Cafeterias em Goiânia: conheça as 11 melhores da cidade

cafeterias de goiânia

Conhecida como a capital do Cerrado, Goiânia, capital de Goiás, já entrou na terceira onda do café.

Isso significa que a cidade oferece o melhor da bebida, em casas especializadas em grãos de qualidade superior, 100% arábica, servidos nos mais diversos métodos de preparo e com acompanhamentos de dar água na boca, seja na linha de lanches e confeitaria, seja em pratos principais, elaborados para satisfazer paladares exigentes.

Referência como pólo comercial do Centro-Oeste, a capital goiana também vem descobrindo a vocação do estado para produzir cafés direcionados ao mercado premium. Um novo ramo para o agronegócio regional e que interfere diretamente na difusão da cultura coffee lover entre o público local e entre visitantes.

Tanto que há dezenas de cafeterias na cidade, muitas localizadas nos setores (como os bairros são chamados lá) Marista e Oeste, algumas com funcionamento durante toda a semana e até 24h!

Se você ama café e está de passagem ou reside na sexta maior cidade do Brasil, se jogue nas casas que listamos aqui e que já são referência na oferta de cafés selecionados.

Aproveite!  

#1 Ateliê do Grão

Endereço: Rua 36, 354, Setor Marista.

Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 20h.

Telefone: (62) 3226-0101

Aberta diariamente das 8h às 22h, a cafeteria Ateliê do Grão é uma das pioneiras em levar o conceito de café especial para Goiânia. Graças à oferta de microlotes e diferentes métodos de extração, o endereço é parada obrigatória para coffee lovers e para quem deseja descobrir e degustar a oferta de grãos 100% arábica, cultivados com esmero em uma cadeia produtiva voltada para o mercado premium.

O cuidado com a seleção da matéria-prima e a profusão de preparos bem elaborados atrai desde apreciadores exigentes ao público comum, que passa ali para dar um tempo na rotina e aproveitar a carta de cafés torrados e moídos no local.

É comum a seleção de varietais do Cerrado Mineiro. Na linha de espresso há cinco versões, incluindo os clássicos curto e o longo, e uma receita sofisticada, o seattle (extraído em máquina importada dos EUA). Entre os filtrados, há quem prefira o método Aeropress, mas a casa também é expert no Hario e na Trifecta. Há, ainda, frapês, irish coffees e cafés com latte art (desenhos feitos com leite vaporizado). Da cozinha saem sanduíches, salgados, broas, omeletes, tapiocas, biscoitos, pães de queijo, doces, muffins e quitutes. 

#2 Café Cariño Cafeteria

Endereço: Rua 1136, nº 530, St. Marista.

Horário de funcionamento: De segunda a quarta-feira, das 11h30 às 20h; de quinta-feira a sábado, das 11h30 à 00h.

Telefone: (62) 3241-3278

Projeto do pedagogo Artur Velludo e da confeiteira Cristiana Fiuza, a Cariño é fruto da paixão pelo café. É uma casa especialista tanto na oferta de grãos especiais quanto no quesito aconchego. Instalada em imóvel antigo e de tijolos à mostra, conta com decoração intimista e familiar, um luxo simples!

Mas é mesmo a carta de cafés a estrela do negócio. Com varietais 100% arábica provenientes de Minas Gerais e do Espírito Santo, torra realizada in loco pela dupla e diversos métodos de preparo. Fazem sucesso o Hario V60 e o inusitado porém ancestral café turco.

No cardápio de comes, não deixe de provar o tradicional  bolo de milho. Também a taça com pedaços de brownie é boa pedida: vem com café espresso, sorvete de creme e chantilly. Entre os salgados, opção que agrada em cheio ao público vegetariano é a panqueca com recheio de jaca verde, condimentos, molho de tomate e lascas de parmesão gratinado. O cardápio inclui ainda opções para o happy-hour, incluindo carta de cervejas artesanais.

#3 Café Coreto

Endereço: Rua 142, nº 221, Setor Marista 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; sábados, das 9h às 18h.

Telefone: (62) 3087-0309

Embora se trate de um café, a bebida não é o principal apelo do Café Coreto. No entanto, vale a pena conhecer a casa para vivenciar uma atmosfera bem goiana. Isso por que a casa é um misto de cafeteria e lojinha, com exposição de souvenirs e produtos de design, muitos assinados por artistas locais. A atmosfera do espaço, que presta homenagem ao tradicional coreto da cidade, remete às origens.

O cardápio é recheado de receitas regionais, como o tradicionalíssimo empadão de Goiás.

4# Café S/A

Endereço: Avenida República do Líbano, esquina com Rua 5, Setor Oeste

Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h

Telefone: (62) 99125-9001

Também projeto de um casal, ela artista circense e ele ator e chef de cozinha, a criatividade define a carta de cafés e tudo o mais na Café S/A: da decoração ao cardápio.

A dupla explora grãos de varietais selecionados nas melhores regiões produtoras do país, 100% arábica e de manejo artesanal. Os cafés recebem torrefação especial, idealizada de acordo com o sabor dos grãos. O cliente tem acesso aos dados referentes à origem e desenvolvimento da cadeia produtiva, bem como das notas de aroma e de paladar dos cafés.

Outro trunfo é a variedade de métodos de preparo, do coado ao espresso, e ainda latte, macchiato e invencionices deliciosas como o cappuccino de Oreo. Há ainda carta de sodas e frappés especiais.

Para comer há tortas, sanduíches, receitas brasileiras como o pão de queijo e internacionais, a exemplo do bolo de massa vermelha red velvet, dos waffles e dos cookies de diversos sabores. A casa também oferece cardápio de pratos principais, cujas opções são a gratinada de búfala com pomodoro e saladas diversas.

#5 Coffee Time   

Endereço: Rua T-51, 761, St. Bueno.

Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 7h às 20h.

Telefone: (62) 3095-7059

Point do público que frequenta coworking, o Coffee Time é perfeito para degustar cafés especiais em meio ao expediente pois é um ambiente propício para encontros e reuniões de negócios.

Mas também é bom para o público do relax, com oferta de diversificada gama de cafés, com diferentes métodos de extração. Coados e opções como o macchiatto fazem sucesso.

A casa oferece ainda bufê de almoço, com sugestões como filé ao molho de ervas e saladas diversificadas. Há, ainda, sanduíches, salgados, quiches, omeletes e massas a la carte.

#6 Coruja Café

Endereço: Condomínio do Edifício Gold Center –  Rua 10, 109, St. Oeste 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; Sábado, das 8h às 18h e domingos, das 8h às 13h.

Telefone: (62) 3942-0212

Cafés de qualidade e linha de gelados, além de frappés e donuts fazem a fama do Coruja Café, cujo conceito é inspirado em quem está de passagem.

A venda é de balcão (a exemplo do que ocorre na rede Starbucks) e os pedidos embalados para viagem, mas também há a opção de sentar sem pressa em uma das mesinhas externas do espaço.

Localizado em uma região da capital bem movimentada, nas proximidades do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, no Setor Oeste, é comum receber pessoas que trabalham por ali para uma pausa saborosa. Como funciona todos os dias, também agrada a quem visita o Bosque dos Buritis, localizado nas proximidades, ou faz compras na Feira da Lua, montada aos sábados, na Praça Tamandaré.

O cardápio de cafés oferta a linha de quentes (café, café com leite e cappuccino) e gelados (frappé tradicional, de oreo e de paçoquinha). Para comer há pão de queijo e croissant; e os famosos donuts (chocolate, chocolate branco, prestígio, doce de leite e morango).

#7 Doce Café

Endereço: Galeria Portugal – Rua 9, 1.202, St. Oeste

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; aos sábados, das 7h30 às 13h.

Telefone: (62) 3093-6080

Com decoração e ambientação que remete à casa de vó, o Doce Café convida a uma viagem para o interior.

Ideal para uma experimentar um coado sem pressa, com acompanhamentos de dar água na boca como pão de queijo tradicional ou o recheado com linguiça.

A casa também oferece refeições, a exemplo de espaguete e nhoque. Ainda há quitutes e doces para levar para casa ou presentear alguém.

#8 Fran’s Café

Endereço: Unidade Marista – Alameda Dom Emanuel Gomes, 66, Setor Marista; tel.. Unidade Oeste – Rua João de Abreu, 164, ao lado da Praça do Sol – Setor Oeste;

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 7h às 23h;  sexta a domingo, 24h/Diariamente, 24h.

Telefone: (62) 3942-1314; (62) 3215-1590.

Fundada no século passado (1972) por Francisco Conte, o Fran, no centro de Bauru, a marca cuja cafeteria traz ambiente diferenciado, ao mesmo tempo elegante e descontraído, virou uma franquia de sucesso.

Em Goiás, os dois endereços contam com serviço 24 horas. Na unidade do Marista há espaço de coworking e na do Oeste, local para reuniões. Além disso, ambas disponibilizam Wi-Fi, são pet-friendly e possuem delivery pelo Rappi.

Além da variada carta de cafés, com opções como franccino de doce de leite (espresso com doce de leite e chantilly), o cardápio oferta smoothies e outras bebidas. Entre os itens para adoçar a vida, pão de chocolate (pão folhado com recheio de chocolate e manteiga de amêndoas), waffles, tortas.

#9 Luiz Café Conceito

Endereço: Rua 32-A, 146, Setor Aeroporto

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 14h às 20h.

Telefone: (62) 3661-0043

O negócio pertence a uma família de produtores de café de origem mineira, que entrou com tudo na terceira onda do café. Ou seja, a turma conhece toda a cadeia produtiva do grão de qualidade superior e vem daí a expertise na oferta de cafés únicos e especiais.  

Ao todo, a família produz quatros varietais, todos servidos lá. Há preocupação em explicar os grãos aos clientes. E de mostrar que “café não é tudo igual”. Experimente sugestões como o French Press Marcos Heitor, o Aeropress gelado, o café cozumel ou a soda de cereja.

O cardápio de comes é harmonizado com a carta de cafés e de outros bebes. Entre as sugestões estão sanduíche de pernil com molho de goiabada; pão de queijo, tortas (frango e legumes), bolos (ninho com doce de leite, chocolate com doce de leite, chocolate com brigadeiro, red velvet e bolo brownie) e omeletes (queijo, carne ou frango).

#10 Ópera Café

Endereço: Rua T-52 (Orestes Ribeiro), 511, Setor Bueno

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados e feriados, das 9h às 18h.

Telefone: (62) 98151 9532

Espaço referência por reunir café, comida, música e cultura, o Ópera tem um ambiente ao mesmo tempo aconchegante e sofisticado. Trata-se de uma cafeteria e bistrô, que aposta em um cardápio inspirado no resgate da memória afetiva.

A oferta inclui ampla variedade de grãos especiais de café com origem em micro lotes de várias regiões do país. Uma equipe de baristas afinados explicam aos clientes detalhes sobre a rica cartela de grãos da casa e as metodologias de preparo aplicadas nos cafés filtrados.

Entre as comidinhas, temos waffle de pão de queijo, bolos, tarteletes e broas; tudo feito por lá, incluindo granola, geleia e molhos. O cardápio de almoço varia diariamente, com massas, saladas e sanduíches saudáveis. Para mais tarde, vale a pena compartilhar opções como burrata ao pesto, linguiça suína cuiabana e queijo coalho.

No pequeno empório há venda de grãos especiais, filtros, louças para chá e café, cachepôs, velas perfumadas e até cafeteiras famosas como a Hario V60, Chemex, Aeropress, Clever, entre outros itens.

#11 Yvy Café e Cozinha Criativa

Endereço: Avenida T 10,1.080, Setor Bueno 

Horário de funcionamento:  De segunda-feira a sábado, das 9h às 19h.

Telefone: (62) 3609-9889

Com carta de cafés especial e cardápio saudável, criativo e de preço acessível, o Yvy é ideal para curtir o tempo passar sem pressa.

No ambiente de atmosfera retrô, a oferta do café é pautada em grãos de extrema qualidade, especiais e orgânicos. Há quem prefira o tradicional espresso, servido em xícara esmaltada e acompanhado por pipocas aromatizadas com coco ou pequena porção de chocolate. Mas há mais  17 opções, com diferentes métodos de extração. Entre as mais pedidas, o coado no coador de pano ou no Hario V60. Além de espresso, cappuccino, mocaccino e versões de cold brew com laranja e limão.

Da cozinha saem duas opções de almoço diariamente. Em um dia de calor, não deixe de provar a salada de folhas, frango grelhado e castanhas, com vinagrete de goiaba. Para quem tem fome vale mesclar os dois. Uma opção é a salada de folhas, com tomate, frango grelhado e ricota; contra filé, purê de batata e couve com bacon.

Também é diferencial a oferta de refrigerantes artesanais. Entre os sabores limonada de açafrão e mel. Já o suco de coco, erva cidreira e mel cai superbem com o sanduíche de pato. 

Também em casa

Neste roteiro, abordamos algumas das melhores cafeterias de Goiânia, capital de Goiás, um estado que vem descobrindo e valorizando cada vez mais o café de qualidade superior. 

Assim como outras regiões do país, a bebida fruto de grãos 100% arábica tem sido a estrela de muitos cardápios. E também figura com destaque no consumo doméstico e ou corporativo. 

Para conhecer mais sobre o universo dos grãos premium, acesse o Guia para Iniciantes no Mundo dos Cafés Especiais.  Boa leitura!


O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *