Aram
Barista,  Café Especial,  Intermediário

Aram: conheça a cafeteira que prepara um Espresso manualmente

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Imagine um delicioso café espresso. Imaginou? Agora, imagine você preparando ele na sua casa, sem máquinas nem energia elétrica. Sim, estamos falando de uma cafeteira que prepara manualmente sua bebida favorita! Se você se interessou, você precisa conhecer a Aram.

Brasileira, a cafeteira surgiu para revolucionar o preparo de espressos por todo o país. Não utiliza filtros de papel nem cápsulas para seu funcionamento, sendo 100% sustentável. Mas de onde será que saiu essa ideia? Continue com a gente e aprenda tudo sobre a Aram. Vamos conhecer como ela surgiu, como preparar o café nela e o que ela tem de tão especial!

Vamos lá?

O que é a Cafeteira Aram?

Depois de anos trabalhando na indústria, o designer de produtos Maycon Passos, o Aram, sonhou desenvolver um produto focado no real. Algo capaz de “resgatar a relação entre quem faz e quem usa”. A cafeteira, cuja ideia surgiu em 2011, traduz este conceito, garantindo ao usuário flexibilidade de preparo em uma experiência que independe de cápsulas, filtros de papel ou eletricidade.

peças aramDepois de idealizar sua própria cafeteira ideal, Aram apresentou seu projeto para o barista Eduardo Esmanhoto – que adorou. Juntos, os dois buscaram maneiras de concretizar este sonho, entrando em contato com produtores locais para produzir, peça por peça, a cafeteira como é hoje. 

A Aram nada mais é do que uma cafeteira manual que funciona por pressão; com a ajuda de uma manivela, você prepara desde um espresso concentrado até um café com sabor de filtrado. Construída em madeira e aço, trata-se de um objeto de alta qualidade, longa vida útil e portátil. Você pode levá-lo com você para preparar em qualquer lugar!

A cafeteira pode ser adquirida de duas maneiras diferentes: a versão móvel, que consiste na Aram, filtro e porta filtros, além de copo e tamper como acessórios, e a versão fixa. Esta vem com uma base e um suporte de aço, um parafuso para unir as peças e uma chave Allen, além de um reservatório com tampa.

Funcionamento da Cafeteira Aram

cafeteira aram

Para preparar um bom café na Aram, é necessário providenciar 22g de grãos frescos, com torra recente. Eles devem ser moídos na hora de maneira uniforme, com a granulometria adequada para espresso – fina, semelhante a sal. Assim que tudo estiver pronto, podemos começar!

Se você for utilizar o suporte fixo, certifique-se de que a cafeteira está bem alinhada e encaixada e prenda bem o parafuso dourado. Se não for, lembre-se de apoiar a cafeteira em algum local firme, como uma mesa ou uma parte do seu corpo. 

Passo a Passo: 

  1. Primeiramente, você deve escaldar a cafeteira. Com a manivela fechada, encha a Aram de água fervente até a peça dourada no topo. Deixe a peça esquentando enquanto moe os grãos.
  2. Com o auxílio do funil, coloque o pó do café no filtro e, com o tamper, pressione de maneira uniforme. Este processo faz com que o café crie resistência para a água, essencial para o preparo de um bom espresso.
  3. Descarte a água da cafeteira, girando a manivela no sentido anti-horário. Depois de retirar toda a água, feche novamente a válvula, girando agora no sentido horário. 
  4. Encaixe o porta filtro na cafeteira, alinhando os símbolos de sol e lua e rosqueando em sentido anti-horário.
  5. Encha a Aram com água novamente até a peça dourada e, rapidamente, desenrosque a manivela até ela travar.
  6. Agora, é só você girar a manivela em sentido horário, segurando a base de madeira e fazendo uma força média quando sentir uma maior pressão. Observe como está o espresso no copo.
  7. Caso você utilize a versão portátil, encaixe o copo no porta filtro; ele ficará acoplado de maneira firme só de empurrar. Quando for retirá-lo, tome cuidado para não se queimar com a bebida quente. 

[obi_random_banners align=”center”]

Vantagens da Aram

Como já falamos, a Aram é uma cafeteira funcional e inovadora, mas quais são suas grandes vantagens? Podemos começar falando que a máquina é produzida com material de alta qualidade e com muito cuidado, montada manualmente. É, portanto, um bem durável, uma cafeteira para se ter durante muitos e muitos anos.

A máquina, que não utiliza filtros de papel nem cápsulas, é totalmente sustentável; o único lixo gerado por ela é o bolo de pó de café. Assim, você não agride o meio ambiente. Acertaram em cheio ou não?

Além disso, ela é 100% manual, dispensando a energia elétrica necessária para a maior parte das máquinas de espresso. E, para fechar com chave de ouro, a cafeteira é portátil! Isso significa que você pode conseguir um autêntico café espresso em qualquer hora e qualquer lugar, sem precisar estar conectado à tomada.

 

Como limpar sua Aram

Como dizem os criadores da cafeteira, “quem ama, cuida”! E, para cuidar da sua Aram, não existem muitos segredos. Você deve remover o porta filtro e batê-lo com cuidado contra a mesa ou a quina do cesto de lixo, para descartar todo o pó de café de uma vez. Em seguida, passe um pano úmido ou lave o filtro e o porta filtro em água corrente e deixe secar. Pode ficar tranquilo; na Aram, as peças não enferrujam ;D

Apenas com o pano úmido, desta vez, limpe a rosca interna e o chuveiro na cafeteira. A Aram não deve ser limpa em uma lava louças ou com uma lavagem tradicional, pois a água pode estragar a madeira. 

Como pudemos perceber, o universo dos cafés nos brinda todos os dias com descobertas e novidades. Assim como a Aram, inúmeros outros métodos de preparo da nossa bebida favorita surgiram (e surgem) para transformar a experiência do cafezinho em algo único e especial. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *