Bebidas com café
Barista,  Curiosidades,  Iniciante

Bebidas com café: 11 tipos que você vai querer conhecer e fazer

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Olá, amantes do café!

Como vocês devem saber, o café é uma bebida que pode ser preparada e consumida de várias maneiras diferentes. Você conhece alguns tipos? Nesse post, vamos falar um pouco de diferentes tipos de bebidas não alcoólicas feitas à base de café e suas peculiaridades. Confere aí!

1 – Espresso:

EspressoTrata-se da forma mais clássica de preparo do café. Foi inventado na Itália em 1884, quando a máquina de espresso foi patenteada por Angelo Moriondo de Turim. A máquina sofreu alterações ao longo dos anos e, em 1938, Cresemonesi introduziu uma máquina de espresso com pistão, que eliminou o gosto de queimado provocado pela pressão do vapor.

Tantos anos mais tarde, o espresso ainda é uma das bebidas mais consumidas pelos amantes de café. Hoje, é possível encontrar máquinas de café espresso para fazer em casa; entre elas, se destacam as de café em cápsula como Nespresso por sua praticidade e diversidade de sabores.

O espresso possui 3 partes:

  • Coração: é a camada do fundo. Possui um marrom profundo e forte e boa acidez, fornecendo equilíbrio com a doçura do aroma do café.
  • Corpo: trata-se da camada média do espresso. Seu corpo costuma ter uma cor entre caramelo e marrom.
  • Crema: É a camada superior, também chamada de espuma. Possui um tom de marrom-dourado, esbranquiçado devido aos óleos extraídos do café durante a tiragem. Para que o espresso seja perfeito e o sabor agrade o paladar, a espuma deve ser densa e consistente.

2- Café Ristretto

É uma versão mais concentrada do café espresso como conhecemos. Entre os tipos mais populares de café, o ristretto é o que tem maior intensidade. Isso acontece pois utiliza-se a quantidade de café habitual para um espresso com metade da quantidade de água. O resultado é uma bebida de sabor forte e concentrado.

3 – Macchiato:

Uma das mais populares bebidas à base de café, o café macchiato é um espresso com um pouco de espuma de leite. A receita tradicional pedia o leite em forma líquida, mas a adição da espuma deixava clara a presença de leite na bebida. Aos poucos, “café macchiato” passou a se referir a espresso + espuma.

O nome “macchiato” vem do italiano “macchio”, ou seja, “mancha”. Essa é a aparência causada pela espuma de leite no topo da bebida, de manchado. A espuma suaviza o sabor do espresso, sendo bastante apreciada por quem prefere café com um sabor menos intenso.

4 – Café Latte

Latte Art

O Latte é um tipo de café consideravelmente conhecido, que mistura café com leite vaporizado. Sua receita original, além da mistura de leite com o café espresso, traz um centímetro de espuma de leite sobre a bebida.

Se parece um pouco com o café macchiatto; o que diferencia os dois tipos de preparo é a proporção de ingredientes e a forma que são servidos. Enquanto o machiatto tem camadas que não se misturam, o latte mistura o leite e o café igualmente e serve a espuma sobre essa mistura.

5 – Café Americano:

O americano é um estilo preparado a partir da adição de água quente no café. Isso dá um sabor diferente à bebida, apesar da força semelhante à do café regular. A proporção é de uma colher cheia de café (cerca de 7 ou 8 g) para cada 100 ou 150 ml de água fervente. Para preparar um café americano em casa, é preciso estar atento à torra (clara ou média) e à moagem (média).

Outra versão do americano é o Long Black. Sua diferença para o tradicional é a ordem de adição dos ingredientes: coloca-se a água quente no copo para, em seguida, retirar o espresso, dando assim uma aparência cremosa à bebida. Ela pode ser preparada quente ou gelada.

6 – Cappuccino:

A bebida, cujo nome significa “capuz pequeno” em italiano, foi nomeada dessa maneira em homenagem a frades anglicanos, cujos hábitos eram feitos num tecido de cor semelhante à dela. Tradicional na Itália e muito consumida no Brasil, a bebida é feita com espresso, leite vaporizado e espuma de leite, podendo ter sobre a espuma chocolate, canela ou açúcar.

As máquinas de espresso capazes de produzir o cappuccino foram criadas em 1901, mas apenas em 1950 a bebida se tornou aquilo que conhecemos hoje. Na Inglaterra, que tinha o costume de adicionar leite ao café, a bebida ficou especialmente popular. No Brasil, é comum acrescentar chocolate em pó à receita!

7 – Mocha ou Mocaccino:

Ambos os nomes são usados para tratar da mesma bebida de aspecto semelhante ao cappuccino. A maior diferença entre ele e o café mocha (ou mocaccino) está no chocolate, colocado em calda ou em pó na base do copo. Em seguida, se despeja o espresso e enfim, uma pequena quantidade de leite vaporizado (ingrediente predominante no cappuccino tradicional), finalizando com uma dose de chantilly pulverizado com chocolate em pó ou canela.

Esse tipo de bebida foi baseada em Bicerin Turim, uma bebida que mistura café, leite e chocolate quente e surgiu no século XVIII. Seu nome homenageia a cidade de Mocha, no Iêmen, que foi por anos a maior exportadora cafeeira da Península Arábica.

8 – Café Gelado

Café geladoTambém chamado de Iced Coffee, essa bebida é uma boa pedida para dias quentes. O café gelado se caracteriza principalmente pelo resfriamento da bebida quente; esse resfriamento pode ser natural (atingindo a temperatura ambiente), por banho maria, na geladeira ou com coisas frias, como gelo ou sorvete.

Existem incontáveis receitas para o café gelado. Uma das mais simples é caracterizada pela adição de gelo de café – ou seja, café congelado em cubos – a uma dose de café em temperatura ambiente. Outras receitas sugerem o uso de gelo normal à dose de café ou uma extração comum (com água quente) sendo feita sobre cubos de gelo.

Também é comum utilizar sorvetes, frutas cítricas como limão e laranja e caldas doces como caramelo, mel e chocolate. Essência de baunilha e chocolate em pó, somados a outros ingredientes como chantilly, leite, canela e hortelã, podem ser acrescidos para tornar a experiência de degustação ainda mais interessante.

O café gelado é consumido no mundo todo, em especial países como os Estados Unidos e o Japão. Neste último, inclusive, o mercado de iced coffee já superou o de refrigerantes; O Georgia Vintage, produzido com café arábica brasileiro, dá mais lucro à empresa Coca-Cola do que o famoso refrigerante que a nomeia.  

9 – Cold Brew

Como já falamos aqui no blog, o Cold Brew é um café que passa por infusão a frio. Cada vez mais famosa, essa bebida tem Cold Brew True Coffeeconquistado seu espaço nas cafeterias e na casa de amantes de café. Trata-se de um café com sabor mais aromático e menos ácido do que o tradicional, que pode ser consumido em preparos quentes ou gelados.

O Cold Brew surgiu em meados do século XVII, a partir da necessidade de transporte de café durante expedições de guerra. O café foi misturado à água em temperatura ambiente e armazenado dessa maneira; o resultado a gente vê até hoje!

Para fazer esta bebida em casa, você só precisa de água e café de granulometria grossa. Para litro de água, utilize 72g de café. Misture até garantir que todo o café esteja molhado e deixe a mistura, bem fechada, descansar por 12h-14h. Esta é a receita da Academia do Café!

A última etapa deve ser realizada com cuidado. Com um filtro de papel já escaldado, filtre a bebida devagar, armazenando-o em outro recipiente. Sua bebida pode ficar até 1 semana na geladeira (desde que devidamente fechada).

10 – Café Affogatto

Esse café é uma ótima pedida para depois do almoço: trata-se de uma sobremesa! Tradicional na Itália desde os anos 70, a receita mistura gelato e espresso. Seu nome, que significa “afogado”, representa exatamente o que é; ou seja, uma bola de sorvete “afogada” em café espresso.

O Affogatto tradicional é feito com sorvete de creme, mas o sabor pode ser agradavelmente substituído por outros como baunilha, por exemplo. Outra coisa que pode ser alterada é o café espresso por uma dose de café feito na cafeteira italiana. Essa mudança, pelo que dizem, traz até mesmo um charme para a bebida, já que a Moka pode ser levada à mesa.

Embora seja bastante simples, a execução perfeita depende de alguns cuidados. Antes de adicionar o café, garanta que ele esteja quente, mas não fervendo; com isso, vale a segunda recomendação: só coloque o café quando for servir a sobremesa. Afinal, você não quer que o sorvete derreta antes que a bebida seja provada, né?

Para tornar a experiência com o Affogatto ainda mais marcante, invista na apresentação. Com uma taça ou copo de vidro, você poderá observar o sorvete sendo coberto pelo café. Além disso, um pouco de calda ou creme no fundo da taça dá um bom aspecto à bebida. Você pode, também, colocar um pouco de chantilly! Não se esqueça que um café e um sorvete de qualidade garantem uma bebida única e de qualidade superior.

11 – Frappé:

Trata-se de uma bebida de verão inventada de forma acidental na Grécia. É semelhante ao Iced Coffee, com coagem a frio. Originalmente, era feita com um café instantâneo produzido pela Nespresso e sua produção, tradicional no país, ainda é assim.

Apesar disso, há outras maneiras de preparar o frappé. Ao espresso frio são adicionados cubos de gelo e leite, e a mistura é espumada num liquidificador. Existem versões em que, no lugar do gelo, utiliza-se sorvete de baunilha. A bebida pode ser finalizada com chantilly.

Qual desses chamou sua atenção? Acho que deu vontade de provar todos! E o melhor é que você pode preparar e provar algumas dessas bebidas no conforto da sua casa.

Agora que você já aprendeu sobre diferentes tipos de bebida com café, porque não aprender também a forma ideal de preparar o melhor café para o seu gosto? Confira nosso post sobre modos de preparo para iniciantes e comece a caminhar por este mundo fantástico!


2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *