Will Coffee e preparo na Kalita
Barista,  Café Especial,  Cafeteria

Dicas do barista: confira dicas sobre café e aprenda o método Kalita!

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Aqui no blog, contamos um pouco sobre o que aprendemos na nossa visita à Cafeteria Will Coffee. Não pudemos deixar, é claro, de apreciar um delicioso café! Depois de pedir a sugestão do Chef, OPS… do Barista, a equipe u.Coffee foi unânime: tomamos todos uma bela xícara preparada na Kalita.

KalitaMétodo mais difundido fora do Brasil, o Kalita Wave é caracterizado pela base larga e a existência de 3 furos, ao invés de apenas um; o objetivo por trás disso é uniformizar e agilizar a extração do café. De origem japonesa, esse método utiliza filtros específicos que lembram forminhas de doce: uma base lisa e as laterais marcadas por 20 ondinhas (formato wave). O formato específico contribui para uma extração mais homogênea e torna as xícaras mais consistentes.

Para utilizar esse método de preparo, você precisa de:

– Um filtro Kalita Wave

– Um porta-filtro Kalita

– Aproximadamente 20g de café

– 150g de água.

Primeiramente, coloque o filtro Kalita Wave no porta-filtro e encaixe-os em uma jarra.

Em segundo lugar, com a água aquecida a 96ºC, escalde o filtro e descarte a água utilizada.

A dica n° 1 do Will a gente já contou pra vocês: antes de passar o café, devemos sempre hidratar o filtro de papel. Mas a explicação dele foi fantástica! O primeiro ponto é aquele que todo mundo já conhece: o papel contém fibras cujo gosto passa para o café. O segundo é muito simples, mas normalmente esquecido: osmose! Se o filtro não estiver previamente umedecido, o papel absorve os poucos óleos que ainda estão presentes no pó. Por fim, escaldando o filtro, você torna quentes as superfícies pelas quais o café passará; dessa forma, ele não corre o risco de esfriar por entrar em contato com um recipiente frio.

“Eu estou com 3 problemas resolvidos aqui: gosto de papel, osmose e superfície aquecida, tudo quentinho. 3 problemas num único ato.”

Pese seu café e, caso seja em grãos, realize uma moagem média.

Logo em seguida, ele moeu as porções já medidas do café Will Coffee e deixou bem claro: “Moeu, tem que jogar água. Jogou a água, tem que beber.” Segundo ele, os tempos ideais para realizar esse processo são 15 e 25 minutos, respectivamente. “A recompensa do sacrifício de fazer a coisa certa é ter um café de qualidade, simples assim.”

Uma curiosidade é que ele diferenciou fragrância de aroma; a primeira é relacionada ao café moído, ainda seco. O segundo, por sua vez, se refere única e exclusivamente à bebida feita com esse café.

Água na Kalita

Adicione água o bastante para cobrir o pó do café. Depois que ele estiver hidratado e que o gás carbônico tiver saído, comece a despejar a água. Mantenha o fluxo e o movimento contínuos.

Seguindo o processo, ele surpreende ao usar uma pazinha no pó. Rapidamente ele se explica: a Kalita tem uma maneira complicada de hidratar o café. A pré-infusão, lentamente realizada pelo barista, serviu para expulsar o CO2 do café; “O CO2 é oriundo da torra; nos dois primeiros minutos em que você joga a água no café, ele libera muito CO2, principalmente se a torra for recente.” Ao hidratar e desgaseificar o café, Will garantiu uma extração homogênea; agitação demais atrapalha a infusão.

Ao colocar a água, veio a dica nº2: A água tem que ser jogada de forma que ela vá em toda a área do café. A maioria das pessoas, até barista profissional, joga a água muito alto; isso faz com que ela bata na superfície e espirre, o que não é bom. A percolagem – processo que existe quando a água passa pelos óleos que ficam ao redor dos grãos moídos. – não ocorre adequadamente se a água não penetra no pó como deve ser. Para isso, ela deve ser colocada próxima ao pó, lenta e circularmente, sem bagunçar a superfície.

Café Will CoffeeDeixe que toda a água escorra através do filtro, que deve ser removido e descartado. Por fim, aprecie seu café!

Com esse passo a passo e as dicas do Will, você já pode fazer seu café com qualidade de cafeteria dentro da sua casa. Experimente esse delicioso método com o café Will Coffee e se surpreenda com a qualidade desse fantástico café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *