Degustação Café Gourmet
Café Especial,  Intermediário

Principais termos usados na degustação de Café Gourmet

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Se pensarmos em todas as bebidas que existem, nenhuma é tão consumida quanto o café. Ele é um grande amigo, tanto nos longos dias de trabalho quanto em encontros com pessoas queridas. Mas você já deve ter reparado que cada café tem características que se evidenciam, como acidez, aroma, corpo e suavidade.

Estes termos podem até causar alguma estranheza, mas te garanto que ao final da leitura deste post você saberá como escolher o Café Gourmet ideal para o seu paladar.

Índice do conteúdo

Acidez

A acidez é o sabor seco e marcante que dá vida ao café, sendo uma característica muito conhecida dos grãos Arábica. Café com alta acidez é descrito como ácido, o que não tem nada a ver com o pH.

Por exemplo, a cerveja é ligeiramente mais ácida do que a chuva ácida. O café, por sua vez, tem um pH relativamente neutro, entre 5 e 6. Sendo assim, café é apenas ligeiramente menos ácido.

É importante destacar que quanto mais torrados, maior a acidez do café. A sensação de azedo é um caso extremo de acidez e pode ser considerado como um defeito; Até porque, alta acidez é algo indesejável para o café espresso.

O teor de ácidos na bebida é também altamente dependente do grau de torrefação, tipo de torrador e método de produção da bebida. Provadores usam uma escala de 0-9 para avaliar acidez. Sendo assim, cafés com pontuação de 6-7 são classificados como altamente ácidos.

Aroma

Muitas nuances do café refletem na cheiro – ou “nariz”. O aroma do café é o cheiro que o café tem depois de moído. Além disso, ele também é experimentado depois de tomar o café, por meio do vapor que entra no nariz. Este processo é conhecido como “processo retronasal”.

O estímulo aromático pode ser alcançado pelo epitélio olfatório através de dois caminhos: via nasal, ubndurante o ato de cheirar (que se refere à olfação ortonasal) e via oral, durante o consumo do alimento (que se refere à olfação retronasal). A olfação ortonasal  se inicia a partir de um estímulo externo, o qual viaja através da narina anterior em direção à mucosa olfatória durante o ato de cheirar. Já o processo retronasal se dá após a deglutição, onde moléculas aromáticas voláteis são liberadas da matriz alimentícia e chegam até a cavidade nasal através da faringe, estimulando receptores da fenda olfativa.

Corpo

É a sensação gerada pelo contato físico da boca com do café. Ela está relacionada com o peso e textura do café.

Cafés com corpo cheio passam uma sensação cremosa, forte e agradável. Cafés com corpos médios, leves e super leves passam uma experiência mais grossa. A razão disso é a quantidade de sólidos suspensos e dissolvidos e de óleos extraídos da terra.

Suavidade

Em virtude de estar plenamente desenvolvido, o café pode proporcionar sensação de suavidade na boca durante a ingestão.

Existe uma grande variedade de Café Gourmet com aromas e sabores para ser apreciado.

Agora que você sabe o que avaliar quando apreciar um bom café, não deixe de contar-nos como foi essa experiência!

2 Comentários

  • Nara Zen

    Boa tarde. Tudo bem? Lendo seu artigo acima, me identifiquei com as seguintes características do café:
    1. Pouca acidez
    2. Aroma doce. Amêndoas ou chocolate
    3. Corpo. Leve e agradável
    4. Suavidade total
    Qual café vc indicaria pra mim?
    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *