Clever Dripper
Barista,  Café Especial,  Intermediário

Clever Dripper: o que é, características e como fazer seu café

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Cafeteira manual, porém “inteligente”, a Clever Dripper é também um dos métodos de preparo de café mais recentes do mercado. Surgiu há cerca de 10 anos, a partir de Taiwan, mas vem se popularizando no universo coffee lover.

A explicação é simples: o sistema exclusivo conta com uma trava “shutt off”, que veda ou libera o fluxo da infusão à gosto do freguês. Ou seja, uma válvula permite ao consumidor controlar o tempo de contato da água com o café, o que interfere diretamente nas características e no sabor da bebida que chega à xícara.

Na Clever, você extrai o café de acordo com o perfil sensorial que mais agrada ao seu paladar!

Neste post, apresentamos todas as características da Clever Dripper e o passo a passo de preparo no método, cada vez mais conhecido e apreciado no Brasil. Prepare-se para descobrir como é fácil e prático lidar com a cafeteira inteligente!

O que é o Clever Dripper?

Parece um porta filtro, mas a Clever Dripper é um sistema que permite o controle de fluxo de extração do café.

À primeira vista, o aspecto da clever lembra o de um suporte tradicional para filtros, como o famoso Melitta. Porém, a cafeteira manual criada pela empresa taiwanesa Abid (hoje E.K. Intl. Co.) é muito mais.

O diferencial é justamente o sistema de controle de fluxo, funcional, de fácil acionamento. Trata-se de um método de preparo de café coado por infusão, sofisticado e simples ao mesmo tempo.

Características do método

De design cônico, a cafeteira, que pode ser em pode ser de acrílico, cerâmica ou vidro, inclui ranhuras na parte interna.

Ao contrário do sistema de outros equipamentos de filtro, a Clever Dripper funciona com os princípios de imersão total para extrair o café. Ou seja, o pó fica imerso na água quente por 2 minutos ou mais.

O equipamento também possui uma tampa, que objetiva manter a temperatura durante o processo de infusão, e um pires para amparar a cafeteira retirada de cima da xícara (o que evita respingos).

Assim como um porta filtro tradicional, a Clever pode receber filtro de papel, pano ou metal.

Diferencial

O pulo do gato – e maior diferencial da cafeteira – é a presença de uma válvula capaz de reter ou liberar o fluxo de água. Ele é feito de silicone e veda totalmente a saída de líquidos quando está fechado.

A vantagem é poder colocar a quantidade de água ideal para o perfil de preparo e deixá-la no pó pelo tempo que desejar ou que a moagem pedir. 

É esse sistema que leva o consumidor a comandar o preparo do café!

Ao permitir uma variação muito grande entre a quantidade de café moído, o volume de água utilizado e o tempo de contato com o pó, o perfil da bebida extraída varia de acordo com as preferências pessoais de cada um.

No mercado, a cafeteira é encontrada em dois tamanhos padronizados: a pequena realiza a infusão de até 200ml de café, enquanto a grande filtra até 350ml.

Como funciona

O controle da válvula é simples: se o porta filtro é apoiado nos próprios pés, o disco fica fechado; se posicionado na xícara ou utensílio de largura compatível, abre e libera o gotejamento.

Com o sistema de trava conhecido como “shutt off”, que veda o fluxo do líquido quando não está sobre uma xícara, a água permanece em contato com o café, proporcionando o controle do tempo de infusão e, consequentemente, inúmeras variações de sabor.  

Da mesma forma, a extração é interrompida automaticamente quando o porta filtro é retirado da xícara.

Assim, é o consumidor quem define qual será o tempo de imersão do café na água antes de iniciar a filtragem.

Funcional e prático, a Clever é um método também indicado para iniciantes no universo coffee lover. A justificativa é permitir que o consumidor teste diversas nuances do café e descubra qual a que mais agrada ao paladar e estilo de vida.

Resultado na xícara

Sabemos que, na xícara, o perfil de um café de qualidade é o resultado de uma equação simples: o tempo de contato em que a água quente extraido grão moído elementos como cafeína, açúcares, ácidos e óleos.

Na Clever, esse perfil será definido pelo consumidor. Tudo depende da moagem escolhida, da quantidade de água vertida sobre o café torrado moído e do tempo de infusão; o resultado será uma bebida mais ou menos ácida, encorpada ou doce, com mais ou menos quantidade de cafeína, óleos e outros elementos.  

Aproveite para investigar os diferentes tipos de moagem do seu café preferido. É praxe que a mais grossa resulte em uma bebida mais suave e levemente ácida. Já mais fina confere amargor mais evidente devido à presença de mais cafeína.

Vantagens e desvantagens

Apreciadores de cafés especiais concordam que a Clever traz mais vantagens que desvantagens para o consumidor.

Em comparação ao método prensa francesa, que também permite controlar o tempo de infusão durante o preparo por exemplo, a vantagem é o uso do filtro comum de papel, que resulta em um café mais limpo na xícara.

O sistema de válvula controlada por peso, que libera o café quando o porta filtro é colocado na xícara, é mais fácil do que empurrar o êmbolo como ocorre na prensa francesa.

A facilidade de manuseio e preparo, similar ao coador tradicional, também é tida como uma vantagem do método.

Uma vez liberada a válvula, o fluxo da água é contínuo, mais prático do que demanda a Hario Buono, em que se verte a água sobre o pó aos poucos.

Método de extração que combina as vantagens da imersão com o perfil limpo resultante do uso do filtro de papel, a Clever resulta em bebidas de perfis complexos e perfeitamente extraídas.

Entre as poucas desvantagens, consumidores apontam o uso de filtros de papel (posteriormente descartados) e a temperatura da água, que tende a cair durante os processos de infusão e filtragem.

Passo a passo de preparo

Você já sabe que a Clever Dripper é uma cafeteira prática, esperta e de fácil manuseio. A seguir, destacamos um passo a passo básico para o preparo da bebida.

Mas vale lembrar: o processo está sob seu comando!

Assim, quanto mais variações forem testadas em relação à granulometria da moagem do grão, quantidade de água e tempo de infusão, mais possibilidades em torno do perfil da bebida serão descobertas. Se jogue!

Ingredientes:

  •       300 ml de água (e quantidade que baste para escaldar o filtro)  
  •       30g de café de qualidade superior em grãos

 Utensílios:

  •       Balança
  •       Cronômetro
  •       Moedor
  •       Chaleira
  •       Clever Dripper (com capacidade para 350ml)
  •       Filtro para Clever
  •       Xícara

Modo de preparo:

  1. Pese os grão e processe em moagem média grossa;
  2. Ferva a água e aguarde até a temperatura cair para 95 graus;
  3. Escalde o filtro, pressione o fundo do utensílio sobre uma caneca e dispense a água, para eliminar resíduos da fabricação e o sabor do papel;
  4. Despeje o grão moído no filtro escaldado;
  5. Verta a água quente em fluxo direto e movimento cíclico sobre o café moído e deixe em infusão por 2 minutos. Há quem goste de misturar pó e água com uma colher;
  6. Coloque a Clever sobre a xícara e logo o fluxo será liberado;
  7. Beba em seguida.

Conclusão: Conheça outros métodos de preparo de cafés

Já provou um café coado na Clever Dripper? Testou variáveis que ela proporciona ao perfil da bebida e conferiu a versatilidade deste método de preparo?

É como ressaltamos por aqui: o universo dos cafés de qualidade superior é repleto de possibilidades e descobertas.

Para estar sempre por dentro, conheça a oferta de grãos premium das diversas regiões brasileiras, brinque com os tipos de torra e moagem do café e investigue novos métodos de preparo e tipos de cafeteiras disponíveis no mercado. Seu paladar agradece!

Conte sua experiência para nós e até a próxima xícara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *