Tipos de café arábica
Café Especial

Tipos de café arábica

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você sabia que sua bebida predileta possui origem em dois tipos de plantas? Sim, há dois tipos de planta de café: a arábica e a robusta, também conhecida como Conilon.

O café arábica possui altíssimo conceito, sendo apontado como responsável pelos melhores cafés do mundo. É interessante notarmos que, mesmo dentro da categoria de café arábica, encontraremos diferentes tipos de café.

Quer saber mais sobre esse café, os tipos de café arábica e suas características? Então nos acompanhe no decorrer deste post!

O que é café arábica? 

Originário da região da Etiópia, ao que tudo indica o café arábica foi uma das primeiras espécies de cafés cultivados no mundo. Se trata de um café requintado e refinado, que dá origem a vários outros tipos de cafés.

Este nome “arábica” se deve muito provavelmente ao fato da Arábia ter sido responsável pela propagação da cultura do café.

No Brasil, os cafés mais cultivados são o café arábica e o café robusto. A principal diferença entre estes dois tipos é a presença de cafeína, (50% menos no tipo arábica), maior intensidade de sabor (na espécie arábica), além do fato de que os cafés denominados gourmets e especiais são 100% do tipo arábica.

São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e parte do Espírito Santo são os estados cujo cultivo do café arábica está mais centralizado, enquanto Espírito Santo e Rondônia investem mais no café robusta.

Outra característica do café arábica genuíno é o fato dele ser plantado em altitudes entre 800 e principalmente 1200 metros, considerada pelos especialistas como a ideal para a produção de cafés de qualidades superiores.  Este café especial é um produto que resulta numa bebida de qualidade superior. Ele possui certa acidez, é “perfumado”, doce e requer cuidados minuciosos para que se possa extrair dele a melhor bebida possível.

Para se ter uma ideia do alcance deste café, ele é responsável por cerca de três quartos da produção mundial da bebida, um número considerável, não é mesmo?

Tipos de café arábica

Os chamados “blends” ou “combinações” obtidas a partir do café arábica são muitas, e podem resultar em produtos incrivelmente atraentes aos amantes de café.

De acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB), temos 7 tipos de café arábica. Vejamos a seguir, alguns:

  • Café tipo Bourbon

Figura entre os principais tipos de café do estilo gourmet que existe no mercado. Esta variedade é marcada pelo aroma de intensidade maior, sabor adocicado e uma textura achocolatada e suave.

  • Café tipo Catuaí

Com acidez de intensidade média, este café é considerado leve e suave. É o tipo de café que facilmente pode ser degustado sem adição de açúcar e por ser geralmente cultivado em altitudes altas, consegue durante sua maturação, absorver mais os açúcares naturais.

Há dois tipos de café Catuaí: amarelo (menos encorpado) e vermelho. É um café que pode ser definido como rústico.

A uCoffee possui um enorme catálogo de cafés especiais, com diferentes tipos de café arábica para você conhecer e aprofundar ainda mais sua relação com esta bebida tão marcante em nosso dia a dia.

O que você está esperando para conferir o café especial do seu jeito?

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *