Café e grãos de café
Café Especial,  Curiosidades

Café Especial: 10 curiosidades para apreciar a bebida

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Quem não gosta de um cafezinho? O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo somente para água. Se for café especial, com grãos selecionados, torrefação adequada e recém moído então, melhor ainda!

A bebida, aconchegante e energética, traz sabor e aroma na medida exata da nossa rotina. Mas você conhece os segredos do café especial? Leia nosso artigo e entenda por que, além de sabor e aroma diferenciado, o café gourmet pode merecer, também, o título de café especial.

1. Café tipo exportação

O Brasil é um grande produtor de café especial. No entanto, apenas seis estados fazem o plantio dos grãos, sendo Minas Gerais o maior produtor. De acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café (CeCafé), os países que mais compram café gourmet brasileiro são os Estados Unidos, Alemanha e Itália.

2. Plantio especial

As plantações de café gourmet demandam alguns cuidados para que os grãos mantenham a excelência. Eles são produzidos em locais com altitude de pelo menos 800 metros e a colheita só é feita quando o grão atinge a maturidade plena. Posteriormente, o processo de secagem é realizado, com alto rigor.

3. Diferença das torras

Torrar um grão de café mais ou menos influencia diretamente no sabor da bebida. A torra mais clara evidencia a doçura, o aroma e o corpo do grão. A mais escura, por sua vez, traz notas amargas ao café – questão de gosto! A torra do café não influencia na quantidade de cafeína ou no potencial de um café, apenas acentua determinadas qualidades.

4. Café especial ou gourmet?

O café gourmet é feito com grãos 100% arábica. Já o especial, além de 100% dos grãos arábica, possuem origem controlada. Do plantio à venda, todos os processos são monitorados. Além disso, os grãos são selecionados.

5. Apreciação e temperatura

O café tradicional não apresenta mudanças de sabor mesmo com variações de temperatura. Já o café especial deve ser apreciado em três etapas: quando está quente, morno e frio. Assim, é possível identificar as sutis mudanças de sabor causadas pelo resfriamento da bebida.

6. Efeito da cafeína

O efeito da cafeína permanece no corpo humano por até seis horas. Contudo, melhor do que tomar uma dose alta de uma vez, é espaçar pequenas quantidades da substância. Um golinho a cada dez minutos é suficiente para estar desperto! E atenção: mesmo aqueles que consomem muita cafeína e já criaram “resistência” podem se beneficiar do consumo de café. Até nessas pessoas uma xícara da bebida é uma injeção nos ânimos!

7. Melhor que energético

Uma xícara de café possui, aproximadamente, a mesma quantidade de cafeína de uma lata de energético. Além do sabor, claro, o que diferencia uma bebida de outra é a quantidade de açúcar e taurina, presentes no energético. O açúcar é calórico e a taurina atua no sistema nervoso central. Assim, se estiver cansado, aprecie uma xícara de café especial. É ânimo sem culpa!

8. Faz bem para a saúde

Quanto mais claros e sem defeitos os grãos, mais eles possuem, nutrientes e antioxidantes que são benéficos para a saúde. Por isso, o café especial se torna um ótimo aliado na prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares e diminui o risco de acidente vascular cerebral (AVC).

9. Preparo

Sempre prepare café – especial ou não – com água filtrada ou mineral. A água da torneira é rica em cloro e isso altera o sabor da bebida. Além disso, a água não deve ser fervida, pois a alta temperatura também interfere na qualidade do café coado.

10. Conservação

Para conservar as características próprias do café especial, mantenha-o bem embalado, em ambiente seco e fresco e longe da exposição solar. Assim que aberto, transfira o conteúdo do pacote a um pote com tampa hermética.

Uma xícara de café representa prazer, aconchego e traz energia. Um café especial alia sabores e notas complexas à simplicidade cotidiana. O modo de preparo é simples e, portanto, não há desculpas: aprecie sem moderação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *