Tipos de cafés preferidos das cafeterias
Café Especial,  Cafeteria

Conheça os principais tipos de cafés servidos nas cafeterias

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você já foi a alguma cafeteria de cafés especiais e reparou em alguns nomes junto aos tipos de cafés? Bourbon, Catuaí…essas são as variedades de cafés arábica, cultivadas com esmero por todo o Brasil para garantir os melhores sabores para o consumidor. 

Não é raro encontrar estes mesmos tipos de grãos em mais de uma cafeteria. Isso acontece porque algumas variedades são mais produzidas ou mesmo mais conhecidas do que outras. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem a diferença entre esses tipos de cafés.

Por isso, resolvemos trazer algumas informações sobre algumas das variedades mais conhecidas dentro do universo dos cafés especiais. Assim, você entenderá mais sobre seus cafés preferidos e sobre o que esperar ao pedir um café diferente. Vamos lá?

O que é café arábica?

Antes de falar sobre variedades, vamos falar um pouco sobre o que é o café arábica. Afinal, não faz sentido falarmos individualmente de variedades de café sem ter claro o grande grupo que elas fazem parte! 

Café arábica, ou Coffea arabica, é uma espécie de café caracterizada pela produção de cafés mais finos e requintados. Suas plantas se desenvolvem melhor em temperaturas amenas, sendo produzidas a mais de 800 metros de altitude. Devido ao formato triangular, as plantas são sensíveis e mais sujeitas a pragas e intempéries, exigindo maiores cuidados para garantir a qualidade dos grãos.

Os cafés arábica apresentam sabores e aromas distintos, adocicados e suaves. Seus níveis de acidez e doçura são maiores, ao passo que os de cafeína são inferiores. 

Agora que você já sabe um pouco sobre o café arábica, vamos falar sobre suas variedades.

Variedades de cafés preferidas das cafeterias

A partir da experiência da uCoffee junto a dezenas de lojas, foi possível levantar uma série de dados sobre o tema. Esses são os tipos de cafés mais utilizados no mercado de cafeterias:

Catuaí

Tal como o bourbon, a variedade catuaí também apresenta versões de Vermelho e Amarelo, duas subdivisões. A principal diferença entre os dois é que o Catuaí Amarelo é menos encorpado. Uma boa ideia é misturar as duas subvariedades, valorizando o melhor das duas.

O café, que apresenta acidez média, pode ser considerado leve e suave. Seu aroma é adocicado e sua alta doçura é decorrente da intensa absorção de açúcares naturais do fruto pelo grão.

Isso decorre do processo de maturação e permite que a bebida seja apreciada sem necessidade de adição de açúcar. O delicioso café é amplamente cultivado aqui no Brasil.

Bourbon

Uma das mais famosas variedades de café arábica, o bourbon se divide em dois: Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo.

Esse tipo de café é bastante procurado na indústria de cafés especiais. Suas características envolvem aroma de intensidade marcante, sabor adocicado e uma textura achocolatada e suave.

Este café exige muita atenção, cuidado e conhecimento. Por isso, todas as partes de sua produção – solo, clima, altitude e processos de secagem – são fundamentais para maximizar as características.

[obi_random_banners align=”center”]

Topázio

A variedade Topázio, muito encontrada em Minas Gerais, é o cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Catuaí Amarelo. Pelo grande poder de adaptabilidade do grão, seu cultivo é estável e as plantações abundantes são de alta qualidade.

Este café é bastante utilizado para cafés gelados. A bebida é bastante saborosa e seu sabor é suave e complexo. O aroma apresentado é intenso e cítrico e o café tem uma finalização agradável. 

Rubi

Também resultado do cruzamento das variedades Catuaí e Mundo Novo, a variedade híbrida Rubi representa exclusividade. Se você se deparar com um café desse tipo, não deixe de experimentar! 

Cultivado principalmente no Sul de Minas com excelente produtividade, o café Rubi é encorpado e balanceado. Pode apresentar acidez cítrica de média a alta e tem um retrogosto duradouro e prazeroso.

Catucaí

A variedade Catucaí, resultado do cruzamento das variedades Icatu e Catuaí, é mais uma que se divide em Vermelho e Amarelo. A bebida de um café dessa variedade também apresenta doçura natural, herdada da variedade Catuaí. O café cítrico e frutado é suave e apresenta acidez média.

O aroma marcante é mais uma característica do café de alta qualidade, que pode ser também utilizado para misturas por ser bem encorpado.

Food Service x Private Label

Um dos maiores problemas encontrados pelos donos de cafeterias é depender da marca de terceiros para oferecer cafés e máquinas. 

Afinal, além de pouca flexibilização comercial (fidelização, pedido mínimo, prazos para pagamento e entrega…), a loja oferece um único sabor. Isso pode ser mal visto pelos clientes, que costumam esperar uma variedade mais interessante de cafés ao visitar uma cafeteria.

Oferecer cafés como produtos private label (ou seja, de marca própria) pode ser uma excelente solução. Afinal, além de ofertar sabores especiais e variados, a cafeteria pode também vender cafés com sua marca para os clientes. 

Ter sua marca dentro da casa do seu consumidor é uma ótima maneira de reforçar a relação da empresa com ele. Um produto de boa qualidade é capaz de conquistar uma visão bastante positiva da sua empresa para o cliente. Como resultado, ele provavelmente visitará sua loja com mais frequência. É ou não é uma ideia boa?

O valor do blend de diferentes tipos de cafés

Apostando na busca por variedade, outro aliado das cafeterias que optam pelo private label é o blend. A arte de misturar diferentes cafés para alcançar um sabor superior é bastante valorizada, sendo, inclusive, uma excelente ideia para quem quer oferecer sabores diferentes e exclusivos.

Vale a pena aprender mais sobre as características sensoriais dos cafés e sobre como acentuá-las. Com isso, fica fácil criar blends que intensifiquem as qualidades dos cafés que você utiliza!

Tipos de cafés para a sua cafeteria

Agora, você conhece as mais famosas variedades de cafés utilizadas em cafeterias. Você também entende a diferença entre contratar uma empresa de food service e oferecer seus próprios produtos de qualidade. 

Por isso, que tal conversar com os consultores u.Coffee e conhecer as melhores condições para ter um café com a sua marca?

Até mais!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *