Café Especial,  Iniciante

Café especial: Aprenda 4 métodos de preparo diferentes

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

O segredo de um café especial depende de vários aspectos, incluindo desde a região em que os grãos são cultivados, até a sua trajetória para chegar no local do preparo. É exatamente nessa etapa – a do método de preparo utilizado para extrair o café – que iremos obter alguns diferenciais importantes, característicos do café especial.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) indica que o processo de infusão, pelo qual obtém-se o café, ocorre de 4 formas:

  • Filtragem (infusão feita em filtro de papel/pano);
  • Percolação (onde o pó é colocado no centro do moka, sob o fogão)
  • Prensagem (prensa francesa);
  • Pressão (quando o café é moído na hora e colocado em um filtro, o qual, recebe determinada pressão).

Dos métodos de preparo de café existentes, qual é o seu preferido? Qual você costuma utilizar? Falaremos a seguir sobre 4 métodos mais comuns:

  • Coador de pano ou papel
  • Cafeteira elétrica
  • Cafeteira italiana
  • Aeropress

Tudo para que você possa testar, notar as diferenças e ver qual dos métodos mais lhe agrada. Acompanhe a gente, enquanto a água esquenta para você preparar o seu cafezinho.

Coador de pano ou papel?

O coador de pano e de papel são tidos como os acessórios mais comuns para a filtragem do café.

Para você conquistar a melhor xícara de café, é importante que a moagem dos grãos seja esteja entre a fina ou média, com infusão de 3 até 4 minutos, aproximadamente.

Baristas recomendam umedecer o pó com um pouco de água quente, antes de coar completamente o café. Desta forma, extrai-se mais características de aroma e sabor da bebida.

A título de curiosidade, merece menção honrosa, o fato do filtro (de papel) ter sido inventado na Alemanha, no ano de 1908, por uma mulher: Melitta Bentz.

Leia mais: Coador de pano ou de papel?

Cafeteira elétrica

Dos 4 métodos mais recorrentes, impossível não falarmos sobre a cafeteira elétrica.

O advento da cafeteira elétrica se deu, no ano de 1802, graças a um farmacêutico francês François-Antoine Descroisilles. A versão da cafeteria em porcelana surgiu poucos anos depois, em 1806, criada pelo agrônomo, também francês, Antoine Cadet de Vaux.

Nesse processo, a cafeteira esquenta a água e executa todo o processo, passando pelo recipiente com o coador e pó, caindo diretamente na xícara ou jarra.

Cafeteira italiana

Alguns especialistas chamam esse processo de moka, enquanto outros utilizam a nomenclatura de cafeteira napolitana.

Esse método de preparo de café funciona da seguinte forma: primeiramente, a base da cafeteira deve ser enchida até o nível da válvula de segurança, com água fria. Sem compactar o pó, deve-se então preencher o filtro da cafeteira até o seu topo. Em fogo baixo, a cafeteira deve então, ser aquecida, até que o café alcance o copo localizado na parte superior do equipamento.

Uma dica é utilizar a moagem fina.

Vale dizer que o nome “moka” é uma referência ao nome do modelo de cafeteira inventado por Alfonso Bialetti em 1933, muito embora a ideia de uma cafeteira a vapor tenha sido idealizada nos anos 20, pelo próprio Bialetti.

Aeropress

Apreciado por muita gente, o método Aeropress permiti uma maior versatilidade dentre os níveis de moagem do pó.

O equipamento necessário nos lembra uma seringa. Basta escaldar o filtro, inserir o pó, colocar água fervente e, por fim, mexer.  Pressione o embolo diretamente na xícara e pode degustar um café gourmet incrível!

Inventado por Alan Adler, há um mini curta metragem sobre a história dele neste link:

Inventor Portrait: Alan Adler (AeroPress; Aerobie) from David Friedman on Vimeo.

O documentário está em inglês. Entretanto, vale dizer que o método foi concebido no ano de 2005, e necessariamente deve ser feito com café em grãos, para moer na hora, e uma balança e cronômetro. Além disso, é imprescindível a presença de uma chaleira, o Aeropress e seu respectivo filtro, além de uma colher e funil.

Você já conhecia estes métodos? Conte para nós suas experiências com os métodos de preparo de café! Sentiu falta de algum outro método? Conte pra nós! Aproveite e confira os cafés especiais disponíveis em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *