Qual a diferença entre o café gourmet e o café tradicional?

Você sabe a diferença ente café gourmet e café tradicional? Para início de conversa, o que é café gourmet? Você já experimentou? Conhece? Considera comprar?

É notório o fato de que, nos últimos tempos, há uma forte demanda em relação ao café gourmet e suas inúmeras possibilidades. Diferentemente do tradicional, o café gourmet surge como uma forma de ampliar os horizontes do consumidor e fã de café. Sabor, aroma ou marca são fatores importantes para você, quando falamos sobre café?

Se são, então certamente compreender a diferença entre o café gourmet e o café tradicional irá te ajudar a ter incríveis experiências ao saborear e degustar os mais variados tipos e aromas desta bebida tão presente no nosso cotidiano. Quer saber mais a respeito? Então confira este post feito especialmente para você!

O que é café gourmet?

Ao saborear seu café, você visualiza toda a trajetória envolvida para que ele chegue até sua xícara? Desde a sua extração na lavoura, até a torra dos grãos e moagem, há um longo caminho a ser trilhado, para que o café vire este “líquido negro” tão apreciado.

Sobretudo no que diz respeito ao café gourmet, podemos dizer que ele é um café especial, devido sua pureza e qualidade superior.

Os grãos, por exemplo, são 100% de origem arábica. Na seleção dos grãos, os defeituosos são descartados.

Esse tipo de café permite ao consumidor experimentar, com mais intensidade, uma extensa variação de aromas e sabores. O ponto da torra do café, mais precisa, também é uma característica do café gourmet.

Qual a diferença entre o café gourmet e o café tradicional?

De acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, os parâmetros de qualidade dos cafés podem ser identificados na tabela PQC – Programa de Qualidade do Café. Dentre os selos de qualidade e certificação ABIC, temos dentre outros, o do café tradicional e do café gourmet.

A diferença entre o café gourmet e o café tradicional começa exatamente nos grãos.

Enquanto no café gourmet temos uma seleção de grãos que não permite imperfeições, no café tradicional este padrão não é rígido.

O cultivo é outro diferencial, já que o café gourmet leva em conta aspectos que vão do plantio à extração. Alguns desses aspectos são o clima, a altitude e a temperatura.

Por que devo começar a comprar?

A oportunidade de ir além do café tradicional, por si só já é um motivo e tanto para começar a investir na compra do café gourmet.

Com tamanha variedade de sabores e aromas, comprar café gourmet proporcionará momentos de extremo prazer.

Já pensou em experimentar um café de qualidade superior e com sabor diferente de todos os que você já bebeu?

Ao investir na compra do café gourmet, você investe em uma bebida de qualidade. Afinal de contas, um bom café é como um bom vinho.

Está com dúvidas sobre qual café gourmet deve escolher? No site da uCoffee temos a ferramenta ideal para lhe ajudar neste sentido, basta responder as perguntas e rapidamente ter acesso aos cafés exatamente do seu jeito, confira!

O que você achou desse post?
  • Ótimo (16)
  • Poderia ter mais informações (10)
  • Útil (3)

Você também pode gostar desses posts:

4 Comentários

  1. Matéria excelente sabre Café.
    Leio todas Vossas Postagens.
    Assim vou aprendendo como proporcionar um sabor melhor ao meu CAFÉ.
    Obrigado!

  2. Bom dia, achei interessante as informações, pois estou iniciando como representante de vendas de café gourmet e preciso de muitas informações, mais as que estou lendo são baste proveitosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *