cafeterias bh
Café Especial,  Cafeteria,  Iniciante

Onde tomar café em BH? Conheça 8 cafeterias incríveis na capital Mineira

Quanto você gosta de café?
  • Apaixonado(a) 
  • Gosto Muito 
  • Curto um pouco 

A capital dos botecos e do estado dos pães de queijo não decepciona quando o assunto é café! Desde a chegada da Semana Internacional do Café, Belo Horizonte vem atraindo cada vez mais profissionais e amantes do café para tomar aquele cafezinho…

Não é à toa que as cafeterias da capital mineira conquistaram o gosto dos coffee lovers do Brasil inteiro! Por isso, separamos 13 cafeterias para você conhecer e se apaixonar. Prepare o estômago para deliciosos quitutes e cafés sem igual e venha se aventurar!

#1 Academia do Café

Endereço: Rua Grão Pará, 1.024, Funcionários – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 10h às 18h. 

Telefone: (31) 3223-8565

Pioneira na cidade, a Academia do Café se orgulha de reunir em um só lugar “tudo aquilo que profissionais, comerciantes e amantes do café precisam”. O ambiente é agradável e a equipe de baristas se dedica ao preparo de cafés especiais de qualidade desde 2011.

Seu nome não é por acaso: além de cafés especiais deliciosos, a cafeteria oferece cursos e workshops de aprendizado e formação técnica. Quem está à frente desse espaço é o Q-Grader Bruno Souza, quarta geração de uma família produtora de cafés e presidente de uma importadora americana de café brasileiro.

Não deixe de experimentar o delicioso café em um dos diversos métodos de preparo oferecidos. Quitutes salgados e doces podem ser escolhidos para acompanhar a xícara, e clientes recomendam o croissant e o pão de queijo! Para provar essas delícias, você também pode ir à Unidade Savassi, que fica Rua Antônio de Albuquerque, 749 – (31) 3789-1385.

#2 Will Coffee

Endereço: Rua Rio Marabás, 146 – Novo Riacho, Contagem – MG

Horário de funcionamento: Terça a Sábado, de 14h às 22h.

Telefone: (31) 99277-1466

Tudo bem, tudo bem! Sabemos que a Will Coffee não fica em BH, mas a gente garante que vale a pena se deslocar para esse bairro da região metropolitana da capital. Ambiente vintage desde a porta (que é uma réplica de cabine telefônica inglesa), a cafeteria carrega a paixão pelo café em sua essência.

A decoração mistura os mais variados métodos de preparo e o universo geek, e a iluminação torna o local aconchegante e amigável. A equipe, formada por baristas altamente especializados, fornece a cada consumidor uma experiência inesquecível. Seu pedido é preparado à mesa, passo a passo, um show de arte e conhecimento por xícara.

A cafeteria oferece também cursos bastante conceituados de barismo, além de deliciosos quitutes e diversas bebidas e métodos de preparo. Aproveite para experimentar o inigualável café Will Coffee preparado na Kalita. Nós garantimos que você não vai se decepcionar. Outra alternativa é pedir a recomendação do barista – e prepare-se para uma verdadeira aula sobre café!

#3 Yes, nós temos café

Endereço: Rua Sergipe, 1236, Savassi – Belo Horizone, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, de 10h às 18h. 

Telefone: (31) 98247-0668

Com um nome que se refere à famosa marchinha de carnaval “Yes, nós temos banana” e uma marca que “desenha” Carmen Miranda, a Yes é parada certa quando estiver passeando pela Savassi. A cafeteria nos recebe com um belíssimo painel de cafeeiro e um atendimento atencioso e memorável!

A cafeteria tem mesas ao ar livre e, no segundo andar, é possível ver um torrador pela parede de vidro. É ali que ocorre a micro torrefação da empresa e os cursos de torra por ela disponibilizados. A Yes oferece também workshops de métodos de preparo com baristas especializados.

A cafeteria oferta cafés exclusivos e deliciosos de sua marca, preparados nos mais diversos métodos e servidos quentes ou frios. Para acompanhar, eles contam com opções doces e salgadas. A empresa oferece também refeições como brunchs e almoços, sendo um espaço ideal para reuniões de negócios ou passeios com boas companhias.

#4 Copo Café

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 626, Funcionários (Quarteirão fechado) – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 9h às 18h. Sábado, de 9h às 15h.

Telefone: (31) 3227-3993

Pequeno e inesquecível: é assim que os clientes reconhecem e se lembram da cafeteria Copo Café. Com apenas 1,4 x 2,3m, a cafeteria, inspirada em pequenos estabelecimentos de Seattle, produz bebidas quentes e geladas, servidas nos famosos copos de papel para que seus clientes levem para onde forem.

A Copo é a cafeteria do barista e mestre de torra Felipe Brazza, do Café das Amoras. Seu objetivo, junto ao sócio Bruno Taunay, é fornecer cafés de qualidade dentro da pressa do dia a dia. Os cafés podem ser acompanhados por pão de queijo ou bolo búlgaro. Vale dizer que os veganos podem apreciar um cappuccino feito com leite vegetal.

No coração da Praça Diogo de Vasconcellos (ou Praça da Savassi), não deixe de passar pela Copo Café, conhecer a eficiência do barista e o sabor de um Café das Amoras passado na hora.

#5 OOP

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 143, Funcionários – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 11h às 18h. Sábado, de 11h às 15h.

Telefone: (31) 98454-5722

Com um ambiente tranquilo que te faz sentir em casa, a OOP (“aberto”, em africanês) convida todos os seus clientes a “desacelerar” – slow down. Com cafés especiais de microprodutores de MG e ES, a cafeteria conquista elogios de quem passa por lá.

Eleito o melhor café de BH pela Revista Veja em 2018, a cafeteria moderna e aconchegante é descontraída e conta com um atendimento atencioso de funcionários e proprietários. A simpatia e a técnica da equipe são valorizados, assim como as sugestões sobre café e acompanhamentos.

A cafeteria oferece lanches salgados e doces, incluindo fatias de um delicioso queijo canastra. Vale a pena provar os grãos selecionados! A equipe oferece métodos coados e o tradicional espresso. O ambiente possui Wi-fi e mesas confortáveis para trabalho, para quem deseja fazer reuniões ou ficar um tempo a mais.

#6 Cofice

Endereço: Av. Álvares Cabral, 356 – Centro – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 8h às 21h. Sábado, de 8h30 às 12h30.

Telefone: (31) 3586-2128

Com a missão de “contribuir com a comunidade empreendedora e incentivar as conexões reais entre as pessoas”, a Cofice busca unir a praticidade do Coworking ao ambiente e às delícias das cafeterias. Coffee + Office: Cofice!

A cafeteria possui espaços confortáveis e preparados para reuniões. Além de fornecer cafés com vários métodos de preparo, eles também oferecem refeições e lanchinhos doces e salgados para tornar qualquer momento ainda mais saboroso.

Voltando-se também para a área dos negócios, a empresa realiza circuitos de palestras com temáticas empreendedoras. Vale a pena dar uma passadinha lá e, quem sabe, aproveitar para experimentar quitutes de dar água na boca!

#7 Mocca Coffee & Meals

Endereço: Alameda do Ingá, 16, Vila da Serra – Nova Lima – MG

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta, de 8h às 19h. Sábado e Domingo de 9h às 16h.

Telefone: (31) 3656-7404

Eleito em 2017 o melhor café de Belo Horizonte, o Mocca Coffee & Meals não fica bem em BH… Assim como a Will Coffee, essa cafeteria fica na região metropolitana da capital, mas a qualidade compensa a distância da visita!

Contradizendo os muitos objetos históricos e marcantes que decoram o lugar, a promessa da cafeteria é modernidade. Inclusive, vale dizer que a internet é muito boa. O cardápio oferece refeições e lanches para o dia todo, além de diferentes tipos de bebida, com café e sem.

Escolha seu café e acompanhamento preferidos e vá se deliciar!

#8 Café com Letras

Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi – Belo Horizonte, MG

Horário de funcionamento: Segunda e Terça, de 12h às 15h. Quarta a Domingo, de 12h às 22h.

Telefone: (31) 98424-4285

A cafeteria e bistrô literário Café com Letras iniciou sua história em 1996. A ideia era conversar a degustação de livros com um cardápio requintado, criando um ambiente que, ainda hoje, influencia diariamente na vida cultural da capital mineira.

Casa de inúmeras atrações artístico-culturais, a Café com Letras é descrito como um local de descontração e decoração aconchegante. A variedade de opções no cardápio é bastante elogiada, oferecendo lanches sofisticados ou comuns, cafés e outras bebidas, opções vegetarianas e veganas, além de sugestões semanais que harmonizam muito bem com os vinhos da casa.

Cafeterias na região da Savassi

  • Academia do Café (Funcionários)
  • Yes, nós temos café
  • Copo Café (Funcionários)
  • OOP (Funcionários)
  • Café com Letras

Para saber mais sobre cada uma delas, volte um pouco nesse artigo. Abordamos todas em detalhes!

3 Comentários

  • Cristina Cleyde

    Olá! Bom dia!
    Me chamo Cristina.
    Sou mineira e vim para BH em 1984 e desejo fazer uma observação.
    A Cafeteria pioneira em cafés especiais é o Café Khalua, pois o Rui, dono da cafeteria, trouxe para BH os cafés especiais há mais de 15 anos atrás e foi o pioneiro sob diversos aspectos de café especial inovando o conceito de cafeterias em BH.
    As Cafeterias que vieram depois melhoraram cada vez mais o que temos aqui.
    Espero ter contribuído para um maior esclarecimento das informações deste blog.
    Muito obrigado.

  • Aida

    Parabéns ao ucoffee. Muito esclarecedor as possibilidades para se tomar um café em lugares onde o café é o ponto principal a se apreciar. Ao blog, o meu respeito. SENSACIONAL!!! Obrigada pelas sugestões.

  • Renato

    Das 12 conheço 5, mas faltaram mais outras tantas nesta relação de cafeterias, muito boas, vou visitar estas 7 pra saber mais, muito bom, gosto muito de café e conhecer cafeterias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *