Cafeterias de Campinas: conheça 14 endereços imperdíveis da cidade

Cafeterias Campinas

Uma cidade do interior de alma cosmopolita, Campinas pode ser considerada um pólo cafeeiro desde o século 18. Isso porque o município paulista que conta com quase 2 milhões de habitantes é um dos centros de escoamento dos bons cafés produzidos naquele estado, em regiões referência como a Alta Mogiana e também em pólos produtores vizinhos, como Minas Gerais.

Não por acaso, recebe eventos do setor como o II Fórum Mundial de Produtores de Café (realizado entre os dias 10 e 11 de junho) e não deve em nada às capitais no quesito cafeterias. Casas longevas como a Café Regina (cuja fundação já completou 65 anos) e novos points, a exemplo do cool Café Container, privilegiam cafés de origem e qualidade superior, seja ofertado em grãos, com direito à torra e moagem específicas para valorizar o sabor de cada varietal 100% arábica ou nos mais variados métodos de preparo.

Está de passagem ou é morador de Campinas? Pois vale a pena conhecer o roteiro cafeinado que preparamos para você!

Em destaque, estão endereços especializados em servir o melhor do café nacional e até uma generosa oferta de grãos importados.

Aproveite!

#1 Amo Café

Endereço: Rua Doutor Sampaio Ferraz, 515, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h30.

Telefone: (19) 3395-0765

Espaço que convida para uma pausa durante o expediente (já que só abre durante a semana), a Amo Café funciona no esquema lanchonete. Porém, seu diferencial é oferecer café em diferentes varietais e métodos de extração. E de preparar outras bebidas e guloseimas a partir do café: conheça a torta de capuccino!

Lá, o consumidor pode escolher o estilo de café que mais gosta e saboreá-lo em diferentes níveis de potência, do mais suave ao mais encorpado. Chemex, Aeropress, Prensa Francesa, Hario v60 e Globinho são alguns dos preparos feitos por baristas no espaço.

Há, ainda, bebidas a base de chocolate e diversos sabores de infusões para chá. Para comer bolos, pães recheados, quiches, cinnamon roll (iguaria de origem tcheca) e outras delícias.  

#2 Abigail Coffee CO

Endereço: Avenida Coronel Silva Teles, 165, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 9h às 17h e aos domingos, das 9h às 15h.

Telefone: (19) 3295-3424

Projeto idealizado por produtores da Daterra Coffee, propriedade que é referência em café e sustentabilidade no país (com direito à certificação internacional Rainforest), a casa oferece grãos próprios e também selecionados em torrefações internacionais.

Lá, os atendentes explicam as diferenças entre as variedades de café, que pode ser degustado em variados métodos e linhas: espresso, cappuccino, macchiato ou os famosos Hario v60, Aeropress, Chemex e Clever. Surpresa é a oferta do Gina, um método dinamarquês!

Entre os grãos há a prata da casa e microlotes, que são grãos mais complexos, com fermentações diferentes e sabores exóticos. Outro sucesso é o exclusivo Fredo Abigail, uma bebida gelada à base de café (trazida da Grécia). No cardápio de bebidas geladas há outras opções como o Espresso Tônica Rosé, que leva limão siciliano, alecrim e tônica orgânica.

Para acompanhar as deliciosas bebidas, há uma variedade de tortas, bolos, empadas e pão de queijo mineiro, entre outras delícias.

#3 Café Container

Endereço: Rua Antônio Lapa, 1080, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 9h às 22h (fecha aos domingos)

Telefone: (19) 3367-2005

Também no bairro Cambuí, a Café Container funciona desde 2013 em um conjunto modernoso de containers, daí o nome. Mas é mesmo a excelência na oferta de cafés que fez a fama do local, de ambientação agradável e cool, com deques de madeira e área arborizada.

Na linha de cafés, os sócios do negócio, os publicitários Gustavo Mourtada e Eric Ortiz, fazem questão de oferecer grãos moídos na hora, o que garante a extração de uma bebida de qualidade superior e com frescor pronunciado.

A equipe de baristas também fica a postos para orientar o consumidor sobre os estilos dos varietais e métodos disponíveis para uma experiência de xícara personalizada. Na oferta são servidos apenas grãos cultivados por pequenos produtores brasileiros, a exemplo do café Fazenda Mantissa, de Campestre, no sul de Minas Gerais, que fornece o blend da casa.

Entre os métodos há coados como o Hario v60, tradicionais como o espresso e sofisticados como o aeropress.  Em dias de calor, a dica é experimentar um drinque frio, caso do orange coffee, feito com expresso, suco de laranja e creme de leite.  

A casa serve receitas salgadas como croissants, empanadas e omeletes, além de guloseimas irresistíveis, a exemplo do trio de profiteroles.

#4 Cafeteria Cambuí  

Endereço: Rua Doutor Vieira Bueno, 154, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 8h30 às 21h; e aos domingos, das 12h às 19h.

Telefone: (19) 3342-0410

Também inova com o diferencial de oferecer grãos de origem nacional e importada. Com turma de baristas experientes, o café é servido em diferentes métodos de extração a exemplo do filtrado globinho e do chemex. O espresso pode ser daqui ou de fora. E há, ainda, Hario v60 e Kalita.

Outro destaque é a extensa carta de doces, que inclui mais de 40 opções. Entre as mais populares tortas, bolos, brioches (também salgados), broas e waffles. Importante avisar que algumas iguarias como o canolo siciliano só são vendidas nos fins de semana.

#5 Casca Grossa Mini Padaria Artesanal

Endereço: Rua Barreto Leme, 2.384, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 19h30; sábados e domingos, das 9h às 15h30. 

Telefone: (19) 99866-3399

Taí uma combinação certeira e que anda de mãos atadas na gastronomia brasileira: pão e café. A Casca Grossa vai além do senso comum ao oferecer apenas grãos de qualidade superior (com origem no grupo Virgínia Coffee Roasters) e pães de fermentação natural, feitos na casa.

Vale provar diferentes varietais de café nos métodos coado e espresso; drinques e bebidas a base de grãos especiais e, de quebra, levar um pão crocante para a casa.

#6 Café e Arte

Endereço: Rua Barreto Leme, 2.384, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 21h; aos sábados, das 12h às 22h. Não abre aos domingos. 

Telefone: (19) 3288-0819

Com 25 anos de história, a Café e Arte fica fora do circuito Cambuí, mas fez fama sendo  fiel à oferta de grãos especiais  produzidos na Fazenda Pessegueiro, em Mococa (SP). Também funciona como vitrine cultural, com mostras e exposições de arte.

Por lá, são sucesso bebidas tradicionais no mundo todo, como o mocha e o alpino – variedade que leva expresso duplo, leite vaporizado, creme de avelã e cacau.

O cardápio inclui café da manhã e lanches, além de pratos executivos e à la carte. Entre os doces, delícias como a torta de biscoito Negresco, servida com sorvete de creme caseiro e calda de chocolate meio amargo, é um dos destaques.

#7 CafeTerí

Endereço: Rua Irene Moretzohn, 7, Jardim Santana, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 9h às 13. Aos domingos não abre. 

Telefone: (19) 3236-1779

Em um ambiente aconchegante e charmoso, também fora do circuito Cambuí, a CafeTerí serve cafés de qualidade superior em diferentes métodos de preparo como os tradicionais Hario v60, Prensa Francesa e espresso e o novidadeiro Koar. Também há bebidas que misturam café e leite como mocha e capuccino.

O cardápio inclui algumas opções de almoço, mas o forte mesmo são os lanches com pães de fermentação natural e algumas perdições para quem ama doces como a broinha portuguesa e o pão doce com Nutella.

#8 Hangar Café

Endereço: Avenida Mirandópolis, 930, Vila Pompéia, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 8h às 22h.

Telefone: (19) 98149-9098

O nome emprestado do setor de aviação serviu de inspiração para a criação da cafeteria Hangar, cujo slogan é acreditar na pausa para o café.

Os baristas são experts na seleção de grãos de qualidade superior, avaliados com mais de 80 pontos na escala de classificação oficial. E apostam na oferta de métodos de extração que valorizam as notas de sabor de cada varietal.    

Na casa, o consumidor escolhe entre os métodos aeropress, Hario v60, prensa francesa ou o tradicional espresso. Há, ainda, o café gelado da casa (cold brew).

Para acompanhar comidinhas como pão de queijo, croissants, bolos e cookies de sabores variados.

#9 1727 Coffee Roasters & Co

Endereço: Rua José Martins, 603, São Geraldo, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 19h; aos sábados, das 9h às 17h e aos domingos, das 10h às 15h.

Telefone: (19) 99597-1651

A micro torrefação aberta em 2019 também é uma vitrine que objetiva expandir a cultura em torno do café especial em Campinas, pólo cafeeiro desde o século 18.

Além do cuidado na torra de grãos nacionais e estrangeiros, a casa extrai a bebida em diferentes métodos (Kalita, Hario V60, Prensa Francesa e espresso, entre outros) e harmoniza a carta com comidinhas. Impossível resistir à combinação entre um bom café e delícias como bolos, cheesecakes e pães de fermentação natural recém saídos do forno.

Além do café, a casa oferece sucos, chás, drinques e cervejas.

#10 Rainha do Grão

Endereço: Rua Santo Antônio Claret, 226, Jardim Chapadão, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira, das 7h às 19h, terça-feira, das 10h30 às 19h; quinta-feira e sexta-feira, das 7h às 21h; aos sábados, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 18h.

Telefone: (19) 3579-7626

Cafeteria e também lanchonete e bistrô, a casa oferece café de qualidade em diversos métodos de preparo (Hario v60, Clever, Aeropress, Prensa Francesa e espresso), além de clássicos mundiais como affogato, capuccino, mocha e latte. Também café gelado (cold brew).

Para acompanhar bolos, pães artesanais e cookies (assados na hora). Em período de frio há caldos e outras opções na linha confort food.

#11 Café Europeu

Endereço: Rua Doutor Diogo Prado, 28, Cambuí, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 15h. Não abre aos domingos.

Telefone: (19) 3325-7021

Cafeteria, padaria artesanal e bistrô, o Café Europeu tem opções para qualquer hora do dia. Frequentadores elogiam o café da marca Orfeu, sempre bem “tirado”, seja nos métodos coados (incluindo o Hario v60), seja extraído na Prensa francesa, seja no espresso.

Diariamente, há opções de refeição com entrada, prato principal e sobremesa (o cardápio varia de acordo com a sazonalidade) e de lanches saborosos com variedade de pães de fermentação natural, como de castanha-do-Pará, e outros itens recém-saídos do forno, a exemplo do bolo de fubá com calda de goiabada.

#12 Café Regina

Endereço: Rua Barão de Jaguara, 1.302, Centro, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 6h às 22h15; aos domingos e feriados, das 7h às 21h.

Telefone: (31) 3231-4079

Ponto de encontro tradicional no centro de Campinas com 65 anos de história, o Café Regina é frequentado por várias gerações de moradores, homens de negócio, turistas e, claro, coffee lovers.  

Para receber o século 21 – e a terceira onda do café – a casa renovou a decoração, em cenografia vintage, que valoriza os anos de estrada e as muitas xícaras já servidas no balcão e nas mesas.

 Na carta dedicada ao líquido negro, o café coado segue como mais pedido. Mas não deixe de provar o cappuccino gelado feito com leite condensado, licor Amarula, calda de chocolate e chantilly, uma inovação que também agrada à turma contemporânea.

Outro carro-chefe da casa é o pastel, receita da família proprietária. A iguaria sai o tempo todo em versões de dar água na boca: queijo, carne e palmito. E ainda o imperdível Nutella com banana.

#13 Haus Empório Café

Endereço: Avenida Alberto Sarmento, 655, Bonfim, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 13h).

Telefone: (19) 3201-3709

“Salvação da lavoura” para coffee lovers com dieta restritiva ao leite ou ao glúten, a Haus oferece cafés especiais em diversos métodos de preparo, com o cuidado de substituir ingredientes para o público.

Para quem evita a proteína do leite, há uma versão adaptada do cappuccino. Para comer, opção sem trigo é a coxinha feita com massa de abóbora e mandioca. Nos dias de calor, uma das opções mais pedidas é o expresso com Nutella, sorvete de creme e chantilly.

#14 Suplicy

Endereço: Shopping Iguatemi, Campinas

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.

Telefone: (19) 3727-9090

Impossível deixar a Suplicy de fora desse roteiro cafeinado: uma das primeiras casas brasileiras a investir fichas na cultura do café especial, a unidade de Campinas da rede criada em SP oferece uma experiência sempre genuína. E deliciosa.

Isso graças ao serviço e a oferta dos melhores grãos do mercado. Lá, baristas treinados indicam a melhor torra de acordo com o café escolhido, que pode ser coado na Hario ou na prensa francesa. O irish coffee da casa leva espresso, açúcar mascavo, creme de leite e uísque Jameson. E a carta inclui muito mais versões de drinques e bebidas a base de café.

Para adoçar, tentação é a torta nuvem de banana, com a fruta, creme de nata fresco, massa de cookie, doce de leite e canela.

Conclusão: por que vale a pena conhecer o café especial a cada novo roteiro

“Elementar, meu caro Watson!” A frase eternizada pelo detetive Sherlock Holmes ilustra um fato corriqueiro no universo dos cafés especiais: a investigação!

O café de qualidade superior tem se tornado imprescindível para o paladar do homem contemporâneo. E imagine o que seria da próxima xícara se você não soubesse onde encontrar o melhor da bebida na sua cidade ou em algum novo roteiro?

Para ficar sempre por dentro da melhor oferta de cafés do mercado nacional, acompanhe nossos posts e acesse o  Guia para Iniciantes no Mundo dos Cafés Especiais criado pelos especialistas da uCoffee!


O que você achou desse post?
  • Ótimo (1)
  • Útil (1)
  • Poderia ter mais informações (0)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *