Onde tomar café em BH? Conheça 12 cafeterias incríveis na capital

cafeterias bh

A capital dos botecos e do estado dos pães de queijo não decepciona quando o assunto é café! Desde a chegada da Semana Internacional do Café, Belo Horizonte vem atraindo cada vez mais profissionais e amantes do café para tomar aquele cafezinho…

Não é à toa que as cafeterias da capital mineira conquistaram o gosto dos coffee lovers do Brasil inteiro! Por isso, separamos 13 cafeterias para você conhecer e se apaixonar. Prepare o estômago para deliciosos quitutes e cafés sem igual e venha se aventurar!

#1 Academia do Café

Endereço: Rua Grão Pará, 1.024, Funcionários – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 20h. Sábado, de 10h às 18h. Domingo, de 11h às 18h.

Telefone: (31) 3223-8565

Pioneira na cidade, a Academia do Café se orgulha de reunir em um só lugar “tudo aquilo que profissionais, comerciantes e amantes do café precisam”. O ambiente é agradável e a equipe de baristas se dedica ao preparo de cafés especiais de qualidade desde 2011.

Seu nome não é por acaso: além de cafés especiais deliciosos, a cafeteria oferece cursos e workshops de aprendizado e formação técnica. Quem está à frente desse espaço é o Q-Grader Bruno Souza, quarta geração de uma família produtora de cafés e presidente de uma importadora americana de café brasileiro.

Não deixe de experimentar o delicioso café em um dos diversos métodos de preparo oferecidos. Quitutes salgados e doces podem ser escolhidos para acompanhar a xícara, e clientes recomendam o croissant e o pão de queijo! Para provar essas delícias, você também pode ir à Unidade Savassi, que fica Rua Antônio de Albuquerque, 749 – (31) 3789-1385.

#2 Intelligenza

Endereço: Rua Paraíba, 966, Savassi – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 20h. Sábado e Domingo, de 10h às 18h.

Telefone:  (31) 2555-1311

Se você busca um local agradável e tranquilo, bom atendimento e produtos de primeira, a Intelligenza é o lugar certo! Localizada na Savassi, a cafeteria vem, desde 2016, trazendo aos amantes de café grãos especiais e exclusivos do Cerrado Mineiro e do Sul de Minas e uma grande variedade de métodos de preparo.

Os cafés Intelligenza são atualizados constantemente, garantindo variedade repleta de qualidade para os clientes. O atendimento é atencioso e especializado, e a equipe é descrita como séria e competente. O proprietário, Henrique Fiúza, pode se orgulhar bastante! Além dos cafés, a cafeteria  também oferece workshops sobre métodos de preparo, entre outros.

Vale a pena harmonizar seu café com um dos deliciosos acompanhamentos doces e salgados. Lá, se destacam o bolo de maçã com nozes e o croissant com manteiga, além do tradicional pão de queijo. A cafeteria se destaca também por possuir opções veganas (como o quiibe, por exemplo) e oferecer chás especiais.

#3 Will Coffee

Endereço: R. Rio Marabás, 146 – Novo Riacho, Contagem – MG

Horário de funcionamento: Terça a Sábado, de 14h às 22h.

Telefone: (31) 3565-6614

Tudo bem, tudo bem! Sabemos que a Will Coffee não fica em BH, mas a gente garante que vale a pena se deslocar para esse bairro da região metropolitana da capital. Ambiente vintage desde a porta (que é uma réplica de cabine telefônica inglesa), a cafeteria carrega a paixão pelo café em sua essência.

A decoração mistura os mais variados métodos de preparo e o universo geek, e a iluminação torna o local aconchegante e amigável. A equipe, formada por baristas altamente especializados, fornece a cada consumidor uma experiência inesquecível; seu pedido é preparado à mesa, passo a passo, um show de arte e conhecimento por xícara.

A cafeteria oferece também cursos bastante conceituados de barismo, além de deliciosos quitutes e diversas bebidas e métodos de preparo. Aproveite para experimentar o inigualável café Will Coffee preparado na Kalitta; nós garantimos que você não vai se decepcionar. Outra alternativa é pedir a recomendação do barista – e prepare-se para uma verdadeira aula sobre café!

#4 Yes, nós temos café

Endereço: Rua Sergipe, 1236, Savassi – Belo Horizone, MG

Horário de funcionamento: Todos os dias, de 10h às 20h.

Telefone: (31) 3567-6768

Com um nome que se refere à famosa marchinha de carnaval “Yes, nós temos banana” e uma marca que “desenha” Carmen Miranda, a Yes é parada certa quando estiver passeando pela Savassi! A cafeteria nos recebe com um belíssimo painel de cafeeiro e um atendimento atencioso e memorável!

A cafeteria tem mesas ao ar livre e, no segundo andar, é possível ver um torrador pela parede de vidro. É ali que ocorre a micro torrefação da empresa e os cursos de torra por ela oferecidos. A Yes oferece também workshops de métodos de preparo com baristas especializados.

A cafeteria oferece cafés exclusivos e deliciosos de sua marca, preparados nos mais diversos métodos e servidos quentes ou frios. Para acompanhar, eles contam com opções doces e salgadas. A empresa oferece também refeições como brunchs e almoços; é um espaço ideal para reuniões de negócios ou passeios com boas companhias.

#5 Copo Café

Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 626, Funcionários (Quarteirão fechado) – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 18h. Sábado, de 9h às 15h.

Telefone: (31) 3227-3993

Pequeno e inesquecível: É assim que os clientes reconhecem e se lembram da cafeteria Copo Café. Com apenas 1,4 x 2,3m, a cafeteria inspirada em pequenos estabelecimentos de Seattle produz bebidas quentes e geladas, servidas nos famosos copos de papel para que seus clientes levem para onde forem.

A Copo é a cafeteria do barista e mestre de torra Felipe Brazza, do Café das Amoras. Seu objetivo, junto ao sócio Bruno Taunay, é fornecer cafés de qualidade dentro da pressa do dia a dia. Os cafés podem ser acompanhados por pão de queijo ou bolo búlgaro. Vale dizer que os veganos podem apreciar um cappuccino feito com leite vegetal.

No coração da Praça Diogo de Vasconcellos (ou Praça da Savassi), não deixe de passar pela Copo Café, conhecer a eficiência da barista e o sabor de um Café das Amoras passado na hora.

#6 OOP

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 143, Funcionários – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 19h. Sábado, de 9h às 17h.

Telefone: (31) 3786-7888

Com um ambiente tranquilo que te faz sentir em casa, a OOP (“aberto”, em africanês) convida todos os seus clientes a “desacelerar” – slow down. Com cafés especiais de microprodutores de MG e ES, a cafeteria conquista elogios de quem passa por lá.

Eleito o melhor café de BH pela Revista Veja em 2018, a cafeteria moderna e aconchegante é descontraído e conta com um atendimento atencioso de funcionários e proprietários. A simpatia e a técnica da equipe são valorizados, assim como as sugestões sobre café e acompanhamentos.

A cafeteria oferece lanches salgados e doces, incluindo fatias de um delicioso queijo canastra. Vale a pena provar os grãos selecionados! A equipe oferece métodos coados e o tradicional espresso. O ambiente possui Wi-fi e mesas confortáveis para trabalho, para quem deseja fazer reuniões ou ficar um tempo a mais.

#7 Café Américo

Endereço: R. Silva Jardim, 389 – Floresta – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Quinta e sexta, de 10h às 18h.

Telefone: (31) 3568-8878

Fora do “point” de cafeterias da capital mineira, a Café Américo traz aos clientes uma experiência inovadora: Lá, você pode acompanhar parte do processo de produção do café especial que você consome. Ao assistir a torra e o embalo, o visitante recebe também uma aula sobre cafés.

Localizada em um casarão histórico no bairro Floresta, a empresa é loja e micro torrefação durante a semana. Às quintas e sextas, a loja se abre ao público para servir o café fresquinho e torrado ali mesmo! O assoalho de madeira e a decoração rústica remetem ao passado mineiro e incentivam ainda mais a degustação.

Não deixe de passar lá para bebidas quentes ou frias acompanhadas de um pedaço de bolo. O Cold Brew da Américo é uma ótima pedida!

#8 Cofice

Endereço: Av. Álvares Cabral, 356 – Centro – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 8h às 21h. Sábado, de 8h30 às 12h30.

Telefone: (31) 3586-2128

Com a missão de “contribuir com a comunidade empreendedora e incentivar as conexões reais entre as pessoas”, a Cofice chega para unir a praticidade do Coworking ao ambiente e às delícias das cafeterias. Coffee + Office: Cofice!

A cafeteria possui espaços confortáveis e preparados para reuniões. Além de fornecer cafés com vários métodos de preparo, eles também oferecem refeições e lanchinhos doces e salgados, para tornar qualquer momento ainda mais saboroso.

Voltando-se também para a área dos negócios, a empresa realiza circuitos de palestras com temáticas empreendedoras. Vale a pena dar uma passadinha lá e, quem sabe, aproveitar para experimentar quitutes de dar água na boca!

#9 Café Kahlúa

Endereço: Rua dos Guajajaras, 416 – Centro

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 8h às 20h. Sábado, de 10h às 20h.

Telefone: (31) 3222-5887

O ambiente agradável e aconchegante alia tradição e modernidade. Oferecendo cafés de diversas partes do mundo, além de drinks e um cardápio de lanches bastante variado, o Café Kahlúa conquistou visitantes de Belo Horizonte e do Brasil todo.

O atendimento atencioso da equipe chama a atenção, garantindo um lugar especial para a cafeteria no coração dos clientes. Para não falar do estômago, que lembra para sempre dos quitutes feitos com cuidado. Em questão de cafés, nem se fala: a variedade de métodos e grãos (que são torrados e moídos na hora) são a cereja do bolo desse estabelecimento sem igual.

Como um oásis no centro da capital, o Café atrai pela descontração e pela qualidade de todos os produtos oferecidos. Passeando por lá, não deixe de visitar!

#10 Mocca Coffee & Meals

Endereço: Alameda do Ingá, 16, Vila da Serra – Nova Lima – MG

Horário de funcionamento: Segunda a Quarta, de 8h às 21h. Quinta e Sexta, de 8h às 22h.

Telefone: (31) 3223-8565

Eleito em 2017 o melhor café de Belo Horizonte, o Mocca Coffee & Meals não fica bem em BH… Assim como a Will Coffee, essa cafeteria fica na região metropolitana da capital, mas a qualidade compensa a distância da visita!

Contradizendo os muitos objetos históricos e marcantes que decoram o lugar, a promessa da cafeteria é modernidade; inclusive, vale dizer que a internet é muito boa. O cardápio oferece refeições e lanches para o dia todo, além de diferentes tipos de bebida, com café e sem.

Para tornar tudo ainda melhor, a cafeteria conta com outra franquia: fica na Avenida Brasil, 741, Santa Efigênia. Escolha seu método e acompanhamento preferidos e vá se deliciar!

#11 GUAJA

Endereço: Av. Afonso Pena, 2881 – Funcionários – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta, de 9h às 23h30. Sexta, de 9h às 00h30. Sábado, de 10h às 00h30.

Telefone: (31) 3223-8565

Outra cafeteria com o conceito Coworking, a GUAJA entra com uma variedade de bebidas com espresso e cafés coados para garantir produtividade nas reuniões e qualidade para o paladar. A cafeteria oferece grãos especiais e selecionados, garantindo uma experiência degustativa sem igual.

O cardápio também é inigualável. O próprio site da empresa recomenda waffles com mel e manteiga e tartines; exemplos doces e salgados para marcar o paladar e tornar cada visita mais inesquecível que a última.

O ambiente é descontraído e confortável, passando confiança para seus clientes desde o cardápio – que brinca e fala com o consumidor. Para almoço, lanche ou happy hour, o GUAJA é sem dúvidas uma boa pedida!

#12 Café com Letras

Endereço: R. Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda e Terça, de 12h às 23h. Quarta e Quinta, de 12h à 00h. Sexta e Sábado, de 12h às 01h. Domingo, de 17h às 23h.

Telefone: (31) 3223-8565

A cafeteria e bistrô literário Café com Letras iniciou sua história em 1996. A ideia era conversar a degustação de livros com um cardápio requintado, criando um ambiente que, ainda hoje, influencia diariamente na vida cultural da capital mineira.

Casa de inúmeras atrações artístico-culturais, a Café com Letras é descrito como um local de descontração e decoração aconchegante. A variedade de opções no cardápio é bastante elogiada, oferecendo lanches sofisticados ou comuns, além de cafés e outras bebidas.

A cafeteria, muito famosa, conta com uma franquia dentro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, na Praça da Liberdade. O cardápio de ambas as cafeterias é fixo e oferece opções vegetarianas e veganas, além de sugestões semanais que harmonizam muito bem com os vinhos da casa.

Pode admitir, deu vontade de visitar todas elas! Mas, como a gente entende que não é assim, que tal aprender tudo o que um iniciante precisa saber sobre café especial? Assim, você não precisa sair de casa para preparar e apreciar um café de qualidade! Baixe nosso Guia para Iniciantes no Mundo dos Cafés Especiais e se apaixone ainda mais por esse universo rico e fantástico! Até a próxima!

O que você achou desse post?
  • Ótimo (3)
  • Útil (1)
  • Poderia ter mais informações (1)

Você também pode gostar desses posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *