Onde tomar café em Curitiba? Conheça 9 cafeterias incríveis

Cafeterias em Curitiba

Se você já visitou Curitiba, não tem erro; se apaixonou pela cidade, não é? E, se nunca foi, depois desse post, ficará com a maior vontade de ir! Museus, Mercado Municipal, gastronomia fina, Jardim Botânico, uma dezena de parques lindos… o que não falta aí são lugares maravilhosos para explorar! 

Entre um passeio e outro, certamente vale a pena pausar para um cafezinho. Afinal, Curitiba não é só um rostinho bonito entre as cidades do Paraná, é também uma grande referência em cafés especiais!

Por isso, preparamos esse post com 9 das cafeterias mais bem avaliadas da cidade – cada uma tem um estilo único, que te convida a uma viagem só de ida rumo a cafés inesquecíveis! Uma é pra quem gosta de ler, outra para fãs de arquitetura moderna, outra para os coffee lovers viajantes… siga com a gente e confira! 

#1 Lucca Café

Esta é simplesmente uma das cafeterias mais premiadas do Brasil. Desse café, saíram 14 títulos de Campeão Brasileiro, 2° lugar no Campeonato Mundial de Latte Art, 4° lugar no Mundial de Cup Tasters e foi eleito 8 vezes pela Revista Veja como o melhor da cidade! Só com isso já tem motivo de sobra pra fazer uma visita, né?

Georgia Franco de Souza foi quem abriu o Lucca em 2002, com 5 cafés diferentes e um torrador próprio. Ela e a equipe são coffee hunters natos, selecionando grãos de diversos terroirs do Brasil. A loja tem uma das cartas de café mais amplas do país, contando vários grãos de mais de 90 pontos! 

Quem frequenta o lugar se encanta pela variedade de métodos de extração, pela torra fresquinha que é feita ali mesmo, a altíssima qualidade das bebidas e os pães artesanais feitos na casa. 

Endereço: Al. Presidente Taunay n° 40, Batel

Telefone: (41) 3016-6675

Horário de Funcionamento: durante a semana, das 07:30 às 20h. Sábado e domingo de 08:00 às 20h.

#2 Arte & Letra

Se acomodar em um canto aconchegante à companhia de um ótimo livro e um excelente café… Se para você isso soa como o programa perfeito, não pode deixar de conhecer a Arte & Letra! 

Aberto em 2006, o lugar é reconhecido pela maravilhosa seleção de livros e por também ter um prêmio de melhor cafeteria da cidade. O segredo é a parceria que têm com o Moka Club e o Café do Moço, microlotes especiais com grãos de origens únicas. Sem contar que a empresa é, ao mesmo tempo, uma editora de títulos exclusivos!

É um lugar super charmoso para ir com calma, seja para descansar ou trabalhar. Contam com um cardápio variado (inclusive com opções veganas), boa música ambiente e um atendimento “olhos nos olhos”, como dizem os clientes.

Endereço: Rua Desembargador Motta, 2011 – Centro

Telefone: (41) 3223-5302

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado de 08:00 às 19:00. Domingo a casa não abre.

#3 Orna Café

“O café para quem muda o mundo”. Assim se define a Orna, uma cafeteria cheia de propósito que te traz para um ambiente inovador, apoia as ideias disruptivas e oferece toda a energia que você precisa pra tocar qualquer projeto.

Os grãos servidos na cafeteria são:

  • Terra Roxa (o nome é em homenagem ao solo paranaense e a como os imigrantes italianos chamavam o tipo de terra nas lavouras). De acordo com o Orna, é um café tradicional, com gosto de casa de vó;
  • A variedade Jon Fofo promete ser excêntrica como o personagem famoso das redes sociais que leva o nome homenageado. É produzida em MG e contém notas de frutas, com acidez acentuada.

É um ótimo espaço para trabalhar tanto em equipe quanto por conta própria: há mesas grandes, quadros para escrever, internet rápida, pontos para carregar o celular e poltronas confortáveis. Além de ter todo um ar de empreendedorismo, é um lugar perfeito para tirar boas fotos e atualizar o feed do Instagram… quem sabe?

Endereço: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 943 – Batel

contato@ornacafe.com

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta de 08:00 às 20:00. Sábado e domingo de 09:00 às 20h.

#4 aHorta Café

Sabe aquelas ideias sobre cooperativismo, compartilhar o melhor de si, aproveitar tempo com pessoas que valem a pena, movimentar a economia local… essa é a totalmente onda da aHorta Café!

O projeto da empresa começou como uma brincadeira entre amigos. Um queria fazer uma horta comunitária, outro, uma oficina para consertar bicicletas. E por que não colocar também um balcão para servir café aos visitantes? Assim foi. 

Com a estrutura feita à base de containers, aHorta Café abriu em 2017 e começou a funcionar antes mesmo de estar pronta. Logo nas primeiras semanas a casa foi gerando um bom movimento e aí a equipe colocou as mãos na massa pra valer! 

Hoje o café conta com uma oficina de apoio a cicloviajantes, um espaço para atividades como Tai Chi Chuan, Tango, Conversação em Alemão…quitutes da região, pratos vegetarianos, a horta colaborativa e claro, cafés deliciosos com pessoas inesquecíveis!

aHorta ainda foi indicada para o prêmio Bom Gourmet (Gazeta do Povo) em 2018. Esse pessoal é bom de serviço demais! Sem falar que quem vai de bike ganha 10% de desconto!

Endereço: Rua Nicarágua, 1277. Pertinho do parque e do aeroporto do Bacacheri. 

WhatsApp:  (41) 99554-7009  

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta de 10:00 às 22:00. Sábado e domingo abrem às 09:30 sendo que domingo fecham mais cedo, às 21h.

#5 Café do Mercado

O Mercado Municipal é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, por ser um lugar onde se encontra de tudo que resume a cultura paranaense. Além de ser parada obrigatória para qualquer turista, é lá que está o Café do Mercado, outro que você não pode deixar de conhecer!

A cafeteria aberta em 2005 é especializada não só em cafés especiais, mas também em bom atendimento. Pelo menos é o que diz a grande maioria dos clientes que frequentam o local. O espaço tem um ar vintage e super charmoso, cheio de objetos antigos, música de época e lugares aconchegantes para sentar-se.

O que também faz essa cafeteria ser tão especial é a enorme variedade de grãos que possuem. Aí você encontra cafés vindos da Itália, Costa Rica, Peru, Etiópia, México, França, sem falar nos grãos exóticos como o café do Jacu e o Kopi Luwak, da Indonésia.

O espaço também vende tudo que você busca sobre cafés – métodos de extração, filtros, moedores, cápsulas etc. O Café do Mercado realmente merece a visita. Ah, e eles fazem entregas para todo o Brasil!

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro

Telefone: (41) 3363-3764

Horário de Funcionamento: abrem todos os dias às 07h. De terça a sábado fecham às 18h, domingo às 13h e segunda às 14h.

#6 Supernova

Quem pensa que esse é só mais um café pela cidade se engana muito! A Supernova, além de cafeteria, tem sua própria torrefação e é uma academia de cafés. É a primeira empresa do Brasil a poder oferecer todos os módulos do currículo educacional da Specialty Coffee Association. 

Se você quer trabalhar com café ou mesmo se aprofundar nesse universo por diversão, lá se encontra cursos de Barista, Q-Grader (degustação), Roaster (torrefação), Brewing (métodos de extração) e Sensory Skills. O melhor é que todos os cursos têm certificação internacional oferecida pela SCA.

O pessoal de lá acredita que é fundamental valorizar todo participante da cadeia do café, tratando com muito cuidado a seleção dos grãos e conhecendo cada fazenda produtora!

Mesmo que o cardápio de acompanhamentos seja simples, a carta de cafés da casa é bem variada, e o que os clientes mais comentam é sobre sua qualidade, impecável na extração e apresentação. É um ótimo lugar para trocar ideias com baristas, que explicam com toda atenção cada processo.

Endereço: R. Cel. Dulcídio, 544 – Batel

Telefone: (41) 99958-7325

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 08:30 às 19h. Fim de semana abrem às 13h e fecham às 19h.

#7 Botanique Café

Café por si só já é uma coisa muito boa, mas imagina se juntar com uma loja de plantas e um bar! Está aí o café Botanique, o espaço onde se fundem o Negrita bar e a Borealis plantas.

“Ambiente intimista, descolado, cenário de filme, comida excelente e sabores inusitados” – palavras dos clientes, hein! O principal diferencial do Botanique é mesmo o cardápio. Contam com opções elaboradas e elegantes, pratos veganos e sobremesas impecáveis.

É um lugar para ir a qualquer hora do dia pois servem do desayuno ao jantar. O espaço é acolhedor, cheio de plantas e ótimo para tirar fotos.

Endereço: R. Brg. Franco, 1193 – Centro

Telefone: (41) 3085-2582

Horário de Funcionamento: todos os dias funciona das 10 da manhã às 00:00.

#8 Hard Rock Café

Sim, esse mesmo. Uma das cafeterias mais famosas do mundo também está em Curitiba!

Na capital paranaense, o Hard Rock tem uma das suas franquias mais sustentáveis, usando arquitetura e design inteligentes para otimizar o uso de recursos naturais. É um lugar cheio de energia movido a Rock e cafeína! 

Todos os meses recebem artistas para shows e covers ao vivo, um lugar perfeito para sair no fim de semana, aproveitar para comer da típica cozinha americana e desfrutar de boa música!

Endereço: R. Buenos Aires, 50 – Batel, Curitiba – PR, 80250-070, Brasil

Telefone: (41) 3091-6060

Horário de Funcionamento: segunda-feira não abre, mas de terça a quinta abrem das 12h às meia-noite. Sexta e sábado, de 12h às 01:00 e domingo de 12h às 00:00.

#9 Café do Viajante

A harmonia perfeita entre uma decoração rústica, cores vivas, fotos de lugares lindos do mundo e um café delicioso. 

O Café do Viajante é parada obrigatória pra quem está de passagem por Curitiba ou mesmo para o que vivem aí, pois só te deixa com mais vontade de conhecer o mundo! 

Além da decoração temática de viagens, a cafeteria no meio do centro cívico é elogiada pelo ambiente acolhedor, pela música ao vivo, sobremesas saborosas e claro, pelos cafés preparados meticulosamente.

Endereço: R. Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico

Telefone: (41) 3018-2320

Horário de Funcionamento: de terça a sexta, funciona das 12h às 20h. Sábado e domingo, de 14h às 20h. Não abrem a casa nas Segundas. 

Entre Café e Viagens…

Com esse post, você viu que uma cidade tão cheia de pontos turísticos, o que não falta são tantos outros cafés incríveis para conhecer. Dentro de cada um, há uma experiência nova esperando, o grão de um lugar desconhecido, um método de preparo inovador, pessoas únicas para trocar ideia…

Dizem que dinheiro não compra a felicidade. Mas compra café e viagens… o resto da frase você já sabe. Se bem que se você quiser entender muito mais sobre o tema, pode baixar o nosso Guia para Iniciantes no Mundo dos Cafés Especiais (é gratuito! :D).Os cafés de Curitiba esperam sua visita!


O que você achou desse post?
  • Ótimo (0)
  • Útil (0)
  • Poderia ter mais informações (0)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *