cafeterias de goiânia
Café Especial,  Cafeteria

Cafeterias em Goiânia: conheça as 9 melhores da cidade

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Conhecida como a capital do Cerrado, Goiânia, capital de Goiás, já entrou na terceira onda do café.

Isso significa que a cidade oferece o melhor da bebida, em casas especializadas em grãos de qualidade superior, servidos nos mais diversos métodos de preparo e com acompanhamentos de dar água na boca, seja na linha de lanches e confeitaria, seja em pratos principais, elaborados para satisfazer paladares exigentes.

Referência como pólo comercial do Centro-Oeste, a capital goiana também vem descobrindo a vocação do estado para produzir cafés direcionados ao mercado premium. Um novo ramo para o agronegócio regional e que interfere diretamente na difusão da cultura coffee lover entre o público local e entre visitantes.

Tanto que há dezenas de cafeterias em Goiânia, muitas localizadas nos setores (como os bairros são chamados lá) Marista e Oeste, algumas com funcionamento durante toda a semana!

Se você ama café e está de passagem ou reside na sexta maior cidade do Brasil, se jogue nas casas que listamos aqui e que já são referência na oferta de cafés selecionados.

Aproveite!  

#1 Ateliê do Grão

Endereço: Rua 36, nº 354, Setor Marista

Horário de funcionamento: Diariamente, de 8h às 20h.

Telefone: (62) 3226-0101

Tradicional cafeteria de Goiânia, a cafeteria Ateliê do Grão é uma das pioneiras em levar o conceito de café especial para Goiânia. Graças à oferta de microlotes e diferentes métodos de extração, o endereço é parada obrigatória para coffee lovers e para quem deseja descobrir e degustar a oferta de grãos 100% arábica, cultivados com esmero em uma cadeia produtiva voltada para o mercado premium.

O cuidado com a seleção da matéria-prima e a profusão de preparos bem elaborados atrai desde apreciadores exigentes ao público comum, que passa ali para dar um tempo na rotina e aproveitar a carta de cafés torrados e moídos no local.

É comum a seleção de varietais do Cerrado Mineiro. Na linha de espresso há cinco versões, incluindo os clássicos curto e o longo, e uma receita sofisticada, o seattle (extraído em máquina importada dos EUA). Entre os filtrados, há quem prefira o método Aeropress, mas a casa também é expert no Hario e na Trifecta. Há, ainda, frapês, irish coffees e cafés com latte art (desenhos feitos com leite vaporizado). Da cozinha saem sanduíches, salgados, broas, omeletes, tapiocas, biscoitos, pães de queijo, doces, muffins e quitutes. 

#2 Café Cariño Cafeteria

Endereço: Rua 1136, nº 530, Setor Marista

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 11h30 às 17h. 

Telefone: (62) 3241-3278

Projeto do pedagogo Artur Velludo e da confeiteira Cristiana Fiuza, a Cariño é fruto da paixão pelo café. É uma casa especialista tanto na oferta de grãos especiais quanto no quesito aconchego. Instalada em imóvel antigo e de tijolos à mostra, conta com decoração intimista e familiar, um luxo simples!

Mas é mesmo a carta de cafés a estrela do negócio. Com varietais 100% arábica provenientes de Minas Gerais e do Espírito Santo, a torra é realizada in loco pela dupla e são disponibilizados diversos métodos de preparo. Fazem sucesso o Hario V60 e o inusitado porém ancestral café turco.

No cardápio de comes, não deixe de provar o tradicional  bolo de milho. Também a taça com pedaços de brownie é boa pedida: vem com café espresso, sorvete de creme e chantilly. Entre os salgados, opção que agrada em cheio ao público vegetariano é a panqueca com recheio de jaca verde, condimentos, molho de tomate e lascas de parmesão gratinado. O cardápio inclui ainda opções para o happy-hour, incluindo carta de cervejas artesanais.

#3 Café Coreto

Endereço: Rua 142, nº 221, Setor Marista 

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 8h às 19h.  Sábado, de 9h às 13h.

Telefone: (62) 3087-0309

Embora se trate de um café, a bebida não é o principal apelo do Café Coreto. No entanto, vale a pena conhecer a casa para vivenciar uma atmosfera bem goiana. Isso por que a casa é um misto de cafeteria e lojinha, com exposição de souvenirs e produtos de design, muitos assinados por artistas locais. A atmosfera do espaço, que presta homenagem ao tradicional coreto da cidade, remete às origens.

O cardápio é recheado de receitas regionais, como o tradicionalíssimo empadão de Goiás.

#4 Café S/A

Endereço: Rua 135, nº 200, Setor Marista

Horário de funcionamento: diariamente, de 8h30 às 19h30.

Telefone: (62) 99125-9001

Também projeto de um casal, ela artista circense e ele ator e chef de cozinha, a criatividade define a carta de cafés e tudo o mais na Café S/A: da decoração ao cardápio.

A dupla explora grãos de varietais selecionados nas melhores regiões produtoras do país, 100% arábica e de manejo artesanal. Os cafés recebem torrefação especial, idealizada de acordo com o sabor dos grãos. O cliente tem acesso aos dados referentes à origem e desenvolvimento da cadeia produtiva, bem como das notas de aroma e de paladar dos cafés.

Outro trunfo é a variedade de métodos de preparo, do coado ao espresso, e ainda latte, macchiato e invencionices deliciosas como o cappuccino de Oreo. Há ainda carta de sodas e frappés especiais.

Para comer há tortas, sanduíches, receitas brasileiras como o pão de queijo e internacionais, a exemplo do bolo de massa vermelha red velvet, dos waffles e dos cookies de diversos sabores. A casa também oferece cardápio de pratos principais, cujas opções são a gratinada de búfala com pomodoro e saladas diversas.

#5 Doce Café

Endereço: Galeria Portugal – Rua 9, 1.202, Setor Oeste

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 7h às 19h. Sábado, de 7h às 13h.

Telefone: (62) 3093-6080

Com decoração e ambientação que remete à casa de vó, o Doce Café convida a uma viagem para o interior.

Ideal para uma experimentar um coado sem pressa, com acompanhamentos de dar água na boca como pão de queijo tradicional ou o recheado com linguiça.

A casa também oferece refeições, a exemplo de espaguete e nhoque. Ainda há quitutes e doces para levar para casa ou presentear alguém.

#6 Fran’s Café

Endereço: Rua João de Abreu, nº 164 (ao lado da Praça do Sol), Setor Oeste

Horário de funcionamento: diariamente, de 7h às 23h.

Telefone: (62) 3215-1590.

Fundada no século passado (1972) por Francisco Conte, o Fran, no centro de Bauru, a marca cuja cafeteria traz ambiente diferenciado, ao mesmo tempo elegante e descontraído, virou uma franquia de sucesso.

Há espaço para reuniões com Wi-Fi, o ambiente é pet-friendly e possui delivery pelo Rappi.

Além da variada carta de cafés, com opções como franccino de doce de leite (espresso com doce de leite e chantilly), o cardápio oferta smoothies e outras bebidas. Entre os itens para adoçar a vida, pão de chocolate (pão folhado com recheio de chocolate e manteiga de amêndoas), waffles, tortas.

#7 Luiz Café Conceito

Endereço: Rua 32-A, nº 146, Setor Aeroporto

Horário de funcionamento: Quarta a Sexta, de 14h às 19h. Sábado e Domingo, de 9h às 12h e de 14h às 19h.

Telefone: (62) 3661-0043

O negócio pertence a uma família de produtores de café de origem mineira, que entrou com tudo na terceira onda do café. Ou seja, a turma conhece toda a cadeia produtiva do grão de qualidade superior e vem daí a expertise na oferta de cafés únicos e especiais.  

Ao todo, a família produz quatros varietais, todos servidos lá. Há preocupação em explicar os grãos aos clientes. E de mostrar que “café não é tudo igual”. Experimente sugestões como o French Press Marcos Heitor, o Aeropress gelado, o café cozumel ou a soda de cereja.

O cardápio de comes é harmonizado com a carta de cafés e de outros bebes. Entre as sugestões estão sanduíche de pernil com molho de goiabada; pão de queijo, tortas (frango e legumes), bolos (ninho com doce de leite, chocolate com doce de leite, chocolate com brigadeiro, red velvet e bolo brownie) e omeletes (queijo, carne ou frango).

#8 Ópera Café

Endereço: Rua T-52 (Orestes Ribeiro), nº 511, Setor Bueno

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 11h às 17h. Sábado e feriados, de 9h às 15h.

Telefone: (62) 98158-9532

Espaço referência por reunir café, comida, música e cultura, o Ópera tem um ambiente ao mesmo tempo aconchegante e sofisticado. Trata-se de uma cafeteria e bistrô, que aposta em um cardápio inspirado no resgate da memória afetiva.

A oferta inclui ampla variedade de grãos especiais de café com origem em micro lotes de várias regiões do país. Uma equipe de baristas afinados explicam aos clientes detalhes sobre a rica cartela de grãos da casa e as metodologias de preparo aplicadas nos cafés filtrados.

Entre as comidinhas, destaca-se waffle de pão de queijo, bolos, tarteletes e broas. Tudo feito por lá, incluindo granola, geleia e molhos. O cardápio de almoço varia diariamente, com massas, saladas e sanduíches saudáveis. Para mais tarde, vale a pena compartilhar opções como burrata ao pesto, linguiça suína cuiabana e queijo coalho.

No pequeno empório há venda de grãos especiais, filtros, louças para chá e café, cachepôs, velas perfumadas e até cafeteiras famosas como a Hario V60, Chemex, Aeropress, Clever, entre outros itens.

[obi_random_banners align=”center”]

#9 Yvy Café e Cozinha Criativa

Endereço: Rua 1124, Quadra 225, Lote 09, nº 140, Setor Marista 

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 11h30 às 15h.

Telefone: (62) 3609-9889

Com carta de cafés especial e cardápio saudável, criativo e de preço acessível, o Yvy é ideal para curtir o tempo passar sem pressa.

Nessa cafeteria de Goiânia de ambiente de atmosfera retrô, a oferta do café é pautada em grãos de extrema qualidade, especiais e orgânicos. Há quem prefira o tradicional espresso, servido em xícara esmaltada e acompanhado por pipocas aromatizadas com coco ou pequena porção de chocolate. Mas há mais  17 opções, com diferentes métodos de extração. Entre as mais pedidas, o coado no coador de pano ou no Hario V60. Além de espresso, cappuccino, mocaccino e versões de cold brew com laranja e limão.

Da cozinha saem duas opções de almoço diariamente. Em um dia de calor, não deixe de provar a salada de folhas, frango grelhado e castanhas, com vinagrete de goiaba. Para quem tem fome vale mesclar os dois. Uma opção é a salada de folhas, com tomate, frango grelhado e ricota, contra filé, purê de batata e couve com bacon.

Também é diferencial a oferta de refrigerantes artesanais. Entre os sabores limonada de açafrão e mel. Já o suco de coco, erva cidreira e mel cai super bem com o sanduíche de pato. 

Também em casa

Neste roteiro, abordamos algumas das melhores cafeterias de Goiânia, capital do estado que vem descobrindo e valorizando cada vez mais o café de qualidade superior. 

Assim como outras regiões do país, a bebida fruto de grãos 100% arábica tem sido a estrela de muitos cardápios. E também figura com destaque no consumo doméstico e ou corporativo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *