Café Cremoso
Barista,  Café Especial,  Intermediário

Café cremoso: conheça 7 receitas saborosas e fáceis de fazer

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Um clássico, principalmente no desjejum e na mesa de lanche, o café com leite é a receita mais popular de café cremoso entre os brasileiros. Mas há muito mais versões da bebida do que imaginamos.

Atualmente, versões de café cremoso como cappuccino, latte macchiato, mocha ou café breve estão cada vez mais acessíveis, seja nas cafeterias, seja em casa. Já pensou em provar aquela experiência de xícara enquanto assiste à Netflix no seu próprio sofá?

Nós, já. Aqui, mostramos que é possível preparar versões de café cremoso com extrema facilidade e aproveitando toda a qualidade dos grãos especiais que a u.Coffee leva até você. Há opções nas linhas tradicional, com chocolate, para dietas fit, low carb e, ainda, com leite em pó.  Confira!

O que é e como surgiu o café cremoso?

Hoje, o café também é base para o preparo de drinques, sobremesas e até pratos salgados. Com o passar do tempo, a tradicional técnica de misturar café com ingredientes ricos em proteína e gordura evoluiu e, hoje, está na fase 4.0. A partir do lançamento da primeira máquina de café espresso da história, a bebida ganhou versões mais e mais diversificadas. E de fácil preparo.

Piero Marcelo Luizi de Farias, quality manager da Illy na América do Sul, lembra que o conceito de café cremoso é amplo e começou a aparecer com equipamentos que possibilitaram o uso da pressão na extração de um café. Ele explica:

“Com isso, a bebida ganhou a presença da crema, que dá a sensação de cremosidade. Por meio do mesmo equipamento, também o leite passa a ser aquecido por vapor, processo que o torna mais aveludado e repleto de microbolhas que levam a uma degustação delicada”.

Nas cafeterias, essas bebidas ganharam a companhia de outros ingredientes que conferem ainda mais cremosidade ao café, caso do chantilly. Também surgiram as cremeiras (equipamento que deixa o leite cremoso e espumante, num processo semelhante ao executado pela prensa francesa).  Logo, máquinas profissionais e domésticas para o preparo do café em diversos métodos incrementaram e popularizaram a oferta de café cremoso. 

À reboque da valorização da gastronomia como fonte de prazer e da descoberta dos cafés especiais como ingrediente gourmet (e de origem 100% rastreável), mais e mais receitas vem surgindo.

Cappuccino

Clássico entre os cafés cremosos, é a experiência mais conhecida do mercado. Em casa, experimente inovar e, no lugar da versão industrializada, fazer do seu jeito preferido.

Ingredientes

20-25 ml de café espresso; 85 ml de leite fresco com espuma

Modo de preparo

Prepare o café espresso no copo de cappuccino. Use o vapor produzido pela máquina de café espresso e espume o leite fresco (você também pode usar um batedor para espumar o leite).

Despeje o leite com espuma no café para obter uma superfície espumada, mas não muito branca. Você pode polvilhar um pouco de açúcar sobre o café antes de derramar a espuma de leite e finalizar com cacau em pó.

Você sabia? Queridinho no cardápio das cafeterias,o cappuccino também faz sucesso entre baristas que praticam a famosa latte art – que é a criação de desenhos na superfície da bebida e tema de concursos internacionais muito importantes na área de cafés de qualidade.

Espresso com leite quente

Uma versão mais sofisticada do café com leite tradicional, tem sabor encorpado e espuma generosa.

Ingredientes

20 a 25 ml de café espresso; 28 ml de leite integral com espuma

Modo de preparo

Prepare 1 café espresso e use o vapor produzido pela máquina para espumar o leite fresco. Despeje o leite com espuma em cima do café , enchendo a taça quase até a borda.

Cappuccino vienense

O chantilly faz toda a diferença na degustação desse café, delicado ao paladar e com notas incrementadas pela presença do cacau.

Ingredientes

20 a 25 ml de café espresso ; 45 ml de leite integral com espuma; chantilly a gosto; pó de cacau sem açúcar

Modo de fazer

Prepare 1 café espresso no copo de cappuccino; Use o vapor da máquina de café espresso para fazer espuma no leite fresco e despeje  sobre o cappuccino, enchendo até a metade. Adicione chantilly por cima em movimentos circulares e termine com uma pitada de cacau em pó.

Fonte: Recipe book Illy

Café cremoso fit/funcional

Nessa receita, o açúcar refinado é substituído por mascavo, demerara, ou ambos. Além de saborosa, confere aquela dose de energia que só o café proporciona.

Ingredientes

50g de café solúvel; duas xícaras de açúcar (1 de demerara e 1 de mascavo), 200 ml de água quente (mas sem ferver); quantidade de leite suficiente para dividir uma xícara.

Modo de fazer

Bata o café, o açúcar e a água em batedeira até dobrar o volume da mistura ou adquirir uma consistência densa e bem cremosa. Reserve em recipiente que vá ao freezer.

Coloque a quantidade desejada em uma xícara de leite quente e mexa bastante, até a mistura ficar homogênea. Se desejar, polvilhe canela. Armazene o que sobrou no freezer para manter a consistência.

Fonte: Cris´s Life

[obi_random_banners align=”center”]

Café cremoso low carb e diet

Alternativa saborosa para ninguém precisar sair da dieta, mesmo a de restrição a açúcar pois é feita com xilitol. Confira!

Ingredientes

100 ml de água morna; 2 xícaras de xilitol; 50g de café solúvel. Para transformar em cappuccino, basta acrescentar 2 colheres de cacau em pó 100% cacau e 1 colher de canela em pó.

Modo de fazer

Misture os ingredientes e processe em batedeira por 15min ou até adquirir a consistência de chantilly. Reserve (e mantenha no freezer para não perder a consistência). Sirva misturado ao leite de sua preferência (inclusive os vegetais como de amêndoas ou castanhas).

Fonte: Simone Sá Oficial

Café cremoso com chocolate

Experiência queridinha de chocólatras e coffee lovers, a mistura de café e chocolate realça o sabor individual dos ingredientes. Experimente!   

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar; 100 g de café solúvel; 4 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó; 1 xícara (chá) de leite em ponto de fervura.

Modo de fazer

Na tigela da batedeira, misture o açúcar com o café solúvel e o cacau. Junte o leite e mexa somente para dissolver os ingredientes secos. Bata por 10 min ou até a mistura ficar bem fofa e cremosa. Utilize 1 colher (sopa) do café cremoso para cada xícara de leite.

Guarde a mistura de café no freezer, em recipiente fechado, para manter sua cremosidade. Não é preciso descongelar para usar.

Fonte: Tudo Gostoso

Café cremoso com leite em pó

A mistura seca que dá origem à bebida pode ser conservada por uma semana ou mais. Para consumir, basta acrescentar água quente na proporção de preferência. Quanto mais mexer, mais cremosa a bebida será.

Ingredientes

100 g de café solúvel; 1 lata de leite Ninho; 2 xícaras (chá) de açúcar refinado; 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio; 1 colher (sobremesa) de canela em pó; 2 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Modo de fazer

Disponha todos os ingredientes em um bowl e misture bem. Aos poucos, despeje a mistura no liquidificador, batendo sem parar até resultar em um pó homogêneo e bem fininho.

Para fazer o café, basta acrescentar água quente até a quantidade desejada e misturar bem. Você pode conservar a mistura de ingredientes secos em recipiente hermético.

Fonte: Pilotando o fogão

Viu como é fácil preparar o seu café cremoso preferido em casa?

3 Comentários

  • Yolanda

    Adorei essa entrevisa, acho incrivel como os quality manager na illy são inteligentes e criativos. Meu marido também é quality manager na Colombia e adoro essas entrevisas. Irei compartilhar com ele. Parabéns para os envolvidos !

  • Flávia Rodrigues paixão

    Vcs falam da forma de fazer as misturas para um café cremoso e na parte q fala do café com leite em pó não falam se na mistura vai água para ficar homogêneo! Gastaria de saber como é feito mesmo a mistura?

    • Leticia Portugal

      Boa tarde, Flávia! Tudo bem?
      Para fazer o café, basta acrescentar água quente até a quantidade desejada e misturar bem. Você pode conservar a mistura seca de ingredientes em recipiente hermético, já que eles podem ser aproveitados em até 1 semana.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *