Cafeteiras profissionais
Café Especial,  Cafeteria

Máquinas de café profissionais para cafeterias: guia completo

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

A paixão mundial pelo café vem a anos movimentando pessoas e ideias que tornam a bebida mais gostosa e mais acessível. Com isso, mais métodos, bebidas e máquinas variadas surgiram, encantando o mercado e os consumidores. E não são poucas! Cada vez mais, nos deparamos com elas; sejam máquinas de café profissionais para cafeterias ou uma simples máquina de cápsulas doméstica.

Esse grande número de modelos e opções, no entanto, podem dificultar o processo de escolha. Afinal, entre tantas, qual é a máquina ideal para a sua demanda? Esse problema se evidencia quando alguém se propõe a montar uma cafeteria.

Para auxiliar nessa escolha, preparamos para você este guia completo! Aqui, vamos explicar sobre diferentes tipos de máquinas, destacando a diferença entre máquinas profissionais e domésticas; também compararemos modelos, elencando valores e benefícios de cada um, e falaremos sobre outros itens indispensável para sua cafeteria. Finalmente, vamos colocar os prós e contras de comprar ou alugar uma máquina!

Vamos lá?

Tipos de máquinas de café: manuais, automáticas, profissionais e em cápsulas

O café espresso é uma bebida bastante famosa no universo dos cafés, presente na maioria das cafeterias. A bebida, preparada em máquinas cada vez mais modernas, oferece uma experiência mais forte e encorpada. Existem algumas diferentes categorias para máquinas de café, cada uma conquistando interessados a seu modo. São elas:

Máquinas de café manuais ou semi automáticas

As cafeterias manuais são ótimas para quem já tem algum conhecimento sobre o universo dos cafés especiais. Isso é importante porque esse tipo de equipamento exige alguns cuidados com a moagem e a quantidade de cafés. 

A máquina semiautomática, por sua vez, representa um meio termo entre o preparo automático e o manual. Nessas máquinas, funções como pressão, tempo de preparo e temperatura podem ser reguláveis. Elas também exigem medição e compactação do café moído, se diferenciando da máquina manual por produzir quantidades específicas de café – uma ou duas xícaras.

Máquinas de café automáticas e super-automáticas

Essas cafeterias, que exalam autonomia e rapidez, são muito utilizadas em estabelecimentos comerciais. Embora a qualidade da bebida possa ficar um pouco comprometida, as máquinas têm moinhos eficientes e de fácil funcionamento acoplados.

Em modelos como estes, a pressão e o volume de água são pré-definidos. As máquinas superautomáticas são bastante tecnológicas e bem potentes; por conta disso, têm valores mais elevados. O ideal é que essas máquinas sejam manejadas por profissionais treinados.

Máquinas de café em cápsulas

Provavelmente, estas máquinas são a forma mais prática de se preparar um café espresso. Afinal, são equipamentos intuitivos e fáceis de utilizar que preparam as bebidas de uma forma rápida e de qualidade.

Esse tipo de cafeteira funciona a partir de pressão; diferente das demais, não há a necessidade de moer e preparar o café, que já vem devidamente acondicionado nas cápsulas compatíveis com a máquina. As medidas, a pressão e a temperatura da água são definidos de forma automática.

Máquinas de café profissionais (para cafeterias)

Finalmente, mas não menos importante, aqui estão as máquinas de café profissionais! Estes aparelhos são mais complexos e, portanto, mais complicados para o manuseio. Por isso, exigem o manejo de profissionais treinados, que poderão aproveitar todo o potencial da máquina de produzir uma bebida inigualável.

Para oferecer o melhor do café especial de forma profissional, esse tipo de máquina é a melhor escolha. Mas não se esqueça: ela exige experiência e cuidados especiais para garantir o melhor café possível. E vale dizer: por serem profissionais, essas máquinas são consideravelmente mais caras do que as demais.

[obi_random_banners align=”center”]

Principais diferenças: domésticas x profissionais

Tanto as máquinas de café profissionais quanto as domésticas apresentam um funcionamento semelhante. Alguns componentes fazem parte de todas as máquinas de café espresso, sendo necessários para garantir um bom preparo da bebida. São eles:

Filtro: Serve para filtrar a água, eliminando possíveis sabores indesejáveis.

Manômetro: verifica a pressão da caldeira e da água, garantindo que fique entre 8,5 e 9 atmosferas.

Bomba elétrica: coloca pressão na água filtrada, que se divide; parte enche a caldeira, parte prepara o café.

Caldeira de cobre: aquece a água a 90 ºC com uma resistência elétrica. Termostatos regulam a temperatura do vapor, que se aproxima de 119 ºC.

Grupo de extração: É o compartimento removível que recebe o café e por onde a água sob pressão passa, gerando o espresso. 

As grandes diferenças entre as máquinas está em proporção e em complexidade. As máquinas domésticas são mais compactas e extraem de 1 a 2 cafés por vez; as profissionais, por sua vez, são muito maiores, mais elaboradas e têm até 4 grupos de extração. 

Além disso, como falamos acima, as máquinas profissionais exigem o manuseio de um profissional, por terem processos mais minuciosos. Elas também podem apresentar aquecedores de xícaras e tubos de vapor e água. O aquecedor mantém a louça aquecida, evitando portanto que o choque térmico do café quente em uma xícara fria. O tubo de água fornece água quente para bebidas como chás. Finalmente, o tubo de vapor extrai o vapor da caldeira e é utilizado para vaporizar o leite, preparando espuma para bebidas.

Máquinas de café profissionais para cafeteria: comparação

1) Astoria – Linha Tanya

Astoria - TanyaAs máquinas da linha Tanya da Astoria apresentam como características técnicas um modelo compacto com dois grupos de café; painéis laterais em material termoplástico; área de café e porta-filtros específicos para sachês ou cápsulas (únicas e duplas); caldeira em aço e bombas independentes; termoregulagem eletrônica da caldeira e dos grupos de café; programação da temperatura da caldeira pelo teclado; sinais luminosos do nível água da caldeira e da falta d’água na versão com armazenamento.

Seu sistema de armazenamento tem capacidade para 4 litros, a máquina tem dois bocais de vapor, água quente automática e sistema de fornecimento de água quente. 

Itens como lança espumador de leite, cappuccinador, iluminação led do plano de trabalho e ligação direta com a rede hídrica são opcionais. As máquinas são oferecidas nas cores vermelho transparente/inox e preto brilhante/inox.​

2) Italian Coffee – Elite 2020 EAE 3 Grupos

A máquina Elite 2020 EAE 3 Grupos da Italian Coffee apresenta as seguintes especificações técnicas: acionamento eletrônico automático ou semi-automático; tubos de vapor em aço inoxidável; saída de água quente anti-respingo; aquecedor de xícaras; enchimento automático da caldeira; sensores de nível de água e de salva-resistência; Manômetro de escala para caldeira.

O modelo apresenta um design atemporal com altos níveis de inovação e eficiência. A máquina apresenta perfis de led e luzes sutis combinadas com o melhor desempenho, é trabalhada em aço refinado aço. Produzida para ótimo rendimento e alto desempenho, ela apresenta de 1 a 3 grupos e botoeiras com pulsadores retro-iluminados. A carroceria é de aço inoxidável de fácil limpeza.

[obi_random_banners align=”center”]

3) La Marzocco – Linea Classic

Essa máquina La Marzocco foi projetada para combinar em todos os ambientes. A Linea Classic tem um sistema de caldeira dupla, um controlador de temperatura por PID e grupos saturados. Trata-se de uma obra de arte com design linear, revestida em aço inoxidável polido. Inclui cestas de precisão e porta-filtros de aço inoxidável. É a combinação de simplicidade e elegância que nunca sai de moda.

4) La Spaziali – S40 Seletron 3 Grupos

La SpazialiEsta máquina eletrônica tem dosagem programada e termoregulação da temperatura da caldeira. São três sensores de pressão: caldeira, rede hídrica e bomba digital. A S40 tem também uma bomba volumétrica incorporada, sistemas de controle e visualização do nível de água da caldeira e de desconexão automática em casos de anomalias. 

Este equipamento da La Spaziali tem as funções Economy, Boost, ITC, EGS e contador de cafés; além disso, oferece auto-compensação automática da temperatura da caldeira. Essa máquina também oferece plano para esquentar xícaras, controle de moagem com avisos, timer para ligar e desligar e ciclos de lavagem. 

5) Rancilio – Class 20

Class 20A Class 20 eleva o status da categoria em termos de desempenho e funcionalidade. Com 2 ou 3 grupos, a máquina apresenta dois sistemas diferentes para estabilizar a temperatura, uma interface inteligente e uma abordagem variada de diagnósticos. A Rancilio tem luz nas laterais e acabamento em aço acetinado e alumínio.

A Class 20 SB está equipada com o Steady Brew, que revoluciona o circuito hidráulico, info além da tradição e mantendo a água a uma temperatura constante. A Class ASB, por sua vez, é uma versão multi-caldeira. Com ela, o barista pode regular uma temperatura diferente para cada grupo de forma rápida e fácil usando uma interface touchscreen.

A diferença entre essa máquina e as demais das categorias é a interface touchscreen com configurações simples cujo desempenho pode ser verificado em tempo real com todos os parâmetros de café, água e vapor, organizados em menus simples de deslizar. 

A Class 20 também foi criada para aprimorar os serviços de suporte técnico e agilizar as operações de manutenção. A função Service oferece a possibilidade de testar todos os sistemas da máquina e verificar o funcionamento com um simples toque na interface touchscreen

Outros equipamentos indispensáveis para sua cafeteria

Para ter uma cafeteria de sucesso, capaz de atender às demandas dos seus clientes, apenas uma máquina de café profissional não basta. Existem alguns outros equipamentos que não podem faltar na sua loja.

O primeiro deles é sem dúvidas um moinho. Qualquer preparo de bebidas precisa dos ingredientes frescos, certo? O moinho é um ótimo parceiro nessa hora: com ele, você pode investir em cafés em grãos e fazer uma moagem na hora, adequada para qualquer tipo de preparo. 

Invista em moinhos com mós cônicas, capazes de realizar uma moagem mais regular. Este equipamento também demanda conhecimento técnico, já que dispõe de funções complexas.

Vale a pena adquirir também diferentes métodos de preparo! Essa variedade é bem vista pelos amantes de cafés especiais, que certamente esperarão isso da sua cafeteria. 

Por fim, tenha a certeza de ser capaz de oferecer todas as xícaras e copos para valorizar ao máximo suas produções!

Comprar ou alugar? Vantagens e desvantagens

Não poderíamos deixar de falar de uma das maiores questões para quem está abrindo uma cafeteria.: Comprar ou alugar?

Alugar é uma saída muito encarada nesse momento do negócio. Afinal, é uma alternativa que exige um investimento inicial inferior em relação à compra. Os contratos de aluguel em geral também garantem manutenção e troca de máquinas defeituosas, o que pode ser interessante. 

Entretanto, esses contratos costumam ter fidelidade: não é possível alugar por menos do que um ano. Além disso, muitos deles associam o aluguel da máquina à produção de um café específico, que pode não ter a qualidade pretendida.

A compra das máquinas, por sua vez, exige um orçamento bastante superior, já que máquinas de café profissionais para cafeterias têm alto valor aquisitivo. Mesmo assim, este é um investimento que se paga, já que café representa uma mercadoria de alto giro. Além disso, seu estabelecimento terá mais liberdade para oferecer diferentes tipos de cafés por não estar preso a um contrato de exclusividade.

Qual é a máquina ideal para você?

Depois desse post, você sabe quais são as melhores opções para a sua cafeteria? Aproveite para nos contar: qual é a melhor máquina de café profissional para cafeterias na sua opinião?

Caso você tenha optado por comprar e não saiba qual é o melhor café para a sua loja, que tal conhecer nossas propostas? A u.Coffee fornece os cafés especiais de alta qualidade com a marca da sua empresa

Não deixe de compartilhar conosco o que você achou! Até a próxima.

7 Comentários

    • Paulo Pacheco

      Boa tarde Isabel. Tubo bem?
      Nosso blog fala de tudo sobre o universo do café. Queremos muito te ajudar a conhecer mais sobre o tema. Entretanto não trabalhamos com máquinas de café e nem mesmo temos nossa marca de café. Nosso propósito é fazer o seu café, com sua marca e seu gosto. Se você tiver o desejo de desenvolver a sua marca de café, seremos o parceiro perfeito, sem burocracia e pedido mínimo (risco zero para você experimentar). Também entregamos café para o consumo de empresas e presentes.
      O aluguel de máquina tem suas vantagens quanto a não demandar investimento, porém te coloca dependente contratual do fornecedor (casamento com o café).
      Se quiser saber mais nosso whatsapp é o 031 2552-0179. Abs.

      • Alex Sandro

        Olá
        Paulo
        Li o seu blog sobre cafeterias, estou querendo abrir uma cafeteria e ando pesquisando muito sobre isso, e gostaria de ter algum conselho sobre abrir uma, qual valor do capital pra começar e no caso teria quer ter experiência para lidar com café algum conhecimento. Sou muito leigo nessa parte meu ramo é totalmente diferente. Fico agradecido se puder dar alguns conselhos.

        Abraço

        • Paulo Pacheco

          Oi Alex, tudo bem?
          São muitas as variáveis que determinam o investimento necessário para montar uma cafeteria: ponto, tamanho, visual e decoração, e mix de produtos são alguns dos pontos.
          Quanto ao conhecimento, acredito que você precisa conhecer sim o que deseja comercializar. Não vejo necessidade de ser um expert, mas é necessário entender o produto, a operação e o marketing comercial. Sugiro você fazer um projeto de implantação e no processo, vai ganhando conhecimento. Tem muito conteúdo bacana no nosso blog.ucoffee.com.br para te ajudar. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *