equipamentos para ter em casa
Café Especial,  Iniciante

Equipamentos e acessórios que todo apaixonado por café deve ter

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você, que ama café especial e todo o seu universo, busca sempre tornar suas experiências inovadoras e deliciosas, não é? E o legal é que, para isso, existem inúmeros equipamentos e acessórios perfeitos para transformar cada xícara em algo completamente novo e especial.

Neste post, vamos falar sobre alguns destes objetos responsáveis por tornar seu café ainda mais especial. Além disso, falaremos também sobre aqueles itens indispensáveis para preparar bebidas deliciosas e de qualidade. Quem sabe não te damos algumas ideias para inovar no café da tarde? Vamos lá!

#1 Cafeteira Italiana

Vamos começar com a clássica Moka! Criada em 1933 por Alfonso Bialetti, a cafeteira é um objeto indispensável na casa dos italianos e na coleção de amantes do café do mundo inteiro. A cafeteira italiana proporciona uma bebida com leve amargor e pouca acidez, lembrando o café espresso.

Além de responsável por um café delicioso, a Moka pode servir também como item decorativo para o seu cantinho do café. Não existe qualquer dúvida de que a cafeteira é indispensável para todo coffee lover.

#2 Hario V60

Outra aquisição clássica (mas não tão antiga) para baristas de final de semana é o famoso Hario V60. Desenvolvido em 2005 pela empresa japonesa Hario, o porta-filtro foi idealizado com linhas que seguem o vértice 60, fazendo com que o líquido escorra uniformemente para o copo. Trata-se de uma extração capaz de ressaltar todas as características de cafés de qualidade, que agrada paladares pelo mundo todo e que é presença confirmada na maioria das cafeterias.

Com uma v60 em casa, você vai se sentir um verdadeiro profissional! Ela é ideal para filtrar o café do dia a dia, fornecendo xícaras deliciosas para você e sua família. Não preciso dizer que ela é essencial para qualquer amante do café, né?

#3 Aeropress

Um dos métodos mais versáteis que existem, a cafeteira projetada pelo inventor de brinquedos Alan Adler em 2005 é, sem sombra de dúvidas, uma perfeita aquisição para qualquer coffee lover. Afinal, estamos falando de uma cafeteira portátil (leve e com cerca de 20cm de altura), feita de material resistente e, mais importante, capaz de preparar cafés bastante variados, de acordo com o seu gosto.

Além de tudo, a Aeropress é prática, rápida e permite uma bela demonstração de preparo de cafés, já que pode facilmente ser utilizada à mesa. É ou não é um item sensacional? Além de tomar uma bebida deliciosa, você vai mostrar ainda para seus amigos e parentes como o ato de fazer um café pode ser novo e interessante!

#4 Moedor

Novamente entramos com o moedor! Você já sabe que este equipamento é indispensável para qualquer amante de café, mas vamos relembrar o por quê. É de conhecimento geral o fato de que um café em grãos mantém seu frescor por mais tempo, já que a superfície em contato com o oxigênio é infinitamente menor do que a do café moído. 

É isso que dá tanta importância para o moedor. Com um desses em casa, você pode moer a quantidade específica necessária para aquele preparo, preservando as características do restante por mais tempo. Não há nada como o cheirinho de um café moído na hora!

E o melhor é que você pode optar pelo moedor que mais atende à sua necessidade. Existem equipamentos manuais, automáticos e semi-automáticos que moem seus grãos na granulometria desejada com bastante precisão, garantindo a moagem e o sabor ideais para qualquer método de preparo.

#5 Balança

Mas como falar do moedor sem citar a balança? Embora muitas vezes deixado de lado, este item é bastante importante para a garantia de um café nas medidas corretas. Com ela, você sabe exatamente quantos gramas de café em grãos você deve moer, além da quantidade de água ideal para preparar o café perfeito.

#6 Termômetro

O termômetro é outro equipamento importante que é, muitas vezes, esquecido. Ele é utilizado, como é fácil supor, para garantir que a água esteja na temperatura ideal: ou seja, por volta de 90 ºC. Assim, você não queima o café com uma água quente demais e consegue retirar todas as características e as substâncias dele. 

#7 Pitcher

O Pitcher é uma espécie de leiteira utilizada por baristas para vaporizar o leite. Se você quer inovar ao preparar sua xícara, vale a pena aprender um pouco sobre latte art e outras bebidas à base de leite e café! Além de bela e deliciosa, sua bebida vai surpreender a todos! É um acessório dispensável, mas interessante para se ter em casa. 

Leve e compacto, o pitcher é feito de inox. Este material, além de resistente, não altera o sabor dos líquidos aquecidos! A leiteira, que pode ir da cozinha à mesa, é rapidamente higienizável. Vale a pena, né?

#8 Mini-mixer

Este objeto pequeno e eficiente pode ajudar muito no preparo dos seus cafés e bebidas em casa. Afinal, ele pode ser utilizado para misturar bebidas, aumentar a cremosidade de um chocolate quente e espumar o leite para diferentes preparos! Com ele, suas xícaras não serão mais as mesmas.

#9 Xícaras

Para servir cafés deliciosos, únicos e caprichados, não basta pensar só no método; a xícara faz parte da apresentação! Para início de conversa, vamos falar sobre o material: as de porcelana são ideais para servir o café, já que preservam as características da bebida e oferecem isolamento térmico. 

O formato das xícaras também tem sua importância; as de base arredondada são ideais para espresso, pois mantém o café mais cremoso e saboroso. Xícaras elegantes de vidro garantem uma boa apresentação de bebidas como o Mocha (ou Mocaccino), que possui camadas de chocolate, café espresso, leite e chantilly.

 

Agora você já sabe algumas das coisas que não podem faltar na sua casa se você é um coffee lover! Sentiu falta de alguma coisa? Deixe nos comentários outros itens indispensáveis para todo barista de final de semana!

5 Comentários

  • Bruno Lôbo

    haha, atualmente só não tenho mais as minhas pitchers, que vendi há pouco tempo pois não tinha o costume de utilizá-las em casa.

    acrescentaria à lista uma prensa francesa, um dos métodos mais descomplicados e práticos de se produzir um café com uma excelente experiência sensorial, ótimo também para encantar iniciantes no mundo dos cafés especiais.

    • Leticia Portugal

      Olá, Bruno, como vai?

      Muito legal, parece que você é um verdadeiro amante de cafés!

      Realmente, a French Press pode ser um ótimo item para nossos cantinhos do café. Aqui na uCoffee, nós adoramos utilizá-la para fazer cafés frutados! Só tem que tomar cuidado com a moagem, né? Haha

      Obrigada pelo comentário!

  • RONALDO CARVALHO DE SOUZA

    Boa tarde pessoal, sou um iniciante no assunto e gostaria de saber qual a gramatura ideal para se usar na prensa francesa?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *