Tudo o que você precisa saber sobre cápsulas e máquinas de café Dolce Gusto
Café Especial,  Cápsulas

Café Dolce Gusto: Tudo sobre as Cápsulas e Máquinas

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

A jornada do café Dolce Gusto é repleta de cuidados e de muito carinho. Do plantio ao cultivo, passando pelo processo de colheita, manuseio, torrefação e moagem à sua xícara, a produção das cápsulas Dolce Gusto leva em conta uma série de fatores importantes que determinam a qualidade do aroma e sabor do produto.

O processo inicia-se na colheita e escolha de grãos, por meio de um seletivo processo no qual apenas os grãos especiais são usados na torrefação.

Devido a esse cuidado e atenção, sem que se perca nenhum detalhe na produção, o consumidor vai perceber a razão pela qual as cápsulas Dolce Gusto são capazes de revelar um aroma, sabor e qualidade inconfundíveis de um café espresso perfeito. Além disso, graças à tecnologia e às máquinas de café Dolce Gusto, é possível preparar, além de um delicioso espresso, demais bebidas, como latte macchiato, chá, cappuccino e chocolate, por exemplo.

Só para se ter uma ideia do zelo que há produção Dolce Gusto de cápsulas, basta o consumidor imaginar que cada grão de café maduro é colhido de forma manual, dispensando aparatos tecnológicos tão comuns às colheitas.  Tudo isso para promover a qualidade elevada do café consumido pelos membros do seleto clube de cafés Dolce Gusto!

Como funcionam as máquinas de café Dolce Gusto?

Nesse sistema de cafés em cápsulas, é possível definir a pressão de água mais coerente a cada tipo de bebida.  Como as máquinas de café em cápsula Dolce Gusto são inteligentes, elas regulam de forma automática a pressão necessária de água, de acordo com o tipo e bebida que será preparada, resultando assim na melhor degustação por parte do usuário e na melhor qualidade da bebida.  Outro diferencial significativo da Nescafé Dolce Gusto é a variedade de sabores e possiblidades de aromas diversificados. Dentre as categorias de cápsulas produzidas temos:

  • Cafés;
  • Cappuccinos e Lattes;
  • Chocolates;
  • Chás.

Toda essa variedade na produção de cápsulas tem como destino as máquinas especiais da marca:

  • Drop;
  • Genio;
  • Mini Me;
  • Movenza.

Basta escolher o sabor de sua bebida preferida – café, chá, ou leite – inserir em sua máquina e pronto! Agora relaxe, enquanto saboreia sua bebida preferida.

Referência

É importante mencionarmos que toda essa qualidade na produção das cápsulas de café Dolce Gusto está intimamente ligada à sua fábrica que preza pela sustentabilidade tornando, portanto uma referência. O pioneirismo e visão da empresa contribuíram para o sucesso das cápsulas Dolce Gusto nos quatro cantos do Brasil.

Já que falamos do produto e da empresa, está na hora de conhecer um pouco mais sobre a fábrica Dolce Gusto. Vamos lá!

Um pouco sobre a fábrica Dolce Gusto

As conversações sobre a primeira fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto em solo brasileiro ocorreu após uma acirrada disputa com o México. Foram oito meses de negociações entre aprovação à finalização do projeto de construção.

Dentre os fatores que contribuíram com vitória, certamente é o vínculo estabelecido entre a empresa e os produtores de café locais, sem se esquecer do clima favorável da região de Montes Claros, onde a fábrica da Dolce Gusto está instalada.

Desde sua construção, iniciada em dezembro de 2014, a fábrica, além de gerar de forma direta e indireta mais de mil postos de trabalho, conta com quase cem colaboradores.

Importante ressaltar que a Dolce Gusto, atenta à evolução no mercado de trabalho investe na filosofia “Gender Balance”; uma política de equilíbrio e respeito ao gênero, incentivando assim a igualdade entre homens e mulheres.

[obi_random_banners align=”center”]

Café Dolce Gusto como destaque nacional

Presente em cerca de 2,5 milhões de lares, empresas e escritórios, o café em cápsula Dolce Gusto se configura em uma linha de produtos manufaturados em solo brasileiro, graças à fábrica nacional.

Se antigamente as cápsulas eram oriundas de países como Colômbia e o Vietnã, hoje a Dolce Gusto se orgulha de produzir em nosso país o café em cápsulas que é sinônimo de qualidade.

A fábrica brasileira já possui metas bem definidas em relação à produção de cápsulas: além de agregar novas opções em blends já feitos no Brasil (caso do Café au Lait, Espresso e Caffè Buongiorno), a ideia é que no período de 2017 até 2019, 300 milhões de cápsulas sejam produzidas a cada ano. Com isso, a Dolce Gusto pretende atender a recorrente demanda de outros países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

Especialização

Atenta à necessidade de aprimoramento e constante aprendizagem de seus colaboradores, para assim se diferenciar no setor e oferecer o melhor produto ao mercado, a Dolce Gusto selecionou onze funcionários, atuantes na fábrica de Leite Moça, para ir a Gironda, região da Catalunha, Espanha, onde fica a sede de uma das mais importantes fábrica da NESCAFÉ, para se especializarem no funcionamento das máquinas, especialmente a blend.

Como exemplo de pioneirismo nas Américas, a produção e fabricação de cápsulas da Dolce Gusto revelam ainda outros fatores que determinam seu sucesso.

Aproveitamento

De acordo com o site da empresa, “A unidade de NESCAFÉ® Dolce Gusto® foi construída no mesmo terreno de outra planta fabril da Nestlé, onde se produz o Leite MOÇA. Com isso, toda a água retirada do leite é aproveitada na lavagem de máquinas e o excedente é doado para comunidades vizinhas. O material usado na produção das cápsulas – alumínio, plástico e até mesmo os grãos de café – é 100% orgânico.”.

É por meio desses diferenciais que a empresa não apenas se tornou a mais bem-sucedida, como também o referencial em bebidas especiais com os mais elevados níveis de qualidade.

Sustentabilidade

Outro aspecto a se destacar como expressão de relevância e seriedade da Dolce Gusto diz respeito à sustentabilidade. A empresa, sem extrair lenha de espécies nativas da região, sem extrair madeiras do cerrado e sem produzir carbono, aplica práticas de reflorestamento, por isso a Doce Gusto obteve o título de primeira empresa Triplo Zero do país.

Assim, o consumidor pode então se tranquilizar ao adquirir as cápsulas de café Dolce Gusto, pois elas são resultado de muita pesquisa, cuidado, e carinho.

Qual é o grande diferencial das Cápsulas Dolce Gusto?

É até difícil falarmos em diferencial, no singular, quando o assunto é cápsulas de café Dolce Gusto. Isso porque são vários os elementos que contribuem para que a cápsula seja um produto especial, capaz de agradar o gosto do mais exigente apreciador de café.

Além de toda a jornada do café, que inclui seu processo de plantio, cultivo, colheita e torrefação e da qualidade do leite e do cacau, a tecnologia das cápsulas Dolce Gusto é certamente um diferencial que merece destaque.

Nesse sentido, a regulagem automática de pressão das cápsulas, quando inseridas na máquina de café Dolce Gusto, é um fator determinante para a obtenção da qualidade superior deste incrível produto.

[obi_random_banners align=”center”]

Conheça os sabores das cápsulas de café e chá Dolce Gusto

Você já conhece os sabores que as cápsulas Dolce Gusto oferecem? Não? Atenção! Está na hora de conhecê-los:

Espressos

Espresso

O café clássico dos clássicos, em sua versão em cápsula Dolce Gusto. Torrado e moído, 100% Arábica.

Espresso Barista

Com grãos Arábicas e Robusta, esse é um café de alta torrefação. Possui aroma aveludado, sabor requintado, seguindo as características de um espresso italiano.

Espresso Intenso

Mais forte e intenso do que o espresso comum, esse café tem um toque leve picante e combina grãos de Arábicas e Robustas selecionados. Forte, amargo e com aroma floral.

Espresso Decaffeinato

Sabe aquele sabor marcante do café espresso que tanta gente ama? Então, ele marca presença na cápsula Espresso Decaffeinato, em versão sem cafeína.

Ristrettos e Lungos

Ristretto

Sucesso total, com torra mais intensa, esse blend de Arábica com Robusta é o que se pode chamar de um café elegante e requintado.

Ristretto Ardenza

Versão levemente picante do Ristretto tem nota de alcaçuz e deixa aquele gostinho prolongado de café na boca.

Lungo

Aos que não dispensam uma bebida mais longa, o Lungo é essencial.

Cafés com leite

Café Au Lait

Para quem não dispensa o popular café com leite. Grãos Robusta e leite integral fazem dessa cápsula Dolce Gusto um verdadeiro sucesso.

Café Au Lait com leite desnatado

Esta bebida é a união entre leite desnatado e grãos selecionados de café, que proporciona uma bebida incrivelmente cremosa e com 0% de gordura.

Cappuccino

A perfeita reunião do leite mais cremoso e o espresso perfeito. Esse é o resultado do Cappuccino Dolce Gusto.

Cortado

Cápsula da Dolce Gusto que apresenta um mix de espresso com leite.

Latte Macchiato

Muito mais do que um café com leite. Com grãos de café 100% Arábica, é levemente adocicado, com suavidade na torrefação.

Caramel Latte Macchiato

Latte Macchiato, acrescido de toques de caramelo.

Vanilla Latte Macchiato

O sabor da baunilha é o que faz essa bebida tão especial. Descubra o sabor do encontro de um delicioso café, leite cremoso e um toque de baunilha.

Chocolates

Chococino

Extremamente cremoso, o chocolate Dolce Gusto feito com os melhores grãos de cacau e o leite da melhor qualidade.

Chococino Caramel

Todo o sabor do Chococino com um toque de caramelo.

Nescau

O achocolatado tradicional em versão moderna e prática.

Linhas Matinal e Caseiro

Caffè Matinal

Café de torrefação média e agradável no paladar para ser o café de todas as manhãs. Possui o sabor intenso e picante do tradicional cafezinho brasileiro. 

Café Caseiro

Uma bebida feita com grãos selecionados para começar o dia com muita energia. Ideal para manhãs marcantes e saborosas! O frescor e o sabor do café coado, agora ao toque de um botão.

Café Caseiro Intenso

Delicioso café com gostinho de feito em casa, com toda a intensidade de quem não dispensa um café forte de manhã.

Chás

Nestea® Limão

O melhor chá com toda a refrescância do limão sob uma boa camada de espuma.

Nestea® Pêssego

Chá refrescante com sabor pêssego e uma generosa camada de espuma.

Nature’s Heart Pure Red

Feche os olhos e sinta como é gostoso estar bem consigo mesmo. A leveza da flor do hibisco e o sabor inconfundível do cranberry foram combinados no Pure Red. Uma bebida reconfortante pra você não esquecer de se cuidar e se amar todos os dias com muito prazer.

Nature’s Heart Zen Style

Se o dia foi agitado, o Zen Style é a bebida ideal para desacelerar de um jeito gostoso e muito aconchegante. Sente-se confortável na poltrona, prepare sua pausa e sinta os aromas e o sabor desse equilibrado blend de chá branco, camomila e maracujá fresco.

Nature’s Heart Power Tea

Comece o dia extraindo o que há de melhor em você com uma boa xícara de Power Tea. Uma saborosa e poderosa combinação de chá verde, abacaxi e gengibre na medida certa pra você que sabe bem onde quer chegar.

Nature’s Heart Fresh Tangerine

Quando o seu pique estiver caindo, o chá mate e o frescor da tangerina do Fresh Tangerine reanimam você. É a bebida refrescante perfeita para o ponto mais alto da sua rotina. Uma receita deliciosa para quem precisa tirar o máximo de cada dia.

Chai Tea Latte

A exótica combinação do chá preto, leite cremoso e uma seleta combinação de especiarias: canela, gengibre, cardamomo e cravo. Apresenta um aroma surpreendente.

Marrakesh Style Tea

Mergulhe na maravilha do chá marroquino. Uma mistura do aromático chá verde, menta intensamente saborosa e refrescante, coberto com a cremosa espuma e adoçado com perfeição.

As 4 máquinas Dolce Gusto

Para que você possa apreciar cada um dos vinte sabores das cápsulas Dolce Gusto, existem 4 máquinas que fazem com que a mágica aconteça. Conheça a seguir, as 4 famosas máquinas Dolce Gusto, responsáveis por preparar as incríveis bebidas da marca.

Drop Automática

Essa é a máquina capaz de criar bebidas que mais parecem uma obra-prima. E tudo isso com um simples toque! Vencedora do prêmio RedDot 2016, graças ao estilo inovador e design arrojado, a Drop Automática possui um sistema que permite criar aquela espuminha tão apreciada por todos, nas mais variadas bebidas, desde cappuccinos, espressos, latte macchiatos, chococinos até os chás. Ela ainda possui um painel touchscreen e reservatório para até 1 litro.

Genio Ii Black

A máquina de café que consegue superar as expectativas, preparando sua bebida na medida certa. De uso descomplicado e total precisão, essa máquina é capaz de atender elevadas demandas, abastecendo a todos com incríveis café e demais bebidas Dolce Gusto.

Mini Me

A Mini Me está dentre as preferidas do público. Tal preferência se deve ao fato de se tratar de um modelo compacto e moderno. Essa máquina além de surpreender faz desde aquele café tradicional a um cappuccino mais rebuscado.  Faz também bebidas quentes e frias e tem um valor bem acessível.

Além disso, há opções diferentes de cores para combinar perfeitamente com seu cantinho do café. Não é incrível? Totalmente automática, é uma ótima opção para sua casa.

Movenza

Com a Movenza, temos um novo conceito no que diz respeito às máquinas multibebidas. A começar pelo seu design, ímpar e inigualável, podemos dizer que se trata do que há de mais moderno: futurista e evoluído, em se tratando de máquinas de bebidas em cápsulas.

Com apenas um toque você já faz sua bebida. A máquina tem painel touchscreen e abertura automática com reservatório para 1 litro de água, suprindo assim a necessidade de consumos mais elevados. Sem contar que a máquina é designada para a apreciação de um delicioso café, ela, por si só é uma verdadeira obra de arte, podendo ser usada como uma incrível peça decorativa em seu ambiente preferido ou naquele cantinho especial.

[obi_random_banners align=”center”]

As diferenças entre as máquinas Dolce Gusto

Bonitas, eficientes, práticas e inovadoras, as máquinas Dolce Gusto possuem também características próprias, de acordo com cada modelo. Sendo assim, se você que ama café e adora reunir amigos para apreciá-lo, esse é o momento certo para adquirir uma máquina Dolce Gusto.

Por isso, a Dolce Gusto, reconhecendo a importância do consumidor, traz aqui algumas explicações imprescindíveis para que ele acerte na escolha de sua máquina.

Então prepare-se porque está na hora de conhecer as particularidades de cada uma, para assim encontrar uma que de fato é aquela que irá suprir suas necessidades e expectativas.

te ajudar nesse sentido, preparamos uma espécie de comparativo entre as máquinas para que fique mais fácil compreender o estilo e característica de cada uma dessas 4 máquinas maravilhosas.  Acompanhe!

Similaridades

Antes, porém, de falarmos sobre as diferenças, veja o que as máquinas têm em comum:

  • para que o usuário possa preparar a bebida em cápsula perfeita, todas as máquinas Dolce Gusto possuem até 15 bar de pressão;
  • os 4 modelos de máquinas possuem alavanca ajustável, permitindo assim a medida exata que pede cada sabor de cápsula;
  • são 20 sabores de bebidas;
  • o seletor de bebida quente e fria está presente em todos os modelos;
  • o sistema inteligente de auto desligamento também marca presença em todas as máquinas Dolce Gusto, sempre após 5 minutos de inatividade.

Diferenças

A primeira diferença que podemos apontar diz respeito ao valor de mercado. A que tem o preço mais elevado é a Movenza, seguida da Drop e da Genio e Mini Me, consecutivamente.  O touchscreen está presente nas máquinas Movenza e Drop, sendo que essa função está ausente na Genio e Mini Me. Já a bandeja inox é exclusividade dos modelos Drop e Genio, enquanto que o recipiente para descarte de cápsulas é ausente apenas no modelo de máquina compacta da Dolce Gusto, a Mini Me.

Acrescentamos agora às dimensões do produto: (largura/altura/profundidade em centímetros) que variam de acordo com cada modelo, bem como o peso:

  • Movenza: 3.2 Kg;
  • Mini Me: 2.5 Kg;
  • Genio: 2.5 Kg;
  • Drop: 3 Kg.

Não podemos nos esquecer também de citar que a capacidade do reservatório de água entre as máquinas também varia:

  • Drop: 0.8 L;
  • Genio: 1.0 L;
  • Mni Me: 0.8 L;
  • Movenza: 1.0 L.

[obi_random_banners align=”center”]

Como usar as máquinas de café Dolce Gusto?

Como usar as máquinas Nescafe Dolce Gusto? Será que é mesmo fácil ou esse negócio de café e bebidas em cápsula é um tanto complicado? Na verdade, toda tecnologia investida nessas máquinas, além de trazer muitos benefícios, tornam nossa vida mais simplificada, e o preparo do café e demais bebidas uma tarefa muito mais prática. Em linhas gerais, as máquinas funcionam da seguinte forma:

  • pressione o botão, que liga a sua máquina de bebidas em cápsulas;
  • insira a cápsula no compartimento;
  • selecione o nível de água indicado.
  • Feito isso, determine qual a temperatura desejada para a bebida (fria ou quente).
  • No caso de preparar uma bebida com mais de uma cápsula, basta gora, inserir a segunda cápsula;
  • selecione novamente o nível adequado de água;
  • escolha a temperatura e pronto!

No link abaixo, você pode ver um vídeo ilustrativo, que mostra como preparar uma deliciosa bebida em cápsulas em sua máquina Dolce Gusto:

Viu como é simples e fácil preparar sua bebida em cápsula numa máquina Dolce Gusto? No entanto, além de saber usá-la, é preciso também saber quais os procedimentos adequados de limpeza. Você sabe como cuidar e limpar sua máquina?

Como cuidar de sua máquina Dolce Gusto?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como proceder para cuidar bem da máquina de café Dolce Gusto, bem como a forma correta de limpeza. Acompanhe a seguir, um passo a passo de limpeza de sua máquina de um jeito bem fácil, cuidando assim para que ela sempre proporcione a você a melhor bebida em cápsula:

  1. Desligue sua máquina da corrente elétrica, tirando-a inclusive da tomada. Deixe a máquina esfriar.
  2. Localize o reservatório de água na máquina e retire-o com cuidado.
  3. Agora você irá limpar a cabeça da máquina. Para tanto, será preciso retirar o porta cápsulas, levantando a alavanca.
  4. É hora de pegar uma toalha umedecida ou um lenço para efetuar a limpeza.
  5. Pegue um bastão e envolva-o na toalha ou lenço.
  6. Proceda então, com a limpeza na parte interior da cabeça da máquina, passando o bastão com o lenço umedecido no local.
  7. Após a limpeza, aguarde o tempo de 5 minutos, para a secagem da cabeça da máquina de café Dolce gusto.
  8. Agora é o momento de efetuar a limpeza do porta cápsulas. Em água corrente, lave-o plenamente dos dois lados e deixe-o secando. Também pode ser colocado em uma máquina lava louças.
  9. Recoloque o porta cápsulas em sua máquina de café Dolce Gusto. Não se esqueça de fechar a alavanca, ok?
  10. Agora iremos limpar a bandeja da sua máquina. As duas peças que compõem a bandeja jamais poderão ser inseridas na máquina de lavar louça, caso contrário, poderão sofrer danos irreversíveis. Sendo assim, passe-as em água corrente e efetue a limpeza de ambas com auxílio de uma escova.
  11. Após a limpeza e secagem, encaixe as peças e coloque-as na máquina.
  12. Proceda agora com a limpeza do reservatório de água da máquina. Basta lavá-lo e depois encher de água limpa. Importante dizer que o reservatório de água também não poder ser limpo na máquina lava louça.
  13. Agora insira o reservatório em sua máquina Dolce Gusto.
  14. Execute a limpeza do corpo da máquina. Basta um pano umedecido. Depois, passe um pano seco na máquina.
  15. Faça o ciclo de limpeza. Em cima da bandeja, coloque um recipiente, ligue sua máquina e aperte o botão da água quente. Se sua máquina for manual, esse ciclo levará cerca de 15 segundos.
  16. Execute o mesmo processo do passo a passo acima, entretanto, agora com o botão de água fria.

Atenção aos seguintes detalhes sobre sua máquina de café Dolce Gusto:

  • antes de abrir a alavanca, espere sempre que a luz de led pare de piscar e volte a ficar verde;
  • quando o porta cápsulas estiver sujo, procure limpá-lo seguindo o passo a passo;
  • seguindo as instruções de uso e limpeza, você poderá sempre desfrutar do melhor café e bebida em cápsulas e irá preservar o tempo útil de vida de sua máquina por muito mais tempo!

Se você ainda ficou com dúvidas sobre como limpar sua máquina, confira o vídeo abaixo:

Seguindo todos esses cuidados e tendo carinho com sua máquina, você  poderá extrair dela cafés e bebidas de extrema qualidade. Não se esqueça todavia de desbloquear a máquina ao menos a cada 3 ou 4 meses.

13 Comentários

  • Cioni Simao colessa

    Comprei a máquina doce gusto tô adorando muito bom fácil de usa e cafeis sai perfeito estão de parabéns nesses longos anos já tive cafeteira de todo geito e cafeteira esplesso essa foi dolci gusto mi subliendeu parabéns

      • LUCAS VINICIUS OLIVEIRA NASCIMENTO

        Comprei a Genio 2 estou adorando os sabores. No entanto insatisfeito pelo acúmulo de resíduos nas cápsulas alterando a quantidade e qualidade das bebidas.
        Gostaria de soluções para isso porquê acaba sendo um desperdício no preparo final. E me sinto lesado a custo benefício.

  • almerinda rosado

    GOSTARIA DE TER ESCLARECIMENTO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO NUMERICA QUE AS CAIXASDE CAPSULASDE CAFÉ TEEM, POIS PRECISAVA SABER POR EXEMPLO QUAL O NUMERO A COMPRAR DE CAPSULAS DE CAFÉ MAIS FRACO MAIS LEVE ISTO SEM SER O DESCAFEINADO……….DESDE JÁ AGRADEÇO!

    • Paulo Pacheco

      Bom dia Almerinda, talvez o melhor é você solicitar esses esclarecimentos direto no site da Dolce Gusto. Nós não podemos falar por eles. Somos um blog de conteúdo sobre café, geral e sem vínculos a produtores e marcas. Abs

      • Dalva Rodrigues

        Gostaria de saber qual cápsula comprar . Na minha vi que dá dolce gosto. Mas nível 1,2,3. O que acontece se o nível for maior? Comprei uma cápsula nível 5. Mas li que deve ser 1,2,3. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *