Equipamentos e acessórios que todo coffee lover deve ter

equipamentos para ter em casa

Você, que ama café especial e todo o seu universo, busca sempre tornar suas experiências inovadoras e deliciosas, não é? E o legal é que, para isso, existem inúmeros equipamentos e acessórios perfeitos para transformar cada xícara em algo completamente novo e especial.

Neste post, vamos falar sobre alguns destes objetos responsáveis por tornar seu café ainda mais especial. Além disso, falaremos também sobre aqueles itens indispensáveis para preparar bebidas deliciosas e de qualidade. Quem sabe não te damos algumas ideias para inovar no café da tarde? Vamos lá!

#1 Cafeteira Italiana

café especial na moka

Vamos começar com a clássica Moka! Criada em 1933 por Alfonso Bialetti, a cafeteira é um objeto indispensável na casa dos italianos e na coleção de amantes do café do mundo inteiro. A cafeteira italiana proporciona uma bebida com leve amargor e pouca acidez, lembrando o café espresso.

Além de responsável por um café delicioso, a Moka pode servir também como item decorativo para o seu cantinho do café. Não existe qualquer dúvida de que a cafeteira é indispensável para todo coffee lover.

#2 Hario V60

Outra aquisição clássica (mas não tão antiga) para baristas de final de semana é o famoso Hario V60. Desenvolvido em 2005 pela empresa japonesa Hario, o porta-filtro foi idealizado com linhas que seguem o vértice 60, fazendo com que o líquido escorra uniformemente para o copo. Trata-se de uma extração capaz de ressaltar todas as características de cafés de qualidade, que agrada paladares pelo mundo todo e que é presença confirmada na maioria das cafeterias.

Com uma v60 em casa, você vai se sentir um verdadeiro profissional! Ela é ideal para filtrar o café do dia a dia, fornecendo xícaras deliciosas para você e sua família. Não preciso dizer que ela é essencial para qualquer amante do café, né?

#3 Aeropress

Um dos métodos mais versáteis que existem, a cafeteira projetada pelo inventor de brinquedos Alan Adler em 2005 é, sem sombra de dúvidas, uma perfeita aquisição para qualquer coffee lover. Afinal, estamos falando de uma cafeteira portátil (leve e com cerca de 20cm de altura), feita de material resistente e, mais importante, capaz de preparar cafés bastante variados, de acordo com o seu gosto.

Além de tudo, a Aeropress é prática, rápida e permite uma bela demonstração de preparo de cafés, já que pode facilmente ser utilizada à mesa. É ou não é um item sensacional? Além de tomar uma bebida deliciosa, você vai mostrar ainda para seus amigos e parentes como o ato de fazer um café pode ser novo e interessante!

#4 Moedor

Novamente entramos com o moedor! Você já sabe que este equipamento é indispensável para qualquer amante de café, mas Moedor manual pequenovamos relembrar o por que. É de conhecimento geral o fato de que um café em grãos mantém seu frescor por mais tempo, já que a superfície em contato com o oxigênio é infinitamente menor do que a do café moído. 

É isso que dá tanta importância para o moedor. Com um desses em casa, você pode moer a quantidade específica necessária para aquele preparo, preservando as características do restante por mais tempo. Não há nada como o cheirinho de um café moído na hora!

E o melhor é que você pode optar pelo moedor que mais atende à sua necessidade. Existem equipamentos manuais, automáticos e semi-automáticos que moem seus grãos na granulometria desejada com bastante precisão, garantindo a moagem e o sabor ideais para qualquer método de preparo.

balança#5 Balança

Mas como falar do moedor sem citar a balança? Embora muitas vezes deixado de lado, este item é bastante importante para a garantia de um café nas medidas corretas. Com ela, você sabe exatamente quantos gramas de café em grãos você deve moer, além da quantidade de água ideal para preparar o café perfeito.

#6 Termômetro

O termômetro é outro equipamento importante que é, muitas vezes, esquecido. Ele é utilizado, como é fácil supor, para garantir que a água esteja na temperatura ideal: ou seja, por volta de 90 ºC. Assim, você não queima o café com uma água quente demais e consegue retirar todas as características e as substâncias dele. 

#7 Pitcher

O Pitcher é uma espécie de leiteira utilizada por baristas para vaporizar o leite. Se você quer inovar ao preparar sua xícara, vale a pena aprender um pouco sobre latte art e outras bebidas à base de leite e café! Além de bela e deliciosa, sua bebida vai surpreender a todos! É um acessório dispensável, mas interessante para se ter em casa. 

Leve e compacto, o pitcher é feito de inox. Este material, além de resistente, não altera o sabor dos líquidos aquecidos! A leiteira, que pode ir da cozinha à mesa, é rapidamente higienizável. Vale a pena, né?

#8 Mini-mixer

Este objeto pequeno e eficiente pode ajudar muito no preparo dos seus cafés e bebidas em casa. Afinal, ele pode ser utilizado para misturar bebidas, aumentar a cremosidade de um chocolate quente e espumar o leite para diferentes preparos! Com ele, suas xícaras não serão mais as mesmas.

#9 Xícaras

Para servir cafés deliciosos, únicos e caprichados, não basta pensar só no método; a xícara faz parte da apresentação! Para início de conversa, vamos falar sobre o material: a porcelana são ideais para servir o café, já que preservam as características da bebida e oferecem isolamento térmico. 

O formato das xícaras também tem sua importância; as de base arredondada são ideais para expresso, pois mantém o café mais cremoso e saboroso. Xícaras elegantes de vidro garantem uma boa apresentação de bebidas como o Mocha (ou Mocaccino), que possui camadas de chocolate, café espresso, leite e chantilly. 

Agora você já sabe algumas das coisas que não podem faltar na sua casa se você é um coffee lover! Sentiu falta de alguma coisa? Deixe nos comentários outros itens indispensáveis para todo barista de final de semana!

O que você achou desse post?
  • Ótimo (4)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)

Você também pode gostar desses posts:

2 Comentários

  1. haha, atualmente só não tenho mais as minhas pitchers, que vendi há pouco tempo pois não tinha o costume de utilizá-las em casa.

    acrescentaria à lista uma prensa francesa, um dos métodos mais descomplicados e práticos de se produzir um café com uma excelente experiência sensorial, ótimo também para encantar iniciantes no mundo dos cafés especiais.

    1. Olá, Bruno, como vai?

      Muito legal, parece que você é um verdadeiro amante de cafés!

      Realmente, a French Press pode ser um ótimo item para nossos cantinhos do café. Aqui na uCoffee, nós adoramos utilizá-la para fazer cafés frutados! Só tem que tomar cuidado com a moagem, né? Haha

      Obrigada pelo comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *