11 marcas de café para experimentar e desfrutar o melhor da bebida

marcas de café

Sabe o café que faz parte do seu dia a dia? Que você aprecia e sempre busca novos aromas e novos sabores? Quer entender a importância de tomar as melhores marcas de café especial? Então este post foi feito sob medida para você!

Aqui, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse universo, definir o que é café especial e gourmet e entender fatores que influenciam na qualidade para desfrutar dos melhores cafés. E, por fim, encontrar o café ideal para você com as dicas das melhores marcas de cafés especiais brasileiros. Vamos lá?

O que é café especial, gourmet e tradicional?

Para iniciarmos nosso caminho até escolher um bom café especial, precisamos entender primeiramente o que é um café especial e o que é um café gourmet. Em resumo, para ser um café especial, ele precisa ter uma pontuação acima de 80 de acordo com a SCA (Specialty Coffee Association), que criou um série de parâmetros para atribuir esta classificação aos cafés.

É um processo intenso e criterioso para que o café atinja esta especificação, lembrando que um dos critérios é que os grãos sejam 100% arábica. Você poderá entender melhor neste post, que fala com mais detalhes de como é feita essa análise para que o café se torne especial. 

Já o café gourmet é considerado de qualidade mais alta, porém não segue critérios tão rigorosos para atestar sua qualidade. Assim, essa variedade é considerada de qualidade inferior aos cafés que são especiais por não passarem por uma seleção rígida.

Costuma-se dizer que esse termo é utilizado mais para o marketing do café, sendo uma forma de mostrar que é de melhor qualidade comparado ao tradicional. Vale dizer que esta é a maior classificação entre as atribuídas pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Por fim, os cafés tradicionais possuem uma qualidade inferior. São compostos por grãos com muitos defeitos, podendo conter misturas entre vários tipos de grãos. Tem uma torra bastante escura, beirando o queimado, que pode trazer um amargor indesejado; seu objetivo é para disfarçar os outros defeitos, assim temos a necessidade de adocicar para corrigir o sabor.

Agora que você já conhece as classificações e sabe como diferenciá-las, conheça algumas das melhores marcas de café especial para se deliciar.

Grão Maior

No mercado desde janeiro de 2016, a Grão Maior surgiu com o cultivo de grãos de qualidade produzido no Sítio Bela Vista, na Serra do Caparaó, a altitudes de 1.200 m em média. A produção de Catuaí é selecionada com peneira 16 acima. Os fornecedores do Grão Maior adotam práticas sustentáveis, promovendo o consumo consciente, a preservação dos recursos naturais, a eliminação de agentes poluidores, a preservação do meio ambiente e a valorização social e econômica dos trabalhadores, o que garante melhores condições de vida, de trabalho, de educação e cidadania.

Café das Amoras

Produzido por Maria Silvia Mendonça e Gabriela Brazza e gerenciado e torrado pelo esposo de Gabriela, Felipe Brazza, o Café das Amoras conquistou o paladar de amantes do café de todo o país. Ele é produzido na Fazenda Estância Santa Luzia, localizada no início da Serra da Mantiqueira, que tem apresentado boas surpresas com cafés de excelente qualidade. A cada ano tem mostrado resultados surpreendentes na xícara. Possui alguns certificados que comprovam o uso de boas práticas agrícolas e socioambientais, como a Fair Trade pela Cooperativa COOPASV, o Certifica Minas, 4C pela Cooperativa Minasul e o BSCA.

Dupan

O Café Dupan é resultado de muitos anos de agricultura familiar. Desde 1959, procedimentos e conhecimentos são repassados geração a geração através de observação e contato próximo com a lavoura e técnicos. Cumprindo normas de qualidade e cultivando tradições, o café segue conquistando cada vez mais paladares. Da região Sul de Minas, o café é selecionado com cuidado para atingir sempre os melhores resultados de sabor e consistência.

Mitsuo Nakao

Da maior cidade produtora de café do Brasil, Patrocínio/MG, a Fazenda Serra Negra começou sua produção em 1983 e vem, desde então, trabalhando com alta produtividade e elevando cada vez mais o padrão dos cafés ali produzidos. Com uma produção separada por variedade e talhão, a fazenda produz as variedades Bourbon e Catuaí Vermelhos e Amarelos, Mundo Novo e IAC 125 sob os cuidados de André Nakao, que é responsável pelos campos e gerencia a marca Mitsuo Nakao. O trabalho é minucioso e acompanhado de perto para melhorar cada vez mais a qualidade dos grãos.  

ItaocaItaoca

A Fazenda Itaoca, com seu modelo de sustentabilidade e condições propícias para plantio dos grãos, promete proporcionar um café único. Entre os prêmios que a fazenda já recebeu, está o prêmio na “III Prova de Cafés Certificados”, da Rainforest Alliance, ficando em nono lugar. Localizada no município de Conceição do Rio Verde, seus grãos oferecem uma acidez média, corpo aveludado, aroma de frutas amarelas e um longo retrogosto.

Café Américo

O Café Américo seleciona criteriosamente os melhores grãos arábica, valorizando sua origem e os pequenos produtores responsáveis pelo café. Buscando atingir todo o potencial de seus grãos, a empresa realiza sua torra média cuidadosamente. Além disso, a produção sustentável é altamente incentivada, e cada um dos parceiros se preocupa com questões de ordem social e ambiental.

Barbosa e Freire

Barbosa & Freire é uma marca de café gourmet da cidade de Boa Esperança, Sul de Minas. Junto ao compromisso de traduzir a essência da região, a excelência ao cultivar e processar os melhores grãos arábica definem a alma do seu blend, que cria um café cheio de sabor e tradição. O café Barbosa & Freire, conhecido como “a tradição do Sul de Minas”, é uma bebida de aroma amadeirado com sabor de chocolate e acidez suave.

Cambraia

A Família Cambraia produz cafés de qualidade há mais de um século, atuando no mercado diferenciado internacional e exportando seus cafés. A chave de seu sucesso está no segredo de saber preparar blends de excelência e cafés gourmet consistentes em qualidade e quantidade. O cuidado na produção do café começa na escolha dos grãos e se estende até o empacotamento. Lá, o nível de oxigênio é reduzido a menos de 1% na embalagem, impedindo quase totalmente a oxidação do café e preservando seu aroma e frescor.

Dutra

O Dutra é café produzido nas Matas de Minas. Todo o processo realizado pela Fazenda Dutra é artesanal e familiar, e seus cafezais, plantados a mais de meio século, estão em plena harmonia com a natureza local. O clima e solo da região proporcionam aroma e sabor agradáveis, e a seleção dos grãos é feita criteriosamente para garantir a você cafés de altíssima qualidade. Sua torra média é realizada artesanalmente e com lenha da poda dos próprios pés de café.

Cosso Café

O Cosso Café é um delicioso blend de Catuaís Vermelho e Amarelo de aroma e corpo marcantes. Produzidos nas Matas de Minas a altitudes que variam entre 1.050 m e 1.170 m, os cafés carregam a boa reputação da região, que tem longa tradição da produção artesanal de grãos de qualidade. Com o objetivo de proporcionar uma experiência única de consumo e buscando entregar um pouco de paixão pelo café a partir da bebida, Antônio e Lucas se uniram na produção do Cosso, um café artesanal de altíssima qualidade que vai conquistar um lugar permanente na sua mesa! 

Hunters

Criada por verdadeiros caçadores de cafés, a Hunters existe desde 2017. O objetivo dos sócios é encontrar experiências sensoriais sem igual, fugindo do previsível e encontrando os melhores grãos de pequenos e médios produtores. Cada café é diferente, e o papel dos coffee hunters é unir seus amplos conhecimentos em botânica, química e geografia para entender a influência de diferentes fatores no sabor de seus cafés.

Como escolher o café ideal?

Agora que você tem em mente os melhores opções de cafés especiais, vamos entender um pouco sobre a qualidade e características do café para que você consiga entender como escolher o café com a sua cara.  

Para escolher um bom café especial, você precisa observar qual é o grão do café e optar pelos 100% arábica. Repare também na origem do café, pois a localização pode trazer vários indícios sobre os grãos e sua produção. Por fim, busque sempre por uma torra fresca, para que sua características fiquem mais intensas!

Com algumas marcas selecionadas de Minas Gerais, a maior região produtora de cafés especiais, podemos com tranquilidade desfrutar de cafés fantásticos. Agora você já sabe como escolher um bom café especial.

A u.Coffee disponibiliza em seu site uma ferramenta de indicação de cafés que pode te ajudar a explorar e a buscar um café do seu jeito e no seu gosto. Dessa forma você encontrará o café que mais lhe agrade, o seu café ideal.

O que você achou desse post?
  • Ótimo (42)
  • Útil (18)
  • Poderia ter mais informações (26)

Você também pode gostar desses posts:

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *