Cafeterias em São Paulo
Barista,  Café Especial,  Cafeteria

10 cafeterias em São Paulo que você precisa (e vai querer) conhecer

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você já viveu a experiência de tomar um café passado na hora em um ambiente tranquilo e agradável? Embora seja muito gostoso apreciar uma xícara no conforto de casa, não há dúvidas sobre quão bom é um café preparado especialmente por um profissional em sua cafeteria!

São Paulo, eleita capital mundial na gastronomia, consegue se destacar nesse assunto. Afinal, a maior cidade do Brasil possui um número grande de casas especializadas em café, cada uma delas mais interessante que a outra. E se o seu objetivo for trabalhar por lá, já falamos sobre cafeterias coworking na capital. Para conferir, clique aqui.

Nesse post, separamos dez cafeterias em São Paulo que você, com certeza, vai querer conhecer. Se você é da capital paulista, se prepare para um tour pela sua cidade. Se não é, faça as malas e embarque conosco nesse passeio cafeinado!

#1 Coffee Lab

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1340, Vila Madalena – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a Domingo, de 9h às 18h

Telefone: (11) 33757400

Indicada pela Revista Espresso, a cafeteria fundada 2009 surpreende ao dar aos clientes mais do que apenas xícaras de café. Os baristas da Coffee Lab oferecem rituais descritos como “lúdicos e saborosos”, que educam e divertem. Os clientes degustam e comparam bebidas feitas por diferentes métodos ou espressos com quantidade de água variável. Também sobra espaço para uma deliciosa harmonização com queijo, cujo sabor é memorável!

A fundadora da cafeteria, Isabela Raposeiras, é uma barista e mestre de torra conceituada, bastante conhecida. É no andar de cima da loja que acontecem seus cursos de barista e, ainda, se localiza o laboratório de torra onde é realizada a torra dos cafés consumidos pelos clientes. A cozinha, também chamada de Lab, é aberta para os clientes, que são atendidos pessoalmente pelos baristas – uniformizados com macacões de teste e laboratório.

A Coffee Lab oferece a seus clientes cafés próprios, fornecidos por pequenos produtores espalhados pelas regiões produtoras e torrados minuciosamente pela equipe. Com um cardápio em conta, a cafeteria conquista o coração de seus clientes pelo estômago! Seja pela diversidade de bebidas com café ou de quitutes, todos garantem sair de lá com um gostinho de quero mais e ânsia por voltar! Vale a pena dar uma passadinha na Vila Madalena e conhecer uma das melhores cafeterias de São Paulo

#2 Sofá Café

Endereço: Rua Bianchi Bertoldi, 130, Pinheiros – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, de 11h às 17h

Telefone: (11) 30345830

Você já imaginou a possibilidade de algo com “sofá” como tema? Não? Pois essa cafeteria leva o conceito de simplicidade e conforto ao extremo quando se trata de café. Com ambiente tranquilo e cheio de poltronas, a Sofá Café oferece aos seus clientes uma experiência completa de degustação. Seja pela variedade de bebidas ou pelo cardápio repleto de lanches apetitosos, conquistar cada um de seus visitantes é inevitável.

A Sofá Café foi fundada em 2011 por um coffee lover, como todos nós. Diego Gonzales, engenheiro florestal, não podia viver sem sua dose diária de cafeína, mas não de qualquer café, ele queria um café de qualidade. Formou-se barista no Brasil e nos Estados Unidos e, munido de conhecimento e de grãos especiais, idealizou um local para “degustar um bom café no conforto do sofá”.

A cafeteria se destaca com drinks elaborados, que fornecem uma experiência sensorial única aos clientes. Além disso, oferecem um blend próprio de Catuaí Vermelho, produzido em Minas Gerais. Acompanhadas de pães de queijo ou outras comidinhas, as xícaras promovem momentos inesquecíveis a quem se aventura pelo bairro dos Pinheiros.

A cafeteria Paulista conta com outras três franquias: Unidade Cerqueira César (Rua Artur de Azevedo, 514), Unidade Google Campus São Paulo (Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso) e Unidade Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera).

#3 Urbe Café Bar

Endereço: Rua Antônio Carlos, 404, Consolação – São Paulo – SP

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, de 12h às 22h. Sábado e Domingo, de 10h às 14h, e de 16h às 22h

Telefone: (11) 32623943

Fundada no final de 2011, a Urbe Café eleva a noção de até onde uma cafeteria pode ir.  Funcionando com a noção de “do campo à mesa”, os cafés lá oferecidos são produzidos, torrados e preparados pela empresa!

Decorada com um estilo urbano marcado pela street art, a casa se empenha em oferecer o melhor do café especial. Mais do que isso, pratos leves, petiscos, bebidas e drinks deliciosos marcam presença no cardápio bem completo. Os drinks, em especial, se destacam pela criatividade e sabor inigualáveis e surpreendentes.

Realmente, o ambiente agradável, somado à qualidade do serviço – todos os materiais são frescos, e comida e bebida são preparados na hora – garantem o desejo de um replay. Vale a pena marcar um momento na agenda para visitar a Consolação!

[obi_random_banners align=”center”]

#4 Takkø (antiga “Beluga”)

Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 379, Vila Buarque – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a Domingo, de 9h às 18h

Telefone: (11) 32145322

Cafeteria que começou como uma “tela em branco” – sem fachada e de conceito minimalista – a Takkø vem fazendo, desde 2014, um café de qualidade, simples e sem frescuras. O ambiente clean e agradável e a qualidade de serviço e atendimento continuaram os mesmos quando a empresa, por decisão judicial, teve que alterar seu nome de Beluga para Takkø – nome escolhido pela grafia e pela sonoridade, apenas.

A cafeteria oferece cafés produzidos na região da Mantiqueira de Minas, adquiridos pessoalmente pelos proprietários. Para eles, visitar as lavouras e conhecer os processos é essencial para a valorização do produtor e do produto. O objetivo dos baristas é mostrar aos clientes a cultura do café e explicitar que ele vai muito além da simplicidade do espresso.

Com diversos métodos de preparo e opções quentes e geladas, os baristas preparam as bebidas no balcão baixo, para a apreciação de seus clientes. O cardápio é simples, mas preparado com carinho. A cafeteria vende também equipamentos como a Hario v60, para aqueles que quiserem começar a trilhar seu próprio caminho no preparo de cafés de qualidade. Vale ou não um passeio pela Vila Buarque?

#5 Por um Punhado de Dólares (PPD)

Endereço: Rua Nestor Pestana, 115, Consolação – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, de 10h às 22h

Telefone: (11) 32145891

Se você procura um ambiente divertido e descontraído com uma dose de irreverência, chegamos ao lugar certo! O café PPD, cujo nome se refere ao clássico filme de faroeste com Clint Eastwood, apresenta um cardápio diversificado de lanches, petiscos e, é claro, bebidas e cafés.

Com preparos em v60 e French Press dos três cafés próprios de nomes… sinceros (FuckCoffee, Gozolândia e Zica Memo), os proprietários conquistaram uma clientela fiel. Indo por um caminho um pouco diferente do que o habitual (se tratando de cafés especiais), eles apostam numa torra escura para o FuckCoffee, conseguindo um café forte, encorpado e, mesmo assim, de qualidade superior.

O local da PPD também é bastante interessante, já que está no centro de São Paulo. Isso tem um motivo: os proprietários se cansaram de se deslocar tanto para apreciar um café de qualidade. A loja vende, além dos cafés a partir de R$ 4, itens para preparar café em casa, canecas e, é claro, pacotes moídos ou em grãos de seus próprios cafés. Vamos dar uma passada na Consolação?

[obi_random_banners align=”center”]

#6 KOF – King of the Fork

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1317, Pinheiros – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 8h às 19h. Sábado e Domingo, de 9h às 16h

Telefone: (11) 25339391

A KOF é, sem dúvidas, uma cafeteria muito especial. Afinal, é um local totalmente dedicado ao universo ciclista! O bike café, fundado em 2014, tem como objetivo reunir em um só lugar amantes de café e de bicicletas, tendo os últimos como foco. Você pode até mesmo encontrar, enquanto toma um café, diferentes acessórios para usar ao pedalar.

Contando com um estacionamento de bicicletas na porta, é o point ideal para parar após uma pedalada. A equipe de baristas trabalha suas três variedades de café (Mundo Novo, Obatã Amarelo e Catuaí Vermelho) nos métodos Aeropress, v60 e Cold Brew. Na hora de escolher, uma dica é sentir a fragrância dos grãos nas amostras expostas do balcão!

O zelo dos funcionários com cada um dos clientes é um ponto considerável. Eles podem contar com toda a equipe para ter explicações sobre os tipos de café, método ou qualquer item oferecido no cardápio. O ambiente, confortável e agradável, é mais um convite para visitar o local. Então, vamos pedalar?

#7 The Little Coffee Shop

Endereço: Rua Lisboa, 357 A, Pinheiros – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 12h às 17h20

Telefone: (11) 23855430

A menor cafeteria de cafés especiais do Brasil – com menos de 2 m² – está em São Paulo e só oferece cafés especiais! O local, bastante fofo, é basicamente um balcão em vitrine para a rua. Oferecendo espressos e bebidas com base em espresso, a The Little Coffee Shop tem blends únicos e diários – ou seja, se você tomou um hoje, amanhã já será um diferente!

A ideia veio em 2014 pela já barista Flávia Pogliani, desde então com o objetivo de “servir café bom, com um preço bom e um serviço bom” – objetivo este cumprido à perfeição! Com mesinhas e um quadro negro à frente do balcão, o pequeno ambiente chama a atenção dos transeuntes, que podem se deliciar com os cafés feitos na hora.

As opções frias para os dias de calor são destaque no cardápio da cafeteria, e os lanchinhos doces que acompanham as bebidas são um grande sucesso. Quando estiver passando pela Rua Lisboa, não deixe de dar uma passadinha do The Little!

#8 Um Coffee Co.

Endereço: Rua Pais Leme, 215, Pinheiros – São Paulo – SP 

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 7h30 às 20h. Sábado e Domingo, de 9h às 16h

Telefone: (11) 34730149

Trabalhando com grãos de diversos produtores, os baristas da Um Coffee Co. oferecem aos clientes uma experiência nova por xícara. Aberta em 2017, a cafeteria oferece bebidas feitas com precisão e carinho pela equipe de baristas. Os profissionais, inclusive, são instruídos a não apenas preparar os cafés, mas a compartilhar seu conhecimento e paixão pelo café aos interessados no universo de cafés especiais.

Falando em cafés especiais, a cafeteria oferece uma série de micro lotes, inclusive da fazenda própria da empresa. Os métodos utilizados são v60, Kalita e Aeropress, além do clássico espresso. A qualidades do grãos é otimizada ao extremo pela capacidade dos baristas.

A alimentação oferecida pela empresa é da mais alta qualidade, contando com combinações saborosas de doces e salgados pensados para harmonizar com as bebidas do cardápio. De qualidade internacional, a Um Coffee Co. conta com filiais em Bom Retiro (R. Júlio Conceição, 553) e no Paraguai. Seja qual for a sua rota, vale dar uma desviada para conhecê-los! Sem dúvida, uma das melhores cafeterias de São Paulo.

#9 Isso é Café

Endereço: Travessa Alonso, 15, Jardim das Bandeiras, Vila Madalena – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 18h

Telefone: (11) 26915363

De olho no café desde a plantação até a sua mesa, a Isso é Café oferece uma experiência única no Beco do Batman, desde 2015. O espaço charmoso, aconchegante e compartilhado dá a cada cliente um momento com cafés excelentes e de qualidade comprovada.

Todos comprovam excelente atendimento, e as canecas e copos personalizados se destacam para os clientes mais apaixonados. Os lanches, salgados ou doces, são muito bem servidos e o sabor faz valer o preço cobrado.

As bebidas de lá são equilibradas e, aparentemente, o Cold Brew se destaca. Embora não tenhamos tantas informações, com certeza essa cafeteria é uma parada obrigatória ao conhecermos o Beco do Batman!

#10 Cupping Café

Endereço: Rua Wisard, 171, Vila Madalena – São Paulo – SP

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 10h30 às 18h

Telefone: (11) 38136154

Nascido da paixão por cafés especiais e de uma reforma na casa de Gabriel Penteado, o Cupping Café conquista clientes e amantes do café desde 2017. Barista formado pelos cursos da Isabela Raposeiras (lembra da Coffee Lab, lá em cima?), o arquiteto apostou e teve sorte com o estabelecimento, localizado no coração da Vila Madalena.

Com grãos especiais da região do Sul de Minas e torrados por três diferentes parceiros, a cafeteria prepara suas xícaras em quatro métodos: aeropress, Hario V60, prensa francesa e Kalita. Famosas bebidas frias, como o Cold Brew e o Affogato, também são sucesso na casa.

Toda a decoração, e até mesmo a forma de servir as comidas (em filtros de café), remetem à produção e preparo do café. Um leve tom saudosista também pode ser percebido, já que alguns aspectos da reforma ainda carregam características da casa em que Gabriel cresceu. Aproveite para passar na Vila Madalena e experimentar as bebidas deliciosas de uma das melhores cafeterias de São Paulo.

Ao longo desse post, pudemos perceber que a cidade de São Paulo está bem servida de cafeterias. Sinceramente, deu vontade de visitar todas! Você já conhecia alguma delas? Não deixe de comentar aqui as suas favoritas e deixar sua própria recomendação!

3 Comentários

    • Matea Braim Akintayo

      Ola… Meu nome é Matea, eu sou da Croacia mais morar algums anos ja no Brasil.. eu tenho cafeteria europeana classe alta no Edificio Italia no centro Sao Paulo. Eu gostaria saber como posso promovir minha cafteria no internet pra pessoas uqe procuram um cafe bar no internet. Obrigado

      • Paulo Pacheco

        Boa tarde Matea, muito obrigado pelo contato. Nosso pessoal entrará em contato no seu e-mail para avaliar colocar sua cafeteria em nosso post. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *