Cafés pelo Mundo
Café Especial,  Curiosidades

Melhores cafés do mundo: conheça 6 famosos países produtores

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

O café é a segunda bebida mais conhecida e consumida no mundo inteiro, perdendo somente para a água. E isso acontece não só pelos benefícios que o café oferece à saúde, como também pelo seu sabor inesquecível. Além disso, cada lugar do mundo tem um café com características particulares, o que faz valer a pena conhecer as particularidades de cada grão. 

 

A origem do café tem lugar nas terras altas da Etiópia, e o grão foi se popularizando nos cinco continentes até encontrar o ambiente ideal para plantio, situado entre os trópicos. Hoje em dia, de acordo com a OIC (Organização Internacional do Café), o café é produzido por cerca de 43 países. Embora nem todos eles tenham um ambiente favorável, os grãos têm uma grande versatilidade entre as condições climáticas e ainda se caracterizam, dependendo de cada região, com diversos sabores. 

Então, vamos fazer um pequeno tour pelo mundo, passando pelos países que mais se destacam na produção dos grãos de café. Vamos começar?

Brasil

O Brasil é um grande responsável pelo mercado global de cafés especiais. De acordo com a ABIC, somos o maior produtor de café do mundo, com o total de exportação, em 2018, de 35,15 milhões de sacas de 60kg, ultrapassando o volume de 13,7% maior que o ano anterior. 

O cultivo do café acontece em vários estados brasileiros, como Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, que se destacam não só na produção dos grãos, mas também na melhor qualidade. As sacas de café Arábica chegam até 95 pontos na escala SCA – Specialty Coffee Association (Associação de Cafés Especiais).

O café brasileiro, em especial o mineiro, também é importante por participar de inúmeros blends pelo mercado mundial. Nós somos responsáveis por ⅓ da produção do café mundial. Cultivamos o tipo Robusta, mas nossa principal produção é do tipo Arábica, com o qual se produz o café especial. 

Nas características gerais dos cafés do Brasil, destacam-se doçura e perfume marcantes, baixa acidez e corpo cremoso. Ah, se você quiser conhecer sobre as regiões Cafeeiras do nosso país, clique neste Guia de Regiões Cafeeiras do Brasil para aprender muito mais!

Colômbia

A Colômbia é o terceiro maior produtor de café no mundo. Possui um solo fértil do vale da Cordilheira dos Andes, condições climáticas favoráveis, altitudes elevadas e temperaturas amenas, que geram grãos perfeitos.

Eles também possuem dois portos nos extremos do país, um localizado no Oceano Atlântico e outro no Oceano Pacífico, o que faz com que a distribuição para os outros países seja mais rápida e barata, tornando o café conhecido no mundo todo. 

Também é interessante observar que, lá, a maior parte da produção é feita por pequenos agricultores com uma colheita manual. Neste processo, são escolhidos apenas os grãos ideais, o que eleva a qualidade dos cafés. 

O país se orgulha pela qualidade de sua produção, pois o café representa um fator cultural para eles, além de significar boa parte da economia. Conhecidos pelo sabor marcante, os cafés da Colômbia tem corpo médio, um sabor levemente adocicado com notas de amêndoas e baixa acidez. Saiba mais sobre o café colombiano conferindo nosso post sobre o assunto!

Índia

O café mais famoso na Índia é o Monsooned Malabar, que é um tipo de processo o qual deixa as sementes em um tempo chuvoso por 3 a 4 meses. Devido a isso, o café ganha outra cor e desenvolve um aroma único, com textura suave. 

O principal foco de exportação deste país é a Europa, sendo o tipo Arábica 40% da produção indiana. O café possui corpo médio, doçura aveludada, sabor intenso e equilibrando e baixa acidez.

[obi_random_banners align=”center”]

Panamá

O Panamá está constantemente buscando evidenciar seu café para o mundo. Apesar do seu cultivo ainda ser bastante tradicional, eles estão sendo reconhecidos por agradar os paladares mais exigentes. O café Geisha, do tipo Arábica, é a variedade mais sofisticada sendo apreciado pela família real japonesa. 

Na região da América Central, o café é cultivado desde o México até o Panamá, com condições geográficas e climáticas favoráveis. Lá, produzem um café com tons florais e frutados, sabor cítrico de longa duração, acidez equilibrada e muito aromático.

Ainda assim, outros países como Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua produzem uma imensa variedade de cafés, devidos às diversas altitudes, porém o Panamá ainda se destaca com seus cafés gourmet.

Indonésia

A Indonésia está entre os produtores mais importantes de café atualmente. E este sucesso se dá pelas condições climáticas e pelo solo das ilhas, orgânicos e vulcânicos, excelentes para as produções dos cafés. 

Eles produzem, em sua maioria, os cafés do tipo Robusta, mas também produzem do tipo Arábica. Com os grãos Arábicas, são produzidos os cafés mais famosos do mundo, como o Java, cultivado na ilha com o mesmo nome, e outros grãos cultivados em Sumatra e Sulawesi.

Além disso, a Indonésia também produz um dos cafés mais caros do mundo, o Kopi Luwak,  no valor de US$700 o quilo. Este café tem um dos processos mais interessantes de fermentação, onde o grão passa pelo sistema digestivo do Civeta Asiática, que é um animal mamífero carnívoro.  

O café indonésio possui aroma e espessura leves, sabor doce e menos ácido com tons frutados. 

Etiópia

A Etiópia é o país de origem do café e, atualmente, é considerado o melhor café do mundo, pois os grãos cultivados são de alta qualidade e lavados com bastante zelo. Com a sua principal atividade econômica baseada no comercial de café, eles produzem cerca de 3,8 milhões de sacas de café por ano.

Os seus cafés mais famosos são o Harrar, Sidamo e o Yirgacheffe. Cada um com suas características particulares, mas, no geral, os sabores dos cafés dessa região são delicados e leves com tons frutados e florais. 

Com esse panorama mundial dos melhores produtores de café, você pode se aventurar nos cafés superiores pelo mundo e descobrir qual tem mais a sua cara! Ah, e se você quiser esclarecer algumas dúvidas sobre o universo cafeeiro e buscar pelo café ideal para você, aqui do Brasil, confira o post sobre 11 marcas de café especial que você precisa conhecer, você não vai se arrepender. Veja também mais informações em https://reviewcafe.com.br/reviews/melhores-marcas-de-cafe/

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *