Café Especial

Qual a diferença entre o café gourmet e o café tradicional?

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você sabe a diferença ente café gourmet e café tradicional? Para início de conversa, o que é café gourmet? Você já experimentou? Conhece? Considera comprar?

É notório o fato de que, nos últimos tempos, há uma forte demanda em relação ao café gourmet e suas inúmeras possibilidades. Diferentemente do tradicional, o café gourmet surge como uma forma de ampliar os horizontes do consumidor e fã de café. Sabor, aroma ou marca são fatores importantes para você, quando falamos sobre café?

Se são, então certamente compreender a diferença entre o café gourmet e o café tradicional irá te ajudar a ter incríveis experiências ao saborear e degustar os mais variados tipos e aromas desta bebida tão presente no nosso cotidiano. Quer saber mais a respeito? Então confira este post feito especialmente para você!

O que é café gourmet?

Ao saborear seu café, você visualiza toda a trajetória envolvida para que ele chegue até sua xícara? Desde a sua extração na lavoura, até a torra dos grãos e moagem, há um longo caminho a ser trilhado, para que o café vire este “líquido negro” tão apreciado.

Sobretudo no que diz respeito ao café gourmet, podemos dizer que ele é um café especial, devido sua pureza e qualidade superior.

Os grãos, por exemplo, são 100% de origem arábica. Na seleção dos grãos, os defeituosos são descartados.

Esse tipo de café permite ao consumidor experimentar, com mais intensidade, uma extensa variação de aromas e sabores. O ponto da torra do café, mais precisa, também é uma característica do café gourmet.

Qual a diferença entre o café gourmet e o café tradicional?

De acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, os parâmetros de qualidade dos cafés podem ser identificados na tabela PQC – Programa de Qualidade do Café. Dentre os selos de qualidade e certificação ABIC, temos dentre outros, o do café tradicional e do café gourmet.

A diferença entre o café gourmet e o café tradicional começa exatamente nos grãos.

Enquanto no café gourmet temos uma seleção de grãos que não permite imperfeições, no café tradicional este padrão não é rígido.

O cultivo é outro diferencial, já que o café gourmet leva em conta aspectos que vão do plantio à extração. Alguns desses aspectos são o clima, a altitude e a temperatura.

Por que devo começar a comprar?

A oportunidade de ir além do café tradicional, por si só já é um motivo e tanto para começar a investir na compra do café gourmet ou café especial.

Com tamanha variedade de sabores e aromas, comprar cafés especiais proporcionará momentos de extremo prazer.

Já pensou em experimentar um café de qualidade superior e com sabor diferente de todos os que você já bebeu?

Ao investir na compra do café gourmet, você investe em uma bebida de qualidade. Afinal de contas, um bom café é como um bom vinho!

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *