Tipos de cafeteiras
Café Especial

Conheça os diferentes tipos de cafeteiras e coadores

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Sabe aquele “gostinho de quero mais” após saborearmos uma xícara mágica de café que nos enche de disposição e carrega nossa energia? Pois bem, esta vontade de repetir a dose está relacionada à qualidade do produto, e também aos diferenciais obtidos pelos variados tipos de cafeteiras e coadores.

Todos estes itens e utensílios, além do café especial, é claro, são os responsáveis pelo melhor aroma e sabor agradável ao se preparar e degustar a bebida.

Você conhece os principais tipos de cafeteiras? E os tipos de coadores? Quais as funções do coador e da cafeteira? Confira tudo isso neste post especial que a uCoffee fez para você!

Funções da cafeteria e do coador

Quanto as funções da cafeteira e do coador, não há muitos segredos.

A cafeteira tem como função aquecer a água e transportá-la até o compartimento com o filtro o pó e filtro.

Já o coador é responsável por “passar o café”, ou seja, filtrar o pó de café e extrair suas propriedades, resultando na bebida amada por todos nós.

Aliás, falando em coador, segundo os números fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), 97% da população do país adota o coador como o principal método para o preparo do café.

Leia mais: Tipos de Coadores de Café.

Tipos de cafeteiras

Há uma infinidade de tipos de cafeteiras, dos mais estilosos, criativos, bizarros e tradicionais formatos, de marcas variadas. Então, o ideal é conhecê-las e optar pelo que você achar melhor.

As principais são:

Cafeteira Elétrica de Coador

Considerada como prática, alguns modelos podem ser programados por meio de um “timer”. Em outras palavras, a máquina prepara o seu cafezinho no horário que você preferir.

Dicas importantes: se a cafeteira utilizar filtro de papel, molhe-o antes com água quente, pois, desta forma, elimina-se o gosto de celulose. Caso a máquina use filtro de pano, utilize-o o mais seco possível.

Cafeteira Italiana

Muito bem quista pelos apaixonados por café, esta máquina atua de forma similar a uma panela de pressão. Para extrair o melhor do grão do café, é importante que sua moagem seja média.

Cafeteira Prensa Francesa

Chamada também de Cafetière à Piston, Press Pot, Coffee Plunger, Cafetiere (UK) ou French Press, a fusão obtida neste modelo confere ao café a presença de sedimentos naturais e óleos do café de forma ímpar.

Cafeteira Elétrica 

Esse modelo passa o café de forma automática. Para isso, você precisa colocar em um compartimento o filtro de papel e o pó e, em outro, adicionar água. Assim que a água atingir a temperatura certa, ela automaticamente passará pelo coador e o café sairá prontinho.

Tipos de coadores

Além do clássico coador de pano e filtro de papel, o cenário atual apresenta técnicas e métodos que privilegiam o café gourmet, com grãos especiais. Diferentes tipos de coadores podem ser utilizados, por exemplo:

Coador de Cerâmica

Criação japonesa, com linhas espirais e formato de cone, otimizando o fluxo de água;

Sifão

É um método de coar café que data de 1840, tendo como característica a presença de dois globos de vidro;

Coador de papel e pano

Mais conhecidos e populares, falamos sobre eles em um post que você acessa clicando aqui.

 

Apesar de tudo, não importa o modelo da sua cafeteira ou o coador você utiliza, o café especial e de qualidade superior você encontra do seu jeito na uCoffee!

Qual tipo de cafeteira e coador você costuma utilizar para fazer seu café? Conte para nós!

Aproveite e siga nossas redes sociais para conferir novidades e dicas sobre o mundo fantástico do café!

Um comentário

  • Jackson scaevola gudnason

    As informações aqui obtidas são de suma importância para apreciar um bom café. Sempre estas informações eram apenas para pouco e agora graças a vocês temos ao nosso alcance estas informações tão pertinentes. Tenho a certeza de que como eu há muitas pessoas agradecidas pelo privilégio de aprender a apreciar um bom café. Gostaria de saber se há lojas especializadas em cafés e cafeteiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *