Cápsulas e Máquinas de Café Espresso – Guia Definitivo da Nespresso

É muito bom contar a história de uma marca extremamente popular, que conserva uma reputação cada vez mais elevada e consegue ser apontada como referência pelo público consumidor. É o que acontece com a Nestlé.

Em 1970, a partir de pesquisas realizadas por técnicos do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé, surge uma máquina de fazer café muito interessante; isso porque ela aceitava o produto dentro de cápsulas capazes de preservar cerca de novecentos aromas diferentes de café. Isso revolucionou a forma de tomar o cafezinho: nascia assim a Nespresso.

Daí por diante, a Nestlé tinha um desafio: elaborar um café espresso com qualidade equivalente ao produzido pelos melhores baristas da Itália. Sendo assim, após pesquisas desenvolvidas ao longo de uma década, foi possível aos pesquisadores da Nestlé conceber uma máquina capaz de transformar cápsulas de alumínio, em cujo interior havia um blend de cafés selecionados com cinco gramas de pó, em café especial, similar àquele obtido pelos baristas italianos.  Logo após, em 1976, surge a patente do produto ligada ao Grupo Nestlé, para depois, em 1986, ocorrer a fundação da Nespresso.

Em parceria com a empresa suíça Turmix e Nepresso, o lançamento do produto é oficializado na cidade de Vevey, com as vendas direcionadas aos escritórios da Itália e Suíça. E assim, a forma como as pessoas consumiriam café mudaria daí por diante.

Em dez anos, a Nespresso somava 3.500 pontos de venda e 180 mil usuários.  A expansão da marca chegou a países como Grã-Bretanha, Malásia, Singapura e Taiwan. No ano de 1998, outro marco importante: a parceria com a marca Alessi que inova no design da máquina de café e faz surgir o “Special Club”. Esse conceito de clube oferece ao público a possibilidade de escolher as melhores safras de edições limitadas de cafés. Além disso, a máquina de café espresso em cápsulas confere aos que aderem à compra do equipamento, fazer parte de um seleto público que dispõe de café selecionado e de ótima qualidade.

A empresa Nespresso, que a todo momento acompanha as tendências de design e segue com a característica de sempre inovar, faz com que nos anos 2000 surge a Nespresso Concept Machine que chama a atenção não somente pela beleza, mas também pela extrema facilidade de uso, praticidade e ergonomia, sem dizer do design avançado. Com isso, a máquina agradou o consumidor, tornando-se fenômeno de vendas.

Com tamanho crescimento, o próximo passo da Nespresso é investir na ampliação do produto, de forma que a produção de cápsulas de café aumente. Para tanto, a solução adotada pela empresa é a construção de um novo centro de produção, novamente, em Orbe, na Suíça. O impacto é incrível: a ampliação de 400% na capacidade de fabricação de cápsulas. Com esse resultado, a Nespresso pode então atender a demanda on-line, que também cresceu cerca 94%.

Diante dessa trajetória de sucesso, não se pode deixar de citar alguns fatos relevantes durante esse período, tais como:

  • lançamento do Programa de Qualidade Sustentável AAA, na Convenção de Sintercafé, na Costa Rica, em 2003. Esse programa implica em fornecimento de café de alta qualidade e de forma sustentável.
  • vendas da Nespresso Essenza, em 2005. Com esse negócio, faz-se o reforço da presença da Nespresso no mercado, consolidando a marca como líder europeia em máquinas de café espresso.
  • George Clooney, famoso ator americano, protagoniza, em 2006, um comercial da Nespresso, intitulado “A Boutique”.
  • inauguração de uma loja âncora no ano de 2007 em plena Champs-Élysées- Paris. O evento contou com presença da atriz Sharon Stone, além de outras estrelas do cinema e da arte em geral.
  • criação de uma linha de chocolates que servem de acompanhamento ao espresso.
  • linha “La Route des Cafés”. Desenvolvida por Olivia Giacobetti que inclui blends especiais de cafés, como Terre d’Arabica (referência ao calor do Iêmen), Grain d’Emeraude (com inspiração no Quênia), Fleur de Moka ( mix de aromas floral com toque de limão e cacau), Bois de Maragogype (referência ao cheiro madeira da Nicarágua) e Café Flambe (com especiarias misturadas com rum).

Hoje, o crescimento anual da Nespresso gira em torno de 30% desde os anos 2000.

 Conheça todos os cafés da Nespresso

São três as famílias aromáticas do café distribuídas por especificações que promovem opções de gostos que agradam aos apreciadores mais exigentes. Além da facilidade de se obter uma bebida diferenciada com grãos selecionados e aroma único ao simples toque de um botão.

Veja a seguir a variedade de Grands Crus das melhores safras do mundo com sofisticado aroma característico do café especial.

Linha de cafés intensos

Nessa categoria, os blends proporcionam aromas variáveis e sabores intensos. O ideal para apreciar a bebida é degustá-la em xícara pequena, de 25 ml (Ristretto) ou de 40 ml (espresso).

Dentre os cafés que fazem parte dessa linha tem-se:

Kazaar: de textura cremosa e densa, esse café inclui Robustas do Brasil e Guatemala, junto de um Arábica da América do Sul que é torrado de forma separada. Notas de pimenta, intensidade e amargor potente, encontram a perfeição do equilíbrio nessa bebida.

Dharkan: a intensidade do cacau é marcante nesse blend de Arábicas.  Sua textura suave e aveludada revela um mix de grãos especiais da América Latina e Ásia.

Ristretto: encorpado e intenso, o Ristretto promove uma poderosa experiência ao mais exigente consumidor de café.

Arpeggio: cremosidade elevada e densidade caracterizam esse café de torra intensa e notas de cacau.

Roma: notas amadeiradas e doces surgem nesse café que traz equilíbrio com torras leves e um mix de grãos da América do Sul e Central marcantes.

Linha de cafés espressos

Aqui se obtém a linha mais plena em cafés espressos com terroirs e sabores variados. Podem ser mais bem degustados com o uso de acessórios (xícaras ou taças) específicas para tal finalidade. Confira os cafés da Nespresso que compõem essa linha:

Cosi: um blend perfeito que inclui o mais puro do café Arábica (América do Sul, Central e África Oriental). Sutilmente frutado, o Cosi possui intensidade quatro, levemente torrado e suave.

Volluto: com nota de fruta leve e acidez sutil, o Volluto é adocicado e leve.  Ele é produzido via Nespresso AAA Sustainable Quality™ Program; uma iniciativa conjunta entre a Nespresso e a Rainforest Alliance que apoia os produtores de cafés.

Capriccio: com notas de cereais, o Capriccio é um café espresso de intensidade cinco e diferenciado. Seu perfil aromático é balanceado, resultado de um blend de arábicas com toque de robusta.

Livanto: com nota de caramelo torrado e intensidade seis, esse café espresso pode ser traduzido por uma palavra: equilíbrio.

Linha de Cafés Pura Origem

Os cafés Pura Origem fazem parte de mais uma seleta linha da Nespresso. Dotados de características exclusivas e capazes de impressionar, a linha Pura Origem consta de Três Espressos (40 ml) e um Lungo (110 ml).

Dentre seus diferenciais, destaca-se a criação desses cafés, elaborados por experts de café terroir, incluindo Bukeela da Ethiopia, Indriya da India, Rosabaya da Colombia e Dulsao do Brasil.

Confira as principais características desses cafés:

Indriya from India: perfeita fusão entre Arábicas e Robusta. Com notas de especiarias e encorpado, é um café de intensidade dez e picante.

Rosabaya de Colombia: de sabor marcante e frutado, tem-se aqui um blend especial colombiano, com suave acides e notas de vinho e frutas vermelhas.

Dulsão do Brasil: trata-se do mais puro Café Arábica, com blend de Bourbon vermelho e amarelo. Com perfil aromático de cereais doces, é suave e equilibrado.

Bukeela ka Ethiopia: simplesmente um café que vem exatamente da terra de origem dessa bebida extraordinária: a Etiópia. Com torras separadas, tem-se uma bebida silvestre e floral, com intensidade três.

Linha de Cafés Lungo

Café Envivo Lungo: ideal para um café da manhã, com torrefação intensa e blend de Arábica da Índia e de Robusta do México. Perfil aromático de pão de gengibre e caramelo e possui forte intensidade.

Café Fortissio Lungo: esse café foi recriado pela Nespresso dentro de um contexto histórico: a época das navegações em que a exposição dos grãos de café era feita ao vento. Rico em aromas doces e de cereais.

Café Vivalto Lungo: floral e torrado, no melhor mix entre o café do Brasil e Arábica Africano.

Café Linizio Lungo: um equilibrado blend de cafés Arábicas brasileiros e colombianos. Notas de cereais e malte, esse café é obtido em torras separadas.

Café Vivalto Decaffeinato Lungo: de intensidade quatro, o Café Vivalto Decaffeinato Lungo é um floral frutado, obtido graças ao blend de grãos Arábicas da América do Sul e da Etiópia.

Linha Decaffeinato

Para o consumidor que prefere o café descafeinado, mas não quer perder as nuances de sabores e aromas, a Nespresso possui uma linha especial de cafés para atender exatamente esse perfil.

Compõem essa seleção de cafés, os Grands Crus Volluto Decaffeinato, Arpeggio Decaffeinato, Vivalto Lungo Decaffeinato e Decaffeinato Intenso.

Alguns dos cafés mais especiais da Nespresso têm suas versões sem cafeína, o que demonstra a preocupação da empresa em atender ao mais variado público e seus gostos mais específicos.

Variations

Melhores degustados em uma xícara de espresso (40 ml), os cafés Grand Cru Livanto oferecem variações no melhor estilo gourmet, extremamente requintados e com aroma natural.

É mais uma opção que levará o consumidor de café à experiência mais rica da bebida. Veja a seguir as três opções que fazem parte dessa linha:

Caramelito: café delicado e balanceado com aroma de caramelo com grãos Arábicas das Américas Central e do Sul.

Vanilio: com aroma de baunilha, esse café possui uma textura sutil e requintada, com sabor encorpado e blend especial.

Ciocattino: aroma de chocolate amargo, requintado para pessoas que buscam harmonia e refinamento em café.

Diferenças entre as 8 máquinas de café Nespresso

Com o intuito de oferecer ao público consumidor a melhor experiência em café, a Nespresso investe atualmente em oito tipos de máquinas cada qual com características únicas. Dessa forma, é mais simples para o cliente saber qual desses equipamentos pode atender suas necessidades. Para tanto, basta o usuário comparar as diferenças e as características de cada aparelho e, assim, determinar qual deles é capaz de atendê-lo da melhor forma.

A seguir são apresentadas algumas das particularidades de cada uma das oito máquinas de café Nespresso:

Inissia

Máquina com design leve, compacto e cores alegres. Foi desenvolvida para garantir maior eficiência no preparo do café. É também capaz de servir até nove Grand Crus sem precisar reabastecer, além de possuir ajustes para dois tamanhos diferentes de xícaras, e da função de desligamento automático após nove minutos sem uso.

Esse modelo recebeu o Prémio Red Dot: design de produto 2014. .

Pixie Clips

O diferencial dessa máquina é ser personalizável. Fácil de usar e de extrema praticidade, tem suporte adaptável para xícaras de Espresso, Lungo, Latte Macchiato. Eco-friendly. Nela há painéis customizáveis que permitem facilidade em combinar com os mais variados tipos de decoração.

U e U & Milk

Design inteligente, fácil adaptação, essa máquina também possui a possibilidade de tamanhos de xícaras ajustáveis e interrupção automática de fluxo. Além disso, possui a solução integrada de leite para que se possa fazer Cappucinos, Lattes Machiattos e demais receitas.

Prodigio

máquina conectada, traz a possibilidade de fazer um café espresso com o celular, por meio da tecnologia Bluetooth. Há ainda nesse aparelho recursos exclusivos com o uso do aplicativo.

Prodigio&Milk

A máquina Prodigio&Milk traz toda a tecnologia da Prodigio com um incrível plus: um Aeroccino integrado para produção da famosa espuma de leite cremosa.

Pixie Clips & Aeroccino

A máquina de café Pixie Clips & Aeroccino promove uma completa experiência ao público, uma vez que, além de todos os diferenciais do modelo, agrega o famoso espumador de leite.

Lattissima Touch

Máquina eficaz, com o simples toque de um botão obtém-se cafés perfeitos, além da possibilidade de fazer receitas incríveis com leite. O equipamento perece ainda descalcificação intuitiva e alertas de limpeza, bem como sistema de leite “one touch”.

Lattissima Pro

Cappuccinos ou Lattes impecáveis com a solução de leite integrado à máquina. Com esse diferencial esse aparelho é posto como um das mais completa da Nespresso.

Diante das especificações, pode-se afirmar tranquilamente que as principais diferenças entre as oito máquinas de café – que fazem parte do catálogo Nespresso – variam de acordo com interesses e necessidades peculiares de cada consumidor. Por exemplo, as máquinas variam de largura, altura e tamanho. Todas possibilitam adição de leite, excluindo as que já possuem tal opção – diferente de outras que necessitam de aquisição do acessório denominado Aeroccino. Há ainda a variação de cores de acordo com o modelo escolhido.

Ademais, é importante ressaltar que a Nespresso também trabalha com a linha Business Solutions –  as denominadas máquinas de cafés profissionais. São soluções em cafés para ambiente corporativo traduzidas em três modelos:

  • Zenius: Mais compacta.
  • Gemini 223: Prepara dois cafés ao mesmo tempo.
  • Linha Aguila: Com tecnologia de ponta que atende altas demandas de consumo.

A linha profissional disponibiliza ao público os acessórios para a melhor conforto do usuário, como xícaras, copos, porta-cápsulas e Aeroccino.

Preços das cafeteiras Nespresso

Um ponto a ser mencionado é em relação aos valores das cafeteiras Nespresso. Em se tratando de custo/benefício, há de se levar em consideração as vantagens que esses produtos oferecem aos usuários que vão desde a praticidade no dia a dia, à beleza do design, sem contar com o privilégio de se ter sempre à mão um café de qualidade que só as máquinas Nespresso podem proporcionar.

Por conseguinte, no momento em que o consumidor adquire um modelo será perceptível para ele quão importante é investir em máquinas da Nespresso.

Confira os valores estimados de cada máquina, com dados extraídos do próprio site da empresa:

  • Inissia: R$ 399,00
  • Pixie Clips: R$ 549,00
  • UMilk: R$ 699,00
  • Prodigio: R$ 749,00
  • Prodigio&Milk: R$ 899,00
  • Pixie Clips & Aeroccino: R$ 729,00
  • Lattissima Touch: R$ 1.199,00
  • Lattissima Pro: R$ 1.799,00

Saiba como as cápsulas da Nespresso são feitas                

Qual seria o segredo que envolve as famosas cápsulas da Nespresso? Como são feitas? Na verdade, o café em cápsulas envolve uma série de fatores que garante ao consumidor um produto efetivamente diferenciado e superior.

A qualidade desse café é resultante de um processo especial que se inicia no plantio, na produção dos grãos, até chegar à mesa do consumidor, com a expertise da Nespresso.

Toda essa dedicação é amparada por ações que são executadas das seguintes formas:

  • controle de qualidade do começo ao fim do processo;
  • detalhes durante a produção atendidos com excelência;
  • programa de Qualidade Sustentável AAA;
  • aprendizagem constante junto dos produtores;
  • conceito Grand Cru;
  • cafés especiais de qualidade excepcional, capazes de atender a critérios físicos rigorosos e perfis de sabor específicos;
  • melhores matérias-primas no processo de seleção.
  • sustentabilidade;
  • Terroirs: harmonia de solo, condições meteorológicas, variedade e altitude;
  • grãos cultivados de maneira única e personalizada, de acordo com necessidades próprias;
  • testes de sabor;
  • controles físicos e sensoriais;
  • sabores e aromas criados por experts;
  • perfeita torra e moagem;
  • uso de cápsula de alumínio hermeticamente fechada que preservam 900 aromas potenciais em um café.

Se se levar em consideração os itens mencionados, é possível pressupor que as cápsulas de cafés da Nespresso são concebidas numa jornada incrível, visto que é respeitado e observado todo o melindre da produção. Isso posto, a Nespresso mais uma vez se preza pela perfeição, especialmente, quando se lhe impõe a conquista do  rigor até atingir a maestria na produção das cápsulas, com qualidade rígida e metódica requisitada na feitura de um bom café.

Onde comprar cápsulas Nespresso?

Todo cliente que investe em máquinas de café Nespresso naturalmente vê-se abrir infinitas possiblidades para apreciar um café de qualidade, como também ele passa a pertencer ao “Clube” de pessoas que são aficionadas por café e desejam obter da bebida o melhor que ela pode  proporcionar. Em direção ao lado prático, faz-se necessário ao cliente não se esquecer de que é  prontamente atendido com inúmeras opções nas linhas do produto Nespresso com frequentes novidades de sabores e aromas e contínua qualidade.

Para conhecer cada vez mais essas novas possiblidades de sabor e ter experiências únicas com esta bebida tão refinada, é preciso saber onde comprar cápsulas de café Nespresso.

Há no mercado, empresas e grandes magazines que distribuem as cápsulas, o que torna fácil o acesso ao produto. Há também a possibilidade de adquirir as cápsulas Nespresso diretamente no site da empresa ou ainda por meio de um aplicativo.

Se, por ventura, surgir para o consumidor  dúvida de onde comprar cápsulas, basta que ele busque em três canais disponíveis para isso:

  • comprar on-line com frete grátis a partir de 150 cápsulas;
  • comprar pelo aplicativo que também mantem o cliente atualizado com as novidades e formas de encontrar as boutiques Nespresso;
  • comprar por telefone com o suporte de especialistas em café para solucionar as dúvidas dos clientes e oferecer assessoria quanto à máquina de café espresso escolhida;
  • comprar na Boutique, ou seja, lojas da empresa e lojas parceiras para melhor atender o público.

Além das cápsulas, há a opção que se revela em boa alternativa, tanto para suprir a falta da cápsula quanto para conhecer as possibilidades de cafés: são as cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso.

O que são cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso?

É sabido que o café espresso (ou espresso, segundo a grafia italiana) foi concebido na Itália e conquistou o mundo, sendo atualmente um dos mais apreciados tipos de café. Com as máquinas de espresso, tal popularização se tornou ainda mais acentuada, sobretudo com o sucesso da Nespresso e seu conceito inovador em promover em segundos um café espresso de excelente qualidade.

Finalmente, além das cápsulas de café, encontra-se hoje, no mercado, outras possibilidades para variar os aromas e sabores, para assim obter experiências riquíssimas em relação a essa bebida admirável e sua degustação. É o caso das cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso. Além de ampliar as opções para quem busca sabor diferenciado, a qualidade se mantém e potencializa ainda mais a experiência do consumidor.

O que você achou desse post?
  • Ótimo (4)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (1)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *