Frappuccino® da Starbucks
Barista,  Café Especial,  Cafeteria

Frappuccino®: a bebida que é a marca registrada da Starbucks

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Frappuccino®, bebida mais conhecida e adorada do cardápio da Starbucks. Bem, conhecendo ou não, esse post é pra você!

Aqui, vamos falar sobre a história dessa bebida que, embora muitos não saibam, é patrimônio registrado da rede de cafeterias. Mostraremos desde sua origem até a conquista do sucesso mundial. Finalmente, traremos três receitas para você reproduzir essa delícia em casa!

Com vocês: o Frappuccino®!

A história do Frappuccino® começou antes dele se tornar o carro chefe de uma empresa como a Starbucks. Na verdade, ele sequer surgiu numa das cafeterias da rede!

O responsável pela criação da bebida foi George Howell, na época dono da The Coffee Connection, cafeteria de Cambrigde, Massachussets. Em 1989, Howell fez uma viagem para Seattle. Acompanhado por um guia, ele passeou pelas cafeterias da cidade e visitou a Torrefazione Italia (que foi comprada pela Starbucks).

Lá, ele experimentou pela primeira vez uma bebida deliciosa e bastante simples:.um cappuccino congelado produzido numa máquina de fazer raspadinhas. No instante que Howell experimentou a bebida, ele soube: ela seria grande!

O guia contou que aquela bebida era resultado da mistura de 3 ingredientes: café forte, açúcar e leite. E, com essa informação na cabeça, ele voltou para casa e, com a ajuda de seu sócio  Andrew Frank, aperfeiçoou a mistura.

Foi aí que nasceu o Frappuccino®, bebida gelada leve e cremosa. No verão de 1992, a The Coffee Connection começou a distribuir cupons para incentivar a compra de sua mais nova bebida. No ano seguinte, o sucesso era tanto que a bebida começou a ser vendida em outros estados como Connecticut, Nova York, Nova Jersey e Massachusetts.

Frappuccino® e Starbucks

Durante a ascensão do Frappuccino®, a Starbucks aproveitou para fazer testes de uma bebida semelhante em uma de suas lojas em Los Angeles. A diferença era que, ao invés de máquinas de raspadinha, a bebida era preparada em liquidificadores. 

O uso de liquidificadores poderosos não apenas possibilitava uma produção mais rápida da bebida como também permitia diferentes testes de sabores.

Em 1994, em seu processo de expansão, a Starbucks finalmente comprou a The Coffee Connection, adquirindo também o direito de uso do Frappuccino®, nome registrado por Howell. Esse nome já era conhecido e, aproveitando-se dessa fama, a Starbucks utilizou-o em seu cardápio com sua própria receita.

Isso alavancou o sucesso da bebida, que representou 11% das vendas no verão de 1995. Em 1996, a Starbucks lançou o Frappuccino® em versão engarrafada; o produto, embora um pouco diferente da bebida original, foi eleito o Melhor Produto Novo do Ano nos Estados Unidos.

Howell acredita que a Starbucks teve um papel fundamental para a profissionalização do café; foram os primeiros a colocar as máquinas virados para o balcão, fazendo o atendimento cara a cara com o cliente. 

Frappuccino® hoje

Mais do que uma bebida insubstituível, o Frappuccino® hoje é responsável por aproximadamente US$ 2.5 bilhões em vendas anuais da Starbucks! Para ampliar o público atendido, a empresa passou a oferecer diferentes versões da bebida com base em café ou em creme.

Existem alguns sabores de Frappuccino® tradicionais, presentes em todas as cafeterias da rede. No site da Starbucks, constam 11 diferentes sabores do Frappuccino com base café e 10 com base em creme, entre eles os famosos Pumpkin Spice e Salted Caramel Mocha.

No Brasil, a variedade é menor: são 5 tipos para a base creme e 6 para a base de café. Entretanto, há um sabor de Frappuccino® exclusivo: o de Brigadeiro, lançado em 2012. O Brigadeiro Frappuccino® tem um delicioso sabor de brigadeiro e é servido em um copo com bastante calda de brigadeiro, chantilly e granulado. 

A Starbucks costuma criar bebidas especiais dependendo da época do ano, como no Halloween. Entre as divertidas edições limitadas Starbucks dos últimos anos, se destacaram o Frappuccino® da Bruxa no Halloween, o colorido Peace & Love Frappuccino® (Tie Dye) e o Frappuccino® Galaxy.

Como preparar um Frappuccino® em casa?

Agora você já sabe a história dessa bebida cujo nome é a mistura entre frappé e cappuccino! Como foi falado, o Frappuccino® é uma bebida registrada pela Starbucks, mas isso não nos impede de tentar reproduzir essa delícia em casa. Importante: o leite utilizado nas receitas é integral, mas pode ser substituído pelo leite de sua preferência. 

Preparamos três receitas para você, todas de consumo imediato:

Frappuccino de Chocolate

Ingredientes:

1 barra de chocolate ao leite ou meio amargo

1 xícara de café forte sem açúcar

250 ml de leite

3 colheres de sopa de chocolate em pó

Chantilly

Modo de preparo: coloque o café em forminhas de gelo e congele. Rale a barra de chocolate, deixando as raspas cobertas na geladeira. Pegue o café congelado, o chocolate em pó e o leite e bata tudo até formar uma massa cremosa. Pegue ¾ das raspas de chocolate e acrescente à mistura, mexendo suavemente com uma colher. Sirva em um copo alto e decore com o chantilly e o restante das raspas de chocolate!

Frappuccino Cookie Crumble caseiro

Ingredientes:

1 xícara de leite

250ml de café forte sem açúcar, congelado em cubos

1 colher de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de açúcar

½ pacote de biscoitos de chocolate ou tipo Oreo®

Chantilly

Calda de chocolate

Modo de preparo: Separe um biscoito e, num liquidificador, triture os restantes. Separe, deixando um pouco em outro recipiente. Com o liquidificador limpo, adicione o café congelado, o leite, o chocolate em pó, o açúcar e o biscoito triturado. Quando a bebida estiver cremosa e sem pedras de café, sirva em um copo grande decorado com calda de chocolate. No topo, coloque o chantilly e decore com calda de chocolate, o farelo de biscoito anteriormente separado e o biscoito cortado ao meio.

Frappuccino de Caramelo e Baunilha*

Ingredientes:

1 colher de sopa de açúcar refinado

½ xícara de leite

1 colher de sopa cheia de caramelo

1 colher de sopa de extrato de baunilha

250ml de café forte sem açúcar

Chantilly 

Calda de chocolate

Modo de preparo: Congele o café. Em um liquidificador, bata o café congelado, o açúcar, o caramelo e a baunilha. Sirva a mistura em um copo alto e decore com o chantilly e com a calda de chocolate.

* Inspirado na receita do blog Dani Noce.

Com cafés especiais, seu Frappuccino fica ainda mais gostoso!

O que você achou das nossas receitinhas? Quando você for testar, não deixe de nos contar e de mostrar pra gente nas redes sociais (@ucoffee)! 

Mas não se esqueça, para um Frappuccino® de respeito, você precisa de cafés com qualidade Starbucks! No site da u.Coffee você conhece o melhor do café arábica brasileiro.

Agora, que tal conhecer outras bebidas à base de café para impressionar a todos? Aqui no blog, ensinamos você a preparar várias bebidas deliciosas! Não deixe de conferir: frappé, cappuccino, mocaccino e café macchiato.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *