6 marcas de café para experimentar e desfrutar o melhor da bebida

6 marcas de café especial para experimentar

Sabe o café que faz parte do seu dia a dia? Que você aprecia e sempre busca novos aromas e novos sabores? Quer entender a importância de tomar as melhores marcas de café especial? Então este post foi feito sob medida para você!

Aqui, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse universo, definir o que é café especial e gourmet e entender fatores que influenciam na qualidade para desfrutar dos melhores cafés. E, por fim, encontrar o café ideal para você com as dicas das melhores marcas de cafés especiais brasileiros. Vamos lá?

O que é café especial, gourmet e tradicional?

Para iniciarmos nosso caminho até escolher um bom café especial, precisamos entender primeiramente o que é um café especial e o que é um café gourmet. Em resumo, para ser um café especial, ele precisa ter uma pontuação acima de 80 de acordo com a SCA (Specialty Coffee Association), que criou um série de parâmetros para atribuir esta classificação aos cafés.

É um processo intenso e criterioso para que o café atinja esta especificação, lembrando que um dos critérios é que os grãos sejam 100% arábica. Você poderá entender melhor neste post, que fala com mais detalhes de como é feita essa análise para que o café se torne especial. 

Grãos de caféJá o café gourmet é considerado de qualidade mais alta, porém não segue critérios tão rigorosos para atestar sua qualidade. Assim, essa variedade é considerada de qualidade inferior aos cafés que são especiais por não passarem por uma seleção rígida.

Costuma-se dizer que esse termo é utilizado mais para o marketing do café, sendo uma forma de mostrar que é de melhor qualidade comparado ao tradicional. Vale dizer que esta é a maior classificação entre as atribuídas pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Por fim, os cafés tradicionais possuem uma qualidade inferior. São compostos por grãos com muitos defeitos, podendo conter misturas entre vários tipos de grãos. Tem uma torra bastante escura, beirando o queimado, que pode trazer um amargor indesejado; seu objetivo é para disfarçar os outros defeitos, assim temos a necessidade de adocicar para corrigir o sabor.

Agora que você já conhece as classificações e sabe como diferenciá-las, conheça algumas das melhores marcas de café especial para se deliciar.

OrfeuEstande Orfeu SIC

O Café Orfeu está no mercado de cafés especiais desde 2005. É cultivado na Fazenda Sertãozinho no município de Botelhos, Sul de Minas Gerais. Apaixonado pelo que faz, o Café Orfeu tem uma torrefação própria para entregar  produtos de alta qualidade para os clientes. É o café mais premiado do mundo na Categoria Especial, com títulos como Cup of Excellence e Coffee of the Year na Semana Internacional de Café. É um café com notas florais e frutadas, caramelo e uma acidez equilibrada.

Baggio

Conhecido por tradição e carinho, o Baggio Café já foi premiada 11 vezes nas categorias de melhor qualidade e consistência. Sua fazenda, que fica localizada na região da Mogiana Paulista, tem um delicado processo de torrefação dos seus grãos para que os consumidores tenham um café diferenciado em sua mesa. A característica do seu café é aroma adocicado, encorpado, notas marcantes e baixa acidez.

Will Coffee

Will Coffee

O Café Will Coffee é reconhecido pelo aconchego familiar com qualidade excepcional. Ele trabalha com microlotes de pontuação alta e sempre participa de eventos e torneios de baristas. A fazenda, localizada no Cerrado Mineiro, possui grãos com características de caramelo, frutado e um chocolate intenso. Além disso, apresenta também acidez cítrica marcante e frutas vermelhas e amarelas.

Octavio

Com uma seleção criteriosa dos grãos em seis fazendas, o Café Octavio tem certificados internacionais da Rainforest Alliance e UTZ. Localizada na região da Alta Mogiana, suas fazendas possuem um processos 100% rastreável e sustentável. Exportando para mais de 15 países, se encontra atualmente como referência na produção de cafés especiais. O café tem características com acidez agradável e torra média, corpo intenso com doçura duradoura e uma elegância sem igual.  

Suplicy

O Café Suplicy nasceu pela vontade de explorar um café fino. Trouxe para o Brasil o Campeonato de Latte Art, que promoveu a troca de conhecimentos para os interessados nesse universo. Produzido na fazenda Aterradinho, na Alta Mogiana, apresenta corpo aveludado, leve acidez cítrica e doçura marcante.

ItaocaItaoca

A Fazenda Itaoca, com seu modelo de sustentabilidade e condições propícias para plantio dos grãos, promete proporcionar um café único. Entre os prêmios que a fazenda já recebeu, está o prêmio na “III Prova de Cafés Certificados”, da Rainforest Alliance, ficando em nono lugar. Localizada no município de Conceição do Rio Verde, seus grãos oferecem uma acidez média, corpo aveludado, aroma de frutas amarelas e um longo retrogosto.

Como escolher o café ideal?

Agora que você tem em mente os melhores opções de cafés especiais, vamos entender um pouco sobre a qualidade e características do café para que você consiga entender como escolher o café com a sua cara.  

Para escolher um bom café especial, você precisa observar qual é o grão do café e optar pelos 100% arábica. Repare também na origem do café, pois a localização pode trazer vários indícios sobre os grãos e sua produção. Por fim, busque sempre por uma torra fresca, para que sua características fiquem mais intensas!

Com algumas marcas selecionadas de Minas Gerais, a maior região produtora de cafés especiais, podemos com tranquilidade desfrutar de cafés fantásticos. Agora você já sabe como escolher um bom café especial.

A u.Coffee disponibiliza em seu site uma ferramenta de indicação de cafés que pode te ajudar a explorar e a buscar um café do seu jeito e no seu gosto. Dessa forma você encontrará o café que mais lhe agrade, o seu café ideal.

O que você achou desse post?
  • Ótimo (8)
  • Útil (12)
  • Poderia ter mais informações (21)

Você também pode gostar desses posts:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *