aumentando gradativamente.

Além de atender à esta necessidade crescente, há outro motivo para se capacitar ou para capacitar alguém de sua equipe! Ter um Q-Grader próximo ao seu café é uma maneira de otimizar sua produção, identificando notas sensoriais e possíveis defeitos para permitir correções necessárias. 

Como se tornar um Q-Grader?

Agora, chegou a hora de explicar qual é a jornada do profissional do café que decide se tornar Q-Grader. Para chegar ao nível profissional, o candidato passa por um treinamento intensivo e uma série de provas para comprovar seu conhecimento. 

Mais acima, falamos que há dois tipos de Grader profissionais: O de Arabica e o de Robusta. Enquanto os cursos Q-Arabica Grader foram desenvolvidos com base nos critérios da SCA, os critérios Q-Robusta foram resultado de uma parceria entre a CQI e a Uganda Coffee Development Authority (UCDA).

O foco deste artigo é o Q-Arabica Grader, já que este é o profissional que avalia a qualidade dos cafés 100% arábica. Mesmo assim, a jornada proposta pela CQI para as duas linhas de aprendizado passa pelo curso Q-Cupping Essentials (Arabica ou Robusta), que ensina sobre cupping e traz uma introdução ao curso. 

Um curso introdutório também é oferecido no Brasil pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association); é o curso Pré Q-Grader, que dura três dias. Além de introduzir competências importantes para a certificação Q-Grader, ele também torna seus participantes aptos à identificação de cafés de origens variadas.

O curso de formação, por sua vez, dura 5 dias e é composto por 22 ações sobre assuntos variados relacionados ao café, passando por classificação, habilidades sensoriais, triangulação e identificação de torra. Cada uma dessas ações é avaliada em exames que cobram conhecimentos gerais, testes olfativos e sensoriais, identificação de amostras, entre outros. O Q-Grader deve, também, se mostrar capaz de identificar até 36 origens diferentes de cafés.

Além disso, a cada 3 anos, todos os profissionais devem realizar o curso de Calibração Q-Grader. Este curso serve a licença Q-Grader do degustador, garantindo que seu paladar permaneça apurado.

[obi_random_banners align=”center”]

Onde encontrar cursos Q-Grader?

Até aqui, deu pra perceber quão elaborado é o curso de Q-Grader. Apenas Q-Instructors credenciados podem aplicá-lo. Não são muitos os lugares que oferecem esse curso, que custa a partir de R$ 4 mil. 

A Academia do Café, em Belo Horizonte, é um destes lugares. O curso de Q-Grader oferecido por eles custa R$ 6.500 e é composto por 3 dias de simulados e 3 dias de exames oficiais. O objetivo deste curso é preparar profissionais para avaliar cafés a nível internacional. Seus cursos de classificação e degustação e análise sensorial são excelentes introduções para o curso Q-Grader.

O CPC (Centro de Preparação de Cafés) do Sindicafé, SP, oferece os cursos de Q-Grader e de Calibragem. O curso oferecido dura 6 dias (carga horária de 48h) e apresenta exercícios teóricos e práticos. Os exames para obtenção da licença Q-Grader acontece ao final desses exercícios.

Outra empresa que oferece tanto o curso de Q-Grader quanto a Calibragem é a Savassi Agronegócio, de Patrocínio/MG. O curso por eles oferecido tem por objetivo profissionais de nível avançado na análise sensorial de cafés especiais. Visando formar especialistas em degustação, fazem parte do curso atividades técnicas e práticas diárias de degustação. Há também a introdução por meio do curso de Classificação e Degustação.

Está pronto para virar um Q-Grader?

Chegou a hora de dar o próximo passo como profissional dos cafés! O que você achou mais importante para saber sobre essa profissão? 

Para oferecer o melhor do café especial com a sua marca, conheça nossas propostas para Private Label. Até a próxima!

2 Comentários

  • José Luiz Knupp

    Preciso de um profissional para testar cafés .
    Como posso encontrar algum que seja independente e não seja um comprador. Pois os mesmos contumam avaliar mal um cafe de otima qualidade para comprar barato e revender caro.

    • Paulo Pacheco

      Boa tarde José Luiz. Nos envie um whatsapp que podemos te ajudar com indicação. Não vou colocar um contato particular em uma postagem pública. Espero que entenda. Att.
      Contato do nosso whatsapp: 031 25520179

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *