Cafeterias de Brasília
Café Especial,  Cafeteria,  Curiosidades

9 Cafeterias que você vai querer conhecer em Brasília

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

A ainda jovem capital brasileira é influenciada por pessoas de todos os cantos do país. Gostos, culturas e sotaques se unem na formação da cidade centro do Brasil, que conquista e surpreende cada vez mais quem passa por ali. Com as cafeterias, não é diferente! 

Cada vez mais, os brasilienses têm se interessado no universo dos cafés especiais, e a cidade não decepciona no número de cafeterias oferecendo os mais variados grãos e métodos de preparo. 

Se você for passear pelo Distrito Federal, não deixe de conferir a nossa seleção de 9 cafeterias em Brasília para conhecer e se deliciar. Vamos lá?

Cafeterias localizadas na Asa Norte de Brasília

Objeto Encontrado

Endereço: CNL 102 – Bloco B – Loja 56

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, de 12h às 23h.

Telefone: (61) 3081-8383

Se você quer apreciar uma deliciosa xícara de café, um bom livro, uma música agradável e uma obra de arte, tudo ao mesmo tempo… a Objeto Encontrado é, sem dúvidas, o lugar certo! Um mix de galeria de arte e cafeteria, a Objeto conquistou o coração dos brasilienses e de quem mais passou por lá, oferecendo a seus visitantes a oportunidade de apreender experiências com cuidado, curiosidade e respeito.

Considerada pelos clientes um ambiente aconchegante, descontraído e agradável, a cafeteria fundada em 2008 promove eventos variados e alternativos. O atendimento é elogiado por ser atencioso e gentil, e os atendentes dão sugestões e explicações sobre o cardápio. 

Falando em cardápio, o item que mais se destaca é o cheesecake de frutas vermelhas, apontado pela maior parte dos clientes como delicioso e incrível. Além dele, sanduíches e bolinhos também chamam a atenção. A empresa oferece uma grande variedades de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sendo aquelas à base de café as mais citadas. Vale ou não tirar um tempo para visitar?

Los Baristas

Endereço: CLN 404 – Bloco C – Lojas 34 a 38

Horário de funcionamento: Unidade Asa Norte: Segunda a sexta, de 10h às 18h; Sábado, de 8h às 13h.

Telefone: (61) 3033-6183

Considerado pela Veja “o melhor café de Brasília”, o negócio de Vitor Ávila e Heloisa Checheliski começou em 2017 e tem dado o que falar! Os proprietários, antes envolvidos com produção audiovisual, mudaram totalmente seu rumo profissional e escolheram mexer com café. São baristas e, mais recentemente, começaram a trabalhar com torrefação, atingindo seu objetivo inicial no mundo dos cafés especiais.

O local é simples, mas charmoso e acolhedor, e fica integrado à paisagem da quadra. Um dos maiores propósitos da casa é criar experiências de degustação e diferentes formas e sabores que só o café pode oferecer. Todo o atendimento é feito por baristas formados, que não apenas servem como ensinam ao consumidor sobre aqueles grãos. 

São 8 diferentes métodos de preparo de cafés especiais de diferentes regiões do país, além de outras bebidas. O cardápio é variado e de preços justos. Até o item mais simples, como o bolo de milho, conquista o retorno de clientes apaixonados.

Ernesto Cafés Especiais

Endereço: CLN 108 – Bloco A – Loja 48

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 22h.

Telefone: (61) 3345-4182

Com um ambiente aconchegante e tranquilo, a Ernesto Cafés Especiais conquistou clientes fiéis de toda a cidade. Também, pudera! É o que acontece quando uma amante de cafés especiais une sua paixão a um negócio. Estamos falando de uma cafeteria que mistura cafés especiais e microlotes torrados e moídos na hora com uma livraria, permitindo aos clientes uma experiência deliciosa e confortável.

O atendimento de ambos os endereços é bastante elogiado, e o local agradável é sempre considerado para encontros entre amigos. Seja no café da manhã ou num lanche de fim de tarde, a cafeteria é um boa pedida para qualquer hora.

A cafeteria oferece seus próprios cafés, em métodos bastante variados. O cardápio é amplo, com sobremesas e opções salgadas na medida certa. 

Clandestino Café e Música

Endereço: CLN 413 – Bloco D

Horário de funcionamento: Segunda e Terça, das 12h às 19h; Quarta a Domingo, das 9h às 19h.

Telefone: (61) 3963-5619

Aberto em 2014, o Clandestino dá o que falar. Estamos falando do projeto de Rodrigo Balduino, Liana David e Carolina Balduino. As já sócias em um restaurante fizeram cursos de barismo e queriam abrir um café, enquanto o irmão de Carolina entrou com a vontade de fazer eventos recorrentes de música. 

O resultado une os sonhos dos três, e dá aos clientes a oportunidade de tomar um bom café apreciando a vista do Parque Olhos D’Água – tudo isso ao som de boa música e aos cuidados de atendentes muito atenciosos. Os baristas passam por longos treinamentos para preparar os diferentes cafés oferecidos no espresso, na v60, na Aeropress e na French Press.

O menu é sazonal e conta com opções doces e salgadas. Os frequentadores recomendam a tapioca com queijo coalho e melaço de cana e o Nougat Glacé, doce francês de frutas secas.

Cafeterias localizadas na Asa Sul de Brasília

Confraria H10 Café e Bistrô

Endereço: Q Saus – Quadra 4 – Bloco A – Loja 40

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 18h.

Telefone: (61) 3322-9205

A história da cafeteria começa com um grupo de amigos. Com hábito de se reunirem para celebrar a amizade, comer e beber bem, os amigos se encontravam com frequência no endereço de um dos fundadores (Módulo H, casa 10). Assim, a Confraria foi batizada de H10. 

A cafeteria foi aberta como resultado das experiências gastronômicas dos encontros e do desejo de empreender no ramo do Café. Conta, em seu cardápio, com lanches rápidos (tapiocas, cuscuz, açaí, salgados, sucos, omeletes e vitaminas) e até refeições, como é o caso da deliciosa feijoada oferecida nas sextas. Além disso, também é encontrada na cafeteria uma variedade de sobremesas!

Os fundadores convidam o público para experimentar “os melhores cafés especiais do Brasil”. Imperdível, não acha?

Belini Café – The Coffee Experience

Endereço: CLS 114 – Bloco B – Loja 7

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 8h às 22h; Domingos e feriados, das 8h às 18h.

Telefone: (61) 3554-9005

Apaixonando-se cada vez mais por cafés especiais, os proprietários da tradicional padaria Belini Pães e Gastronomia se viram interessados em ter um ponto com foco exclusivo. Trabalhando como micro-torrefação desde 2001 e sabendo o valor de uma torra fresca, a Belini abriu, em 2014, seu segmento específico de cafés especiais: a Belini Café – The Coffee Experience. 

Com atendentes solícitos e atenciosos, a cafeteria faz jus ao slogan, dando a seus visitantes a mais completa “experiência do café”. O ambiente é elegante e agradável, e a cafeteria atende em horários muito diversos. 

Com microlotes exclusivos, diversos métodos de preparo e bebidas à base de café, além de um cardápio variado de comidas salgadas e doces. Vale a pena dar uma chance para os sabores e experiências dessa deliciosa cafeteria de Brasília! 

Gentil Café

Endereço: 410 Sul – Bloco B – Loja 36

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 12h às 21h; Sábado, das 9h às 21h.

Telefone: (61) 3546-8651

Comandado pelas irmãs Cristine, Michele e Patrícia, a cafeteria Gentil – Café, Pausa & Prosa oferece aos clientes uma experiência deliciosa e acolhedora. Estamos falando de um lugar que carrega amor e dedicação em cada pequena coisa, sendo a mãe das mulheres a cozinheira responsável pelos deliciosos doces.

Falando de cafés, a cafeteria oferece quatro diferentes métodos de extração: Espresso, Aeropress, French Press e v60. Tudo na Gentil provém de produtores locais, mostrando uma grande valorização a cada um deles. Além de cafés, o cardápio de bebidas também inclui chás e cervejas especiais.

Trata-se de um menu bastante variado, que atende todos os tipos de refeições e possui diferentes opções de lanches doces e salgados. Os bolos de Dona Sara conquistam o paladar e a atenção do público, em especial o de laranja com calda de limão.

Adorável Café

Endereço: Rua 25 Sul – Lote 30 – Loja 4B / Rua Carnaúbas, Qd 301, lt 2

Horário de funcionamento: Unidade Rua 25 Sul: Terça a Sábado, das 8h30 às 20h; Domingo, das 9h às 19h. Unidade Rua Carnaúbas: Segunda a Sábado, das 8h30 às 20h; Domingo, das 9h às 19h.

Adorável é, sem dúvidas, a palavra ideal para definir esta cafeteria. Propriedade do casal de publicitários Carolina Sprenger e Seiki Fabrício Landin, o Adorável Café, fundado em 2018, conquistou o público brasiliense com seu atendimento cortês e eficiente. 

O objetivo da equipe é conseguir oferecer aos clientes o melhor atendimento, a melhor seleção de músicas, a melhor combinação de sabores e o melhor preparo de seu método preferido. São inúmeros os depoimentos de quem conheceu a cafeteria e pretende voltar. 

O cardápio é bastante variado, contando com waffles, pães com queijo, croissants, bolos, cookies, sopas, cafés da manhã completos… além de uma série de bebidas à base de café ou não. Como diz a equipe, quando estiver em Águas Claras, #vemseradorável!

Ernesto Cafés Especiais

Sim! Já abordamos essa cafeteria na Asa Norte, mas ela também está presente na Asa Sul.

Endereço: CLS 115 – Bloco C – Loja 14

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 22h.

Telefone: (61) 3345-4182

Acervo Café

Endereço: QE 40 – Conjunto H – Lote 18

Horário de funcionamento: Segunda a Domingo, de 8h às 22h (delivery & take out)

Telefone: (61) 99665-5588

Considerado um dos melhores cantinhos do Guará, o Acervo Café é uma cafeteria íntima, aconchegante e familiar. Decorado num estilo rústico-industrial, o café é descontraído e conta com o atendimento de uma equipe pequena, mas que garante aos clientes aprendizado sobre os produtos e métodos de preparo oferecidos.

Falando em métodos, o cardápio possui 6 diferentes – Clever, Chemex, V60, Aeropress, Kalita e Cold Brew –, além de uma variada curadoria de cafés especiais do Brasil e do mundo. Quanto aos quitutes, se destaca a clássica receita da família de Paulo, proprietário do Acervo: o Coffee Cake, bolo que substitui o leite por café no momento do preparo. O menu conta com várias outras opções doces e salgadas, mas as bebidas oferecidas são um diferencial!

Para terminar…

Agora você conhece algumas das fantásticas cafeterias de Brasília. Sem dúvidas, cada uma delas é capaz de proporcionar experiências inesquecíveis. Quando estiver de passagem pelo Distrito Federal, não deixe de visitar algumas! Tenho certeza de que você não vai se arrepender.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *