Certificações
Café Especial,  Curiosidades,  Intermediário

Qual é a certificação do seu café?

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Nós, amantes do café, buscamos sempre por cafés especiais de qualidade. Porém, muitas vezes, temos receio em comprar qualquer tipo pois, às vezes, não se é comprovado a qualidade deles somente pelo nome. Então, para que tenhamos uma boa orientação, existem vários tipos de selos e certificados que comprovam a qualidade do produto e dos serviços para adquirimos os melhores cafés.

Assim, para uma padronização, podemos buscar com os certificados dos cafés um parâmetro para adquirir cafés de qualidade. Com isso, é possível atestar o compromisso com o alto padrão de qualidade sobre todos o processos que permeia o café até a chegada na mesa.

abicCertificações ABIC

Em primeiro lugar, um exemplo de certificação é a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) que atenta à pureza do café. Ela foi criada em 1989 e até hoje busca impulsionar o consumo mediante a melhoria da qualidade dos grãos. Eles utilizam uma metodologia de análise sensorial para certificar a conformidade do café. Esta certificação classifica, também, os cafés em Extra Forte, Tradicional, Superior ou Gourmet.

Certificação BSCAbsca

Outra certificação é a BSCA (Brazil Specialty Coffee Association – Associação Brasileira de Cafés Especiais); ela defende e valoriza o café reunindo produtores para oferecerem ao mercado dos cafés os melhores produzidos no Brasil. Criada em 1991, continua estimulando o aprimoramento de técnicas e o desenvolvimento ambiental sustentável. Conhecido internacionalmente, este selo também se preocupa com os quesitos ambientais, econômicos e sociais.

produto orgânicoCertificação Produto Orgânico

A certificação Produto Orgânico segue as normas da produção orgânica, garantindo que não haja a utilização de agrotóxicos. Desde 1990 seguindo um rígido sistema de controle, que não é somente sobre os agrotóxicos, mas também a respeito do adubo químico na produção dos grãos. Ele é importante pois é uma garantia de que uma pessoa pode consumir um alimento realmente orgânico.

Certifica Minascertifica minas

O Certifica Minas foi criado pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de implantar boas ações na produção dos grãos de cafés e de aumentar a competitividade dentro e fora do estado. Este certificado foi criado em 2006, que busca, além de promover nosso café mineiro para mercados externos, também agregar valor ao produto.

rainforestRainforest e UTZ

A certificação Rainforest é uma que abrange não só a produção do café mas também toda a fauna e a flora. Visa preservar e garantir condições dignas na manufatura e para os funcionários que trabalham nela. Desde 1989, não tem fins lucrativos e segue padrões rigorosos. Esta certificação determina práticas agrícolas que causam menos danos ao meio ambiente, à saúde dos consumidores e aos produtores.utz

O UTZ Certified tem como objetivo de criar uma agricultura sustentável. Esta certificação surgiu em 1997 para garantir melhores condições para quem produz e também contribui para proteger os recursos naturais. Em janeiro de 2018, a certificação Rainforest e a UTZ Certified realizaram um fusão para unir forças. Assim, podem causar um impacto maior nas ações de ambas.

fairtradeFair Trade

Finalmente, o selo Fair Trade é conhecido como comércio justo e solidário e é baseado na relação entre produtores e consumidores. Ele tem como objetivo entender e garantir os direitos destes que muitas vezes não tem embasamento de mercado. É um selo que visa mais o lado comercial; ele concretiza o respeito sobre as normas sociais, econômicas e ambientais desde o início da década de 80.

Então, agora você já sabe. É de suma importância buscar pelas certificações nos produtos. Assim, você saberá se está consumindo cafés de qualidade não só nos grãos mas também nos processo de plantio e produção. E como a u.Coffee se preocupa com todas estas questões que cercam a produção dos grãos, os nossos cafés especiais tem pelo menos um desses certificados que atestam o alto padrão de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *