Barista

Qual é a importância de um barista?

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

Café barista, o que é? Provavelmente você, fã de café, já deve ter lido ou ouvido este termo. Dominar a arte, as técnicas e nutrir o profundo conhecimento do grão de café, desde sua plantação até o processo de colheita, seleção, torra, moagem e preparação são algumas das características por trás de um profissional barista.

O café feito por um barista é uma obra de arte que provoca ótimas sensações quando há oportunidade de degusta-la. Para o barista, a meta é sempre estar em busca da xícara de café perfeita.

Mas qual é a história do café barista? O que compõe sua formação e quais faculdades oferecem este curso? É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe!

História

O surgimento do café remete a uma antiga lenda do ano de 575, a Lenda de Kaldi. De acordo com ela, em uma província do velho reino da Abissínia, um humilde pastor chamado de Kaldi percebeu que as ovelhas de seu rebanho se mostravam mais animadas e vibrantes ao se alimentarem de determinadas bagas de um arbusto.

Curioso, ele mesmo saboreou as bagas e percebeu certa ação estimulante após o consumo, levando então algumas destas bagas para o convento. No entanto, os monges locais imaginaram se tratar de uma “tramoia do diabo”, atirando então as bagas ao fogo.

Um aroma delicioso então tomou conta de todo o convento, consagrando assim uma espécie de milagre. Surgia então a bebida mais apreciada no mundo, o café, utilizado para manter os monges acordados durante as vigílias de orações.

O papel do bom barista é semelhante ao de um sommelier, e a origem do nome “café” está intimamente ligada ao vinho. A palavra “Qahwa”, de onde se origina a palavra café, significa vinho em árabe. Por conta disso, o café ficou mais conhecido como “vinho da Arábia” na Europa.

Formação

O termo barista tem origem italiana e é usado para designar o profissional especialista na preparação de bebidas com base no café espresso, drinks e cappuccinos.

O aumento no consumo de café e o padrão de qualidade dos consumidores mais exigentes são fatores que destacam ainda mais a importância de um barista.

Esta profissão exige uma formação específica que aborda desde a história do café, o conhecimento dos grãos, a excelência em tirar o melhor café espresso e a versatilidade e criatividade em fazer e criar diferentes tipos de cafés, bem como drinks e bebidas que envolvam o café como ingrediente base.

Embora a formação deste profissional possa variar de acordo com a instituição de ensino, os tópicos que compõe a grade de estudos são, em linhas gerais:

Instituições que oferecem o curso

Há várias opções em cursos de formação de baritas, com variação de valores e grade curricular. O Senac (Serviço Nacional do Comércio) tem um dos mais renomados cursos da área. Se trata do Curso Formação de Barista: preparo e serviço de café.

Seu objetivo é capacitar profissionais qualificados em preparar e servir espressos e bebidas à base de café e leite vaporizado. O curso tem uma carga horária de 48 horas.

É preciso cumprir pré-requisitos como ter 18 anos completo e também o ensino fundamental concluído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *