10 cafeterias que você vai querer conhecer em Brasília

Cafeterias de Brasília

Com apenas 59 anos, a capital brasileira é influenciada por pessoas de todos os cantos do país. Gostos, culturas e sotaques se unem na formação da cidade centro do Brasil, que conquista e surpreende cada vez mais quem passa por ali. Com as cafeterias, não é diferente! 

Cada vez mais, os brasilienses têm se interessado no universo dos cafés especiais, e a cidade não decepciona no número de cafeterias oferecendo os mais variados grãos e métodos de preparo. 

Se você for passear pelo Distrito Federal, não deixe de conferir a nossa seleção de 12 cafeterias para conhecer e se deliciar em Brasília. Vamos lá?

#1 Objeto Encontrado

Endereço: CNL 102 – Bloco B – Loja 56

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 12h às 23h.

Telefone: (61) 3081-8383

Se você quer apreciar uma deliciosa xícara de café, um bom livro, uma música agradável e uma obra de arte, tudo ao mesmo tempo… a Objeto Encontrado é, sem dúvidas, o lugar certo! Um mix de galeria de arte e cafeteria, a Objeto conquistou o coração dos brasilienses e de quem mais passou por lá, oferecendo a seus visitantes a oportunidade de apreender experiências com cuidado, curiosidade e respeito.

Considerada pelos clientes um ambiente aconchegante, descontraído e agradável, a cafeteria fundada em 2008 promove eventos variados e alternativos. O atendimento é elogiado por ser atencioso e gentil, e os atendentes dão sugestões e explicações sobre o cardápio. 

Falando em cardápio, o item que mais se destaca é o cheesecake de frutas vermelhas, apontado pela maior parte dos clientes como delicioso e incrível. Além dele, sanduíches e bolinhos também chamam a atenção. A empresa oferece uma grande variedades de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sendo aquelas à base de café as mais citadas.Vale ou não tirar um tempo para visitar?

#2 Los Baristas

Endereço: CLN 404 – Bloco C, lojas 34 a 38

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 12h às 20h; Sábado, das 10h às 19h.

Telefone: (61) 3033-6183

Considerado pela Veja “o melhor café de Brasília”, o negócio de Vitor Ávila e Heloisa Checheliski começou em 2017 e tem dado o que falar! Os proprietários, antes envolvidos com produção audiovisual, mudaram totalmente seu rumo profissional e escolheram mexer com café. São baristas e, mais recentemente, começaram a trabalhar com torrefação, atingindo seu objetivo inicial no mundo dos cafés especiais.

O local é simples, mas charmoso e acolhedor, e fica integrado à paisagem da quadra. Um dos maiores propósitos da casa é criar experiências de degustação e diferentes formas e sabores que só o café pode oferecer. Todo o atendimento é feito por baristas formados, que não apenas servem como ensinam ao consumidor sobre aqueles grãos. 

São 8 diferentes métodos de preparo de cafés especiais de diferentes regiões do país, além de outras bebidas. O cardápio é variado e de preços justos; até o item mais simples, como o bolo de milho, conquista o retorno de clientes apaixonados.

#3 Belini Café – The Coffee Experience

Endereço: CLS 114 – Loja 7

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 23h; Domingos e feriados, das 8h às 22h.

Telefone: (61) 3554-9005

Apaixonando-se cada vez mais por cafés especiais, os proprietários da tradicional padaria Belini Pães e Gastronomia se viram interessados em ter um ponto com foco exclusivo. Trabalhando como micro-torrefação desde 2001 e sabendo o valor de uma torra fresca, a Belini abriu, em 2014, seu segmento específico de cafés especiais: a Belini Café – The Coffee Experience. 

Com atendentes solícitos e atenciosos, a cafeteria faz jus ao slogan, dando a seus visitantes a mais completa “experiência do café”. O ambiente é elegante e agradável, e a cafeteria atende em horários muito diversos. 

Com microlotes exclusivos, diversos métodos de preparo e bebidas à base de café, além de um cardápio variado de comidas salgadas e doces. Vale a pena dar uma chance para os sabores e experiências dessa cafeteria! 

#4 Ernesto Cafés Especiais

Endereço: CLS 115 Bloco C Loja 14 – Asa Sul / CLN 108 Bloco A Loja 48 – Asa Norte

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 22h.

Telefone: (61) 3345-4182

Com um ambiente aconchegante e tranquilo, a Ernesto Cafés Especiais conquistou clientes fiéis de toda a cidade. Também, pudera! É o que acontece quando uma amante de cafés especiais une sua paixão a um negócio – Estamos falando de uma cafeteria que mistura cafés especiais e microlotes torrados e moídos na hora com uma livraria, permitindo aos clientes uma experiência deliciosa e confortável.

O atendimento de ambos os endereços é bastante elogiado, e o local agradável é sempre considerado para encontros entre amigos. Seja no café da manhã ou num lanche de fim de tarde, a cafeteria é um boa pedida para qualquer hora.

A cafeteria oferece seus próprios cafés, em métodos bastante variados. O cardápio é amplo, com sobremesas e opções salgadas na medida certa. 

#5 Clandestino Café e Música

Endereço: CLN 413 – Bloco D

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 21h (exceto às terças-feiras); Domingo, das 9h às 15h.

Telefone: (61) 3963-5619

Aberto em 2014, o Clandestino dá o que falar. Estamos falando do projeto de Rodrigo Balduino, Liana David e Carolina Balduino; as já sócias em um restaurante fizeram cursos de barismo e queriam abrir um café, enquanto o irmão de Carolina entrou com a vontade de fazer eventos recorrentes de música. 

O resultado une os sonhos dos três, e dá aos clientes a oportunidade de tomar um bom café apreciando a vista do Parque Olhos D’Água – tudo isso ao som de boa música e aos cuidados de atendentes muito atenciosos. Os baristas passam por longos treinamentos para preparar os diferentes cafés oferecidos no espresso, na v60, na Aeropress e na French Press.

O menu é sazonal e conta com opções doces e salgadas. Os frequentadores recomendam a tapioca com queijo coalho e melaço de cana e o Nougat Glacé, doce francês de frutas secas.

#6 Adorável Café

Endereço: Rua 25 Sul – Lote 30 – Loja 4B / Rua Carnaúbas, Qd 301, lt 2

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 20h; Domingo, das 9h às 19h.

Adorável é, sem dúvidas, a palavra ideal para definir esta cafeteria. Propriedade do casal de publicitários Carolina Sprenger e Seiki Fabrício Landin, o Adorável Café, fundado em 2018, conquistou o público brasiliense com seu atendimento cortês e eficiente. 

O objetivo da equipe é conseguir oferecer aos clientes o melhor atendimento, a melhor seleção de músicas, a melhor combinação de sabores e o melhor preparo de seu método preferido. São inúmeros os depoimentos de quem conheceu a cafeteria e pretende voltar. 

O cardápio é bastante variado, contando com waffles, pães com queijo, croissants, bolos, cookies, sopas, cafés da manhã completos… além de uma série de bebidas à base de café ou não. Como diz a equipe, quando estiver em Águas Claras, #vemseradorável!

#7 Acervo Café

Endereço: QE 40 – Conjunto H, Lote 18

Horário de funcionamento: Terça a domingo, de 14h30 a 22h.

Telefone: (61) 99665-5588

Considerado um dos melhores cantinhos do Guará, o Acervo Café é uma cafeteria íntima, aconchegante e familiar. Decorado num estilo rústico-industrial, o café é descontraído e conta com o atendimento de uma equipe pequena, mas que garante aos clientes aprendizado sobre os produtos e métodos de preparo oferecidos.

Falando em métodos, o cardápio possui 6 diferentes – Clever, Chemex, V60, Aeropress, Kalita e Cold Brew –, além de uma variada curadoria de cafés especiais do Brasil e do mundo. Quanto aos quitutes, se destaca a clássica receita da família de Paulo, proprietário do Acervo: o Coffee Cake, bolo que substitui o leite por café no momento do preparo. O menu conta com várias outras opções doces e salgadas, mas as bebidas oferecidas são um diferencial!

#8 Koppe Cafés Especiais

Endereço: 403 Sul – Bloco D, Loja 16

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 20h30; Sábado e domingo, das 9h às 19h.

Inspirado em um café holandês, o Koppe Cafés Especiais foi fundado no final de 2018 e vem conquistando cada vez mais visitantes. Idealizada pelos sócios Sofia, Diego e Angela Pulling, a cafeteria trabalha com cafés especiais e várias receitas que utilizam o café como base.

A decoração é moderna e industrial, e o estabelecimento possui também um espaço para coworking no andar de cima. No ambiente aconchegante e agradável, a equipe de baristas vai até a mesa para esclarecer qualquer dúvida dos clientes sobre os métodos oferecidos – Hario v60, Aeropress e ColdBrew. 

O cardápio, super variado, têm como diferencial as geleias artesanais, os sanduíches, os drinks e sobremesas de café. O bolo de cenoura com calda de chocolate e o pão na chapa com catupiry e queijo mussarela também chamam muita atenção.

#9 Gentil Café

Endereço: 410 Sul – Bloco B, Loja 36

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 21h; Sábado, das 11h às 21h.

Telefone: (61) 3546-8651

Comandado pelas irmãs Cristine, Michele e Patrícia, a cafeteria Gentil – Café, Pausa & Prosa oferece aos clientes uma experiência deliciosa e acolhedora. Estamos falando de um lugar que carrega amor e dedicação em cada pequena coisa, sendo a mãe das mulheres a cozinheira responsável pelos deliciosos doces.

Falando de cafés, a cafeteria oferece quatro diferentes métodos de extração: Espresso, Aeropress, French Press e v60. Tudo na Gentil provém de produtores locais, mostrando uma grande valorização a cada um deles. Além de cafés, o cardápio de bebidas também inclui chás e cervejas especiais.

Trata-se de um menu bastante variado, que atende todos os tipos de refeições e possui diferentes opções de lanches doces e salgados. Os bolos de Dona Sara conquistam o paladar e a atenção do público, em especial o de laranja com calda de limão.

#10 Seu Patrício Café

Endereço: AOS 6/8 Bloco B Loja 03

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, de 13h às 21h (exceto às terças-feiras). Sábado, das 9h às 18h.

Telefone: (61) 3543-6998

Para fechar nossa seleção, ficou o Seu Patrício Querido Café. De ambiente agradável e aconchegante, a cafeteria, fundada em 2016, coleciona relatos de boas experiências e conquista clientes fiéis, de todas as idades. Seu menu é bastante amplo, e ela se destaca por oferecer inúmeras opções veganas, além de algumas sem glúten e sem lactose.

Os cafés, sempre frescos, vêm de diferentes regiões produtoras e são selecionados e preparados cuidadosamente. A cafeteria proporciona aos clientes microlotes únicos e de outros países, mostrando uma grande variedade de sabores e notas sensoriais.

O cardápio é pensado para harmonizar com os cafés oferecidos e apresenta inúmeras opções doces e salgadas, para todos os gostos. Segundo os proprietários, a mais pedida é a torta de caramelo salgado com flor de sal, mas os waffles e os macarons também chamam a atenção. Vale a pena conferir!

Para terminar…

Agora você conhece algumas das fantásticas cafeterias da capital do país. Sem dúvidas, cada uma delas é capaz de proporcionar experiências inesquecíveis. Quando estiver de passagem por BSB, não deixe de visitar algumas! Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

E, para quem está começando nesse universo imenso e delicioso que é o dos cafés, que tal conferir o nosso Guia para Iniciantes no Mundo dos Cafés Especiais? Com ele, você vai aprender cada vez mais sobre a sua bebida favorita. Vem com a gente!


O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *