Café e Produtividade
Café Especial,  Trabalho

Café e produtividade: por que a bebida é indispensável no escritório

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Que o café é uma presença constante em qualquer ambiente de trabalho, já é fato. Afinal, não são poucos os que não começam o dia sem uma xícara caprichada da bebida! Mas ficam as dúvidas: como nasceu a relação entre café e trabalho e, mais importante, como o momento para o cafezinho influencia na produtividade dos funcionários?

Este artigo vai responder essas e outras questões sobre a bebida que movimenta o ambiente de trabalho. Vamos?

O café na vida das pessoas

Para começar, é importante enxergar o café como mais do que um simples bebida; estamos falando da segunda bebida mais consumida no mundo inteiro, perdendo apenas para a água!

No Brasil, maior produtor e consumidor de café do globo, não são poucas as pessoas que enxergam o café como algo cultural. Há quem faça de tudo para que a bebida não falte, e parte dessa relação está relacionada às transformações dos modelos trabalhistas que vêm ocorrendo desde século passado, tornando ambientes corporativos cada vez mais presentes no mercado de trabalho e exigindo mais concentração, criatividade e raciocínio. 

Hoje, muitos colaboradores consideram o café uma necessidade para o dia de trabalho, e pesquisas apontam que pelo menos 96% dos trabalhadores de escritório são consumidores regulares de café.

Café x Produtividade

Mas… como funciona a relação entre café e produtividade? 

A cafeína, componente presente no café, incentiva uma série de reações no seu organismo, atuando a partir do sistema nervoso central. Primeiro, por ter sua molécula parecida com a adenosina (que indica ao corpo seu cansaço e necessidade de dormir), a cafeína ocupa seu lugar, se conectando aos receptores e dando ao corpo uma falsa sensação de energia.

Enquanto isso, a adenosina que perdeu seu lugar circula pelo corpo, promovendo a produção de adrenalina e afastando de vez o torpor!

Já mais acordado e disposto, o coffee lover também fica mais alerta e focado, já que a cafeína também aumenta a concentração e a capacidade de atenção. 

Estas habilidades já influenciam bastante na produtividade. Se menos disperso, o profissional consegue focar mais em sua função, concluindo-a em menos tempo e passando assim para a atividade seguinte.

Além da concentração, a cafeína também tem um papel relevante na preservação da memória de curto prazo e aumenta a capacidade de resolução de problemas de lógica. E, como se tudo isso não bastasse, a substância ainda incentiva a liberação de dopamina, o que estimula o organismo e aumenta a disposição para produzir mais.

Resta alguma dúvida de que o cafezinho pode salvar seu dia de trabalho?

Outros benefícios do café no escritório

A produtividade não é a única beneficiária do consumo de café. Confira mais alguns benefícios da bebida:

Bem-estar

Nem todo mundo deve saber, mas a pausa para o café tem uma influência comprovada no bem estar, na satisfação e na produtividade dos funcionários. A dopamina, que citamos antes, é o hormônio da felicidade e do bem estar e, de acordo com um estudo realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), o “coffee break” é capaz de de aumentar a produtividade em até 8%!

Funciona assim: quando um funcionário se levanta depois de algumas horas tentando resolver uma mesma questão e se dirige à máquina de café, ele encontra outros colegas, conversa um pouco, se distrai daquele problema e, com a cabeça mais limpa… é mais fácil encontrar uma solução. 

A própria interação entre colegas também é um ponto positivo, já que promove relacionamentos positivos no ambiente de trabalho. Um ambiente mais agradável é um ambiente em que os profissionais rendem mais.

O café também ajuda quando a tarefa será realizada em equipe: segundo estudo publicado pelo Journal of Psychopharmacology, pessoas que bebem café antes de iniciarem tarefas em equipe atuam de maneira mais colaborativa e contribuem mais com seus colegas.

Criatividade

A criatividade também é um dos presentinhos que o café nos dá. Quando parte da rotina, o cafezinho influencia na criatividade e no desenvolvimento de diferentes soluções para um problema.

O que acontece é que o momento de tomar café serve para “arejar” a mente, permitindo que os problemas sejam vistos por outros ângulos e estimulando o cérebro a pensar diferente.

Dessa forma, a pausa para o cafezinho se mostra não apenas algo positivo, mas também necessário para o bom desempenho dos funcionários, que se tornam cada vez mais capazes de descobrir diferentes soluções e de trazer novas ideias para sua empresa.

[obi_random_banners align=”center”]

Saúde

Além do bem estar, tomar uma xícara de café pode ter vários efeitos positivos no organismo, até mesmo influenciando positivamente na saúde. 

Existem pesquisas que apontam que tomar café aumenta a expectativa de vida, é eficaz para evitar doenças degenerativas (como Parkinson e Alzheimer), depressão e câncer de pele!

Saiba mais sobre os benefícios do café à saúde aqui no nosso blog. 

Relações profissionais

Ok, este benefício vale muito mais para quem estiver num dia de trabalho remoto, mas mesmo assim vale a pena colocar aqui! Afinal, é cada vez maior o número de pessoas que opta por um dia de trabalho remoto, por reuniões agradáveis ou que viaja em nome da empresa e procura um bom lugar para cumprir seu dia de trabalho.

É aí que entram as cafeterias coworking! Com o número cada vez maior de nômades digitais, não são poucas as lojas que se adaptaram para receber este público, que passa a fazer parte de um ambiente marcado por produtividade, networking e, como não poderia faltar: o melhor do café.

Um estudo que analisou cafeterias na Noruega, na Austrália, no Reino Unido e nos Estados Unidos constatou que o ambiente de cafeteria faz com que os coworkers se sintam parte de algo maior, enquanto o barulho do local estimula os níveis de criatividade. 

Além disso, estar cercado de pessoas trabalhando pode influenciar positivamente na produtividade, já que faz com que você se esforce mais para realizar atividades e cumprir demandas.

Vale a pena tirar um dia da sua rotina para conhecer as cafeterias coworking espalhadas pelo Brasil – você pode fazer isso conferindo nossas seleções de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e de Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

Outro momento que incentiva o networking a partir do café é no coffee break de palestras, cursos, seminários, workshops e outros eventos como estes. É a pausa para o cafezinho que permite que profissionais interessados em um mesmo assunto troquem impressões e experiências, ampliando seu networking. O café funciona como um ponto de encontro! 

Relacionamento com o cliente

O café pode ser uma ótima maneira de demonstrar ao cliente que você se importa com ele. É importante ser capaz de proporcionar reuniões agradáveis, e o café é uma bebida com o poder de conectar as pessoas!

Para os visitantes, ser recebido com uma xícara de café quentinho demonstra cuidado e atenção, além de ser uma atitude cortês que será apreciada. É o primeiro passo para construir um bom relacionamento com o cliente!

Vale dizer que o café não é bem visto somente nas reuniões de negócios; na verdade. o cafezinho também é uma ótima escolha de brinde personalizado! Afinal, o que seria melhor para se fazer presente no dia a dia de seus clientes do que enviar o melhor da bebida que eles consomem todos os dias com a sua marca? Pense nisso.

Dicas para o café não se tornar um vilão

Apesar de todas as coisas boas que dissemos, não se pode negar: qualquer coisa em excesso faz mal, e o café está incluído nisso. Ele pode atrapalhar seu sono, aumentar a ansiedade e até mesmo causar dependência química!

Pensando nisso e para que você possa continuar aproveitando os benefícios dessa bebida maravilhosa, fique atento às dicas que separamos para impedir que o café se torne um vilão.

  1. Beba a primeira xícara no trabalho, não assim que acordar: Quando acordamos, nosso corpo produz um hormônio cujo efeito parece o da cafeína, o cortisol, que demora cerca de duas horas para diminuir. Misturar a cafeína e o cortisol não é uma ideia! Você tende a ficar mais estressado devido ao alto nível de energia acumulada. Portanto, espere os níveis de cortisol baixarem; só então seu corpo estará receptivo para a cafeína.
  2. Espere 30 minutos depois do almoço para a segunda xícara: Depois de comer, nosso corpo produz moléculas de adenosina que, acumuladas, incentivam o cérebro a desacelerar. Isso faz com que fiquemos sonolentos. A cafeína entra com o papel de impedir que a energia seja gasta na letargia gerada pela adenosina. Isso significa que sua produtividade pós-almoço não será influenciada!
  3. Consuma menos cafeína durante a tarde: Altas doses de cafeína podem causar picos de energia que podem atrapalhar seu trabalho. Por isso, aposte em uma xícara de espresso ou de chá verde, pois assim seu nível de energia continuará estável e consistente.
  4. Pense bem no último horário para beber café: Para evitar noites insones ou dificuldade para adormecer, é importante não tomar café muito tarde. O efeito da cafeína se prolonga por quase 6h, então não vale a pena tomar uma última xícara antes de terminar o expediente; isso pode comprometer sua noite de sono.

Vale a pena investir em café para o seu escritório?

Depois de todos estes benefícios, você ainda tem dúvidas? O café é capaz de aumentar, ao mesmo tempo, o bem estar e a produtividade dos seus funcionários, o que é crucial para que se aumente o rendimento da empresa!

Então, sim: vale a pena garantir todos os dias o cafezinho para todos os colaboradores de sua empresa. Entretanto, qual é o melhor café para oferecer? A u.Coffee pode te dar esta resposta! Conheça nossas propostas para consumo interno e converse com nossos consultores para conhecer o melhor plano para a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *