marcas de café
Café Especial,  Iniciante

11 marcas de café para experimentar e desfrutar o melhor da bebida

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Sabe o café que faz parte do seu dia a dia? Que você aprecia e sempre busca novos aromas e novos sabores? Quer entender a importância de tomar as melhores marcas de café especial? Então este post foi feito sob medida para você!

Aqui, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre esse universo, definir o que é café especial e gourmet e mostrar como entender os fatores que influenciam na qualidade para desfrutar dos melhores cafés. E, por fim, encontrar o café ideal para você com as dicas das melhores marcas de cafés especiais brasileiros. Vamos lá?

O que é café especial, gourmet e tradicional? 

Para iniciarmos nosso caminho até escolher um bom café especial, precisamos entender primeiramente o que é um café especial e o que é um café gourmet. Em resumo, para ser um café especial, ele precisa ter uma pontuação acima de 80 de acordo com a SCA (Specialty Coffee Association), que criou um série de parâmetros para atribuir esta classificação aos cafés. 

É um processo intenso e criterioso para que o café atinja esta especificação, lembrando que uma das especificações é que os grãos precisam ser 100% arábica. Você poderá entender melhor neste post, que fala com mais detalhes de como é feita essa análise para que o café se torne especial.

Já o café gourmet é considerado um café de qualidade mais alta, porém não segue critérios tão rigorosos para atestar sua qualidade. Assim, essa variedade é considerada de qualidade inferior aos cafés que são especiais por não passarem por uma seleção rígida. 

Costuma-se dizer que esse termo é utilizado mais para o marketing do café, sendo uma forma de mostrar que é de melhor qualidade comparado ao tradicional. Vale dizer que esta é a maior classificação entre as atribuídas pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Por fim, os cafés tradicionais possuem uma qualidade inferior. São compostos por grãos com muitos defeitos, podendo conter misturas entre vários tipos de grãos. Tem uma torra bastante escura, beirando o queimado, que pode trazer um amargor indesejado; seu objetivo é para disfarçar os outros defeitos, assim temos a necessidade de adocicar para corrigir o sabor. 

Agora que você já conhece as classificações e sabe como diferenciar, conheça algumas das melhores marcas de café especial para se deliciar.

Bici Café

O Bici Café veio de uma paixão por cafés especiais que teve início em uma cicloviagem a Minas Gerais. Depois de leituras e estudos sobre o melhor do café, o projeto para unir duas paixões – a bicicleta e o café – tomou forma e está aqui! A ideia da Bici Café é proporcionar novas experiências, apresentando para as pessoas este mundo novo e delicioso dos cafés especiais. A bicicleta entra para levar essa explosão de sabor pelas ruas e outros lugares da nossa cidade e região.  O café não é apenas uma bebida, mas sim um prazer!

Café Sendvic

O Sendvic é uma pequena cafeteria, charmosa e bem aconchegante. Lugar ideal para saborear um bom café. Pensando nisso, criamos pacotes do Café Sendvic, aquele café gostoso, de aroma perfumado, para você degustar em casa ou no trabalho. Irá agradar aos paladares mais exigentes. Ninguém abre mão de um bom café, não é mesmo?!

Rots Coffee

A Rots Coffee é uma paixão que atravessa gerações. Cada “pacotinho” é cheio de inspiração. O segredo do bom café está nos detalhes, no cuidado pelo preparo, no aroma marcante que te conquista a cada xícara.

Mitsuo Nakao

Do maior município produtor de café do Brasil, Patrocínio/MG, a Fazenda Serra Negra começou sua produção em 1983 e vem, desde então, trabalhando com alta produtividade e elevando cada vez mais o padrão dos cafés ali produzidos. Com uma produção separada por variedade e talhão, a fazenda produz as variedades Bourbon e Catuaí Vermelhos e Amarelos, Mundo Novo e IAC 125 sob os cuidados de André Nakao, que é responsável pelos campos. O trabalho é minucioso e acompanhado de perto para melhorar cada vez mais a qualidade dos grãos.

Sant’Anna Cafeteria 

Sabe aquele lugar e região que são “muito além de uma xícara de café”? Pois é! A Sant’Anna Cafeteria surgiu do coração de Petrópolis com essa missão: de ser “muito além de uma xícara de café” e levar para a mesa de todos, produtos selecionados e produzidos com muito carinho

LeCoq Coffee

O LeCoq – Coffee & Coworking é um espaço destinado para todas as pessoas que buscam um lugar para apreciar os bons momentos, sejam eles de negócios ou de lazer. Além de uma deliciosa cafeteria com cardápio variado e opções veganas, oferecemos também um espaço de reuniões e de coworking com toda a estrutura necessária para que você possa levar seus clientes e encontrar amigos.

James Café

A James Café existe há mais de 10 anos no calçadão da João Pinto, centro histórico de Florianópolis. É um ambiente perfeito para encontros de amigos, reuniões de trabalho ou mesmo para apenas tomar um cafezinho tradicional. Para a cafeteria, os clientes são amigos; lá, não existe preconceito e não se faz distinção de ninguém. Seu foco é a excelência no atendimento e na qualidade dos produtos, que são oferecidos e servidos com muito carinho e dedicação. A James Café é uma empresa simpática que busca sempre oferecer a melhor experiência para seus clientes!

Dom Thiago Cafés Especiais

Sabemos que, para milhões de pessoas em todo o mundo, sentar-se para tomar um bom cafezinho é um dos grandes prazeres da vida. E um café especial, preparado do jeito que você gosta, torna esse momento único. A nossa paixão é oferecer mais que um café: é proporcionar uma experiência empolgante. O café Dom Thiago Cafés Especiais é uma bebida especial para você que aprecia qualidade, sustentabilidade, cuidado e assim como nós, adora explorar novos sabores e desfrutar uma atmosfera única.

Dutra

O Dutra é café produzido nas Matas de Minas. Todo o processo realizado pela Fazenda Dutra é artesanal e familiar, e seus cafezais, plantados a mais de meio século, estão em plena harmonia com a natureza local. O clima e solo da região proporcionam aroma e sabor agradáveis, e a seleção dos grãos é feita criteriosamente para garantir a você cafés de altíssima qualidade. Sua torra média é realizada artesanalmente e com lenha da poda dos próprios pés de café. 

Cosso Café

O Cosso Café é um delicioso blend de Catuaís Vermelho e Amarelo de aroma e corpo marcantes. Produzidos nas Matas de Minas a altitudes que variam entre 1.050 m e 1.170 m, os cafés carregam a boa reputação da região, que tem longa tradição da produção artesanal de grãos de qualidade. Com o objetivo de proporcionar uma experiência única de consumo e buscando entregar um pouco de paixão pelo café a partir da bebida, Antônio e Lucas se uniram na produção do Cosso, um café artesanal de altíssima qualidade que vai conquistar um lugar permanente na sua mesa! 

Caffè Cavalluce

“O sonho se faz presente… que a gente traz na alma!” A inspiração pode vir de qualquer lugar: um filme clássico, uma música ou até uma viagem de férias podem gerar insights para criar um projeto. Assim nasceu a Cavalluce Lifestyle e nasce também o projeto Café Cavalluce Gourmet. O café é uma forma de conectar pessoas e, por isso, fazemos questão de caprichar no café Cavalluce, para que nossos clientes se sintam diante de verdadeiras obras de arte. Café Cavalluce Gourmet. Quando o estilo é arte!

Como escolher o café ideal?

Agora que você tem em mente os melhores opções de cafés especiais, vamos entender um pouco sobre a qualidade e características do café para que você consiga entender como escolher o café com a sua cara.  

Para escolher um bom café especial, você precisa observar qual é o grão do café e optar pelos 100% arábica. Repare também na origem do café, pois a localização pode trazer vários indícios sobre os grãos e sua produção. Por fim, busque sempre por uma torra fresca, para que sua características fiquem mais intensas! 

Com algumas marcas selecionadas de Minas Gerais, a maior região produtora de cafés especiais, podemos desfrutar com tranquilidade de cafés fantásticos. Agora você já sabe como escolher um bom café especial!

Até a próxima xícara!

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *